IBGE contraria Governo e mostra desemprego em alta

desemptrimfez17

Os números da Pesquisa por Amostra Domiciliar (Pnad) do IBG, divulgados há pouco, revelam que o desemprego, apesar dos anúncios oficiais de que teria começado a se reverter, continua subindo e muito fortemente.

Diz o resultado da Pnad que:

A população desocupada chegou a 13,5 milhões e bateu o recorde da série iniciada em 2012. Este contingente cresceu 11,7% (mais 1,4 milhão de pessoas) frente ao trimestre encerrado em novembro de 2016 e 30,6% (mais 3,2 milhões de pessoas em busca de trabalho) em relação a igual trimestre de 2016.

Mas estre resultado não é um retrato do que passou, Feita a comparação entre trimestre novembro-dezembro-janeiro com o dezembro-janeiro-fevereiro (2107) o número subiu em 600 mil desocupados. Só perde – e por pouco – para os 700 mil desempregados a mais na mesma transição em 2016.

É, portanto, a segunda maior variação mensal já registrada.

Já não é impossível que cheguemos ao final do ano com 15 milhões de desempregado, superando as previsão mais pessimista de que este número chegasse a 14 milhões.

O número de trabalhadores da construção civil, uma das maiores fontes de emprego do país caiu, pela primeira vez em muitos anos, abaixo de 7 milhões e vai cair mais, porque as obras públicas, já imobilizadas, em grande parte, pelas repercussões da Lava Jato, vão praticamente acabar com os cortes orçamentários – ampliados anteontem por Henrique Meirelles.

O descompasso entre o mundo das colunas econômicas e a realidade é cada vez maior e não pode ser eternamente escondido com previsões otimistas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. Já já o desemprego vai atingir até os trolls, pode esperar. Até “robozinho de facebook ou twitter” vai dançar…

  2. Os coxinhas devem estar coçando o queixo:

    – Mas a Globo disse que bastava tirar a Dilma. Ainda assim, continuo acreditando na Globo, a esperança é a última que morre!

    KKKKKK…

  3. Mas há sinais claros de recuperação da economia. Recuperação ghost. Quem afirma é a Juliana Oda Mae Rosa.

  4. Dez por cento ainda acham o Temer ótimo ou bom. Nestes devem estar, com certeza, os Ernestos, Alissons, Davids, Zanchetas, Capiaus e outros apaixonados pela Sodoma E Gomorra que virou o governo do interino. O restante são os eternos agradecidos a ele pela queda do PT. Fazer o que? Quem não gosta do PT tem que digerir este Temer vinte e quatro horas por dia. O tal cabra certo, no lugar certo, na hora certa. Que tal?

  5. Já,já,eles colocam no IBGE,coxinhas canalhas como pesquisadores,e os níveis de desemprego caem,ao gosto da PEQUENA BURGUESIA,que aqui se manifestam aos milhares,pois ainda que levem nos seus RESPECTIVOS,ainda pedem DESCULPAS,POR ESTAREM DE COSTAS.Que fazer,se eles gostam?Temos que respeitar a DIVERSIDADE.

  6. Boa tarde FB.

    Desejo enviar-lhe um livro, escrito por um saudoso amigo – mas, por mim levado à gráfica -, sobre a desgraça da construção de Brasília.

    Favor, no meu e-mail, escrever o endereço.

    Grato,

    Antonio de Moura Nunes Neto
    Advogado em Belo Horioznte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *