A História não é um romance. Menos ainda um conto de fadas

historiaehomens

Penso em muitos dos meus amigos ao ler a coluna de Arnaldo Bloch, em O Globo  de hoje, emotiva e bem escrita, onde ele relembra os 15 anos da posse – “catártica”, como diz ele – de Lula e procura apontar os erros do seu governo, embora reconhecendo  que “é óbvia a gana com que se vai à sua caça”, sem deixar de ver que ela vem de um “ressentimento de quem, no fundo, jamais engoliu ver o operário subir a rampa [do Palácio do Planalto]”

Fico refletindo como é tentador, a nós que observamos a política sem o ônus de fazê-la, achar que o nó da questão reside em manter um comportamento ético e moral e fidelidade a programas. Um e outro, claro, são importantíssimos (fun-da-men-tais, gostam muitos de dizer, escandindo as sílabas), mas subjetivos demais, para mim.

Não fiz outra coisa senão praticá-los, há quase 60 anos – claro que com as limitações de todo ser humano –  e não creio que isso me faça diferente de qualquer um, ou até da grande maioria. Tenho amigos absolutamente honestos, nada mercenários, humanistas, coerentes e conservadores.

O que nos torna diferentes é o sentido histórico dos nossos atos e história não é o que se passa com indivíduos, mas com coletividades.

O que se passa tendo os indivíduos como centro e a época como cenário é romance. E se o personagem foi perfeito, sem defeitos e contradições, nem isso:  são contos de fada.

Não sou “lulista”, como não fui “brizolista” antes, como cultor de seres humanos, limitados e falíveis como todos somos. Mas como símbolos e catalisadores de uma vontade que as coletividades jamais expressarão em arte ou ideologias, conquanto frequentemente se expressam em líderes.

Conheci um, de perto e por muitos anos. A sua intimidade – o pouco que resta a quem entra na vida pública remando contra a maré – só interessa aos medíocres ou aos que querem usá-la para desmerecer seu papel público.

Por isso, embora compreenda o olhar de quem tem essa visão – mesmo ateia – de pureza e pecado, enxergo o mundo de outra forma, vejo como o movimento das coletividades humanas, fluindo e  refluindo na corrente de seus interesses.

É por isso que nossos pequenos remos podem, volta e meia, nos empurrar adiante, mesmo contra os poderosos motores do dinheiro, da mídia e do conformismo.

História é algo que mói vidas para ser feita. Retidão e austeridade são apenas requisitos para não ser rapidamente tragados pela máquina. Mesmo com elas, o tempo nos levará.

O que faz diferença é o quanto somos capazes de interpretar e dar forma aos desejos coletivos de progresso, mesmo contra um mundo que diz que o progresso é do indivíduo e de seu esforço e capacidade, esta tal meritocracia que exalta a soberba, o autoritarismo e o exercício arbitrário das próprias razões dos sabidos e dos bem-postos.

Não há, com o perdão dos ingênuos bem-intencionados, que falar em “sonho desfeito” sobre alguém que depois de três ou quatro anos “em que se vai à sua caça” segue representando – no mínimo – perto de metade da população.

Tanto que, se fosse assim “um sonho desfeito”, não estariam a jogar todas as fichas num processo traumático de exclusão de Lula da disputa eleitoral.

 
 
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

32 respostas

  1. Fernando Brito,homem que trabalhou e frequentou a casa da lenda Leonel Brizola e dona Neuza Goulart Brizola várias vezes,será que depois do fim do primeiro turno das eleições de 2018,se é que ela ocorrerão,daria para arriscar a dizer o que Brizola acharia do hoje hospedado no PDT,Ciro Gomes?

    Como ele não irá mesmo para o segundo turno e se for vai perder(eu como lulista lavo as minhas mãos)fico com está dúvida.

    É uma desgraça ver está foto aí em cima e hoje estamos correndo o risco não podermos votar em Lula e ver o PDT clássico de Brizola e professor Darcy Ribeiro com gente da marca de Amazonino Mendes,ex ARENA,PMDB,PFL,PPR,PSL e líder da oligarquia política já que Gilberto Mestrinho morreu no.Amazonas,nesta que é a única oligarquia junto com São Paulo,ver no PDT outros golpistas e ver Ciro Gomes filho da Arena e do coronel Tasso Jereissati,o quase dono do Ceará,terra de mulheres fantásticas.

    Mais se já quiser resolver está dúvida hoje ainda ou até segunda-feira eu agradeço ao Fernando Brito.

    No que tange a oligarquia do Amazonas,estamos esperando o ex governador José Mello e esposa abrir o bico e quem sabe acabe essa oligarquia esse ano no Amazonas e o limão ficando com São Paulo que sempre falou tanto dos coronelão do Nordeste,mas o NE não tem mais nenhuma oligarquia no poder.São Paulo sim tem e a mais reacionária do Brasil.

    Fora isso,falo pela última vez antes de voltar a normalidade,médico bandido e safado se descobrir que atua no circuito Manaus-Recife,está lascado.O imundo acho que já sabem.

    A cabeça será estourada com calibre 12 cano cerrado,assim como foi feito com os safados que em 1994,sábado de carnaval,assaltaram minha casa e ameaçaram violentar uma integrante de minha família e mamãe teve principio de infarto.O troco veio e hoje estão no inferno.

  2. “jogar todas as fichas num processo traumático de exclusão de Lula da disputa eleitoral.” Daí se vê que a esquerda, embora ruidosa e voluntariosa é ordeira,pacifica e buscar a igualdade, a fraternidade e o alcance do bem estar para todos.Enquanto a direita é totalitária, autoritária e arbitrária não respeita os direitos de todos e o seu objetivo principal, é a submissão dos fracos e exploração da forma escrava dos mais resistentes.A história reescreve nas páginas do tempo para serem relembrados e refletidos, fatos que determinada classe achava serem impossíveis acontecer.O exemplo da realeza francesa que jamais sonharia com a guilhotina…

  3. ZANIN: OS JUÍZES DE LULA TAMBÉM SERÃO JULGADOS PELA HISTÓRIA

    Responsável pela defesa do ex-presidente Lula, que é alvo de uma perseguição judicial já denunciada por juristas, intelectuais, artistas e líderes internacionais, o advogado Cristiano Zanin Martins concedeu uma entrevista exclusiva à TV 247, em que falou sobre o julgamento do dia 24, em Porto Alegre; “a sentença é extremamente frágil e deve ser revertida num julgamento imparcial e independente”; no entanto, Zanin reconhece que os três desembargadores do TRF4 têm sofrido pressões gigantescas de grupos de comunicação, especialmente da Globo, para que Lula seja condenado e afastado das eleições; “a população brasileira já enxerga que o ex-presidente é perseguido e os juízes de Lula também serão julgados pela História”

    06/01/2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/335682/Zanin-os-ju%C3%ADzes-de-Lula-tamb%C3%A9m-ser%C3%A3o-julgados-pela-Hist%C3%B3ria.htm

  4. Fernando Brito, nós todos sabemos que essa foto não existiria se fosse o Brizola que tivesse ido para o segundo turno em 89.

  5. E escravatura também era por força de Lei seu FDP…..Já avisei…corra!!! Vá fazer aparições no ANTA gonista, faz mais o seu gosto , e nos deixe em paz…..último aviso.

  6. Perguntaram ao Frei Betto:
    – Porque é que um frade dominicano se envolve tanto na política quanto o senhor?

    Ele respondeu:
    – Porque sou discípulo de um prisioneiro político.
    Que eu saiba, Jesus não morreu de hepatite na cama nem de desastre de camelo numa esquina de Jerusalém.
    Morreu como tantos presos políticos na América Latina das décadas de 1960 a 1980: foi preso, torturado, julgado por dois poderes políticos e condenado a ser assassinado na cruz.
    A pergunta é outra: que fé cristã é essa que não questiona a desordem estabelecida e ainda canoniza ditaduras e ações bélicas?
    É bom não esquecer que Hitler, Salazar, Franco e Pinochet se diziam cristãos…
    Além disso, não há ninguém que não se envolva em política. Há quem, ingenuamente, se julgue neutro, isento ou alheio a ela.

    1. (…)Há quem, ingenuamente, se julgue neutro, isento ou alheio a ela.(…) As virgens de bordel que insistem em querer dar lição de moral aqui neste blog….. os Moralistas sem moral alguma…..eleitores do Aécio Pó.

      1. Kawarinha

        Começou a coçar o CU, cadelinha no cio ? É só ver o nome do Lulão e começam seus pruridos anogenitais?
        “Fernandinho me dê seu telefone pelo amor de Deus, Sérgio tá me fodendo!”
        Toma vergonha nessa cara de vagabunda !
        EU QUERO É SUA MÃE OU SUA MULHERZINHA!
        Dilma é uma jumenta ?
        Lula é ladrão ?
        NÃO PRECISO TER PRESSA. TENHO TODO TEMPO DO MUNDO.
        VAGABUNDINHA.
        Kkkkk
        Kkkk
        Kkk
        Kk
        K

      1. E que fé cristã é essa que não questiona Fulgêncio Batista,Jorge Rafael Videla,Alvaro Uribe,Ariel Sharon,Ronald Reagan,Lyndon Johnson,Carlos Menem,Salinas de Gortari,Alberto Fujimori,Pedro Carmona,Barack Obama,George W. Bush,George H.W. Bush,Benjamin Netanyahu,FHC,Carlos Lacerda,Geraldo Alckmin,José Serra,Roberto Jefferson,Eduardo Cunha,Aécio Neves e Jean-Marie Le Pen?

      2. Kawarinha

        Começou a coçar o CU, cadelinha no cio ? É só ver o nome do Lulão e começam seus pruridos anogenitais?
        “Fernandinho me dê seu telefone pelo amor de Deus, Sérgio tá me fodendo!”
        Toma vergonha nessa cara de vagabunda !
        EU QUERO É SUA MÃE OU SUA MULHERZINHA!
        Dilma é uma jumenta ?
        Lula é ladrão ?
        NÃO PRECISO TER PRESSA. TENHO TODO TEMPO DO MUNDO.
        VAGABUNDINHA.
        Kkkkk
        Kkkk

    1. Estamos á anos luz no combate aos EUA…Somos presa fácil…mas isso tende a mudar…e os “colaboradores” dele, os quinta colunas daqui…irão pagar caro.

    2. Pois é, só gostaria de saber do PHA, o motivo do título da matéria. Que comparação mais estapafúrdia. Ele mesmo fala no final da matéria as condições desfavoráveis no governo Dilma, no Irã o judiciário e o exército não são golpistas, nem há maçonaria infiltrada nos setores estratégicos, nem uma elite do atraso, nem uma classe média capitão do mato, nem um congresso comprado. Ele esqueceu de dizer como a Dilma iria neutralizar o MBL se o MP e a PF apoiavam o movimento. Me poupe. Aff! E outra, não só o Irã, mas todos os países já estão preparados para o uso desta tática pelos ianques, pois todos agora sabem o que ocorreu com o Brasil e ninguém quer cair nesta armadilha. Os EUA vai ter que mudar de tática.

      1. É o que penso também quando vejo Dilma ser culpada de tudo na visão curta de alguns. Só espero que segmentos importantes da esquerda do Brasil estejam aprendendo a lição. Never again, deve-se lutar contra os imperialistas infiltrados mas tambem investigar os lesa pátrias descarados e ladrões.

        1. Menos globo, menos folha, menos estadão, menos antagonista! MAIS INDEPENDÊNCIA DO PIG! IMPRENSA LIVRE DA MANIPULAÇÃO GOLPISTA!

  7. Tenho acompanhado via internet os pré candidatos…..conteúdo, conteúdo , eu vejo em Ciro Gomes… Entendo que o teórico é diferente do real… Não sou conservador porque não estou satisfeito com o conservadorismo , porque no meu entender e exclusivo.
    Me decepcionei com o Lula, porque poderia a meu ver ousar mais , ser mais arrojado…
    Imagino a dificuldade de mudar certos paradigmas…..mas precisamos pensar…
    E a minha pergunta é!!!!
    Porque, querem nos manter eternamente como fornecedores de matéria prima?
    Porque nos vendem a idéia de sermos o celeiro do mundo? Porque não vendemos para o mundo essa matéria prima transformada , com o valor tecnológico agregado…
    Porque ?

  8. “Penso em muitos dos meus amigos ao ler a coluna de Arnaldo Bloch, em O Globo de hoje, emotiva e bem escrita, onde ele relembra os 15 anos da posse – “catártica”, como diz ele – de Lula e procura apontar os erros do seu governo, embora reconhecendo que “é óbvia a gana com que se vai à sua caça”

    Veja só a fonte da pessoa que escreve matérias para o blog que frequentamos! Sem essa que não se deixa influenciar, claro que se contamina! O PIG está todo voltado para anti-petismo, usam táticas que contaminam a mente das pessoas contra o PT. E frequentemente observamos muitas matérias desses blogs de “esquerda” atingindo negativamente o PT, além de ficar promovendo “personagens” golpistas. Outro dia tinha um certo blogueiro reclamando que os governos do PT não investe dinheiro na blogosfera. Só esqueceu de dizer o que a blogosfera apresenta de novo, blogs sem layout atrativo, grande espaço de tempo entre uma matéria e outra, isso quando a matéria não é um copia e cola. O que tem sido feito para aumentar o alcance? Qual o atrativo para os governos investirem dinheiro publico? Me desculpe o desabafo, mas se estamos procurando estes espaços é porque não aceitamos o método PIG de fazer a notícia.

    1. Também não entendo essa atração fatal do blogueiro pelos escritos do PIG. Não leio essa mídia podre nem que me paguem. E também não vejo virtude naqueles que a servem com se inevitável fosse.

      1. Meus caros. Para começar, leio tudo o que me cai nas mãos, inclusive bula de remédio. Depois, não tenho preconceito ao ler 90% do que se escreve – deixo os 10% para a turma do Mainardi – e não penso o mundo como sendo composto de pessoas iguais. Quero ouvir, debater, atrair, não expelir. Posso ser acusado, discriminado, tratado como um “mercenário” – afinal, é com quem lidam – pela direita. Há gente boa, essencialmente boa, que se contamina com a propaganda e é exatamente disso do que trata o texto. Procuro argumentar, não xingar, porque não sou um Dallagnol de esquerda. Faço política há 45 anos e nunca me arrependi de ser tolerante com a diversidade, como não me arrependo de não ter mudado de lado, jamais. Mas eu não sou o centro do Universo, nem um Deus a quem caiba julgar, inapelavelmente, a todos. Este é o Moro e eu abomino este método que usa, o da “cognição sumária”, para o qual basta uma convicção para fazer uma verdade.

        1. Mas ninguém está pedindo para o senhor Brito ser Deus, ser parcial ou ainda que deveria aplicar a cognição sumária !? Seria absurdo. Ninguém também está defendendo uma verdade única, seria ridículo. O que os leitores pedem com insistência é que haja critérios éticos de respeito na moderação dos comentários. Afinal é o que parece estar escrito nas regras do blog. Também ninguém está querendo comentários só de gente de esquerda, isso seria muito ruim. O Carlão é de direita e não há problemas. Enfim, se o senhor de fato estivesse aberto para “escutar, debater e atrair” não perderia tempo em justificar suas opções pois estaria tentando entender o porquê das pessoas se sentirem mal com a presença dos robôs e trolls que não trazem NADA para o debate. Ou o senhor acha que trazem ? Esse não é o objetivo deles, ou o senhor não sabe ?

          E também não entendo essas falas sobre “pessoas boas” aqui e ali. Isso não seria passar o tempo todo a julgar quem é bom e quem é ruim ? Claro que as pessoas não são iguais, para além até de suas afinidades intelectuais e afetivas. Ademais o bem e o mal estão presentes em todos os seres humanos. Essa idéia que ressalta as “pessoas boas ou do bem” precisaria ser investigada pois é uma ideologia de dominação. Tem algo aí que não bate.

  9. Tissó Kavarinha e Ernestinha são meros pseudônimos de “profissionais de internet” financiados pelos mesmos que financiam os enganadores do MBL para tentar em sites de esquerda reforçar suas convicções (que não passariam em nenhuma universidade séria) e sem argumentos nem provas…

    Triste pelo o que pode virar a vida de determinada pessoa e o que essa frustração em ser mera escada para outros já deve ter acarretado nessa vida infeliz (nunca suas ganâncias serão satisfeitas), insignificante (que também procura no meio virtual que alguém reconheça sua existência, já que na vida real é insignificante) e com problemas psiquiátricos (dissonância cognitiva para não enxergar suas convicções como meras manipulações de quem vai realmente ganhar com os seus trabalhos de peões de tabuleiro, enquanto que já acarreta em uma fuga de realidade que já deve estranhar quem esteja próximo a eles… Se alguém ainda quer ficar próximo a esses doentes).

    É uma pena saber o que vocês têm que fazer em sites de esquerda e triste saber que vai demorar um tratamento psiquiátrico para que vocês tenham prazer novamente pela vida real de forma real (não paga, vivendo a realidade é sendo humanos…). Kkk

    Tomara que não virem mais um Olavete em consultórios psiquiátricos… Kkk

  10. Pois é, só gostaria de saber do PHA, o motivo do título da matéria. Que comparação mais estapafúrdia. Ele mesmo fala no final da matéria as condições desfavoráveis no governo Dilma, no Irã o judiciário e o exército não são golpistas, nem há maçonaria infiltrada nos setores estratégicos, nem uma elite do atraso, nem uma classe média capitão do mato, nem um congresso comprado. Ele esqueceu de dizer como a Dilma iria neutralizar o MBL se o MP e a PF apoiavam o movimento. Me poupe. Aff! E outra, não só o Irã, mas todos os países já estão preparados para o uso desta tática pelos ianques, pois todos agora sabem o que ocorreu com o Brasil e ninguém quer cair nesta armadilha. Os EUA vai ter que mudar de tática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *