Das duas uma, ou ambas.
Ou a Globo fez bom jornalismo e foi obrigada a atropelar seus próprios profissionais, abandonando uma história sólida depois de ser publicamente ameaçada de perder sua concessão ou fez mau jornalismo e publicou uma história gravíssima sem checar se o que recebeu de sua fonte – seja a polícia, o MP ou o próprio governador Wilson Witzel – era confirmado por fatos.
Na segunda hipótese, a história fica muito mal para os dirigentes do jornalismo da emissora, a quem caberia garantir que todas as informações fossem buscadas para confirmar ou desmentir aquelas que recebera por vazamento do inquérito. E não seria nada difícil, pois se até um sujeito como Carlos Bolsonaro, em poucas horas, as foi buscar, sem maiores problemas, mais ainda o seria para quem tivesse o sobrenome “Globo” no crachá.
Na primeira, fica pior ainda, porque a emissora não defendeu o trabalho de seus profissionais e recuou do que ele afirmava covarde e silenciosamente.
Vale lembrar que não se tem qualquer obrigação de sigilo de fonte quando esta fonte mente e induz o jornalista a propagar sua mentira. E, mesmo havendo parca checagem dos dados, é preciso, junto com o reconhecimento do erro de boa-fé, expor quem age de má-fé com coisas tão graves e sérias.
Deixa escancarada a porta para acharmos que não o fez por medo de perder sua boca riquíssima.
Pela qualidade dos profissionais da emissora, tendo a acreditar nesta hipótese.
O episódio, porém, traz algo que deveria servir para refletir sobre a importância do trabalho do The Intercept e das equipes de jornalistas de outros veículos em que atuou em parceria.
Nada, embora buscassem em tudo, desmontou nenhuma de suas histórias. As checagens foram tantas e tão prudentes que os “pavões misteriosos” ficaram a ciscar no vazio.
Porque se fez jornalismo, que exige responsabilidade tanto quanto exige e coragem.
É triste quando se procura um Glenn Greenwald e só se encontra Ali Kamel.
39 respostas
ONTEM A ESQUERDA NAMASTE,A ESQUERDA PAZ E AMOR APRENDEU UMA LIÇÃO:
TODO PODER,TODA INSTITUIÇÃO SEJA EXÉRCITO,MARINHA,AERONÁUTICA,MINISTÉRIO PÚBLICO,JUDICIÁRIO OU A IMPRENSA QUANDO ENFRENTADOS COM VIGOR COM RAIVA RECUAM.
GOSTEMOS OU NÃO O BANDIDO BOLSONARO VENCEU.
Temer já havia vencido a Globo
Sim. Venceu e está se consolidando.
Para nós, brasileiros conscientes, só existe um caminho possível: fronteiras por mar, ar ou terra.
E quem pariu Mateus que o embale.
GLOBO E ADÉLIO ,TUDO A VER?
O que é triste no Brasil, é que só existe a Globo e o Glenn Greenwald em termos de jornalismo investigativo. A primeira trabalha com a mentira o segundo com a verdade. Não existe NINGUÉM mais capaz de correr atrás de uma história como essa.
Penso que a ameaça de cassação ou não da concessão pública à Globo não é o problema que a aflige no momento. Por outro lado, os Marinhos não dariam um tiro no escuro e tampouco sozinhos. E na cabeça deles, tão desprezíveis quanto um Bolsonaro, um porteiro a mais ou a menos …
O que ficou disto tudo que aconteceu entre anteontem e ontem é o fato de que no imaginário popular ficou a dúvida se Bolsonaro e seu clã têm ou não a ver com o crime de assassinato de Marielle Franco. Não fará muita diferença se os bolsominions ficaram mais irritados com a Globo. No curto prazo a Globo se “lasca”, é verdade. Mas, no médio prazo o desgaste de Bolsonaro será muito maior, pois o seu colchão de apoio, fincado na classe média intelectualmente indigente estará enfraquecido.
Só que o condomínio não tinha e não tem “interfone”. Ligam pra celulares e fixos.
Como é que as autoridades policiais que tomaram o depoimento do porteiro deixaram uma peça tão importante do inquérito como o arquivo de som das ligações telefônicas da portaria do condomínio e a lista original de entradas e telefonemas à disposição de qualquer um, no caso o Carluxo, sem terem guardado sequer uma cópia deste importante material? Neste caso, a perícia tardia se transforma em juiz supremo.
Seja como for, Já estão dizendo por aí que esta foi a segunda facada. Este assunto do porteiro já era conhecido do Bolso há bastante tempo, o próprio Witzel já o tinha informado sobre isso. E tudo isso teria sido tudo uma diabólica armação para que o Bolsonaro saísse como vítima de “notórias fakenews e campanhas difamatórias”, e a Globo teria sido usada sem desconfiar de nada. Quem fez o vazamento já sabia que havia uma resposta do clã muito bem preparada, inclusive o célebre discurso indignado já estava bem ensaiado, e a Globo teria ido fisgar e foi fisgada.
O raciocínio é o seguinte: Se ficar provado para todos que houve uma armação para inculpá-lo, então daqui para a frente tudo o mais que o incrimine, mesmo que seja verdade provada e incontestável, será também visto como mentira e tentativa de difamação.
Se foi isso, então terá sido mesmo uma armação à altura da célebre “facada”. Há ainda a hipótese de que não foi armação, mas teriam conseguido com incrível velocidade transformar o limão em uma bela mousse, embora de sabor duvidoso. E há por último a hipótese de que a própria Globo tenha sido conscientemente uma peça da armação, o que é menos plausível. Seja como for, parece que a Globo só poderá se salvar se voltar a atacar imediatamente com algo que seja muito forte e inquestionavelmente verdadeiro.
Quanto plano! Muito mais fácil o jornalismo da Globo ter tomado a decisão de publicar varias matérias sobre isso e o departamento Comer$$ial ter mandado voltar atrás.
Mais fácil de explicar, para quem quer explicar de qualquer maneira. Não é entrando na porta mais fácil que se descobre a verdade. Na perspectiva de implantação de uma ditadura feroz, não se admite que nada dê errado. E por outro lado, com bilhões de dólares em perspectiva, o departamento comercial da Globo é uma titica que nada apita. Se a Globo investiu forte, foi porque evidentemente não estava só. Uma parte importante da Casa Grande, que quer defenestrar o Bolso o quanto antes, está sem dúvida com ela.
que explodam ambos
Tá tudo dominado, Trevas Puras!!!
Talvez a Globo tenha sido ameaçada de “abandono” pelos anunciantes:
Bancos privados e estatais, montadoras e laboratórios (gringos), varejo (Havan, Casas Bahia e etc), telefonia, o próprio Governo e, claro, a Petrobrás.
São bilhões…
Mas a guerrilha digital depende do google adsense. Fodase globo e havan. Faz um video no youtube e aparece anunciozinho do veio da havan dançanndo… Dindin
$$$$ que agora tá indo pros gringos diretamente.
É Flávio, como todas as estrada (Mídias) são deles, e mal podemos trafegar (agir) precisamos desenvolver estratégia usando esses meios ao nosso favor.
Outra hipótese é a Globo achar que ainda era PT no governo e que tinha um Procurador ou Juiz dela pra fazer o caso andar. Como não tem nada disso, levou uma traulitada e uma engavetada.
….
https://twitter.com/luisnassif/status/1189861985674039296
Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. É bom que não só o editor deste Tijolaço, mas todos os leitores atentos deste e de outros veículos que se dizem “progressistas”, desconfiem de toda e qualquer versão sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco. As evidências e provas cabais do envolvimento do clã bozo-miliciano em crimes, inclusive de sangue, são muitas. É muito verossímil a versão atribuída a esse “porteiro anônimo”. Entretanto é bom prestar atenção a quem pode ter fornecido a informação à Globo (PC do RJ? o atual governador? procuradores do MP-RJ?). Qualquer dessas “fontes” é interessadíssima em manipular fatos e a chamada “opinião pública”.
Não se pode descartar nem mesmo a possibilidade de jogada combinada entre as “fontes oficiais” acima citadas, os donos do grupo Globo e o clâ bozo-miliciano, que conseguiu o “álibi perfeito” para se colocar como “vítima de conspirações”. Como sempre a corda arrebenta para o lado mais fraco (o mordomo, digo, o porteiro). Se esse “porteiro anônimo” for alguém de carne e osso e tiver realmente dado os depoimentos a ele atribuídos e se tiver dito a verdade está sujeito a:
1ª) – desaparecer “misteriosamente” ou ser vítima de “latrocínio”, “assalto a mão armada”, “acidente”, “atropelamento”, “briga de bar…”;
2ª) – ser coagido a fechar o bico ou desmentir o que disse em “depoimentos” á polícia e aceitar a “recompen$a” que as quadrilhas bozo-milicianas já devem estra lhe oferecendo.
Em qualquer guerra ( e estamos numa híbrida, de espectro total) a primeira e maior vítima é sempre a verdade, que talvez jamais venha a ser revelada.
Tem q avisar os chilenos argentinos bolivianos o congresso americano aos equatorianos mexicanos suecos etc etc etc
De repente em 2020 2021 o bozo e sua turma estarao tao sozinhos e isolados…
Note que, menos de 48h após o traque global, o clã bozo-miliciano está entronizado e que a poderosa Globo recuou. Essa armação enganou e continua enganando muitos.
O Brasil não é comparável a nenhum dos demais países sul-americanos. Não há evidências de que no Chile venha ocorrer uma mudança de regime; a Constituição é pinochetista continua vigorando desde a década de 1980 e o neoliberalismo está consolidado lá, assim como a miséria e exclusão de grande parcela da população. No México, Lopez Obrador não mudou NADA do regime neoliberal, neocolonial vigente lá, principalmente depois da adesão do país à ALCA.
Em Pindorama o golpe está vencendo TODAS as etapas da guerra híbrida. É preciso ter senso de realidade, entender o jogo e não cair nas armadilhas dos inimigos; afinal e contas na guerra híbrida os estrategistas controlam/antecipam até a reação dos adversários e inimigos.
CAROÇO NO ANGU…
https://twitter.com/demori/status/1189877279716990977
(por obséquio, Brito, me libera da moderação)
https://twitter.com/demori/status/1189877290072707080
É um primoroso fecho de ouro a sua última frase, Brito. Pode escrever na lápide do “jornalismo” corporativo-familiar brasileiro.
Sou honesto : não acredito que o próprio Jair tenha algo a ver com a história do assassinato. Talvez com outras histórias que ainda estão por vir. Mas com Marielle em específico não.
Acho que a Globo fez uma jogada estratégica e atingiu seu objetivo.
Essa jogada consolidou na população as seguintes percepções:
– o clã bolsonaro está sem sombra de dúvidas envolvido no assassinato de Marielle, só não se sabe em que grau;
– o MPF e a Polícia Federal ou são cúmplices ou são reféns desse governo;
– a mídia obviamente é refém desse governo, pois até concessões públicas podem ser suspensas a qualquer momento se suas críticas ao governo representarem perigo real;
– estamos em plena ditadura, ainda que informal.
A tática da globo talvez seja ir minando esse governo aos poucos, fazendo com que os fatores acima se consolidem cada vez mais na cabeça de todo o povo, até que um dia esse povo, aparentemente espontaneamente, se una em uma rebelião contra esse governo, exigindo seu fim.
Se a intenção for essa, torço para que funcione.
Com essa reportagem, só fortaleceu o Presidente, em vez de “minar”. Aguardemos os próximos capítulos, se tiverem.
Será que o povo é tão burro assim?
Penso que só fortaleceu os mentecaptos iguais a ele, mas ai não tem o que fazer.
Sem descartar nenhuma posibilidade ,ao fim de contas estamos falando de DELINQUENTES,parece que quiseram aprontar pra cima do asno.
O cara estava fora do país,demoraría a retornar e até lá tal vez estivesse plantada a história que interessava aos “golpeadores”,o Mulão não foi nada enfático em defender o “capetão”.E o que quebrou os tempos dessa manobra foi a reação rápida do delinquente nas Arábias.
Talvez o miliciasno está atrapalhando alguns negócios dos poderosos ,não por outra razão que não seja sua aberrante figura animalesca.
Não acredito em conspirações montadas para reforçar a figura do asno como a do “coitadinho perseguido”,os mafiosos da Globosta não entregaríam de graça(como fizeram) a sua “confiabilidade” entre a massa imbecil deste país conseguida com sua participação no GOLPE 2016 .Mas .como neste Brasil todo é possível,vai que eles já tem tudo acertado com os quadrilheiros e sairão com os bolsos cheios.
Em soma o Brasil virou um tremendo monte de merda,e quanto mais se mexe,mais fede.
https://uploads.disquscdn.com/images/a1856003e43c31736dbea7b682490e119c56a9616c0eadff8bf0228e188d279e.jpg
Está todo dominado,os idiotas assumiram o poder e pior que isso ,eles carecem de moral,são delinquentes.
Parece mais uma “pornômotora”…
Se a Globo checou ou não, se a fonte é confiável ou não e principalmente se recuou pra evitar a vingança do asno o fato é que “ela”, a globo só trabalha pra defender seus interesses, é tendenciosa, é suja.
Bozo e sua família são criminosos. Não é novidade que sempre foram muitos próximos de toda a bandidagem carioca, próximos ao pondo de promoverem churrascos à beira da piscina, como indicam as diversas fotos que circulam hoje livremente nas redes… A Globo teve sim, no período pré eleitoral a chance de esclarecer e de trabalhar em cima da conduta criminosa do clã, mas não era esse o seu objetivo, nunca foi. Como já disse, ela só defende seus interesses.
Existia apenas uma vaga ao senado sendo disputada no estado do Rio de Janeiro, Marielle Franco, era candidata a essa vaga, isso é fato. O resto, um dia será conhecido. Enquanto ocorrem todas as desgraceiras que já teriam levado um presidente ao impedimento, o ” mercado ” continua despreocupado, a bolsa sobe e a entrega final de uma de nossas maiores riquezas, o pré sal, será feita no dia 6 de novembro. Somos um país de bananas, nada mais que isso.
Não passa de mais uma jogada da elite para distrair a multidão enquanto passa a carruagem. As praias do Brasil empetroladas. Nossa Amazônia incendiada. Minas Gerais e o Sudeste enlamiados….. Eu te amo meu Brasil???
https://twitter.com/JornalismoWando/status/1189901227540307968
Que saudades a Globo deve sentir do PT. Deitou e rolou difamando Lula e Dilma. Agora, quem deita e rola é Bolsonaro.
O Nassif descobriu que o condomínio não tem interfone. A portaria liga para o fixo ou celular. No caso do Bolsonaro para o celular. Que ele pode atender em qualquer lugar.
Tá todo mundo repetindo isso.
Cuidado!
Isso, com quase toda certeza, não é verdade. Arapuca outra vez.
Fico bobo de ver a ingenuidade de certos jornalistas.
O polianismo está fazendo mais adeptos.
Quem pode garantir que não se trata de ato orquestrado em favor do fantoche?
Objetivos:
1. Transformá-lo, uma vez mais, em vítima (seu melhor papel);
2. Explosão controlada, para o provável caso do porteiro ter razão.
Ah! Mas e a reputação do jornalismo da Globo, como fica? (Sério? Ou, tá de sacanagem?)