Janio: Funaro trouxe-nos Temer, o homem das docas

portoarte

Um presidente da República, no exercício (mesmo que ilegítimo) do cargo, só pode ser judicialmente responsabilizado por atos praticados durante o seu (apenas tecnicamente falando) mandato. E o decreto que Temer assinou sobre os portos, que teriam gerado benefícios para seus velhos amigos da empresa Rodrimar, no Porto de Santos, pode, ironicamente, se tornar mais perigoso para o usurpador do que a escandalosa mala de dinheiro de Rocha Loures.

Explico: a promiscuidade entre a Procuradoria Geral da República e o “jotabeesseanos”coloca sob risco inegável a validade das provas escandalosas que escorreram das gravações de Joesley Batista e Ricardo Saud (veja o próximo post), enquanto a Lúcio Funaro, embora se trate de outro notório bandido, não sofre questionamentos.

Ao lado das malas de Geddel, as docas de Santos – onde décadas de mando temerista deixaram histórias de arrepiar os cabelos –  são uma boca de poço aos pés de Michel Temer, como mostra Janio de Freitas em seu artigo de hoje, na Folha.

Tentar tirar Janot sugere dificuldade
para desmonte factual das acusações

Janio de Freitas, na Folha

Celebremos.

Parecia, ou era mesmo, um dos assuntos guardados na área de proteção. Por certo, foi um dos motivos destacados para a pretensão de Michel Temer de afastar o procurador-geral Rodrigo Janot, mesmo vendo-o a poucos passos da porta de saída (a da frente, até aqui). Eduardo Cunha raspou no assunto, de leve, nas armadilhas que, sob a forma de perguntas, da cadeia mandou a Temer. Não houve resposta. Uma decisão virtuosa de Sergio Moro, mais uma, poupou Temer de ver-se ante pontos de interrogação intransponíveis. Mas Lúcio Funaro, o intermediário profissional, o atrevido e ameaçador, não falhou.

Michel Temer e Docas de Santos: tudo a ver, como diz o bordão. Rodrigo Janot mandou ao Supremo, com pedido de inquérito, a delação de Funaro sobre a emissão por Temer, em acerto de que participou Eduardo Cunha, de medida que resultou em concessões e vantagens contratuais para empresas na Companhia Docas de São Paulo, a Codesp de Santos.

Em mãos do ministro Luís Roberto Barroso, o inquérito foi autorizado. Esse avanço encerra a inércia ocupando-se de um só fato, mas há muito tempo Michel Temer é citado, não à toa, como “homem de Docas”. O que isso significa, o Ministério Público, a Polícia Federal e o Judiciário poderiam ter dito ao país, ou ao menos aos paulistas, há anos. Sem precisar de delação.

Outros assuntos também importantes, como a participação em subornos na construção de Angra 3, levaram a defesa de Temer a pedir ao Supremo a suspeição e o consequente afastamento de Janot. O que não é muito gentil com a futura procuradora-geral, se implica a suposição de que, com ela, a vida de Temer ficaria mais leve.

Sobretudo, porém, a pretensão de tirar Janot da visão de Temer sugere dificuldade para o desmonte factual das acusações. Já as referentes a fatos da atualidade, quanto mais ao passado que entrasse no inquérito.

Enfim, celebremos. Sem negar o risco de pasmo com uma conclusão que reponha o assunto no seu ninho de silêncio produtivo e imoral.

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

9 respostas

  1. Todas as perguntas (que, na realidade eram afirmações) do Cunha sobre encontros do Temer com a bandidagem, estão de confirmando. Quem ainda não entendeu que o Moro fez visyas grossas para proteger o Temer? O vampiro não é só o homem das docas, pois é o homem dos bueiros, dos esgotos e dos covis que assaltaram esse país e agora querem jogar a culpa no PT e no Lula. Mas as contas no exterior, as malas, caixas e apartamento recheados de dinheiro não eram para o PT, muito pelo contrário, até agora só foram encontradas com ou em nome dos golpistas. Tudo está ficando muito claro nesse jogo macabro. E as tais “reuniões” com Lula não passaram de encontros oficiais, com centenas de pessoas. Até uma reunião, em Brasília ou RJ, foi citada, só que o Lula estava na Bahia tratando de assuntos do Minha Casa Minha Vida. Mentira tem perna curta, canalhas.

    1. É que Temer tem “foro privilegiado” assim como Aécio, que o Moro – num de seus virtuosismos – não respeitou na divulgação dos grampos de Dilma.

  2. Vejam como são os coxinhas. O babaca aí em cima falou sobre o ap. de 2011 para cá. Mas não citou que o ap é alugado desde 1998, segundo relato do Lula. Se tivesse algum rolo com o imóvel Lula não teria se livrado dele?

  3. Quanto às docas, há quanto tempo já sabíamos disso? O Funaro não contou nenhuma novidade. Já havia a denúncia que, parece, não foi aceita, como sempre acontece quando se trata do Temer e sua quadrilha ou do Aécio e sua “esquadrilha”.

  4. Temer é o dono da Codesp há décadas, mas isso não vem ao caso. Nunca vem ao caso porque se forem investigar direito isso vai parar muito longe, envolve gente tão graúda como um banqueiro esperto que até agora já derrubou delegados e procuradores aos montes e conseguiu sair ileso de todo o imbroglio. Nem preciso citar o nome. Já o depoimento de Lula ontem só serviu para reafirmar a parcialidade e a incompetência do juiz e dos procuradores. Passaram a maior parte do tempo tentando extrair do Lula, com “perguntas pegadinhas”, informações sobre assuntos que não dizem respeito ao processo. Mas sobre os contratos da Petrobras, que são objeto do processo, quase nada souberam perguntar. O juiz assumiu o papel da acusação, o que é inadmissível em qualquer país que tenha um Judiciário funcionando normalmente. Enfim, mais um capítulo dessa novela tosca e terrível para o Brasil. Até eu, que não estou sendo acusada, fiquei cansada com a repetição de bobagens e irresponsabilidades da acusação, imagino a paciência que o Lula precisou ter ontem. O bendito apê de São Bernardo, que não é de Lula, etc e tals. Ninguém engole mais tanta besteira junta, a não ser a Globo e o resto da camarilha governista na imprensa, bem entendido.

  5. Pergunta para iniciados de nível um; o quê o Pombo de Catedral, peito estufado e só faz cagada, faria nas Docas ?

  6. Todo mundo sabia quem era esse filho da puta do Temer, menos os milhões de retardados mentais que foram as ruas gritar “Fora Dilma” a mando da Globo

  7. AS QUADRILHAS QUE FINGEM COMBATER A CORRUPÇÃO SABEM DESDE MUITO TEMPO ATRÁS QUEM É O FDP CORNO TRAIDOR ” o temeroso”.SÓ NÃO TINHA SIDO INVESTIGADO SOBRE ISSO PORQUE ERA FUNCIONAL AO GOLPE DAS QUADRILHAS ,HOJE ELE INCOMODA PORTANTO TENTAM FRITA-LO.
    VCS SÓ ENGANAM A CAMBADA DE IMBECIS VESTIDOS DE VERDE AMARELO,NÃO ENGANAM AOS BRASILEIROS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *