‘Gatos’ que Bolsonaro e Temer caçaram são gente em Pombal, PB

Hoje, mostrou-se aqui a mentira pregada por Jair Bolsonaro, dizendo que a sua “moralização” do Bolsa-Família tinha cortado benefícios irrregulares até de um gato, desvio que se descobriu e puniu há mais de dez anos, e no Governo Lula.

Ele e, antes dele, Michel Temer foram mestres em cortar benefícios, alegando que eram irregulares. Temer chegou a criar uma gratificação de R$ 60 para cada pessoa que os peritos do INSS cortassem o benefício por invalidez e Deus sabe o que se passou com a gente pobre que não tem como se defender.

Uma pequeníssima parte desta grande crueldade, porém, a gente pode ver, na reportagem – e no vídeo – que reproduzo ao final – feitos pela Agência Pública de Jornalismo Investigativo em Pombal, cidade a 370 km da capital da Paraíba, João Pessoa, que já foi, um dia, premiada por seus avanços sociais.

Assista e, se puder, leia o texto de Hevilla Wanderley, vasto e seco como o sertão humano que descreve.

Vale a pena, para ver quem são os gatos e como devoram aqueles que não encaram como gente, mas como ratos a serem exterminados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

29 respostas

  1. Vi o vídeo, sei que é uma coisa muito difícil e que mexe com a espiritualidade e a crença de nosso povo, temos que respeitar isso, mas baseado na última fala da moça de camisa vermelha: Deus não tem nada a ver com isso, caramba!! Vamos parar de empurrar tudo pra Ele resolver, essas questões temos que resolver entre nós, como povo, sociedade, nação. Essa escora religiosa, com todo respeito, é uma praga na sociedade brasileira. Todo mundo entendeu o que eu disse: não tenho nada contra religião e Jesus Cristo é uma pessoa sensacional, como outros, mas esperar que pela vontade divina tudo se resolverá é uma ilusão……. H. L. Mencken – A fé pode ser definida como uma crença ilógica na ocorrência do improvável

    1. —A religião é o suspiro da criatura oprimida, o ânimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma. A religião é o ópio do povo.—-
      Frase da introdução da _Crítica da Filosofía do Direito de Hegel” de Marx.
      Conforme diz a crónica ,esta frase não é dele,mas, ele e os movimentos comunistas apanharam históricamente das elites que fazem uso da religião para submeter os povos .
      Não precisa se constranger ao falar isso a respeito da religião,eu agregaría que se fosse por ela (a religião ) ainda estaríamos na Idade Média.
      Sorte para a humanidade que existem os questionadores que sempre tentam achar a explicação para um fato ou um fenómeno ,sem se preocupar que a religião “já tem a explicação”,,deus.

      1. Parece que a polícia no Paraná está se esforçando ao máximo para que o ato de hoje pela liberdade de Lula, em frente ao prédio em que ele está preso, tenha uma repercussão planetária mil vezes maior e mais carregada de simbologia do que normalmente teria.

      2. Ultimamente temos os ‘Galileus invertidos’, que, posando de questionadores, ficam o tempo todo na internet alegando, e é claro, baseados na biblia, que a terra é plana…

        1. Amigo, a Bíblia não trata dessa questão. Há uma minoria de cristãos afirmando por aí que a Terra é plana. A maioria esmagadora não pensa assim. Procure presbiterianos, metodistas, batistas, anglicanos, episcopais, luteranos e muitos outros grupos cristãos, e vai ver que essa história de Terra plana não é bíblica, mas uma confusão de humanos.

    2. Concordo com você. Acho que, pelo menos no Brasil, a religião é uma muleta para pessoas que, mesmo que tenham estudo e boa situação financeira, são muito rasas de raciocínio espiritual e preferem se acomodar, assumindo as crenças alheias.
      A ignorância política conta muito para a supervalorização da religião. As pessoas não percebem que têm poder para mudar as coisas, por isso acham que tudo é responsabilidade de Deus. E é claro que as elites que dominam esse país desde 1500 fazem de tudo para o povo permanecer politicamente ignorante.
      No caso das religiões evangélicas no Brasil, apesar de não gostar da crença, reconheço que as igrejas têm um papel fundamental na sociabilização das pessoas mais pobres. A grande maioria dos crentes não têm condições financeiras para ter e proporcionar aos seus filhos uma vida social. Na maioria das vezes não têm sequer dinheiro para tomar um ônibus e ir, sozinhos ou com seus filhos, a parques ou quaisquer outros espaços públicos gratuitos. Se não fosse pelas igrejas evangélicas, que estão em todos os lugares, não teriam onde ir, para que eles próprios e seus filhos pudessem interagir socialmente com outras pessoas, fazer amizades e ter relacionamentos amorosos. Ai, seria muito mais fácil os jovens e adolescentes acabarem por se envolver em atividades ilícitas. No frigir dos ovos, 10% dos rendimentos acaba sendo barato para terem uma vida social. Pena que os pastores midiáticos também contribuem, e de forma pesada, para a ignorância política de seus membros, já que isso potencializa seus ganho financeiros.

    3. Caro Marcelo, você está mexendo aí com uma questão de fé, que é pessoal. A fé em Deus não exclui a luta nem a busca pela justiça. Existem aí duas dimensões, em que a horizontal (interação humana) decorre da vertical (interação com Deus). Respeito sua opinião, mas apenas como tal. Sugiro, respeitosamente, que tenha cuidado ao transformar sua fé (contrária) em certezas a aplicar para todo mundo. Abraço.

  2. Sou paraibano do sertão do Piancó fui visitar minha família minhas irmãs, meus irmãos, meus primos e contra-parentes em pleno outubro de 2018 numa seca de lascar… vi muita gente a reclamar por direito que provido do bolsa família cortado por golpe de mão do vampiro Michel Temer… o comércio inteiro na cidade sobrevive da aposentadoria rural, BCM e outros benefícios que ajudam a manter o mínimo da civilidade humana. Hoje, com Bolsonaro virou um caos, uma incerteza, as pessoas nao tem mais caminhar, como se diz por lá, o norte…

  3. E de cortar o coração, enquanto bancos vivem de juros do suor dos brasileiros só se fala em mercado.Tenho um parente aposentado há vinte anos por invalidez,com o governo temer foi cortado, então em nome de combate a corrupção e desperdício cortam tudo,até de quem precisa.

  4. A DESGRAÇA É TANTA QUE ATÉ O PSICOPATA TA ARREPENDIDO.
    O PALHAÇO ACREDITAVA SER UM CIRCO ONDE A PLATÉIA APLAUDIRIA SUA TOTAL INCAPACIDADE MORAL E INTELECTUAL.
    E AGORA FICA A ESQUERDA COM MEDO DO BOÇAL MOURÃO.
    ESSA CHAPA ELEITA CRIMINOSAMENTE TEM QUE SER CASSADA,LULA LIVRE E CANDIDATO EM NOVAS ELEIÇÕES JÁ.
    QUEM DECIDE ESSE PAÍS NÃO SÃO A FARDA IMUNDA COM AMEAÇAS OU O JUDICIÁRIO METADE CANALHA METADE COVARDE,SOMOS NÓS QUE DECIDIMOS OS RUMOS A TOMAR E O RUMO É ESSE OU GUERRA CIVIL.
    A DEMOCRACIA,A JUSTIÇA,A LIBERDADE EXIGEM SACRIFÍCIOS E NÃO SOMENTE DIGITAR NAS URNAS POIS ATÉ ESSE GESTO É CONFUSO OU MANIPULADO.
    DESAPEGO DE NÓS MESMOS É O QUE EXIGE E COBRA O MOMENTO OU SEREMOS JULGADOS DRASTICAMENTE PERANTE NOSSOS FILHOS E NETOS E O VEREDITO SERÁ VERGONHOSO.
    LULA LIVRE OU CONHECERÃO A JUSTIÇA DO POVO E ISSO ELES TEMEM.

  5. A respeito dos deshumanos,perversos,irracionais,imorais,”peritos” do INSS.
    Dois anos atrás como consequência de um acidente laboral que me impedia de continuar as minhas atividades foi obrigado a recorrer ao Estado,a quem aportei ao longo de toda minha vida ,parte do meu esforço como trabalhador.
    Confesso ,tive vontade de bater nos caras,e entendo os que tiveram reações violentas ao tratamento dado por estas lacras humanas.Toda generalização é injusta,mas ,não tive a sorte de encontrar alguém que pudesse ao menos chamar de profissional.
    O desrespeito e até o deboche ,ao igualar todo o mundo por baixo ,me levou diversas vezes a protestar de forma veemente com estes fantoches.
    Acabem logo com esse “serviço” caro,ineficiente e desrespeituoso com o cidadão ou contratem SERES HUMANOS para faze-lo.

    1. Também passei por isso. Uma doença neuromuscular autoimune e pouco conhecida me levou a uma aposentadoria compulsória que foi um verdadeiro parto. Por dois anos, fiquei renovando um auxilio-doença a cada três meses, o que me deu o desgosto de conhecer vários peritos. Também acho a generalização é injusta, mas só conheci ogros despreparados, cujo lema era: “até prova em contrário, todo beneficiário é um fraudador”. Agora, a perversidade de pagar sessenta dinheiros por cabeça cortada é inominável. Quem teve essa ideia mal sabe que eles cortam benefícios pelo prazer, não por dinheiro.

  6. Infelizmente eu tenho de lembrar a frase revoltada de Mino Carta, ao se referir à passividade do brasileiro: “E FICA QUIETO…”
    Pois é, o que foi que essas pessoas fizeram diante da prisão de Lula ? NADA. Surpreendendo até parte da elite que, como Marco Aurélio Mello, esperava uma convulsão social.
    Mas como disse o Mino: FICAM QUIETOS.
    É tudo muito triste.

  7. Infelizmente eu tenho de lembrar a frase revoltada de Mino Carta, ao se referir à passividade do brasileiro: “E FICA QUIETO…”
    Pois é, o que foi que essas pessoas fizeram diante da prisão de Lula ? NADA. Surpreendendo até parte da elite que, como Marco Aurélio Mello, esperava uma convulsão social.
    Mas como disse o Mino: FICAM QUIETOS.
    É tudo muito triste.

  8. Um vídeo como este um golpista e religioso de merda não assisti! Se
    assistir vai dizer que são comunistas e vagabundos. A ruptura em nosso
    país foi muito grande e o ódio está de vento em popa! Se existe alguma
    justiça divina, espero que quem votou neste monstro do Bolsonazi tenha a
    sua vida indo para o buraco!

  9. Na carta testamento de Getúlio Vargas ele disse ” quando a fome bater a vossa porta, sentirei no peito a energia para a luta por vós e por vossos filhos” . Esses imbecis, incompetentes, covardes e traidores que hoje ocupam o poder não perde nada por esperar. Continuem nessa cegueira administrativa e política e quando essa massa faminta explodir ,quero ver esses entreguistas e traidores que estão nos deixando mais pobre e sem um futuro digno, fugirem do pais e deixarem para trás seus pertences , êles verão que a dor que impingem aos outros deve ser tambem suportada por aqueles que a praticam e neste dia não haverá polícia, forças armadas ou qualquer outro elemento de opressão que não seja varrido do caminho para que nasça uma sociedade onde a justiça seja igual para todos e todos aqueles que trabalham construindo a riqueza do país tenham direito ao seu quinhão.
    Vamos lembrar mais uma vez o que disse o padre L. J. Lebret,, há mais de 60 anos:
    A próxima guerra não vai ser entre capitalismo e comunismo e sim entre ricos e pobres.
    Bolsonaro está nos deixando mais pobre e quem tem fome e não ver perspectiva de futuro, nada tem a perder. Quem quem a perder aqueles que tem muito, muito mais do que o suficiente para viver com folga, com dignidade e com a paz social.

  10. O MP ou defensoria já entrou com ação pra impedir corte de pagamento enquanto o processo está na fila e não é concedido?
    Eu fico puto é com o MP e juízes que podiam fazer tanto e não fazem nada

  11. nem vi o vídeo pra num ter um troço logo cedo, nesse domingo

    só quero que esses trastes paguem caro por tanta desumanidade
    se ainda existe algum tipo de justiça nesse mundo, é claro!

  12. Sou do interior do Piauí, e entendo muito bem essa situação. E não é Bolsonaro nem Paulo Guedes que vai resolvê-la porque não sabem o que é passar fome muito menos a luta que é para estudar onde não tem escola, professores nem merenda. Mas a nossa elite prefere insistir em um receituário para poucos, e privilegiados!

  13. Imaginem o quanto estão pagando hoje para protelar , empurrar , negar qualquer benefício , não só o auxílio doença . Os funcionários ligados diretamento as concessões estão felizes e com aquele sorriso nos lábios . Um gosto amargo de Brasil .

  14. Brito. Avisa aí pro seu webmaster: se colocar “tijolaco” no google, recebe uma mensagem de servidor fora do ar:

    Service Temporarily Unavailable
    The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.
    Web Server at tijolaco.com.br

  15. É verdade que vai ter 13° salário para quem recebe bolsa familfa? Outra coisa .ouvi o falar que já está mandando matar os homossexuais. Gente é o fim.

  16. Assisti o vídeo e me doeu na alma.
    Moro em São Paulo desde os 9 anos de idade; sou de família nordestina e as memórias das dificuldades são bem presentes; lembro bem que muitas vezes não tinha o que comer pra ir ao colégio ou passava o dia com um mingau de leite com farinha no estômago… Foram tempos muito difíceis.
    Essa é a triste realidade de grande parte do povo que depende da chuva pra cultivar e de políticas sociais sérias pra se desenvolver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.