A presença da tal geosmina na água a ser tratada para fornecimento público não é nenhuma novidade.
Em São Paulo, desde os anos 80 é um dado que preocupa.
A cidade teve dois episódios de aparecimento de odor na água de abastecimento em 2004 e em 2008, atingindo milhões de pessoas.
Não é diferente no Rio e o corpo técnico da Cedae tem capacidade de sobra para saber que a água carregada de matéria orgânica e o calor levam à proliferação explosiva de algas e das cianobactérias – erroneamente chamadas de “algas azuis” em rios e lagos de armazenamento de água.
É portanto, um problema da água bruta captada e do tratamento que recebe, não das redes de distribuição.
E o que o esperto governador Wilson Witzel faz diante da situação de alarme da população, que corre a comprar água mineral a preços absurdos?
Anuncia a privatização das redes de distribuição de água , que não têm nada a ver com o peixe (podre) da geosmina.
A Cedae (antes Cedag, nos tempos do Estado da Guanabara) sempre teve um padrão técnico de alta qualidade. E também de gestão: foi eleita duas vezes pela revista Exame como a melhor empresa de infraestrutura, nas ações referentes a 2017 e 2018.
Mas, em 15 dias, tudo isso é esquecido, jogado fora e abre-se espaço para que a população não reaja à venda de seu direito de ter água fornecida pelo poder público.
Enquanto o investimento pesado, em captação e tratamento, fica nas costas do Estado.
Quem disse que geosmina não faz mal?
8 respostas
Quando comecei a ouvir a gritaria na imprensa, pensei …já sei o final da estória… dito e feito, a privatização apareceu mais rápido do que eu esperava. Agora sim, a população vai se ferrar.
Sempre que as chuvas são poucas, em todo o verão Porto Alegre convive com o mau cheiro da água, provocado pela proliferação de algas no Lago Guaíba. Basta um aquaduto para captar a água 1 ou 2 quilômetros acima, no Rio Jacuí (que deságua no Lago bem em frente à Porto Alegre) para que o problema seja sanado. Mas ninguém pensou nisso ou, pelo menos, não demonstrou interesse. O cheiro é ótimo. Lembram do pó de gafanhoto? Pois é…
SUJAM PARA MOSTRAR A INCOMPETENCIA DO ESTADO.E PODER DOAR A EMPRESA AOS AMIGOS
JOGUEM O GOVERNADOR NO ESGOTO.
DEFENESTREM QUEM ESTÁ QUERENDO DAR LUCRO AOS EMPRESÁRIOS AMIGOS E RICOS.
FORA witzel
Se vcs soubessem que esse rio é lugar de desova de bandidos, vcs não culpariam só o Governo dessa poluição..
Há sim, uma falta de responsabilidade da administração….mas que há tempos essa água já vem sendo contaminada, isso vem!
Para fazer o mal, qualquer pretexto serve.
Auschwitzel privatizando o saneamento podre. Alguém surpreso? Sucateamento proposital, que força o preço a cair, seguido de venda, onde é que já vimos isso antes?
Em Porto Alegre acontece este fenômeno há muitos anos.