Imprensa no curral: a 1ª manhã de Bolsonaro. E é Miriam Leitão quem diz

O dia mal começava e eu falava das ilusões da mídia com a suposta “conciliação” de Bolsonaro.

Nada disso.

Vai ser assim: no freio, para apertar o céu da boca das empresas, mas também no bridão, para apertar a língua dos jornalistas. Por enquanto, veremos se entrará também o relho.

Deixo, para não haver suspeitas de má vontade, que a musa do neoliberalismo, Miriam Leitão, conte como estão sendo tratados os jornalistas que foram cobrir a festa de posse na militarizadíssima Esplanada dos Ministérios:

Com o pretexto da segurança, o trabalho da
imprensa está sendo restringido na posse

Miriam Leitão, em seu blog em O Globo

A necessidade real de segurança do presidente eleito está sendo usada como pretexto para restringir o trabalho da imprensa. É claro que a segurança do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e dos chefes de Estado que estão entre nós exige a imposição de regras, mas o que está acontecendo com os jornalistas é impensável e inaceitável.

Eles só podem ir e voltar para um ponto específico e com o transporte do governo. Mas assim: têm que chegar oito ou nove horas antes da parte do evento que cobrirá, só poderá ficar num mesmo cercado, sob pena de ser retirado do local e responder processo. Exemplo, quem tem credencial para o Congresso teria que chegar às 7h para um evento que começa às 15h. Fica no seu setor e de lá não pode sair. Se tiver conseguido também a credencial para outro momento da posse não poderá ir. Terá que ficar no mesmo local, depois de tudo terminado no Congresso, esperando a hora que o governo quiser retirá-lo do local para levá-lo de volta ao ponto inicial.

Jornalistas precisam circular pelo local onde estão, falar com as diversas pessoas. É a chance de se aproximar dos novos ministros ou assessores, de fazer fontes ou de ouvir as notícias. Mas se ficam confinadas num local específico, como se fossem gado em um curral, não conseguem fazer seu trabalho.

Cubro posse desde o general João Figueiredo. Nunca houve nada tão restritivo. Naquela época, eu era uma jovem jornalista e tive acesso a vários pontos da cerimônia, circulei, fui convidada para o jantar de gala porque era responsável pela cobertura do Itamaraty. Lá pude falar com os novos ministros.

Durante a campanha e a transição os sinais de hostilidade à imprensa, ou pelo menos à parte da imprensa que não está disposta a simplesmente fazer a louvação dos novos poderosos, foram muitos. Este sinal de usar as regras de segurança para impor restrição física aos jornalistas e de exigir um desgaste fisico, de horas de espera além do razoável, é um perigoso precedente.

Calma, Miriam. Daqui a pouco mandam um novo texto pelo ponto eletrônico.

Fernando Brito:

View Comments (62)

  • ué? tá achando ruim?
    mas não era o PT que ia fazer censura?
    agora aguenta sem reclamar pra não parar na ponta da praia

    • O guedes falou que ia alguém concordar tão fácil... Rabo de som e fúria... Pagamento severo aos laramjais remotos!

  • A reação a este texto é de múltipla escolha: choramos com o desgoverno que se inicia ou rimos da cara de Miriam Leitão? ????????

  • A imprensa há de compreender. Afinal, planejou e executou com entusiasmo todos os passos que levaram a este Brazil.
    Feliz Brazil Novo, Miriam Porcona!

  • Hahaha... como é bom ver o PIG provando do seu veneno... que se f..... ferrem... hahaha

  • Nada disso estaria acontecendo se não fosse o trabalho antijornalístico produzido pela velha mídia nos últimos 15 anos, capitaneada pelas organizações Globo. Não deram o devido valor à democracia plena que existia nos governos de Lula e de Dilma e atuaram na linha de frente da derrubada final do Estado Democrático de Direito em 2016 comandando a deposição ilegal de uma Presidenta eleita democraticamente e dando voz aos políticos mais corruptos e minúsculos que estavam à disposição no momento desde que atuassem para derrubar a frágil democracia brasileira e se livrassem dos crimes cometidos: aécio (mineirinho), jucá (o caju), fhc, aloísio-500 mil, gato angorá, temer, eliseu quadrilha e toda uma organização criminosa composta de banqueiros, rentistas, mega-empresários acafajestados, evangélicos fundamentalistas, militares antissoberanistas, Wall Street, deptº de Estado dos EUA, e toda a corja internacional de sempre.

    #LulaLivre

    • Por falar neste tanto de picaretas como ficará o Bostonaro quando alguém tiver peito para mexer com um Aecinho da vida. Ou será que o Moro mijará para trás???É o mais certo ne!!!

  • Dona Miriam, é melhora jair se acostumando. Os seus patrões e a senhora terão que puxar muuuiito o saco do capitão e dos milicos anti- nacionalistas. Não enfiaram a mão no buraco do tatu? Aguenta a mordida, vão morder mais e vcs terão que falar mal do Lula e do PT 24h do dia, prejudicando as novelinha mequetrefes e os patrocinadores.

  • Pensando bem eu estou começando a achar que isso tudo é ARMAÇÃO. Atende a ambas as partes passando a impressão de que "não foi a imprensa que elegeu o monstro" e de que são "inimigos".
    Tudo isso tá com cara de FAKE NEWS.

    • Também creio que aí há alguma coisa estranha. Impossível não estar acontecendo alguma conversação entre a Globo e este regime. Quando ele se afirmar mais um pouco com mais regularidade, mostrar=se mais sustentável e mais próximo do que se poderia chamar de um governo "normal", a Globo começará a dar seu apoio entusiástico.

    • Até faz sentido sua teoria.
      Mas já soube dos jornalistas chineses e franceses que abandonaram a cobertura por não aceitar a situação em que estavamestavam?

    • Eu acho é que eles se sentem seguros porque no dia a dia da notícia eles dão as cartas. O Bolsonaro serve muito a habilidade das emissoras de desconstruírem os debates favorecendo o wo. Foi um n inestimável serviço prestado à sua candidatura e ele deverá reconhecer isso.

  • É o preço a Pagar de uma imprensa que não sabe lidar com a liberdade de expressão, usa isso para ajudar derrubar uma presidrnta honesta.

    • Não apenas isso, mas fazer mistificações, terrorismo econômico, assassinato de reputações, etc.

      Está faltando alguém ser devidamente punido, e esse alguém é o Alexandre "Baba Ovo" Garcia - que desde sempre fez parte dessa imprensa leviana, venal e antidemocrática, mas que agora está do outro lado do balcão.

  • "Calma, Miriam. Daqui a pouco mandam um novo texto pelo ponto eletrônico."
    Essa foi nas canelas. Se tiverem brio, deve ter doído...
    Bom dia.

Related Post