A diferença entre mudança e aventura

four

É curiosa a situação criada pelo “Partido do Judiciário”.

Temos um candidato, favorito, que foi colocado na cadeia para que não possa falar e vencer a eleição.

Outro, candidato a “esperança branca”, pela insuficiência de tudo o mais que conseguiram arranjar, pelo qual seus apoiadores torcem que permaneça em silêncio, pois pouco ou nada tem a dizer e, dizendo, costuma fazê-lo com evidentes maus bofes.

O terceiro, o que se orgulha – e do qual se orgulham – em falar algo próximo daqueles programas policiais das tardes na TV, na base do “tem de sentar o dedo no gatilho em cima da vagabundagem”.

E uma quarta figura, um poço de rancor, exsudando fel, que desagrega todos os lugares por onde passa.

Resumidamente, aí está o panorama eleitoral do país.

O resto, ou não existe eleitoralmente ou está deixando de existir, caso de Geraldo Alckmin.

Dos  líderes das pesquisas, exceto Lula, não há o que dizer sobre os caminhos que propõem para o país, a não der um vago compromisso com a moralidade que, como dizia minha avó, “não é mais que a obrigação” e que qualquer candidato, de A a Z, prometeria.

Nem mesmo o que se possa chamar de partido, a dar consistência política a ideias.

É preciso deixar claro que existe uma enorme diferença entre mudança e aventura.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

32 respostas

  1. Será que Joaquim Barbosa tem ilusão de vencer como “Candidato do Judiciário”, se os “juízes” eliminarem LULA, deixando-lhe o campo livre ? Será que Osmarina acredita que vencerá como Candidata do Banco Itaú ? Será mesmo que todas a facções de assassinos se unirão para eleger Bolsonaro ? Enquanto isso o povo brasileiro tranquilo segue com seu candidato: LULALIVRE ! LULA PRESIDENTE COM A FÔRÇA DO POVO, OU Q

  2. Parece fora de contexto,mas,não é.

    ROBIN HOOD
    La Confederación General de Trabajadores (CGT) de Francia decidió “volver a proveer gas y electricidad a familias víctimas de cortes por facturas impagas”, y al mismo tiempo cortarles el servicio a las empresas que despiden trabajadores o criminalizan las acciones gremiales. El secretario general de la confederación, Philippe Martínez, anunció: “ Vamos a repetir las operaciones Robin Hood, que consisten en reconectar la corriente a esos 12 millones de hogares con precariedad energética, quienes no pueden pagar las facturas y por lo tanto no tienen más energía”. Por su parte, el secretario general del sindicato de Minas y Energía, Sébastien Menesplier, advirtió que por ejemplo Carrefour podría “llevarse alguna sorpresa” por “maltratar a sus trabajadores”.

    Página 12 Argentina hoje,fake news ?exagero? e se for verdade ? e se for verdade dá pra dizer ,QUE BOSTA DE CENTRAIS SINDICAIS NÓS TEMOS ! E ISSO É SÓ UMA DAS COISAS QUE ESSAS CENTRAIS BURGUESAS PODERIAM FAZER PELO BRASIL TRABALHADOR. !

  3. Digo mais: o segundo é uma cavalgadura assumida e os seus eleitores a colocarem sempre novas ferraduras; o terceiro é um capitão do mato da casa grande capitalista e dos senhores coloniais. Os seus eleitores a dizer senta o chicote nos vermelhos! ; a quarta, Ah, a quarta… Um ser híbrido. Uma mistura de cobra venonosa com lagarto peçonhento a defender o ninho do mercado. Aparece de 4 em 4 anos travestida de elfa para enganar o eleitor.

    1. Se um desses três aventureiros ganhasse, caso se levasse a sério, não governaria; caso governasse, não se levaria a sério. Nessa segunda hipótese, a constituição de uma base de apoio passaria por critérios bem mais sórdidos do que os habitualmente empregados pela dita “velha política”. Afinal, ela teria de ser formada em condições bem mais hostis do que as de formação de alianças. Haverá crises de qualquer modo; mudará apenas a intensidade. LULÃO 2018 !!!

  4. Quando a democracia voltar precisaremos de uma COMISSÃO DA VERDADE para investigar os crimes cometidos nestes dias que estamos vivendo atualmente. A podridão de nossas instituições não pode ficar impune.

  5. O discurso vazio da Direita
    (Eis que o lobo perde o disfarce de cordeiro)

    A Direita se desespera porque, se os cidadãos começarem a votar em programa/projetos e não na pessoa, haja vista que, pessoalmente você não conhece ninguém (nem eu, nem a maioria das pessoas), ela não se elege mais. Se o cidadão votar em quem o represente, já seria um avanço.

    Se você é trabalhador, não vai votar em grandes empresários, pois estes querem defender o interesse de seus oligopólios (e isso faz parte do sistema político). Grandes investidores defenderão interesses do mercado financeiro. Se você é assalariado ou um pequeno empresário, votará em quem te representa (e normalmente não será aquele de campanha mais rica), será um igual.

    A estratégia da Direita sempre foi usurpar o discurso da esquerda, de saúde, educação e combate à fome, para que o lobo ficasse com cara de cordeiro. Mas essa estratégia tem caído por terra. A população tem começado a enxergar o seu discurso vazio e a direita, no desespero, apela para a tática javajatense, a Operação Condor repaginada, por meio do Judiciário. Um golpe branco, baseado no fato de que, nas urnas, esta cada vez mais difícil para eles.

    LULA 2018 !!!

  6. Lula já tem o ¨Poste¨ em sua cabeça, apresentara no momento oportuno, senão já inventam uma ¨Petrobrás¨ no tal Poste.

  7. A luta é agora, talvez não tenha eleições, filie-se ao PT e mostre seu lado nessa lambança que se apropriou do Brasil. Depois se conseguir-mos redemocratizar o país filie-se a outro, mas agora o PT representa resistência ao golpe. Resistência aos canalhas, canalhas.

  8. Lula NÃO está preso. Foi RAPTADO pela República Neo-Nazista de Curitiba, com o aval dos juristas fascistas do “judiSSiário” brasileiro a mando de “Uóxintom” !!

  9. De um lado, LULÃO, exímio conciliador desde os tempos da Constituinte. De outro, candidatos de partidos dispostos a aventuras com o espírito JAVAJATENSE da punição, sem equidade, a qualquer custo.

    Se um desses três aventureiros ganhasse, caso se levasse a sério, não governaria; caso governasse, não se levaria a sério. Nessa segunda hipótese, a constituição de uma base de apoio passaria por critérios bem mais sórdidos do que os habitualmente empregados pela dita “velha política”. Afinal, ela teria de ser formada em condições bem mais hostis do que as de formação de alianças. Haverá crises de qualquer modo; mudará apenas a intensidade.

    LULA 2018 !!!

  10. Como desgraça pouca é bobagem, vou contar uma que me aconteceu. Uma amiga, universitária quase formada, culta, ótima pessoa, disse–me um dia desses que estava procurando um candidato para votar e me perguntou o que eu achava de Alvaro Dias. Contou-me que procurou no Google se havia acusações de corrupção contra ele e não achou nada, por isto estava considerando-o um bom candidato. Eu expliquei de quem se tratava, mas no fundo sei que as pessoas não constumam acreditar no que dizemos, porque “somos petistas”. Certa vez perguntei a ela numa discussão, se estava me chamando de burro ou mentiroso. Quase acabou a amizade.
    Tem salvação este país ?

      1. Márcia Noemia , esse talvez seja o grande mal, a maioria dos brasileiros não sabem o que é política, não discutem , a maioria se informa pelos jornais da tv, e aí, vira um papagaio, repete tudo que o jornal passou .

        1. É verdade. E, quanto mais velho mais emperrado o raciocínio. Mas, há bastante energia nas periferias. Parodiando uma frase da música “Nos Bailes da Vida” – Milton Nascimento: “todo político tem de ir aonde o povo está”. Precisa estratégia diferente de comícios. É aproximação e convivência. Só assim para esclarecer o analfabeto político

    1. Fala pra ela votar em programa/projetos e não na pessoa, haja vista que, pessoalmente ela não conhece ninguém (nem eu, nem a maioria das pessoas). Se ela votar em quem a represente, já é um avanço.

      Eu não posso forçar ninguém a votar no Lula (e nem gostaria de forçar). O que posso fazer é dizer: se você é trabalhador, não vá votar em grandes empresários, pois estes querem defender o interesse de seus oligopólios. Grandes investidores defenderão interesses do mercado financeiro. SE você é assalariado ou um pequeno empresário, vote em quem te representa (e normalmente não será aquele de campanha mais rica).

    2. Tá difícil, cara. Dias atrás fiz um comentário sobre o que realmente acontece com a Venezuela, e um destes tal e qual a sua amiga me disse: vá passar suas próximas férias lá! Em 3,2,1,… deletei e só.

    3. Meu único amigo nunca disse-me que eu era burro, porém sempre disse que quem acredita em Lula ou é de esquerda, é burro, jumento, animal, acéfalo, etc… Resultado: me afastei e me mantenho distante. Não somos inimigos, mas amigos tb não somos mais. Essa polarização da sociedade serviu pra isso. As pessoas mostraram suas verdadeiras faces!!

    4. Tem salvação. Basta investir nos jovens e nas crianças. Já pensou em adotar um analfabeto político? Eu adotei e já estou colhendo frutos’. #LulaLivre

  11. De repente, colcaram Lula na cadeia para ele jurar que vai se coligar com o candidato tucano… ou para jurar de pé juntos que não vai destruir a Globo… ou que vai manter a SELIC acima de 10%… com certeza não foi para essas pústulas ganharem a eleição…

  12. Excelente matéria Fernando Brito!
    Li a matéria: “Eleitores” de Lula ensinam política aos comentaristas de política, Excelente matéria também!
    Conheci esse espaço através do Duplo Expresso Romulus Maya e vou estar sempre acessando!
    Seria interessante que houvesse matérias relacionando temas sobre: O que motiva aos profissionais da mídia estarem longe da chamada verdade e se alinhando aos interesses do sistema financeiro e/ou aos interesses dos políticos empresários?
    Lula Livre!
    Politizar para Mudar!
    REDEESGOTOS DE INVASÃO É UM MAL DESNECESSÁRIO PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA!
    ACORDA BRASIL!

  13. “O resto, ou não existe eleitoralmente ou está deixando de existir, caso de Geraldo Alckmin.” Lamentável Brito que vc se deixou possuir pelo ódio que tanto denuncia e combate. Não considerar CIRO GOMES candidato sério, competente e significar “MUDANÇAS” é pensar com o fígado e imenso ódio. Não sou de nenhum partido, e ajudo vários blogs para tentar arejar o ambiente político. Pena que vc se deixou intoxicar. Noto cada vez mais vc passando a “adoração a Lula”. Melhor quando analisava política, apenas. Lula é preso político, sim. Achar que somente Lula é a “salvação do Brasil”, e desprezar tudo o mais? Qualquer outra possibilidade? Errado. Esse ódio ajuda a turma sectária que aposta no impasse e na derrota final das esquerdas. Pena. Brito, você já foi mais lúcido e melhor analista quando pensava o panorama nacional sob perspectiva mais generosa e fraterna. Sectarismo? TOU FORA!!! Evoé!

  14. A ideia é deixar sem opções para o povo ser levado a escolher o indicado como menos pior.
    Esse será o cenário. Tanto a esquerda moderada quanto a direita se verão obrigadas a apoiar o menos pior, assim como foi na França.
    Um jogo já manjado, né, gente.

  15. E nós, povo brasileiro, seremos obrigados, se quisermos, claro, a viver uma aventura que não queremos. Como escolher alguém entre essas coisas?

  16. 1 – Cultura Ambiental, Ordenação Territorial, Envolvimento Regional Base Bacias Hidrográficas;
    2 – TICTAC Comida Instrução Tesão Cultura Amor Terra Ar Água Mar amares nunca navegados.Rio. Ria.
    3 – Filhos e Netos por Memória Verdade Justiça Reparação de Danos Morais Materiais Financeiros Ambientais desde 1946.
    4 – Votar aos 16 e ser votado aos 18 foi conquista que UNE Militares Trabalhadores transformaram em Direito Constitucional.
    5 – Votei Lott /Jango 1960, Plebiscito 1963 e só voltei a votar em 1981 e desde então voto Frente Popular Brasil PT 13
    Nada a esconder, muito para mostrar continuar avançar sem vergonha e sem medo de ser feliz vota zéluiz , 80 anos, +0- 42 milhões de minutos de existência. Zé dos Rios de Janeiro e Grandes de Sul a Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.