A bananeira e a jaca

Ao garoto que, no final dos anos 60, procurava entender como as pessoas agem, minha velha avó ensinava, nas palavras simples de gente que aprendera muito com a vida: “meu filho, não espere que um bananeira lhe dê jacas. você vai falar, falar, falar e ela só dará bananas”.

Os colunistas de O Globo – e donos da sabedoria da classe média, a partir do púlpito da Globonews – se dedicam hoje a falar das jacas que virão da bananeira que vai governar o país.

Na manchete, o jornal dos Marinho diz que “Bolsonaro vai pregar união e austeridade em discurso”. Isso depois de disparos de twitter clamando contra o “marxismo nas escolas” e de um discurso, segundo o jornal, redigido com a ajuda dos filhos, pitbulls notórios da radicalização.

Merval, o bedel da pátria, diz com gravidade afetada que “cabe a ele, Jair Bolsonaro, desanuviar o ambiente político e encaminhar o país para novos rumos, como a vontade majoritária do eleitorado quis.  Mas procurando conciliar as partes”.

Bolsonaro, conciliador? “Jacas, jacas”, pede-se à bananeira…

Míriam Leitão, mais desencantada e menos esperançosa coloca a pedra chave no tabuleiro: “o dilema é: como subir impostos [retirando exonerações fiscais], quando se deveria reduzi-los, e como reduzi-los se o rombo é enorme?”.

E sugere que o novo presidente pare com seus rompantes [ jacas, jacas…] e  lhe propõe as condições para que a mídia pinte de verde as bananas: “Se o governo continuar alimentando a fantasia de que está lutando contra os grandes jornais e as maiores emissoras de televisão vai desperdiçar tempo, munição e recursos.”

Passa ao largo da compreensão destes gajos que o governo que se instala hoje não tem outro projeto senão o enunciado pelo seu vice-presidente, o General Hamilton Mourão: o desmanche do Estado brasileiro e a abertura do país a uma predação ainda mais selvagem do Brasil.

Bananas não têm sementes e, nas que comumente encontradas, são inférteis: bananeiras apenas rebrotam à medida em que murcham depois de lançarem seus cachos.

E junto a elas, ensina o saber da roça, cuidado com as cobras.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Este governo não tem como dar certo. Não que vá haver impedimento, golpe, assassinato ou qualquer outra coisa mais radical. O brasileiro é muito cordial para ser justo e defender os seus mais básicos interesses. Este governo vai continuar arruinando o Brasil até o fim dos quatro anos e arrumar a cama de modo a continuar indefinidamente tal como o do presidente ladrão fez de seu governo horrível um processo de continuidade neste. Se algo mais radical acontecer virá de fora. Por exemplo: este é ano eleitoral nos eua e Trump tem apenas 30% de aceitação. O que vai fazer o bolsonarismo se houver uma mudança por lá? Vai ficar pendurado na brocha depois de retirada a escada? Outra boa possibilidade: definitivamente o Brasil entra na rota do terrorismo internacional (é dado como certo um recrudescimento nos países acima da linha do equador). O que as forças armadas vão fazer, se não sabem sequer acabar com o crime organizado nos morros? Vai declara guerra à Venezuela? O Brasil perde porque esse país tem o apoio da Rússia e da China e nem os eua se metem com estes dois. Porque perde também. O Brasil é uma sociedade imbecilizada pela propaganda global e o baixíssimo nível intelectual de suas elites (sem contar a mau caratismo reinante). Alegria e esperança no ano novo? Vem cá Pedro Bó! O que de fato mudou para dar esperança em dias melhores…

    1. Olá José Ricardo, “O brasileiro é muito cordial para ser justo e defender os seus mais básicos interesses”, apenas quando a questão é defender interesses do país diante de potência exploradoras para quem, via de regra, babam ovo, porque quando se trata de indivíduos, são agressivos, violentos mesmo, homofóbicos, misóginos e mais.

      Concordo muito contigo, meu ano novo foi sem alegria e sem esperança. Se algo mudou foi para muito pior.

  2. Jamais vou me unir para que esse governo dê certo. Tampouco vou fazer algo para prejudicar.
    É uma questão de princípios.
    Enviar energias para que esse governo dê certo é o mesmo que dizer às próximas gerações que valores morais e éticos e defesa dos direitos humanos é coisa de gente ignorante e fracassada. Que respeito merece os que passam por cima de tudo e de todos para atingir seus objetivos.
    PELO BEM DO FUTURO DO BRASIL, ESSE GOVERNO TEM QUE DAR ERRADO, MUITO ERRADO.
    TÃO ERRADO QUANTO SÃO ERRADAS TODAS AS PROPOSTAS QUE ELES DEFENDEM.

  3. Traduzindo o que essa imprensa vagabunda diz a Bolsonaro: “calma meu rapaz, não fique zangado conosco. Nós estamos do seu lado”.

  4. Reitero também sob este texto: a mídia deste país tem o melhor de todos os públicos. Se ela disser que ouro é estrume, acreditam; se disser que estrume é ouro, acreditam.

    Este é o país das sensações. A dor ou a alegria, embora reais, não serão para esta gente. A não ser que a mídia diga que sim.

    1. Eu estou igual ao palhaço do circo, que saiu do picadeiro, foi para o alto da arquibancada para assistir o circo pegar fogo.

  5. As Força Armadas tem com o missão a opressão do povo pobre do Brasil. São os “jagunços” a serviços dos “Senhores das Senzalas”. O único projeto de país que defendem é a locupletação da “elite” nacional e o estado de miséria absoluta do povo pobre, justificando, quando estes se manifestam, o uso da força em nome da “segurança nacional” – das elites.

    1. Por isso, e muito mais, passam a ser conhecidas como FarSSA$$ ArmadASS… (com dois c(h)ifrões, de SS(=$$) neofascinazista)…

  6. Ele vem com o papo de união depois de falar toda aquela (XXXX), aí o outro lado se nega e ele ainda bota a culpa na oposição.. Parece q todos irão se ferrar. Os ricos q votaram nele vão perder suas empresas com a abertura precipitada da economia em apenas 4 anos. A ‘crasse’ média que votou nele e q tem filhos em melhores escolas ficará sem as vagas q sempre teve inclusive naquilo q será privatizado. E os pobres q sempre levam a pior se tornarão precários (em Portugal os chamados recibos verdes já são um milhão de pessoas), terceirizados, semi escravos. Alguns setores ou empresas ganharão muito dinheiro pq sempre alguém ganha. Isso da imprensa estar atrás do caso dos filhos do bozo, não sei não.. acho q – vide Abril – estão querendo fortalecer a posição deles para na hora de negociar… afinal se temer abriu geral para as empresas aéreas estrangeiras pq bozo q é a continuidade dele não poderia fazer o mesmo ou terminar o trabalho começado por fhc de abrir geral para as empresas de comunicação?! Afinal quase todos estão precisando de um sócio com dinheiro

  7. Brito e comentaristas daqui, repararam as carinhas alegres dos dois raposas velhas presentes na solenidade na Câmara???? Como afirmo há tempos, o Cabeça-Mor do Golpe estava lá com o Collorido. Ambos não se candidataram este ano, por quê??? Sarney estava tão contente que na hora lembrei-me daquele samba do Benito di Paula: “Tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus…”. O guardião da república, o chaveiro da democracia, o que recebeu as bençãos dos militares e dos States… Cuidado Dino, agora ele e famiglia, apoiadíssimos, virão com tudo para cima de você no MA!!!!

  8. “Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade.” (Buda). O tempo costuma arrancar todas as máscaras.A medida que a expectativa de dias melhores for minada pela dura realidade, os olhos das pessoas vão se abrir. Simples assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *