General Alckmin prepara-se para a “Batalha do Itararé” hídrica. Pegou o Rio Jaguari errado

juqueri

Manchete de O Globo hoje, o anúncio de uma “guerra” entre São Paulo e Rio de Janeiro é como a famosa “Batalha de Itararé” de 1932.

A batalha que não houve.

Esta, agora, pode render papel pintado e honorários polpudos a advogados, mas água não rende.

Porque a tal represa que Alckmin mandou deixar de comportas fechadas, a de Igaratá, no Rio Jaguari,  não abastece São Paulo.

Alckmin pegou o Rio Jaguari errado.

O rio Jaguari do sistema Cantareira é afluente do rio Piracicaba, enquanto que o rio Jaguari da represa de Igaratá é afluente do rio Paraíba do Sul, que só abastece diretamente de água a cidade de Santa Isabel, com 50 mil habitantes.

Sua função, mais do que produzir eletricidade, é regular a vazão do Rio Paraíba do Sul.

É verdade que Alckmin diz que vai levar as águas desta represa para o Atibainha – este, sim, abastece São Paulo – mas isso é duvidoso, complicado e, sobretudo, demorado.

Porque as duas represas distam cerca de 20 km entre si e, pior, a de Igaratá, de onde Alckmin anuncia que vai tirar a água, fica “apenas” 160 metros acima do reservatório do Atibainha.

Portanto, além de uma adutora imensa e de túneis sob rocha atravessando o relevo da serra, o General Alckmin precisa mobilizar um valente esquadrão de bombas, para percorrer esta distância a esta altura.

Não é impossível tecnicamente. Tanto que se bombeia água para abastecer o Rio de Janeiro, na Usina de Santa Cecília, em Barra do Piraí, para cruzar a Serra das Araras. E também em São Paulo, onde as águas do Cantareira são elevadas em 120 metros, para chegarem à cidade.

Mas, mesmo que fosse a saída técnica – e há imensas controvérsias sobre isso – a obra é para anos, não para meses.

Além do mais, se Alckmin manda fechar a represa porque ela está muito baixa, como é que pretende tirar dela mais água para São Paulo?

Vai matar o moribundo?

Tudo o que Geraldo Alckmin faz nesta crise de água em São Paulo é factóide marqueteiro.

A ele, algo tem de se reconhecer: é um dos maiores caras-de-pau que este país já conheceu.

Resta menos  de um palmo de água no reservatório do Atibainha ( exatos 18 cm) antes que a água só possa sair dali pelas bombas de sucção.

A “Gambiarra 2” começa a trabalhar amanhã ou depois, enquanto a imprensa dá atenção à Batalha do Itararé.

Ou da Batalha do Chuchu, como é melhor chamá-la.

Não tem, como se diz na terra dos meus avós, a menor “sustança”.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Reeleito ou não, Alckmin, com essas atitudes, passará para a história como o mais irresponsável e insensato governador de SP. Dure a água até antes ou depois da eleição, o estrago já está feito e terá efeitos desastrosos para o estado e para o país. Os historiadores podem retocar biografias, torcer os fatos ou publicar desejos, como faz certo comentarista da Cultura. A realidade, porém, falará mais alto. Guardem isso na memória. A covardia e o oportunismo cobrarão suas faturas!

  2. Vamos aos fatos. Alckmin é esperto e joga pra galera dele, pro eleitorado de Sumpaulo. A rejeição do PT talvez ocorra em razão da “falta de prestígio” de Sumpaulo junto ao Governo Federal, em razão da falta de investimentos federais em Sumpaulo.
    Pois bem, Sumpaulo era um estado pronto, com rodovias, um grande porto, parque industrial, usinas de cana-de-açucar.
    Depois de 20 anos de Governo tucano, em que fizeram mais algumas pistas na marginais, partes do Rodoanel – e cobrando tarifas escorchantes nos pedágios -, alguns quilômetros de Metrô, parece que Sumpaulo está ficando pra trás perante o Brasil. Há outros lugares se desenvolvendo na Brasil, com ajuda do Governo Federal. Vejam só, não chega mas nordestinos em Sumpaulo.
    Agora falta água, falta Metrô, falta atendimento na Santa Casa de Misericórdia, mas a culpa é do PT.
    Assim fica fácil. Depois de 20 anos de Governo tucano, sem fazer quase nada, depreciando tudo – mas pagando bem aos acionistas da SABESP -, é só arrumar alguém e colocar a culpa neles.

    1. uns quatro anos atras a sabesp, fazia propaganda em todos os estados dom brasil, dizendo que era a unica empresa de abastecimento de agua do brasil. empresa modelo, como dizia o ex-governador serra. agora , a sabesp esta tudo falido. será que os acionistas vão vender suas ações para uma empresa americana.? a troco de banana pobre.?

  3. São Paulo Minas e Paraná formam a Republica de Tucanolândia onde os idiotas acreditam que essa gente governa , quando na verdade só roubam e o povo se sente feliz em se ferrar.
    Que continuem assim , se achando , quando na verdade são um bando de malandros agulhas.

  4. Vinte anos de governo. Esse é o tempo que o Estado de São Paulo é governado pelo atual governo que teve três governadores. As tentativas de desviar o foco desse problema do abastecimento de água, com apoio da mídia, tenta omitir que durante todo esse tempo pouco foi feito para garantir e preservar um bem tão essencial como é a água. Num momento a estiagem é responsável, noutro procura-se um tipo de solução que alcance as manchetes.
    Quando a unica preocupação é com a eleição; que se percebe não ter sido criada nos órgãos técnicos a condição de apresentar uma solução com a seriedade que a sociedade e os próprios técnicos merecem. Isso é um problema que não apareceu da noite para o dia, veio em decorrência de uma infraestrutura que não foi ampliada na medida da necessidade. Aconteceria agora ou depois, como resultado disso.
    Problemas desse tipo exigem seriedade, tanto para que não sejam gerados quanto para que sejam solucionados. O que está em questão é a condição de vida da própria sociedade. Todos são afetados pela falta de garantia no suprimento de água. É uma questão de encarar o problema como algo de interesse público.

  5. Tem um erro básico no post, embora só confusão… Onde se lê ” fica “apenas” 160 metros acima do reservatório do Atibainha.” com ACIMA grifado leia-se ABAIXO. Do contrário a água desceria por gravidade, sem necessidade de bombeamento.

  6. Sem esquecer o Alto-Tiete, que também está numa situação crítica e, praticamente, não tem volume morto. A Sabesp aponta 18,6% de volume armazenado, só que em uma das represas, a Jundiaí, há apenas 4,8% do seu volume útil, e é dela que vai a água para o Taiaçubeba (que está com apenas 13,8% do seu volume útil) onde fica a captação. Sei não, mas se tiver 2º turno, a água vai acabar ate lá.

  7. É simples, a água como negócio se torna bem raro. Os donos exigem a distribuição de dividendos, o governo executa ordens e dai pra frente segue a cantilena do capital privado. Acontece que água não é sapato. A fábrica de sapatos tem dono, deve dar lucro etc. Água não. É crime o que esses sujeitos estão fazendo já há algum tempo. Devemos mandá-los todos prestar contas num tribunal. Água é vida. Sem água é doenças e mortes.

  8. A Crise bate a sua porta, mas os paulistas parecem não se importar muito! Os imensos problemas de abastecimento d’ água em São Paulo estão levando os paulistas, empresas e condomínios, a iniciar uma correria em direção às empresas de perfuração de poços artesianos. O investimento é pesado! Um condômino chegou a investir R$ 50.000, 00 na captação de água através de poços artesianos. É preciso solicitar uma autorização do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Do começo do ano até agora o ritmo tem sido frenético e o DAEE já concedeu 2500 autorizações! A reportagem da Rede Globo em São Paulo não culpa o Governo Tucano, nem a SABESP pela crise, mesmo com o custo batendo pesado no bolso do cidadão-contribuinte-eleitor! Resta saber o que fará a imensa maioria da população que não terá como arcar com esse custo. E Alckmin liderando as pesquisas DISPARADO com 50% de intensão de voto! Segundo a mesma pesquisa para 6% dos paulistas a administração Geraldo Alckmin(PSDB) é ótima, 34%, boa, 38%, regular, 8% ruim, e somente 11% a consideram péssima! É desnecessário citar os recentes casos de suspeita de corrupção e desvios na administração estadual com forte materialidade em provas. E se levarmos também em consideração que não vão bem áreas como saúde, educação, transporte e segurança, fica-se com a seguinte questão: o que se passa na cabeça dos paulistas? Perderam a capacidade de indignação? Veja em http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sptv-2edicao/t/edicoes/v/aumenta-a-procura-pela-construcao-de-pocos-em-condominios-e-industrias/3532082/

  9. KKKKKKKK EU ESTOU MORRENDO DE RIR DESTA CABEÇADA DO XUXU KKKK. MAIS OS PAULISTAS(NÃO TODOS CLARO)MERECEM ESTE XUXU. SE EU FOSSE O PADILHA, DEIXAVA ESTE ESTADO MORRER NA SÊCA…

  10. Generaldo Alckmin, após a “Batalha naval do Chuchu”, certamente fará companhia ao Brigadeirão FHC, no Panteão dos Super heróis ao Avesso, da Pátria. Se o segundo consagra-se ao conseguir a proeza de deixar o Brasil sem energia elétrica, o primeiro não deixa por menos e faz tantas, que acabará por se consagrar, como quem conseguiu deixar São Paulo sem água. Pode isso, dona Lú?

  11. PROCURA-SE ÍNDIO COM EXPERIENCIA EM DANÇA DA CHUVA, ESSA É A PROPOSTA DO ALKOINMIM, PARA RESOLVER O PROBLEMA DA FALTA DE AGUA EM SP.

  12. EM CLUDIO ESTÁ EM CONSTRUÇÃO A FABRICA DE ÁGUA EM PÓ PARA FORNECER AGUA PARA SAMPA, A FABRICA DE CACHAÇA JÁ ESTÁ EM PRODUÇÃO.

  13. Alguem tem que resgata o video, onde a cidade de FRANCO DA ROCHA foi inundada pela vazao de agua da represa, onde após erro da SABESP, a cidade ficou debaixo de agua. Isto comprova gestao criminosa da diretoria da SABESP e do desgovernado Alckmin, que deveria ser processado pelo MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, FEDERAL, PGR, STF….., mas como tem todos os elementos chaves no BOLSOS DO PSDB, nada irá acontecer com ele???

  14. Na verdade, o que o governador chuchu quer é que a ANA e a ONS rejeitem essa proposta, para que ele, espertamente, tente jogar a “culpa” no colo do governo federal.
    O duro é que haverá um monte de papagaios de telejornal não só acreditando a apoiando, mas votando.

  15. Induz que é criminoso leva água de Estado tem sobrando para outro que precisa, é coisa de brizolista que não tem moral para fazer qualquer crítica ao petismo, e menos ainda no caso da transposição do São Francisco e fica acusando o petismo por tabela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *