Ipec, ex-Ibope, mostra Lula perto de vencer em 1° turno

A pesquisa do Ipec, instituto de pesquisas formado por integrantes do agora extinto Ibope, sobre as intenções de voto para presidente confirma e amplia o que o Datafolha havia revelado semana passada: a eleição está cristalizada, com forte tendência a uma vitória, ainda em primeiro turno, do ex-presidente Lula, o lento e gradual desgaste de Jair Bolsonaro que, apesar disso, não dá chances ao surgimento de uma 3ª Via, por manter ainda a coesão do eleitorado de direita.

Escolhi para exemplificar os números, o cenário com mais candidatos, que é o mais provável hoje. Com um improvável número menor de concorrentes, ele tem ais (48%) e chega a 55,8% dos votos, uma margem segura para vencer na primeira disputa. Neste, com 52,3%, ainda fica a possibilidade de ter de disputar um segundo turno, dependendo de oscilações da pesquisa.

E este mostra o nanismo geral da 3ª Via, com os percentuais muito baixos de Ciro Gomes e Sérgio Moro (6% e 5%, respectivamente) a prenunciar um resultado pífio de ambos. O resto, Datena, Doria, Mandetta e Pacheco, a rigor, não existem como concorrentes, no cenário de hoje.

Com dois terços do eleitorado escolhendo Lula, majoritário, e Bolsonaro, não há espaço para que um gato saia do balaio restante e possa fazer frente a ambos.

Também não parece haver espaço para uma recuperação significativa de Bolsonaro, que chega a 69% de desconfiança dos eleitores.

A realidade está se impondo sobre as alegações de que Lula teria uma resistência intransponível e, embora não tenha havido a divulgação de cenários de um eventual segundo turno – pode ser que ainda saia, difícil crer que não tenham testado esta possibilidade – é de se imaginar que Lula possa ter bem perto de 70% dos votos válidos numa disputa “mano a mano” com Bolsonaro.

Os de “punho de renda” jamais vão entender o povão e suas escolhas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.