Greenwald ironiza Globo: não fizeram jornalismo como o ‘Tijolaço’

Longe de aborrecer-se com a divulgação de seus ganhos profissionais, o jornalista Glenn Grenwald ironizou hoje, no Twitter, o fato de que o imenso império Globo não foi capaz de publicar, como fez este Tijolaço, quanto e de quem recebe por seu trabalho.

“Um blogueiro do @tijolaco, trabalhando sozinho, explica como ele levou 15 minutos para fazer o que o @JornalOGlobo se recusou a fazer: encontre as *informações públicas* mostrando (uma parte da) nossa renda familiar muito além do que o COAF/MP vazou”.

A pesquisa fácil que o Tijolaço fez é o que O Globo teria feito se estivesse interessado em fazer jornalismo (e os valores que publicaram são na verdade uma fração da nossa renda familiar). Mas O Globo não queria fazer jornalismo: só servir o MP-RJ e Moro para retaliar.”

A pesquisa não foi fácil, até porque, sem equipe, não dá para ir além do que posso pesquisar pela internet.

Não foi fácil, não, porque foi facílima.

O The Intercept informa no seu site quem é a empresa mantenedora e seus financiadores, a mantenedora tem no seu site links para todos os seus relatórios financeiros apresentados ao Departamento do Tesouro e quanto paga à empresa de Glenn e David Miranda, que por sua vez é declarada.

Sem fofoca, bastidor, sussurro, vazamento ou violação de sigilo algum.

E o próprio jornalista diz que o que publiquei é “uma fração” de sua renda familiar.

Jogar para a mídia as suspeitas de ganhos irregulares antes de pesquisar se o valor movimentado nas contas provém de fontes legítimas é que, ao contrário, não é jornalismo. Pois não é para esclarecer, mas para confundir.

Coisa que só tinha graça, no meu tempo, com o Chacrinha.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. Mas a gente não tá cansado de saber que a dona grobo NÃO SE INTERESSA PELA VERDADE!!??? Que ela não faz jornalismo??? Ela sempre fez e continua fazendo POLÍTICA!!!!

      1. Ainda mais por esses tempos, em que o Governo Federal, até agora, não tem sido muito generoso com ela.

  2. De longe fazem jornalismo , pouco se salva os tempos de Armando Nogueira . Pode até constar nas documentações de constituição da empresa : Comunicação ; Jornalismo . Mas o que eles fazem e política partidária . E a grande maioria de idiotas e néscios que assistem o JN se acham bem informados .

  3. UAU que moral para o Tijolaço e para Brito!!!
    E até para nós, leitores e comentaristas do Blog, pois mostra que sabemos reconhecer jornalismo profissional de qualidade.

  4. Tsc, tsc… Vão ter que dar uma volta no pescoço para encarar a realidade, mais dia, menos dia. E a realidade vem com o Tijolaço.

  5. Parabéns ao senhor, por mostrar o que é jornalismo de verdade. O senhor fez o que muitos poderiam ter feitos se quisessem fazer. Tijolaço deveria ser leitura obrigatória para todos os brasileiros.

    1. Ah se todos brasileiros lessem TIJOLAÇO esse país evoluiria para primeiro mundo em questão de tempo.

  6. A globo é uma fábrica de burrice e estupidez, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.
    Por isso a parcela imbecilizada por eles diuturnamente com suas baboseiras, votou em um psicopata com surtos diários, para ser seu presidente da república. E o resultado da ação dessas duas bestas quadradas, a da frente da TV e a que está atrás da TV, é essa anarquia delirante e idiocrática,que vai sufocar a nação,como uma nuvem tóxica e mortal de radiação, até 2022, quando nem Brasil, nem globo e nem os seus 57 milhões de telebostas existirão mais.

  7. O velho Marinho dizia que “o Globo é o que é não pelo que publica mas sim pelo que NÃO publica”. E ainda há palhaços que compram, leem essa porcaria e dão audiência na TV. É a manada global.

  8. Conclusão, pode-se jogar todos os “jornalistas profissionais” da rede golpista que não vale meio Fernando Brito !

  9. Tijolaço, para mim, é um vício saudável. Visitu-o, muitas vezes ao dia. Leio outros! Mas, Tijolaço, está no topo! Parabéns, Fernando Brito, pelo reconhecimento em nível mundial!

  10. Parabéns ao Brito e a todos blogueiros sujos, que se empenham na construção de um Brasil melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *