A onda vem do “fundo do povo”

Numa eleição em que as dúvidas sobre o resultado são, essencialmente, se Lula conseguirá – sem poder falar ou aparecer na TV – transferir seus votos para Fernando Haddad, nada é mais importante, claro, que verificar o que acontece nas faixas de menor renda e escolaridade, não apenas por integrarem a maioria do eleitorado, mas por serem aquelas em que, em tese, a desinformação é maior.

Então, o que acontece com Fernando Haddad, aquele que, por indicação de Lula, é o representante do ex-presidente na urna (algo que, aliás, só será formalizado hoje)?

Selecionei, dos gráficos publicados pelo G1 com o detalhamento da pesquisa Datafolha divulgada ontem à noite, os dados relativos a estes segmentos e mais os do Nordeste, porque a região, notoriamente, é o grande celeiro de votos lulistas e, portanto, onde a questão da transferência de votos é mais dramática e evidentemente necessária.

Os números estão aí em cima e só não convencem os muito céticos.

Conferi na amostra da pesquisa anterior do Datafolha e os eleitores com renda até 2 salários mínimos são 46% do total. Entre eles, em 19 dias, Haddad mais que triplicou as intenções de voto: de 3% para 10%. Na faixa logo acima, de mais de dois até 5 SM, que soma outros 36% do eleitorado, o candidato de Lula dobra o número de indicações.

Entre os eleitores com ensino fundamental apenas, Haddad quadruplica as manifestações de voto.

E no Nordeste lulista, quase as triplica.

Considere que só a partir de hoje poderá ser falada a frase correta: “o candidato do Lula é Haddad”.

Ainda que seu crescimento não fosse se acelerar com isso, o ritmo da transferência de votos que se verificou nestes dias, mesmo com as imensas restrições que lhe impuseram Luiz Roberto Barroso & Cia e o impacto do crime de Juiz de Fora, só isso o levaria a liderar em três dos quatro segmentos selecionados e a se posicionar em 2° lugar entre a classe média-baixa, que é o eufemismo usado para chamar as pessoas com renda de até cerca de R$ 4.500 mensais.

Este é o retrato das eleições e o desenho nítido de que está se se formando uma onda, que vem lá do fundo, das entranhas de nosso povão.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

24 respostas

  1. Esse é o Brasil Profundo que os militares querem tutelar. Villas-Bôas não aceita candidato sub-judice (sem provas) mas aceita um ladrão notório e contumaz (com provas) como Comandante-Em-Chefe, Em cartaz: “50 tons de fascismo verde-oliva”.

  2. Não haveria necessidade de onda nenhuma, se o PT apresentasse um candidato que fosse, de fato, identificado com o Ex-Presidente Lula e com as bases sociais, comunitárias, sindicais, populares enfim, sobre as quais o partido se formou e se consolidou como o maior da Esquerda latino-americana. Considero humilhante essa tentativa desesperada dos chamados “blogueiros progressistas” em impulsionar a candidatura de Fernando Haddad, candidato imposto ao PT pelos golpistas (os de fora e os de dentro da máquina partidária).

    Como eu disse noutro comentário: Haddad é o “sonho de consumo” dos golpistas, o candidato certo que estão impondo ao PT, seja para perder a eleição ou, se vencê-la, ser um presidente fraco, cooptável e comprometido, sem forças para reverter o desmonte e o entreguismo.

    Aceitar disputar uma eleição farsesca e fraudulenta, sem o Ex-Presidente Lula como candidato é LEGITIMAR o golpe de Estado. simples assim.

    Eleições, PT ou Esquerda, sem Lula, são fraudes.

    1. Mais um robô ou voluntário que quer espalhar a desconstrução do Haddad. Não vai colar, o que cola é Haddad no 13. 13 na urna. Vai catar coquinho.

    2. Calma rapaz, você está “travado”, pois se significar, criar mais escolas para nossas crianças e mais Universidades pra nossos jovens, e como nosso Melhor Ministro da Educação, dar Educação, para você é pouco, então você, no mínimo, já vê como a direita brasileira. Rapaz, como paulistano e paulista, sabemos que HADDAD “13”, como LULA, também foi perseguido, FERNANDO HADDAD “13”, pelo “belíssimo” trabalho que fazia na Maior Metrópole da Américas, São Paulo, premiado pela Fundação Bloomberg, de Nova York, como o Melhor Prefeito do Mundo.

    3. Beleza. Toca aí o bloco do “eu sozinho” ou da meia dúzia de cinco que o resto de nós esquerdistas queremos algo FACTÍVEL, no caso um candidato muito preparado e cuja capacidade o próprio Lula reconhece.

      Tem gente demais voltando à miséria para brincarmos de ciranda com você. Passar bem.

    4. Outro adepto da Teoria da Conspiração, com esses argumentos medíocres. Então diga, lá, “Jênio” da revolução , quem seria esse cabra ? O Ciro, que recusou estar presente em frente ao Sindicato do ABC, quando Lula seria preso ? Não cola. Quem seria ? Diga lá. Estamos ansiosos para saber quem seria esse nome que o Lula quer, mas os “golpistas do PT” esconderam ? Quando digo que nossos inimigos somos nós, mesmo, e não a direita, tenho a certeza de que estou bem certo.

    5. Engraçado que ele diz que “Eleições, sem Lula, são fraudes”, mas sugere alguém identificado com as bases. Que contradição … Essa gente está surtando e deixando nossa militância migrar para o “Cirão das massas” , para a Marinárvore, com essa postura infantil. É MUITA FALTA DE SENSIBILIDADE do quadro político em que vivemos.

    6. Você parece achar que é escolha do PT que Lula esteja sendo substituído por Haddad…. Meu caro, se Lula não pode ir, temos que lutar com outras armas..

    7. Concordo contigo, acho essa história de Haddad uma super arregada do PT. Dizem que não vão deixar o Lula ser candidato e acham que vão deixar o Haddad. Tirando o Lula da jogada hoje, amanhã tiram o Haddad.
      Não sabemos se vão substituir o Lula mesmo, ainda não aconteceu a troca, mas eu acho que o PT deveria sim, enfrentar esses golpistas e ir pro pau.
      O PT tem a cara do Wadih e do Pimenta, os dois diziam que só saíram da PF depois de visitar o Lula, daí chega um concurseiro ignorante qualquer, bate a porta na cara deles, e os dois saem com cara de choro dizendo que contarão tudo pro Rodrigo Maia.
      Aff.

  3. O crescimento de HADDAD “13”, poderá se tranquilo, pois como candidato escolhido de LULA, temos que dizer que HADDAD representa Educação para o povo brasileiro, Educação para nossas crianças, enquanto o outro, a preocupação é colocar armas nas mãos de nossas crianças, é aumentar o ódio, é aumentar a violência. FERNANDO HADDAD “13”, é construir escolas para as nossas crianças, é criar Universidade para os nossos jovens. HADDAD É A VOZ DE LULA, OS OLHOS DE LULA, OS SONHOS DE LULA !

  4. É AGORA !!!! E é só o começo…os solidários , os companheiros , os que se preocupam com os seus semelhantes, os que querem que tudo seja distribuído Para Todos, e que o Brasil seja dos brasileiros, vão com tudo…vamos falar, vamos compartilhar, vamos dizer prá todas as pessoas , que LULA É HADDAD….É 13 !!!!
    HADDAD e MANUELA 13 !!!! Por LULA !!!!
    #LulaLivre!!!!

    1. … Falta, agora, os(as) supreminhos(as) nazigolpistas do STFede serem responsabilizados criminalmente pela ONU devido à omissão irresponsável e hedionda!

  5. Parabéns Brito pela firmeza de suas análises e confiança no Lula e no povo brasileiro; este povo sofrido sempre sábio e pragmático. Lula pede para lutarmos juntos por ele e pelo Brasil – e ainda confirmou q Haddad é uma de suas múltiplas vozes – pq então ñ acreditar no líder? É #LULA Haddad Manu 13 para o Brasil Feliz de Novo???? A guerra só começou e as eleições são sómente uma etapa decisiva para o aprofundamento da batalha q será longa e sangrenta, acredito.

  6. CHEGOU A HORA!

    Companheirada do bem, chegou a hora decisiva de irmos para além do combate na internet!
    A partir de agora, em paralelo, vamos retomar o trabalho de formiguinha!
    Cada um(a) de nós tenta, democraticamente, convencer um, dois, três… Indecisos(as), desiludidos(a), mal-informados!…
    Vamos lá, o futuro do nosso país dependem de nós!

    Até a vitória sempre!

    IMPORTANTE
    E dizendo ao povo: “vamos eleger Fernando LULA Haddad para, também, libertarmos o mais rápido possível o preso político Luiz Inácio LULA da Silva ‘O Mito do Brasil'”!

  7. Estou lá em cima na classe média alta, sei ler, escrever e pensar, mas voto de cabresto: Lula ou em quem ele mandar votar, é o meu voto desde criancinha. Com um bonus: que luxo a nossa futura vice-presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *