Hora de sermos grandes para que o Brasil não volte a ser pequeno

hugo

O povo brasileiro – o povão, esse esquecido – está silencioso e sofrido.

Não quer perder as duas coisas que tem, talvez sem percebe-lo, seus sonhos e seus direitos.

Como os tiraram dele, tantos anos, tantas vezes, tão perversamente, sob mil pretextos.

Um deles, recorrente, a “moralidade”.

O “mar de lama” de Getúlio Vargas, onde os coronéis do Galeão se faziam de promotores de Curitiba.

As senhoras carolas das “marchas com Deus”, fazendo às vezes do fundamentalismo evangélicos, com os padres que como certos pastores, hoje, se erigiam em Deus e bradavam condenações ao Inferno.

Depois, a caça aos marajás, curiosa caçada onde as presas apoiavam, sustentavam e votavam no caçador…

Cada um destes episódios custou sacrifícios ao povo brasileiros e roubou-nos anos de nossa caminhada àquilo que estamos destinados a ser, pela nossa imensidão e e nossa riqueza que – como a taça de Thor que se ligava ao oceano – não se esgota por mais que nos a suguem.

O que lhes deu vitórias e ao povo, derrotas?

Sim, claro, o controle do dinheiro, dos meios de comunicação e das elites político-parlamentares que dependem dos dois primeiros.

Os pecados reais, sim, também, porque o exercício do poder não apenas faz crescer cogumelos à sua sombra, mas amolece vontades, mentes e princípios de muitos, porque o mundo da luzidia imundície das elites é sedutor, um sorvedouro para quem não se ancora no amor a seu povo.

A muitos, pode fazer isso. A outros, não. Ao povo, nunca.

Nas grandes crises, só ele pode se salvar. Não nos salvar, mas se salvar, porque é a ele a ameaça.

E para esta à altura do povo é preciso pensar grande, sair do mundo das miudezas em que tendemos a viver, olhando detalhes, aumentando senões, criando ressalvas, disputando espaços. Pouco importa que haja uma pequena razão em cada um destes atos; se eles são só o que nos preocupa, apequenamo-nos.

Não é um governo, um partido, um talvez candidato o que está em jogo. Tomara que os próprios petistas o entendam.

É um país e seu povo, que não querem voltar ao passado e menos ainda que as imundícies que se faziam às escondidas sejam, agora, elevadas a forma de governo.

Fui ler, hoje cedo, o que escrevia Victor Hugo em outubro de 1870, quando Paris estava sitiada pela Prússia, na iminência de ser vencida.

Pensei nos deveres de minha geração, que cresceu sob o golpe, que teve de buscar a luz entre as trevas da ditadura, a luz que deveria normalmente nos banhar todos os dias .

Quem não puder sair do pequeno e perceber que somos elos de uma corrente que transmite a força destes desejos que formam a história, será  apenas uma pequena pedra, jamais uma muralha:

“Qual é o problema de hoje? Combater. Qual é o problema amanhã, de todos os dias? Morrer. Não vos volteis para o outro lado. A lembrança que tu deves ao dever se compõe do esquecimento de ti próprio. (…) Não há mais personalidades, não há mais ambições, não há mais nada nas memórias que estas palavras: salvação pública. Somos agora um só francês, um só coração: só há um cidadão que sois vós, que sou eu, que somos todos nós. Onde houver uma brecha, aí estarão nossos ombros. Resistência hoje, libertação amanhã: tudo está aí. Não somos mais de carne e sim de pedra. Eu não sei mais o meu nome, eu me chamo Pátria. Façamos frente ao inimigo! Todos nós nos chamamos Paris, França, muralha!”

E nós, como nos chamaremos?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO
    HOJE …. HOJE …. HOJE …. HOJE …. HOJE …. HOJE
    . . HOJE, QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO . .
    Convocação para mobilização nacional HOJE, DIA 16/12, QUARTA-FEIRA
    Em todo o Brasil … Confira na sua cidade
    Em São Paulo, 17 horas no MASP, na Avenida Paulista
    NÃO VAI TER GOLPE!
    CONTRA O IMPEACHMENT!
    EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
    FORA CUNHA! FORA TEMER!
    VIVA DILMA! VIVA LULA!
    VIVA O POVO BRASILEIRO!

    CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO
    HOJE …. HOJE …. HOJE …. HOJE …. HOJE …. HOJE
    . . HOJE, QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO . .
    Convocação para mobilização nacional HOJE, DIA 16/12, QUARTA-FEIRA
    Em todo o Brasil … Confira na sua cidade
    Em São Paulo, 17 horas no MASP, na Avenida Paulista
    NÃO VAI TER GOLPE!
    CONTRA O IMPEACHMENT!
    EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
    FORA CUNHA! FORA TEMER!
    VIVA DILMA! VIVA LULA!
    VIVA O POVO BRASILEIRO!

      1. é isso aê…é mortadela sim….é muito bom!…esse é o povão…a classe superior vai à avenida com roupas de griffe e só comem comida importada, mais da metade deve até as cuecas nos bancos e vive de aparência.kkkkkkkkkkkkkkkkkk ou financiamento…

    1. Ô rapaz, que “fora Temer”? Viajou?
      Se os mais de seis milhões de pessoas que foram consciente e voluntariamente às ruas nas manifestações deste ano ainda não conseguiram tirar a criminosa que está afundando o país, imagina se alguém que não cometeu crime algum será tirado por meia-dúzia de mortadelos pagos, que virão nos seus ônibus fretados, acenado bandeirinhas feito zumbis. Não delira.

      1. é isso aê…o povão tá chegando de buzão……de todas as partes e entendeu que não é que se rouba hoje, mas sim que não se acoberta mais, vamos falar de escândalos? tem certeza disso?

        1. O “povo” contratado está chegando de busão fretado, pago pelos organizadores. Quanto a escândalos, há muitos. Agora mesmo, com a confissão do Bumlai de que o PT pagou o Ronan para ele não entregar o Lula e o Dirceu no caso Celso Daniel parece que vão voltar a falar disso. Você conhece a história?

          1. Tá brabinho? A direita não põe gente na rua. Conseguiu uma manifestação do tamanho da do dia 15 de março depois de uma década de campanha contra a esquerda, depois esvaziou-se completamente.

    1. alis son of
      Nas trevas continuas, miseria vergonha mesquinhes avareza que pequeno podes ser…..
      No início da subida da montanha estão esperando arrependidos tardios, que têm que aguardar a permissão para passarem pela Porta de São Pedro antes de iniciarem sua ansiada subida. Cada um dos sete círculos correspondem a um dos Sete pecados capitais, na seguinte ordem: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza junto ao Pródigo, Gula e Luxúria. Os Avarentos e Pródigos estão juntos no mesmo círculo, pois são os dois extremos, onde o avarento supervaloriza o dinheiro e o Pródigo o desperdiça.

  2. VAMOS APOIAR O MOVIMENTO, É O MÍNIMO QUE OS VERDADEIROS BRASILEIROS NACIONALISTAS, PATRIOTAS E DEMOCRÁTICOS DEVEM FAZER. NÃO VAI TER GOLPE!!!!!!!!!!!

  3. “Não é um governo, um partido, um talvez candidato o que está em jogo. Tomara que os próprios petistas o entendam.”

    Colocação generalista, incorreta e arrogante.

  4. Ainda estamos longe disso . Em momento algum da nossa historia passamos a limpo essas questões para entendimento das partes .Não foi criado como se diz popularmente o ” freio de arrumação ” . Perdemos a oportunidade no primeiro governo Lula de fazermos a higienização , poderia não existir segundo mandato , mas estaríamos na frente e as forças que regem uma nação não estariam tão desequilibradas .

    aind

  5. Fernando Brito escreveu há uns dias com orgulho que Maduro aceitou a derrota democraticamente na Venezuela…

    Aceitou mesmo?

    Derrotado de maneira inequívoca nas eleições legislativas, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, disse que dará “todo o poder” ao “Parlamento Comunal” que foi instalado nesta terça-feira pelo presidente da Assembleia Nacional, o governista Diosdado Cabello. A criação do chamado “Parlamento paralelo” foi muito criticada pela oposição, vencedora das eleições, que afirma que a ação não é constitucional.

    “O Parlamento Comunal será uma instância legislativa do povo desde a sua base”, disse Maduro na noite desta terça-feira durante seus programas de rádio e televisão, ambos em cadeia nacional. Segundo o próprio chavista, foram nomeados 600 legisladores “de todos os Parlamentos Comunais de base” para a “revolução bolivariana” seguir “em direção ao Estado comunal” – seja lá o que for isso. Ele, no entanto, não divulgou detalhes de como será seu funcionamento e tampouco quais seriam as atribuições do Parlamento Comunal.

    Leia também

    Começo do fim: Chavismo realiza última sessão parlamentar com a maioria na Assembleia

    Maduro faz novas ameaças e pede que militares preparem-se ‘para lutar’

    Maduro diz que vetará leis de anistia na Venezuela

    “A aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) reprovou o que rotulou de “ameaças” do governo, após a nomeação do “Parlamento paralelo” assim como a convocação à “rebelião” feita por Maduro. “O único parlamento que nossa Carta Magna menciona e reconhece é a Assembleia Nacional, e essa mesma Carta estabelece que a voz do povo soberano, que se expressou nas urnas no dia 6 de dezembro, é um mandato que deve ser obedecido por todos”, afirmou secretário-executivo da MUD, Jesus Torrealba.

    Sessões extraordinárias – A oposição venezuelana também criticou a convocação feita pela maioria chavista na última sessão regular do Parlamento neste ano para sessões extraordinárias visando eleger uma dúzia de magistrados do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) antes da posse na nova Assembleia, no dia 5 de janeiro. Nesta terça, o presidente da Assembleia e número dois do governo, Diosdado Cabello, anunciou a prorrogação do período legislativo. A Assembleia Nacional debaterá nos dias 22 e 23 de dezembro para “eleger os magistrados, que serão empossados no mesmo dia”, disse Cabello. “É um processo irregular pretender no último minuto designar autoridades quando há uma nova realidade política no país”, afirmou o líder opositor Henrique Capriles, estimando que o governo ignora a Constituição.

    Para Capriles, ações governistas “revelam como esses derrotados políticos são incapazes de se conectar com o desejo generalizado de paz do povo venezuelano”. No dia 6 de dezembro, a oposição venezuelana obteve uma vitória contundente nas eleições legislativas ao conseguir a maioria qualificada de dois terços com 112 deputados contra 55 do chavismo.”

  6. Hoje,precisamos mais do que nunca passar o recado em alto e bom som aos golpistas que o golpe imundo que pretendem aplicar não irá passar nem ferrando.

    Claro que o cenário ainda não é totalmente favorável a nós, mas já está um pouco melhor para nós.

    Porém, não podemos relaxar diante desse momento extremamente delicado.

    Todo nosso empenho tem que ser quadruplicado agora.

  7. Um bom resultado da tentativa de antidemocratas de apear do poder uma presidenta eleita legitimamente pelo voto popular em eleições limpas é o desmascaramento dos que são contrários à vontade popular. Como é sabido, são os tucanos que movem as peças pelo impeachment ilegalíssimo da presidenta eleita e isso exibe sua verdadeira natureza: são visceralmente contrários ao regime democrático e contra o princípio basilar de nossa Carta Magna que diz que todo o poder emana do povo e em seu nome é exercido. Não para o PSDB, sempre à disposição de qualquer expediente que os faça entrar no Palácio do Planalto pelo porta dos fundos, sem a legitimidade do voto. Quando elegem seus vereadores, prefeitos, governadores, deputados e senadores está tudo certo quanto ao método democrático de o povo escolher seus representantes, mas quando perdem, repetidamente, eleições para presidente aí o sistema de escrutínio popular não serve para eles que passam a utilizar todo o tipo de contestação ilegal e espúria, apoiado no que há de mais podre na sociedade brasileira. O episódio revela, portanto, que debaixo da capa de “sociais-democratas” se esconde o que há de mais autoritário e antidemocrata na vida política do país. Estão sempre articulando investidas ilegais, ilegítimas e antidemocráticas, talvez para esconder o enorme passivo de falcatruas que teem em suas trajetórias públicas, convenientemente engavetadas pelo Ministério Público. Agora é definitivo, o PSDB rasgou a fantasia e se revelou o que sempre foi: um partido de extrema-direita que está disposto a apoiar os mesmíssimos métodos autoritários e violentos utilizados por Hitler para tomar de assalto o poder na Alemanha dos anos 30.

  8. O tão grande ter que recorrer ao francês Victor Hugo para ilustrar o post….. por que não mencionou uma da pérolas das palestras motivacionais do Brhama, o grande guru da tijola?

    1. Quero ver é Fernando Brito comentar:

      1. As consultorias wiki do caçula de Lula;

      2. Porque a comunista Jandira Feghali viaja de primeira classe;

      3. Porque para Jean Willys um menor de 12 anos pode escolher mudar de sexo mas um assassino de 17 anos não tem consciência de seus atos;

      4. O tal “Parlamento Comunal” criado por Nicolas Maduro para anular a Assembléia Nacional cuja eleição deu dois terços das cadeiras à oposição (lembram do Decreto Bolivariano 8243??).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *