Janio: Temer faz do Exército “bucha de canhão” a seu favor

arotanque

Na Folha, hoje, Janio de Freitas expõe com clareza com que ficam ônus e bônus da intervenção federal no Rio de Janeiro. Não duvide que há inteligência nas Forças Armadas para percebê-lo: lançar tropas numa batalha que, pela estratégia provadamente equivocada só leva à derrota é fazer delas “bucha de canhão” de gente que prepara sua própria fuga.

O risco ao contrário

Janio de Freitas, na Folha

A intervenção federal no Rio, como está feita, é mais contra o Exército do que contra os delinquentes a serem combatidos. E, não constando que os ideólogos da intervenção Moreira Franco, Raul Jungmann e o general Sergio Etchegoyen tenham descoberto novas formas de ação anticriminalidade, não há por que supor ao menos redução da mortandade, tão logo acabe a usual retração dos delinquentes quando há novidade na repressão.

Mais necessária é a intervenção na chefia da Polícia Federal. Mas nos dois casos Michel Temer faz prevalecerem os seus interesses. Contra sustar as boas interferências na PF para sua condição de suspeito e acusado; e a favor de uma medida extrema e controversa que lhe traz muitas vantagens políticas. O país e os Estados são capítulos à parte.

O Exército está em operações no Rio desde julho de 2017. Se, passados sete meses, quem assinou aquele envio da tropa assina, agora, a intervenção para a mesma garantia da ordem, não é preciso recorrer a números para concluir pelo insucesso do Exército.

Isso pode ficar debitado ao seu despreparo para ações fora de sua finalidade. A intervenção elimina tal álibi, ao estabelecer que todo o sistema de polícia e segurança do Rio passe à responsabilidade do Exército na pessoa de um general. Assim como todas as respectivas atividades.

No nível a que chegou o poder de ação do crime organizado, a repressão não conta com outra tática que não o enfrentamento direto. Do qual, pelo que se conhece, o esperável está em duas hipóteses: ou mortes a granel ou resultados muito aquém do desejado (e necessário).

A primeira ocorrência deixaria o Exército sob repulsa interna e externa, com possíveis consequências internacionais para o país. A segunda ocorrência será a derrota, que é o inferno dos militares. E não será menos do que isso para o Exército.

A única novidade da intervenção é a intervenção. Feita em cima das pernas. Nada foi estudado da situação atual, que já difere da vigente há um mês, nem discutido sobre um modo de agir diferente dos pouco ou mal sucedidos de até agora.

Os ideólogos da intervenção pensaram em política. E deixaram o Exército, que tem se mantido exemplar no Estado de Direito, com todo o risco.

A criação do Ministério da Segurança, pretendida por Temer, vem do mesmo tipo de propósitos pessoais, compartilhados no Planalto por muitos pendurados em acusações e inquéritos.

Esse ministério não teria utilidade: o que conteria já existe. Dar maior autonomia à Polícia Federal, já existente, é um objetivo falso. O pretendido é o oposto: juntar todos os setores ligados a investigações e processos sob um mesmo comando, para facilitar manipulações sem conflito de orientação entre eles. Vem daí a crise que começa a formar-se na PF.

Inicia-se uma fase nova de ação do Planalto, para servir aos interesses de defesas pessoais e ataques à decência.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

66 respostas

  1. Brito, aqui é Alisson. Rapaz, não ouça essa voz que pede nosso bloqueio. Não somos trolls. Nossas intervenções criam o debate e impede a unissonicidade dos comentários. Somos parte da Família Tijolaço, você sabe disso. Eu, ernesto, Bronco, Lula, todos colaboramos com esse blog, afinal, o lema do próprio blog diz que a polêmica é essencial.

    1. (Com licença, Brito…)
      Polemica o caralho, Alisson. É uma provocação atrás da outra. Polêmica seria chegar aqui com fatos e dados, pra sustentar seus pontos de vista. O que se vê é um tal de nove dedos que vai pra cadeira, lularápio, dilma não sei o quê e o escambau.
      Tem que limar vcs mesmo!

      1. Ele vai ficar mendigando espaço por que o patraozinho dele paga ppr trabalho intermitente…e se não “produzir”….Rua!!!! Tá aí sua mertitocracia Alisson que vc tanto pediu e defendeu…faça bom proveito. Brito. Parabéns por escurraçar os safados.

      2. Fatos e dados:
        Dilma e Lula quebraram o país, tentaram censurar a imprensa e implantar outras medidas do receituário bolivariano, e comandaram um esquema de corrupção sem igual no passado. Por uma de sua tramoias, ela foi julgada pelos parlamentares e sofreu o impeachment. Pelas dele, Lula está respondendo a diversos processos, já foi condenado no primeiro e a condenação foi confirmada por unanimidade na segunda instância. É por isso que ele deve ser preso, não porque eu acho ele um ser humano detestável que manipula as parcelas mais ignorantes da população.

        1. MOTIVOS PARA BANIR ERNESTO DO BLOG:

          1-“Dilma e Lula quebraram o país,”
          MENTIRA: LULA CONDUZIU A ÉPOCA DE MAIOR PROSPERIDADE ECONÔMICA DA HISTÓRIA DO PAÍS. DILMA DEIXOU O PAÍS COM 370 BILHÕES EM RESERVAS INTERNACIONAIS. NÃO EXISTE NENHUM INDICADOR ECONÔMICO QUE REMOTAMENTE INDIQUE “QUEBRA DO PAÍS” COMO AS QUE OCORRERAM NO PERÍODO FHC

          “tentaram censurar a imprensa”
          MENTIRA: JAMAIS HOUVE TENTATIVA DE CENSURAR A IMPRENSA. A REGULAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FOI PROPOSTA À DISCUSSÃO, NUNCA IMPOSTA E SERIA IDÊNTICA À QUE HÁ NA INGLATERRA. HOJE ELA É MAIS NECESSÁRIA DO QUE NUNCA!

          “e implantar outras medidas do receituário bolivariano,”
          PRECONCEITO BURRO: RECEITUÁRIO BOLIVARIANO É JARGÃO TÍPICO DESSA NOVA DIREITA FASCISTA QUE INFESTA O PAÍS! PELO JEITO SUÉCIA, DINAMARCA, ALEMANHA, INGLATERRA…. TODAS ESSES PAÍSES IMPLANTAM O TAL RECEITUÁRIO BOLIVARIANO.

          “e comandaram um esquema de corrupção sem igual no passado.”
          MENTIRA: A CORRUPÇÃO DA PETROBRÁS OCORRE DESDE A FUNDAÇÃO DA EMPRESA. NÃO FOI MAIOR NEM MENOR NA ÉPOCA PETISTA. NÃO EXISTE NENHUM COMPROVAÇÃO DE QUE LULA E DILMA COMANDARAM ALGUM ESQUEMA… COMO SERIA POSSÍVEL COMANDAR ESQUEMAS ONDE SERRA E AÉCIO ERAM OS MAIORES BENEFICIÁRIOS???

          “Por uma de sua tramoias, ela foi julgada pelos parlamentares e sofreu o impeachment.”
          MENTIRA: O IMPEACHMENT DA DILMA NADA TEVE A VER COM A PETROBRÁS. FRUTO DAS TAIS PEDALADAS FISCAIS QUE FORAM PRATICADAS POR TODOS OS PRESIDENTES ATÉ ENTÃO E LOGO APÓS O IMPEACHMENT FORAM LEGALIZADAS.

          Pelas dele, Lula está respondendo a diversos processos, já foi condenado no primeiro e a condenação foi confirmada por unanimidade na segunda instância.
          SEM NENHUMA PROVA, ENQUANTO OS ADVERSÁRIOS SÃO INOCENTADOS ATÉ QUANDO APARECEM COM CONTAS NO EXTERIOR RECHEADAS COM MILHÕES EM PROPINA

          É por isso que ele deve ser preso, não porque eu acho ele um ser humano detestável que manipula as parcelas mais ignorantes da população.
          PRECONCEITO BURRO. MANIPULA COMO??? ELE TEM ALGUMA REDE DE TELEVISÃO?? RÁDIO?? ALGUM TIPO DE MECANISMO HIPNÓTICO??? SE ELE NÃO TIVER NADA DISSO TALVEZ O POVO TEM OPINIÃO PRÓPRIA. DIFERENTE DE VOCÊ QUE FICA AQUI REPRODUZINDO MENTIRAS.

          NÃO VEJO MOTIVO ALGUM PARA ESSE TIPO DE TEXTO TER ESPAÇO AQUI.

          OBVIAMENTE O ERNESTO VAI RESPONDER ESSE TEXTO COM O MIMIMI DE SEMPRE. PARA EVITAR A POLÊMICA QUE ALIMENTA OS TROLLS, NÃO RESPONDEREI.

          AGUARDO APENAS FERNANDO BRITO ARRUMAR CONDIÇÕES DE LIMPAR ESSE BLOG. VAMOS COOPERAR COM SUGESTÕES!

          1. Há um imbecil, senador pelo estado do Paraná, de nome álvaro dias, que propaga essas mentiras como mote de sua campanha. O crápula demagogo tem a ilusão de ser presidente da república, como “moralista e reformador”. Numa país que aceita um canalha que grava conversa de presidenta e ex presidente e entrega pra uma emissora de televisão como “ídolo”, já não duvido de mais nada…

        2. Eis a figura, agindo exatamente o que eu disse que esse tipo de gente agiria nos próximos tempos. Ontem, sem perceber sua incoerência, pediu censura por “delitos” que ele cometia no próprio texto do pedido. Hoje, considera que a versão da propaganda para os fatos é a única verdade aceitável. Para não me estender em demasia, vou me ater ao tema da condenação. Praticamente toda a população alfabetizada que não é petista sabe perfeitamente que o Lula é culpado. E, mais importante que tudo, um juiz o condenou e três desembargadores confirmaram a condenação. Mas isso não interessa para o rapaz. O Partido diz que o condenado é inocente, então quem disser o contrário está mentindo. Chega a ser cômico.

        3. Esse discurso é pateta.
          Na verdade os vintecentaveiros de 2013, os antifutebol de 2014 e os patos de 2015 e 2016 fizeram o serviço.
          A seguir: o centro, o fulcro e o core do desemprego foi o RJ.
          Intervençao na faixa verdamarela da Tuiuti é só a cereja no bolo.

        4. “outras medidas do receituário bolivariano,”.

          Pronto, Arnesto. Já no teu primeiro comentário, das 9:07, você justificou o soldo que recebes do teu amo lá do norte, o Sistema de Poder que domina os EUA.

          Portanto, deverias ter poupado a tua energia e a nós de termos que aguentar tuas besterias enchendo, ocamente, espaços aqui no Tijolaço.

    2. Alisson, como eu falei ontem, existe um movimento de censura nos blogs petistas. Por trás disso creio que está a ideia, reiteradamente expressa por próceres do Partido, de que eles foram bonzinhos e deixaram muito espaço para os adversários, algo que deveria ser “corrigido” limitando-o ao máximo neste ano eleitoral. Em lugares onde o dono é conhecido por ser muito ligado (leia-se subordinado) a gente como o Dirceu, deve ter sido só dar a ordem e ela foi obedecida. Como no Tijolaço não existe essa subordinação, o jeito é outro. Pode ficar preparado que devem continuar aparecendo comentaristas que estava sumidos há meses (ou nunca apareceram antes) pedindo repentinamente para instalar a censura aqui também.

      1. É melhor Ja ir arrumando outro emprego internitente ERNESTO….prove da sua meritocracia e faça bim.proveito…adios….babaca.

          1. Ppis então….comente sobre o tema do post…ninguém falou em Dilma Lula ou O PT… VC LEU O POST? Comente sobre o post….faça um.comentário de sua própria lavra….inteligente…com.argumentos aie garantam um.minino de contraditório sem ofenças a A B ou C ….ou à partido político…se não consegue….sinto…mais Brito está autorizado a chuta-lo pro quinto dos infernos e fique por lá Troll.

          2. O inferno a que me refiro pode
            ser o seu lar…o ANTAGONISTA…Lá vc estará em casa…

          3. ohhhh verdade!!!!! Mas como poderia se minha conversa neste momento é com vc…no mínimo seria taxado de indelicado ou mal educado…pois bem….se não tem nada mais à contestar vaza….ou peço ao Brito …veja bem ….PEÇO…..que vaze vc estrupicio chamado ERNESTO.

          4. Pois é, eu também fui educado. Meus comentários foram em resposta a outras pessoas. Você pode me explicar por que as suas regras só devem se aplicar a um de nós e não ao outro? Ou você só sabe ofender e pedir censura?

          5. Vc é um estrupicio….sabe o que significa? Vou te expilicar….RUÍDO na comunicação do blog…portanto o que utilizAmos na fisica para extrair ruídos são filtros…Não é censura..desde que vc fale sobre o ASSUNTO DO POST….ESTRUPICIO!!!!! E sua opinião neste estágio não me interessa mais…ADIOS…e vá para o INFERNO…AQUELE.MESMO O ANTA….G…ISTA.

          6. REPAREM QUE ERNESTO ACABOU DE ADMITIR QUE GANHA PARA COMENTAR AQUI!
            JÁ ME ACUSOR DEZENAS DE VEZES DE SER MAV E AGORA REVELA QUE GANHA PARA COMENTAR!

            ernesto 18/02/2018 às 09:11
            Não se preocupe. O que eu ganho para comentar aqui não vai me fazer rigorosamente nenhuma falta.

            MAIS MOTIVOS PARA BANIR ERNESTO:

            1-“censura nos blogs petistas”.
            MENTIRAS: NÃO EXISTE CENSURA ALGUMA, APENAS REGRAS DE DEBATE CIVILIZADAS. ESSE BLOG NÃO É PETISTA

            2- Por trás disso creio que está a ideia, reiteradamente expressa por próceres do Partido, de que eles foram bonzinhos e deixaram muito espaço para os adversários, algo que deveria ser “corrigido” limitando-o ao máximo neste ano eleitoral.
            MENTIRAS E BURRICES: GOSTARIA DE VER AS PROVAS DE QUE ESSE BLOG OU QUALQUER OUTRO OBEDECE ÀS ORDENS DO PARTIDO. O RETARDADO DO ERNESTO SEMPRE FALA SOBRE A TAL “FALTA DE ESPAÇO” COMO SE NÃO EXISTISSE GLOBO, VEJA, JOVEM PAN, ESTADÃO, FOLHA DE SP, MBL, REVOLTADOSONLINE… E BASICAMENTE TODA A IMPRENSA BRASILEIRA. O QUE NÃO FALTA É ESPAÇO PARA DIREITISTAS FANÁTICOS ATUALMENTE.

            3- Em lugares onde o dono é conhecido por ser muito ligado (leia-se subordinado) a gente como o Dirceu, deve ter sido só dar a ordem e ela foi obedecida.
            MENTIRAS: QUE LUGARES SÃO ESSES?? EXISTE ALGUMA PROVA DISSO?? JOSÉ DIRCEU ESTÁ EM POSIÇÃO DE DAR ORDENS PARA ALGUÉM???

            Como no Tijolaço não existe essa subordinação, o jeito é outro. Pode ficar preparado que devem continuar aparecendo comentaristas que estava sumidos há meses (ou nunca apareceram antes) pedindo repentinamente para instalar a censura aqui também.
            MENTIRA: MAIS UMA VEZ SE FAZ DE VÍTIMA DE CENSURA. VEJAM COMO AS REGRAS DO DEBATE JÁ SÃO VISTAS COMO CENSURA PELOS TROLLS PAGOS PARA COMENTAR.

          7. Cara, aprende a raciocinar um pouco. Se o que eu ganho não vai me fazer rigorosamente NENHUMA falta é porque eu ganho rigorosamente NADA. Aprende a entender um texto com um mínimo de sutileza, seu militantezinho tacanho

      2. Uau, que coisa horrível, não bastasse o bolivarianismo perpetrado até aqui por esses comunistas, agora chegaram ao cúmulo de pretender… “um movimento de censura nos blogs petistas”. Oooooohhhh, ficaremos sem as argutas e originais análises de Ernesto, Alisson, Bronco? Que grave! Estou chocado. Afinal, eles só vêm aqui para fomentar o mais republicano debate democrático. Tudo em alto nível. Nunca debocham dos divergentes e por várias vezes já mudaram de opinião em função da consideração racional do argumento contraditório.
        Esse Dirceu… Poderosíssimo ainda na cena política – não se iludam – de seu bunker na fronteira com a Venezuela passa a mão no telefone vermelho e… tcham: todos os blogueiros petistas seguem a ordem sem contestar, uma vez que pensamento crítico é apanágio da direita liberal, mormente a brasileira, todos sabemos.
        A censura petista aos intelectuais independentes da internet é, sem sombra de dúvida, o mais grave problema que o Brasil enfrenta neste momento. Quebraram o país e agora me vêm com essa… Força, Ernesto!

    3. Coitadinhos. Como é sofrida a profissão de dedos-duros e infiltração.
      São discriminados apenas por serem desprezíveis na “empresa”. Só lhes restaram isto. Não se acanhem. Em breve poderão se elevar a torturadores ou capitães do mato.

    4. O grupo da “luluzinha” ou do “luizinho”. Tudo manjado. Agentes da repressão com a missão de infernizar o território inimigo (deles). Pagos por quem? Não duvido muito que esta cambada não seja sustentada com o dinheiro público oriundo das traquinagens tucanas, ou de algum órgão paramilitar estadual ou federal.
      “Criar polêmica” que nada. São marqueteiros ideológicos de uma nota só: desconstituir o pensamento de esquerda ou progressista, daqueles que se identificam com o humanismo, soberania do país e a liberdade. Hoje trabalham nas redes sociais, amanhã estarão nos porões de torturas. Talvez este seja os seus sonhos, aqui não declarados. Não passam de indigentes intelectuais arregimentados e contratados a rodo.
      De minha parte “queridos”, fiquem tranquilos. Quando instalarmos o “comunismo”, do que tanto medo tem, a chance de um julgamento justo lhes será reservada. A não ser que a turba desenfreada e insana os identifiquem como os causadores do mal pelo qual passaram. Daí, será por conta dela. Ninguém conseguirá evitar.
      Meus abraços urticários aos seus espoliadores patrões e que todos vocês sejam felizes no inferno que merecem.
      Viva o Brasil!
      Abaixo o Golpe e seus golpistas!

  2. Tudo mentira, seo Janio. Daqui a pouco você é capaz de falar contra a Lava Jato, essa instituição que imparcialmente combate a corrupção. Ou vai dizer que no tempo da Dilma era melhor. Ou que está errado entregar o pré-sal às petroleiras internacionais honestas e que devia deixá-lo aos cuidados da corrupta Petrobrás. E que fique claro, essas bobagens eu só tributaria à sua decrepitude, mas se disser qualquer coisa no sentido de crítica àqueles que patrioticamente pintaram as ruas de verde-amarelo, cantaram o hino nacional com acompanhamento de panelas ( e os cabos !, ai que delícia !), ofendido não permanecerei calado, exigirei sua saída desse jornal paladino de nossa democracia. Aviso dado.

  3. Orgulho de seu trabalho! Assinaria todos se pudesse. Pouca habilidade no computador me impede de participar e comentar.
    Sou professora aposentada há 23 meses sem receber o complemento dos meus salários (governo emedebista em Ipatinga MG).
    Quando tudo se normalizar, passarei a contribuir com o blog. Primeira leitura diária! Abraços

  4. CREIO QUE ATÉ OS MAIS INGÊNUOS HOJE ESTÃO CONVICTOS QUE ESTAMOS SOB UMA DITADURA,TIVEMOS MAIS UM GOLPE CONTRA QUEM ELEGEMOS,TEMOS INTERVENÇÃO MILITAR,PERDAS DE DIREITOS CIVIS E SOCIAIS E AGORA A CENSURA.CONFESSO FUI VER O DESFILE NA TV AS 01:35 E AO VER E OUVIR UM REPRESENTANTE DA ESCOLA DIZER SER A ESCOLA APARTIDÁRIA FALEI COMIGO MESMO:-VAI TER CENSURA. DESLIGUEI A TV E FUI ESCREVER UMAS BOBAGENS ATÉ DAR SONO,FUI A BANCA DE JORNAIS AO AMANHECER O DIA LER AS MENTIRAS POIS LEIO AS MANCHETES MAS NÃO COMPRO ESSAS MERDAS E VI ALI A NOTA DE QUE A PARAÍSO SE TORNOU UMA BEIJA FLOR AO ACEITAR SER CENSURADA.SIM A PARAÍSO SE TORNOU UM BEIJA FLOR! ESSA CARACTERÍSTICA DO POVO ME FAZ MAIS UMA VEZ COMPREENDER QUE DE CONGO CHEGAREMOS A SER UM HAITI.FOSSE-MOS TURCOS AO MENOS UM CENTÉSIMO RECUSARIAM DESFILAR DENUNCIANDO A CENSURA.MICHEL TEMER NÃO É UM BOSTA ,ELE TEM AS COSTAS QUENTES,ELE DETEM O PODER,POSSUI UM ESCUDO PROTETOR,JURÍDICO,POLÍTICO,MILITAR E MIDIÁTICO;OS PAIS DESNATURADOS DO GOLPE QUE VENDERAM UM PAÍS POR ÓDIO AO POVO.

  5. Pois eu vi medo na cara do Vampirão da Tuiuti. Foram ameaçados com certeza. A censura é só o início do que vem pela frente. Anos de chumbo se preparando enquanto a esquerda continua seu discurso novelistico correndo atrás do CIRCO da direita. Pobre povo brasileiro se ferrando mais uma vez nas mãos da elite e dos capitães do mato da classe média. Acabou. Lula vai sobrar como a única estrela corajosa nesse sopro de esquerdistas cooptados e colonizados pela direita. Lambedores de saco, vira latas traidores.

  6. Jaqueline Muniz: Intervenção no Rio é “barata voa”. E, por que o Rio? Porque tem Jornal Nacional
    Por egrégio e impávido jornalista Luiz carlos Azenha
    17 de fevereiro de 2018

    (…)
    Conclusões:
    Investimento em programas sociais mitigadores, redistribuição de renda, taxar os de cima para investir nos de baixo;
    Descriminalização das drogas;
    Investimento em inteligência;
    Tirar da cadeia os soldadinhos do crime organizado, cujas famílias ficam reféns dos chefões;
    Dignidade salarial para os agentes de segurança.
    Não há solução mágica. Requer dinheiro. Longo prazo.
    Faltou explicar: por que o Rio de Janeiro e não, digamos, o Ceará?
    Porque a intervenção no Rio de Janeiro rende mídia. Repercute. Sai no Jornal Nacional.
    E, ao sair no Jornal Nacional, pode ser utilizada para fins políticos.
    Como eleger um Bolsonaro light. Quem sabe um Temer, ou um Alckmin apoiado pelo Temer, ou uma eleição adiada em nome da ordem, agora que já alcançamos o progresso.
    Como começa a gente sabe, nunca sabe como — e quando — termina.
    Pulso firme. Para tudo ficar exatamente como está.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/politica/jaqueline-muniz-intervencao-no-rio-e-barata-voa-e-por-que-o-rio-porque-tem-jornal-nacional.html

        1. … E lembrar que até ‘ontem’, no período pré-neo 1964 (sic), pululavam pixulecos obscenos com as imagens dos presidentes legítimos e honestos Lula e Dilma Rousseff!
          Na telinha do Projac da Globo Oragnizações MafioCriminosas a serviço da destruição do Brasil!
          Sim, lá isso são Forças Armadas, sô?
          Com o STFede e os restantes dos nazigolpistas e antinacionalistas dentro!
          E o ódio figadal aos pobres escorrendo dos caninos sanguinolentos destes infames vira-latas!

          1. Ajuste

            Com o STFede e restante nazigolpistas e antinacionalistas tudo dentro!

  7. $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    FUX, QUE AMEAÇA LULA, JÁ LIBEROU FICHA-SUJA

    Presidente do TSE, ministro Luiz Fux, que já afirmou que ficha-sujas são “irregistráveis”, em alusão ao ex-presidente Lula, concedeu decisão liminar a um político enquadrado na Lei da Ficha Limpa, suspendendo os efeitos de sua condenação criminal e permitindo que ele concorresse nas eleições municipais de 2016; caso se refere ao registro de candidatura de Vicente Diel, do PSDB, ao cargo de vice-prefeito de São Luiz Gonzaga (RS); “Determino expedição de ofício ao órgão da Justiça Eleitoral para comunicar a suspensão da condenação contra o autor até o julgamento final desta ação cautelar”, escreveu Fux no documento

    Contéudo Folha de São Paulo

    18 DE FEVEREIRO DE 2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/342740/Fux-que-amea%C3%A7a-Lula-j%C3%A1-liberou-ficha-suja.htm

  8. O que é termer que fazer é uma invenção jurídica. Essa intervenção militar não existe,

    CAPÍTULO VI
    DA INTERVENÇÃO

    Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

    I – manter a integridade nacional;

    II – repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra;

    III – pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;

    IV – garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;

    V – reorganizar as finanças da unidade da Federação que:

    a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior;

    b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei;

    VI – prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial;

    VII – assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:

    a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático;

    b) direitos da pessoa humana;

    c) autonomia municipal;

    d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

    e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)

    Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

    I – deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;

    II – não forem prestadas contas devidas, na forma da lei;

    III – não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)

    IV – o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

    Art. 36. A decretação da intervenção dependerá:

    I – no caso do art. 34, IV, de solicitação do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto ou impedido, ou de requisição do Supremo Tribunal Federal, se a coação for exercida contra o Poder Judiciário;

    II – no caso de desobediência a ordem ou decisão judiciária, de requisição do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do Tribunal Superior Eleitoral;

    III – de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República, na hipótese do art. 34, VII, e no caso de recusa à execução de lei federal. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    IV – (Revogado pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    § 1º O decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará o interventor, será submetido à apreciação do Congresso Nacional ou da Assembléia Legislativa do Estado, no prazo de vinte e quatro horas.

    § 2º Se não estiver funcionando o Congresso Nacional ou a Assembléia Legislativa, far-se-á convocação extraordinária, no mesmo prazo de vinte e quatro horas.

    § 3º Nos casos do art. 34, VI e VII, ou do art. 35, IV, dispensada a apreciação pelo Congresso Nacional ou pela Assembléia Legislativa, o decreto limitar-se-á a suspender a execução do ato impugnado, se essa medida bastar ao restabelecimento da normalidade.

    § 4º Cessados os motivos da intervenção, as autoridades afastadas de seus cargos a estes voltarão, salvo impedimento legal.

  9. Respeito o decano Jânio de Freitas, um dos poucos cronistas políticos que não se presta ao papel de pena de aluguel ou reles porta-voz dos patrões, estes donos dos veículos do PIG/PPV. Mas tanto Jânio como Fernando Brito e outros Jornalistas que atuam com alguma independência estão persistindo no auto-engano em relação às FFAA, sobretudo ao efetivo alto comando destas, que está alinhadíssimo com a trama golpista da qual faz parte, seja por omissão, conivência, cumplicidade ou efetiva participação. Aquele “edificante” diálogo entre o “senador-profeta” Romero Jucá e o ex-senador tucano, Sérgio Machado, deixaram isso claro. Jicá disse, textualmente: “andei conversando com os generais… eles estão garantindo tudo…” “Um grande acordo nacional, com o supremo, com tudo…” “Aí delimitava [ações da ORCRIM Fraude a Jato] onde está [contra o PT e contra os líderes petistas, poupando tucanos e ratazanas do PMDB].

    O comandante formal do exército é uma espécie de ‘rainha da Inglaterra, de fardas,; ele reina, mas não governa. ou seja: no papel ele é p chefe maior da FFAA terrestre, mas o boquirroto Hamilton Mourão e o canalha entreguista, sérgio etchegoyen, já mostraram que tipo de ala tem, de fato, as rédeas do exército.

    Portanto insistir nesse auto-engano pueril em relação às FFAA apenas colabora com a trama golpista.

    1. Alguns se preocupam mais com a “puerilidade dos ‘brancos’ com algum grande problema”. Alimentar trolls de direita parece ser mais importante. Deve ser receita da platinada mal feita. Até meu sobrinho de dez anos vê e se assusta com o perigo escancarado. É preciso muita luz para focar no que realmente conta. A DITADURA esta se consolidando nas barbas de todos. E eu penso: CADÊ o querido Lula ???

      1. Um Jornalista e titular de um blog respeitado, como este Tijolaço, não pode persistir em auto-enganos pueris, como tenho demonstrado. Os trolls de direita são fàcilmente identificáveis e não vale a pena perder tempo com eles, que são como os cães que ladram, mas que não interferem na passagem da caravana.

        Você faz uma pergunta retórica, cuja resposta conhece bem. NENHUM outro líder político foi vítima de tão insana e implacável perseguição e caçada, tanto pelo aparato midiático-policial-judicial, como pelos efetivos donos do poder (oligarquias nacionais, mas sobretudo as internacionais, das finanças e as que controlam as riquezas e setores estratégicos), quanto o Ex-Presidente Lula, hoje condenado , SEM PROVAS, ameaçado de prisão e assassinato. Não podemos ser hipócritas, diversionistas ou ficarmos discutindo puritanismos, que neste momento são tão relevantes quanto o sexo dos anjos. Temos de unir forças e lutar, dia e noite, contra o golpe e contra os golpistas.

  10. Se o exercito (e as demais forças de segurança) não conseguirem nem acabar com o crime organizado (aceitaram a missão porque quiseram, já que não é sua função), pergunto qual a sua utilidade? talvez seja melhor privatizar as FFAA ou trazer os marines … será que me fiz entender. Generais e afins, o Brasil precisa de patriotas verdadeiros… Se vc não sabe quem é o inimigo certamente não vencerá a batalha.

  11. Esquerda está com um abacaxi no colo. Como descascá-lo?
    Por Ricardo Cappelli – secretário da representação do governo do Maranhão em Brasília e foi presidente da União Nacional dos Estudantes
    18 de Fevereiro de 2018

    (…)
    O próprio chefe do poder executivo estadual apóia a intervenção. Como ser contra?
    É preciso reconhecer, o adversário marcou um gol na política. E a resposta precisa ser na política também, com inteligência e frieza. Teses acadêmicas não vão resolver. O Maracanã lotado está vibrando com o gol, posar de chorão reclamando de um impedimento que só você está vendo, infelizmente, será muito pouco produtivo.
    (…)
    O Plano Cruzado elegeu 22 governadores do PMDB e dobrou a bancada do partido. Desmoronou após as eleições. Já estavam todos eleitos.
    Como jogar na política sem brigar com a população, sem ignorar a realidade objetiva? Não adianta dizer que é aprofundamento do golpe, que é medida eleitoreira, que é factóide e etc. É tudo isso, mas para quem está com medo o que temos para apresentar como alternativa objetiva?
    (…)
    O risco de isolamento se optar apenas pela negação é imenso. Considerar a medida necessária diante do caos denunciando as questões de fundo? Não há saída ou posição fácil. Temer colocou um abacaxi no colo da esquerda. Como descascá-lo?

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/colunistas/ricardocappelli/342748/Esquerda-est%C3%A1-com-um-abacaxi-no-colo-Como-descasc%C3%A1-lo.htm

  12. Uma das razões da intervenção é virar a página doriginal tema corrupção, onde estamos patinando há 4 anos. O principal objetivo da Lava Jato já foi atingido. Tem que estar a sangria, delimitar onde está. Um grande acordo nacional, com STF , com exército, com tudo.

  13. Mulher do povo ensina a esquerda brasileira a maneira de disparar novas bombas semióticas a la Vampirão Neoliberalista da Campeã Paraíso do Tuiuti
    Ou seja, tem que ocupar a Globo mafiosa, estúpido!

    ***

    Mulher invade link da GloboNews com “Globo Lixo” e “Fora Temer”
    https://www.youtube.com/watch?v=QIYBL8-D3GQ

    1. A preparação do general Braga para as próximas eleições
      Por José Carlos de Assis
      18 de Fevereiro de 2018

      É possível que passe pela cabeça de Temer a idéia de lançar o general Braga Netto como candidato à Presidência da República. É possível até mesmo que o general Braga Netto, assim como a própria intervenção tenham sido inventados para se viabilizar um candidato à Presidência viável. Tudo é possível nessa República vilipendiada. Onde o Presidente rouba, e a Câmara dos Deputados perdoa, as instituições podem ser manipuladas à vontade desde o contínuo do Palácio do Alvorada até o Alto Comando do Exército
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/colunistas/josecarlosdeassis/342793/A-prepara%C3%A7%C3%A3o-do-general-Braga-para-as-pr%C3%B3ximas-elei%C3%A7%C3%B5es.htm

      1. … “Tentando juntar as pontas soltas”, diria *”o líder do Alto Comando do golpe vagabundíssimo”!
        *O Janot do boteco da ‘Friboy’!
        Golpe vagabundíssimo que está destruindo a nação e o honesto povo trabalhador brasileiro!

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$, estúpido!
        Será?

        ***

        Helena Chagas: Por que as Forças Armadas toparam entrar nessa sinuca de bico?

        A jornalista Helena Chagas questiona qual o objetivo da intervenção federal na segurança do Rio; “A pergunta que não quer calar é: por que as Forças Armadas aceitaram entrar em uma sinuca de bico deste tipo?”, pergunta; “Fui ouvir especialistas da área militar para saber por que os militares aceitaram entrar nessa operação de risco. Por que? Dindim, ou seja, orçamento para as Forças Armadas que vivem sucateadas. Mas neste tipo de operação elas recebem suplementações orçamentárias”

        18/02/2018

        (…)

        FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/342804/Helena-Chagas-Por-que-as-For%C3%A7as-Armadas-toparam-entrar-nessa-sinuca-de-bico.htm

  14. O desgoverno fascista em total suruba com a mídia golpista quer trazer o exército para participara da suruba.

  15. Quem quebrou o país foi o golpe, imobilizando o governo Dilma e preparando a tomada do poder pela quadrilha corrupta de Temer, tudo com a forte ajuda dos manifestoches, entre os quais você deve estar incluído, pois não vê a realidade.

  16. Desafeto de Moro, Tacla Duran tem importante vitória no exterior
    Pente fino
    Por jornalista Mauricio Lima 18 fev 2018

    Ex-advogado da Odebrecht e desafeto de Sergio Moro, Rodrigo Tacla Duran colheu uma importante vitória no exterior. A Receita espanhola vasculhou as movimentações financeiras dele e não encontrou irregularidades.

    FONTE, pasme: https://veja.abril.com.br/blog/radar/desafeto-de-moro-tacla-duran-tem-importante-vitoria-no-exterior/

  17. Mais serviço e menos salário é o grande plano do Temer para o Exército. Trabalhe o dobro e ganhe a mesma coisa e trabalhe com mais riscos, risco de levar um tiro de fuzil de um traficante.
    Por acaso o Temer vai mexer com os playboys da zona sul do Rio que financiam o tráfico de drogas e consequentemente o tráfico de armas que matam a populaçao de bem inclusive os policiais.
    É mais do mesmo, só mais um plano mirabolante que na prática nao funciona pq nao mexe com quem compra droga e faz todo esse furdunço.
    Prendem uma mulher grávida com 90 g de maconha e soltam traficante com meia tonelada de cocaina ou maconha.
    Será que os peixões estao na favela ou nos prédios de luxo da zona sul…

  18. O CIRCO DE TERROR DO VAMPIRÃO NAZIGOLPISTA ANUNCIADO!
    O Regime vai fechar!

    ***

    REBELIÃO EM PRESÍDIO DO RIO: AGENTES REFÉNS, CHAMAS E BOPE A CAMINHO

    Dois dias após a intervenção militar no Rio de Janeiro, numa decisão tomada por Michel Temer para tentar ganhar popularidade surfando na agenda da segurança, explodiu uma rebelião na penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada Fluminense; pelo menos quatro agentes penitenciários, um deles chefe de segurança da cadeia, são feitos reféns pelos detentos e um grupo do Batalhão de Operações Especiais (Bope) está a caminho; intervenção tem sido criticada por especialistas e vários partidos políticos, que condenam a o caráter demagógico e eleitoreiro da decisão tomada por Temer

    18/02/2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/rio247/342819/Rebeli%C3%A3o-em-pres%C3%ADdio-do-Rio-agentes-ref%C3%A9ns-chamas-e-Bope-a-caminho.htm

  19. Gente, o ruck saiu da raia.
    A quadrilha do entorno do Vampiro do jaburú conseguiu um alibi , o da intervençao no RJ.
    O que vai acontecer para a frente?
    Os meliantes vao esconder as armas e drogas no 1º momento. Vao sentir o pulso da repressão militar no segundo.
    Excluido o Lulão, os politicos da direita-centro vao se digladiar, ao cubo. Vao montar os esquemas para financiamento, com as maravilhosas brechas deixadas na lei. Os politicos fluminenses… gostaria de saber o que farão.
    Se a CasaGrande nao conseguir melhorar seus ‘indices’, vai preparar uma saida antidemocratica. Se o fizer nao dura muito.
    A esquerda que se una, e os derrote no campo deles.
    O STF… esse é cagão, mas não é burro.Nada mais porque pra vc um pingo é letra.

  20. Nesta intervenção, o Exército deveria visar mais a questão da administração das polícias do que o patrulhamento das ruas. Aproveitar que está no comando e reestruturar completamente as polícias estaduais, depois de uma auditoria severa para levantar todas as deficiências. Fazer então uma limpeza em regra, e um reaparelhamento completo, exigindo para isso uma verba de no mínimo dois bilhões de reais. Usar o Exército para intervenção não deve custar barato para quem ousou fazer isso. Ao fim, teríamos uma polícia exemplar, que em nada possa dever às polícias das grandes capitais europeias. E sem pedir ajuda ou assessoria de país nenhum, gerando nosso próprio modelo de fazer polícia. Todos os países que “ajudam” no setor policial têm interesses inconfessáveis e somos muito capazes de criar nosso próprio modelo, mesmo que baseado em outros existentes. Sem grana nem “ajudinha” de fora.

  21. Infelizmente mais esse desvio do Temer veio para ficar, começa pelo Rio e paulatinamente atingirá todos os estados. Nada mais é do que a militarização aos moldes do que foi feito em 64, agora com a aparência legal, como foi “legal” o golpe contra a presidente.
    Esse ato mostra que o comandante do exército é um banana.
    Mostra que quem governa se chama Echegoyen e lembrando de outro basco sinto arrepios pelo que está por vir.
    O exército brasileiro cujos oficiais são formados pela mesma linha da antiga escola do Panamá é um dos poucos no mundo que, como instituição, já voltou suas armas contra o povo do país que deveria defender.
    Não se poderia esperar outra coisa de uma força que tem como patrono um reconhecido genocida.
    Não servem para defender a soberania, batem continência a um comprovado informante de país estrangeiro e agora se preparam para fazer a única coisa que fazem bem: REPRIMIR, BATER, PRENDER, TORTURAR E MATAR BRASILEIROS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.