Guru de Marina defende aumento da carne e do leite: chamem o Caiado de volta!

Enquanto Eduardo Campos e Marina Silva discutem transversalidades e disrupturas para fazer o “programa”do estranho casal a candidatura posta ou deposta do pernambucano, o colunista Paulo Moreira Leite, da Isto é, descobriu que Eduardo Giannetti, seu principal assessor econômico – ao ponto de falar por ela na Folha de S. Paulo, semana passada – defende o aumento do preço do leite e  da carne, porque têm alto custo ambiental.

Quando li a matéria no Conversa Afiada, que reproduziu o artigo de Moreira Leite na Istoé, juro que não acreditei, que ambos me perdoem. Escreve Moreira Leite:

“Apontado como o mais influente conselheiro econômico de Marina Silva, autorizado inclusive a dar entrevistas nessa condição, Eduardo Gianetti da Fonseca elaborou uma formula muito peculiar para executar o programa de desenvolvimento com sustentabilidade, talvez a meta mais associada a líder da Rede. Lembrando que o gado brasileiro responde por emissão de gases que geram grande quantidade de C02, Gianetti afirma que, para evitar novos desastres ambientais, preocupação central de Marina Silva, “o preço da carne vai ter de ser muito caro, o leite terá de ficar mais caro.” 

Tentei achar o texto do livro na internet, para chegar. Nada.

gianMas achei uma matéria da Época Negócios, de dezembro de 2009, onde o indigitado marinista afirma literalmente isso, para compensar as emissões de gases do efeito estufa pelo rebanho – diríamos pela via da “vaca “Vitória”- e também em relação às viagens de avião, pelo lançamento de CO2 na atmosfera.

Transcrevo:

“Do mesmo modo, a emissão de gases pelo rebanho mundial de bovinos, suínos e aves supera a da frota de automóveis de todo o planeta – mas seu custo ambiental não é levado em conta na formação de preços dos alimentos à base de proteína animal. Para Gianetti, isso vai ter de ser corrigido. Consequentemente, carne e leite ficarão mais caros.”

Pobre brasileiro: mal começou a poder comer carne e a comprar passagem de avião no crediário, já querem acabar com a sua festa.

Em compensação, defendendo o aumento da carne e do leite, já podem chamar de volta o ruralista Ronaldo Caiado, que tinha sido tangido para longe com a chegada de Marina. Com um programa de governo destes, Caiado volta e adere à “nova política”!

Bem tem razão o Paulo Moreira Leite quando diz, em seu artigo:

Por trás dessa visão de desenvolvimento e sustentabilidade, encontra-se um ponto de vista externo ao Brasil e aos brasileiros. É uma noção que vem de fora e envolve nosso lugar na história da humanidade. 

É fácil entender qual é: os países pobres, com seus bilhões de habitantes, consumistas insaciáveis (Gianetti chega a falar em “corrida armamentista do consumo”) se tornaram uma ameaça a estabilidade e ao futuro do planeta. Diz Gianetti:

“Criamos no mundo moderno um sistema que é quase uma regra de convivência: você busca situações e posses que deem a você algum tipo de admiração, de respeito, daqueles que estão a seu redor. Contrapartida disso, quando se espalha e se massifica em escala planetária, na China, na Índia, no Brasil, é a destruição irreparável da natureza.”

Você reparou: quando chineses, indianos e brasileiros entram no mercado de consumo, ocorre o apocalipse: “a destruição irreparável da natureza.”

Será mesmo da natureza que o assessor de Marina Silva está falando?”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. hina, India, Brasil não podem consumir pois estragariam o mundo? E os EEUU e a Europa? Ah, eles podem, já são desenvolvidos.

  2. Até eu que sou vegetariano acho esse discurso desse guru da Marina ridículo. Até porque eu bebo muito leite e adoro seus derivados, do requeijão ao queijo coalho, então não gostei nem um pouco dessa história de leite mais caro!

    Todos os ovo-lacto-vegetarianos estaremos unidos contra os coxinhas que querem aumentar o preço do leite (e consequentemente, do queijo!)

  3. O cara é um gênio… Dá a Marina os argumentos com que ela se embreaga e ao mesmo tempo arranja jeito de aumentar a carne, o leite, o pão…

  4. O aquecimento global É UMA MENTIRA!
    Foi a resposta do “homem branco e europeu” a OPEP!!
    Eles demonizaram o Co2 para se vingar dos árabes!

    http://www.youtube.com/watch?v=fu-mq9VPcVI

    O povo TEM QUE saber que O AQUECIMENTO GLOBAL É UMA FARSA!
    E reduzir o CO2 da atmosfera é PERIGOSO!! AS PLANTAS DEIXAM DE FUNCIONAR SE O CO2 FICAR ABAIXO DE 150 ppm! estamos em 400 ppm!
    Na época dos dinossauros, o CO2 era de 4000 ppm!

    1. Cuidado, que nos EUA esse é o discurso da extrema-direita delirante do Tea Party…

      O aquecimento global é uma consequência lógica do efeito estufa, que qualquer criança pode simular num laboratório da escola. Então, não tem como contestar.

      A questão é que alguns alarmistas andam exagerando no alarde sobre a velocidade do avanço do aquecimento global, que não é tão rápida assim como eles tentam dar a entender.

      Esses alarmistas tem o objetivo de conter o desenvolvimento dos países pobres, enquanto que os países ricos não fazem absolutamente nada para reduzir as suas emissões.

      Agora, o mais engraçado é que tem “ecologistas” tipo a dona Marina, que dizem que querem conter o aquecimento global, mas quando governo brasileiro tenta construir hidrelétricas, que são uma fonte limpa de energia, aí ela não quer deixar, por causa da cópula dos bagres! É uma cabeça-de-bagre mesmo!

      1. Muitos cientistas do IPCC da ONU pediram para sair do grupo de pesquisa porque a premissa daquele painel era descobrir o porquê do aquecimento global quando que a primeira pergunta deveria ser se o aquecimento global realmente existe. Nosso planeta tem vários ciclos climáticos: De 4 meses, são as estações do ano bem conhecidas; de 2 anos, El Niño e La Niña; De 12 anos, os mínimos e máximos solares que determinam mais e menos chuvas e estiagens; De 15 mil anos, o deserto do Saara alterna entre deserto e floresta (sabia dessa?)… Então. Como a nossa civilização só tem 10 mil anos, sendo os últimos 200 anos apenas de uma sociedade tecnológica, tem que pesquisar muito, mas muito mesmo, para concluirmos primeiro se existe mesmo o alardeado efeito estufa, para só depois discutirmos se ele está alterando o clima.

      2. Meu caro, a verdade não tem lado! Eu sou um cientista, me lixo para esta política.
        E a extrema direita norte americana é a dos partidos nazistas da supremacia ariana, que são todos verdes!
        O Tea-Party é tão direita quanto o Obama, que alias disse que sou um MAU PAI por duvidar do aquecimento global. Obama e Bush dá no mesmo, ambos representam o poder imperialista, e do capital. Que por sinal, seria ótimo se fosse o meu e o teu capital, mas como não é…
        sou contra :)

      3. Meu caro, a verdade não tem lado! Eu sou um cientista, me lixo para esta política.
        E a extrema direita norte americana é a dos partidos nazistas da supremacia ariana, que são todos verdes!
        O Tea-Party é tão direita quanto o Obama, que alias disse que sou um MAU PAI por duvidar do aquecimento global. Obama e Bush dá no mesmo, ambos representam o poder imperialista, e do capital. Que por sinal, seria ótimo se fosse o meu e o teu capital, mas como não é…
        sou contra :)

  5. Para diminuir a degradação da camada de ozônio proveniente dos puns dos bovinos, reduz-se a sua quantidade, através do aumento dos preço dos seus derivados? É isso?

    E as pessoas, principalmente as mais pobres, que corram um risco maior de passar fome? É isso mesmo?

    Eu sempre tive certeza de que a Marina dá mais importância à natureza do que aos seres humanos. Não geraria empregos se esses dependessem do corte de uma árvore aqui, ainda que se replantassem mil ali.

    Esse eco-xiitismo jihadista fundamentalista da Marina tem que ser exposto! Precisamos que as pessoas saibam que, ela no poder, agora somando com neoliberalismo, vai destruir o Brasil.

    Dessa eu tenho medo!

  6. Caro Fernando! Neste mesmo instante que escrevo, 15:26, o site “globo.com” tem em suas sete manchetes, sete tragédias no Brasil e fora!

  7. estranho a futura vice-candidata vir falar sobre sustentabilidade, sendo que a mesma é proprietária das maiores madeireiras da região amazonica…

  8. Essa discussão sobre o aquecimento global é ótima. Confesso que tenho desconfianças sobre as duas versões. Mas a principio acredito que os ambientalistas estejam corretos.
    Mas volto à Marina e seu sonho. Por que o brasileiro deveria pagar mais caro se o mundo não faz a sua parte? Por quê não criar maneiras de incentivar o confinamento do gado, recolher as sua fezes e então colocar em estufas e captar o gás metano? Por quê não criar mecanismos compensatórios de absorção de carbono? Por quê não reciclar mais? Este discurso sonhático da Marina é para os trouxas de plantão. Ela pode até ser idiota e acreditar plenamente no que fala, mas os seus interlocutores não. O discurso da Marina não conteúdo. Ouvir a Marina é cansativo. Pobres bagres castos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *