“Herói’ de Mourão mata. E tortura, inclusive crianças

Quer entender o grau de horror que foi a mansa entrevista do vice de Bolsonaro, Hamilton Mourão, à Globonews, onde ele chamou de “herói” o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra,  com aquela plácida frase de que “heróis matam”?

Então tome fôlego e leia este trecho da reportagem de Carla Jiménez, no El País, em abril de 2016, quando Mourão sequer sonhava (ou já sonhava?) em ser vice do ex-capitão.

O Exército Brasileiro não merece que se diga que homens assim são heróis e que isso foram “excessos”. Não há excesso com crianças de 5  anos de idade. Há monstruosidades.

Amélia Teles, ou Amelinha, também caiu nas garras de Ustra. Foi presa junto com o marido Cesar, e o amigo Carlos Danielli. Viveram todo o roteiro do inferno no DOI CODI, conforme conta num vídeo disponível no Youtube. Militantes do PCdoB, sentiram bem mais que surras e choques elétricos. O casal de jovens de pouco mais de 20 anos, foi preso em dezembro de 1972, e apanhou seguidamente sem ter noção do tempo. Certo dia, Amelinha estava nua, sentada na cadeira de dragão, urinada e vomitada, quando viu entrar na sala de tortura seus dois filhos, Janaína de 5 anos, e Edson, 4. Ustra havia mandado buscar as duas crianças porque queria que eles testemunhassem de seus pais. “Mamãe, por que você está azul e a papai verde?”, perguntou sua filha, enquanto queria abraçar a mãe, paralisada de dor e pelos fios elétricos. A cor era fruto das torturas que desfiguraram sua tez.

As duas crianças foram levadas para a casa de um militar enquanto os pais continuaram apanhando nas mãos de agentes da ditadura comandados por Ustra. Os arquivos da ditadura mostram crianças de colo fichadas como filhos de terroristas. “Vamos matar seus filhos, menos comunistas vivos”, ouviam seus pais enquanto eram torturados. Amelinha foi espancada por Ustra enquanto ouvia: “sua terrorista!”. Viu a morte do amigo Carlos enquanto estava presa. Seu marido Cesar faleceu no ano passado.

Espera-se que os delicados senhores Luiz Roberto Barroso e Edson Fachin olhem bem o que fizeram ao expor o Brasil a gente que acha isso um “ato de heroísmo”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

33 respostas

  1. Perdão pelo fora de pauta não tão fora de pauta assim!

    O carrasco Félix Fischer do *stj – e sócio benemérito da ‘panela de Curitiba’ – é outro amigão do PRISIONEIRO DEMoTucano Beto Richa!
    *letras microscópicas, por favor, revisor!
    Risos
    https://i.imgur.com/zs9nvtU.png

  2. Que monstruosidade!! Esses torturadores fizeram essas atrocidades, mas jamais receberam uma dose de seus atos de sadismo!

  3. Que os presos pela ditadura eram ameaçados de represálias às suas famílias sabia-mos, que as aberrações eram tamanhas, ainda a história precisa trazer à luz!!!!!

  4. TODOS esses militares estão com os lugares mais quentes reservados nas das profundezas do INFERNO !
    Te cuida BOLSOBOSTA, Mourão, Vilas Bôas e GOLPISTAS EM GERAL !
    O Brilhante Ustra com CERTEZA já etá de mãos dadas com o DEMÔNIO !

  5. E os dois das, TOGAS ETERNAS,citados,o senhor pensa que são diferentes?Ilusões,sr.Brito,pouco ou nada existem.

  6. Complementando: já li relatos de que essa menina, aos 7 anos teve a 1ª menstruação; a menopausa chegou aos 21.

    É fundamental que TODOS com alguma dignidade, humanismo e ética – sejam eles de direita, centro ou esquerda – denunciem esses criminosos de Estado, DIARIAMENTE.

    Notem os leitores que o boquirroto e bunda-suja, o “esfakeado”, que quando na ativa sequer atingiu a patente de “capitão” não é quem está no comando do nazifascismo e da barbárie. Quem manda mesmo são criminosos-generais 4 estrelas, como esse Hamilton Mourão Filho e Sérgio Westphalen Etchegoyen; é a esses, mais do que o bunda-suja, que devemos devemos denunciar com mais veemência.

    1. é verdade… os militares que tanto chamavam o bozo de “bunda suja”, hoje são representados por ele. Isso explica muita coisa.

    2. Meu amigo, nossa direita, em sua maioria, é fascista. Veja o latifúndio apoiando maciçamente o Boçal Inominável.( Dê uma olhada no site no site Notícias Agrícolas,entre outros). O “home” do exército em sua entrevista ao estadão disse o que disse. Você ouviu algum dos nossos liberais protestar? Para não ter alguém da esquerda no poder, especialmente se esse alguém tem o nome Lula, esse pessoal votaria em qualquer aberração, chame-se ela Bolsonaro ou o próprio Ustra, se esse retornasse do inferno.

  7. Aqui não houve, como na Argentina, Uruguai e Chile uma investigação profunda e responsabilização dos autores de eventuais crimes contra a humanidade. Por lá, inclusive presidentes foram responsabilizados, julgados culpados e tiveram penas impostas pelos Tribunais de seus países. Essas feridas que ainda não cicatrizaram são fruto do tal jeitinho brasileiro de se resolver qualquer questão. Ainda hoje esse tal jeitinho está sendo, e muito, utilizado pelos tribunais para incriminar e manter Lula fora do pleito, mesmo que à custa de desobedecer a Constituição e as deliberações da ONU. O Brasil é a vergonha das democracias no mundo atual por conta dessas atitudes, como foi há 40 anos atrás.

  8. Se tem alguma coisa que o STF tem mostrado odiar são “comunistas”… de onde menos se espera, daí que não sai nada mesmo.

  9. Dizem sentir admiração por este senhor torturador. Dizem que é o herói deles.
    É o fim do mundo!
    Outros cassam o voto de sessenta milhões de brasileiros que querem votar no LULA.

  10. MEMBROS DO STF, TAMBÉM FAZEM PARTE DISSO, COMO BEM DIZ O JORNALISTA. E ISSO É VERGONHA PARA O BRASIL E O MUNDO. CONVERSO A VOCÊS QUE AO LER ESSE ARTIGO, ME CAUSOU RAIVA E REVOLTA. NÃO ENTRA EM MINHA CABEÇA, PAIS DE FAMÍLIA, VOTAR EM UM CANALHA E GOLPISTA COMO BOLSONARO E MORÃO, SINCERAMENTE ISSO NÃO ENTRA EM MINHA CABEÇA,

  11. os togados estão se lixando pro Brasil e seu povo
    eles estão em outra dimensão – se é que me entendem

  12. Esse tipo de coisa já não é questão de missão dada, é psicopatia pesada! Torturadores psicopatas!!!

  13. No sentido das instituições democráticas, da lei e da necessidade de sobrevivência da civilização, o atentado a Boçal Nato é lamentável.

    No sentido pessoal, não tenho a menor comiseração por alguém que sapateia constantemente sobre os sentimentos familiares dos outros, ao ficar lembrando quase o tempo todo dessa figura nefasta do Ustra quando há um microfone por perto.

    De minha parte, que ele tenha uma piora clínica e vá abraçar o capeta.

  14. Exatamente, como já está dito. No Brasil, como sempre com o Supremo Tribunal Federal ao lado do arbítrio e do grande capital (estrangeiro e seus sócios no país), há quem julgue que trabalho de tamanha importância possa ser de forma graciosa, os militares ao final da ditadura de 1964, foram anistiados pelo crimes que cometeram, usando o aparelho de Estado para, matar, torturar, banir brasileiros. O arbítrio não foi vencido: o Judiciário e o Congresso fizeram acordo com os militares, que saíram do poder, mas por cima.

  15. O que faz a falta de informações oferecidas ao povo. Não posso crer que hajam pessoas que aprovem chamar de “herói” quem fez isso! Que não tenham a percepção que o herói poderia ser um péssimo exemplo para que essas coisas fossem feitas novamente, Temos mesmo que informar bastante sobre “essa página infeliz da nossa história”.

  16. Hoje eles estão precavidos, já pretendem matas nossas crianças, basta vermos as cenas públicas, do candidato, com crianças instigadas à matar e morrer, não vamos cair nas provocações da Globo, que dá asas à terroristas, portanto não desfoquemos nossas atenções, a Globo é “o foco” ! Atenção, a Globo está a caindo, um pouco mais, e a Famiglia Marinho muda de “mala e cuia”, definitivamente, para seus “paraísos fiscais”. FORÇA POVO BRASILEIRO !

  17. A Globo é a porta voz da elite corrupta brasileira, essa elite que está no governo golpista, e aí bate o desespero ! O povo brasileiro já sente a decadência dos corruptos, o Mundo já reconhece os corruptos do Brasil, até a ONU já dá sua “presença”, os comunicados da ONU são bem claro, já são 3 comunicados alertando para o Cumprimento da Constituição Federal do Brasil, de 1988 e o Cumprimento do Pacto Internacional dos Direitos Humanos, com pena do Brasil e tornar um “pária”, perante o Alto Comissariado da ONU.

  18. Sinto raiva e indignação, percebo o quanto uma parcela da nossa sociedade está neurótica e doente.

  19. nós cometemos o grave erro de não punir e expor esses assassinos como o Chile, a Argentina, Uruguai e outros o fizeram, o resultado é que esses vermes hoje tornam se herói dessa legião de midiotas globoloides adestrados

  20. Só para informação desse imbecil de pijama que rosna como um cão danado: monstros como essa figura podre até a alma, esse Brilhante Ustra, que eles chamam de herói, foram condenados à forca em Nuremberg, outros à prisão perpétua, onde morreram. E onde estão os “linha dura” que chamavam o canalha “Martir” de “mau militar” e de “bunda suja”, que longe de ser uma bobagem, é o qualificativo daquele tempo para os parasitas, os pesos mortos, os inúteis, indignos de confiança, que, na impossibilidade legal de serem exonerados, passariam a carreira sendo apenas isto. O canalha foi além: deu todos os motvos para que o expulsassem e só não foi para o olho da rua porque um general amiguinho, já em grau de recurso, decidiu ajuda-lo. Agora vêm esses tipos imbecis, entreguistas, traidores da pátria fazer do hitlerzinho seu heroi? O que é isso, general? O Brasil, a despeito do que dizem os que não lhe têm apreço, como esse bosta entreguista de pijama, tem, sim, memória! Ainda não acabou!

  21. ——O Exército Brasileiro não merece que se diga que homens assim são heróis e que isso foram “excessos”.———-
    Lamento discordar num todo com esta frase ,uma instituição NUNCA poderia abrigar VERMES como o Ustra ,o bolsonazi,o Mourão e tantos outros ,se não fosse uma organização PODRE moralmente.Sem nenhuma glória a ser lembrada a não ser ter servido de carne de canhão para ingleses e ianques na 2° guerra.Como imaginar uma instituição que dentre seus responsáveis máximos ,os Castelo,Geisel,e companhia autorizaram a morte de presos políticos ??? outros exércitos da América Latina poderão reclamar glórias pasadas ,o que os faz ainda mais condenáveis em suas práticas de represão contra seus povos .
    Os “militares ” que trabalham com tecnologia e que são muito bons ,não podem ser considerados militares ,na sua grande maioria tiveram sua formação como cíveis para depois ingressar nas FA.
    Profunda reforma deverá ser feita na volta da Democracia,caso contrário estaremos no futuro lamentando a participação do exército de ocupação em mais um golpe.

  22. Aqueles que amarram, torturam seus adversários e matam são uma versão de adélios, qual a difereça? Bem é que alguns adélios são devidamente presos outros fazem discursos e campanhas, mas são adélios. Só que o povo não quer compactuar com assassinos. Só os adélios inrustidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.