Embora com a nódoa indelével que está maculando o processo eleitoral, está ficando claro ser inevitável que a libertação do ex-presidente Lula se dará não por um indulto casuístico, mas pela volta à normalidade das decisões judiciais.
É o que se intuiu das declarações do ex-ministro Nélson Jobim, ainda hoje um dos mais precisos termômetros dos ânimos do STF, ai dizer que a ex-presidente do Supremo, Cármem Lúcia, “errou ao não ter pautado o julgamento sobre a prisão de condenados em 2ª instância” e, em vez disso, colocar em votação o pedido de habeas corpus do ex-presidente, o que colocou a corte sob a pressão do golpismo.
“O erro de todo o problema que ocorreu em relação ao presidente Lula é que a presidente do Supremo não colocou em votação a matéria constitucional propriamente dita e resolveu votar, primeiro, o habeas corpus do presidente Lula. Assim, acabou o STF mantendo a situação anterior porque não estava se discutindo a matéria em tese”, declarou Jobim. Em abril, por seis votos a cinco, o STF negou habeas a Lula.
É claro que Jobim ainda se expressa com palavras macias, porque não foi um “erro”, mas uma injustiça que representou não apenas manter um homem encarcerado, mas mutilar o debate político no país. Entende-se, porém: eles se protegem e há muito trocaram os sentimentos de dignidade pelos de conveniência.
Tanto que Jobim apóia a decisão de Duas Toffoli de colocar a decisão sobre a prisão antecipada na pauta “em um momento razoável, em concordância com os demais integrantes da Corte”.
Livre, Lula tem todos os argumentos para anular a monstruosidade judicial que lhe fizeram Sérgio Moro e companhia. Fará mais bem, com isso, ao Judiciário do que a si mesmo.
59 respostas
Jobim falou tarde demais.
Depois da sujeira feita, mas tarde de mais, eles vão aos poucos abrindo o bico. Porquê? Salvar a biografia, salvar a própria pele ou puro despistamento?
Depois da sujeira feita, mas tarde de mais, eles vão aos poucos abrindo o bico. Porquê? Salvar a biografia, salvar a própria pele ou puro despistamento?
Muito boa pergunta. Difícil resposta.
A parte oculta do poder as vezes parece tomar a forma da matéria energia escura do universo físico que mesmo oculta compõe quase todo o conteúdo total de massa energia do universo. Tenho impressão que quanto menos democrático o universo político maior é essa porção de matéria e energia escura, e o contrário quanto mais democrático ele é.
Não me surge outra explicação.
Antes tarde do que nunca. Jobim é um nome de peso no campo golpista.
Perdão ,não é isto que eu queria dizer.
Perdão ,não é isto que eu queria dizer.
O judiciário todo será julgado, não só Sérgio Moro. Terão que pedir, pelo menos, desculpas ao presidente Lula. Cármem Lúcia é a principal responsável pelo golpe dado no ex-presidente.
Penso que desculpas não, pelo mal que fizeram não só ao presidente Lula quanto ao povo brasileiro. Terão que pedir perdão e solicitarem exoneração, se não, um novo senado tem que processar o impeachment deles.
Nem desculpas, nem perdão. Crimes são punidos com penas.
Impeachment é condição necessária, mas não suficiente. Tem que pagar por seus crimes.
Em última análise, o que finalmente sacramenta os golpes contra DILMA
e LULA, é o mais caro e inconfiável “judiciário” do MUNDO, indolente e sonolento na rotina, vivaz e célere na exceção.
Concordo, julgamento e pagarem pelos crimes cometidos. Mas o que não impede o reconhecimento da culpa e o pedido de perdão.
Esquece, para isto (pedir desculpas e perdão) teriam que ter dignidade, o que mostraram de sobra que não tem. Só pediriam perdão e desculpas falsamente se isto lhes puder evitar uma pena criminal. Este bando cometeu crimes conscientemente e na certeza da impunidade.
Não adianta reconhecerem os erros. Deveriam ser exonerados e presos.
O Pedido de Habes corpus do Lula não deve ser aceito não pelo STF e sim pelo Lula. Este supreminho de merda já abaixou tanto que a bunda apareceu toda de fora e eles não se avexam. Quem tem de ser punidos : Primeiro aquela tal …… que disse :Eu não tenho provas, mas……É uma vergonha esta nossa justiça. O Lula quando sair da prisão indevida deve vir com a faca nos dentes, pois como prevemos este governo “eleito” não durará seis meses ,mesmo com esta forte tutela militar. Nem com apoio da 5ª, 6º Frota etc e etc. …….!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Não há agente principal no golpe de estado que derrubou a Dilma , todos estão nivelados por baixo.,PGR, PF, STF, Globo. etc
O tal de sergio moro vai anoitecer e amanhecer nos steites. Deverá fugir escondido. Mas, nada disto será escondido. Será exonerado, processado e preso.
Sonho de uma noite de verão…a máfia internacional já tem o cafofo separado para ele…
Falou o correto, a farsa processual montada contra o Presidente Lula para tirá-lo da sucessão presidencial tem que ser ANULADA, pois está eivada de irregularidades e ilegalidades insanáveis. As “instâncias superiores” ao TRF4 não podem julgar o mérito de uma condenação flagrantemente anticonstitucional.
#HaddadEManuela
#LulaÉHaddad
… Nelson Jobim, nós sabemos que o senhor enquanto jurista deve estar deveras incomodado com a ‘DESmoroLIZAÇÃO’ da justi$$$a da imunda casa grande nativa e colonizada, infestada de bandidos(as) de togas!
E nazigolpistas!
Lamento!
… No entanto, não tem choro nem vela:
em primeiro de janeiro de 2019, após a posse histórica do TRIpresidente Fernando Lula Haddad e Manuela D’Ávila, instalação imediata da Comissão da Verdade:
colocar na cadeia todos(as) estes(as) canalhas e covardes nazigolpistas do poder judi$$$iário, do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA, do TCU et caterva!
Do canalha ‘mor(T)o’ aos 04 PATETAS do puxadinho do Projac, passando pelo “DD playboy de porta de igreja”, “procurador da barbicha imunda desde o mega escândalo do Banestado da Privataria DEMoTucana” e camarilha vulgar!
“Sem dó nem piedade”!
… Nelson ‘JOHNbin’, ex-STFede, uh uh!…
***
VÍDEO SENSACIONAL – Haddad imita Lula: “companheiro, vai lá e ganha essa eleição pra mim”
Publicado por Pedro Zambarda de Araujo – 18 de setembro de 2018
https://www.youtube.com/watch?v=yCDU-36KWmQ
.
Companheiro Haddad vai lá e ganha esta eleição para nós todos. !
Concordo com você, mas, gostaríamos de saber o que há por trás de tanta covardia, Sabujice?? Afinal quase todo o STF foi nomeado pelo Lula e Dilma. São um bando de covardes rola bostas. O Tófoli e o Cagãop do Quincas são a negação da sociedade. Afinal de contas, porque tanta covardia?? Medo de quem será??
Dos Milicos (estes generais de Pijama). Cagões e rola bostas,
IMPORTANTE
Lido no “Contexto Livre”, que atribui autoria ao “GGN” (Cíntia Alves):
Parecer de Rodrigo Janot (ex-procurador geral da república) ao STF (Agosto de 2018), Deixa Claro que “Sérgio Fernando Moro usou Depoimento Sem Provas, para Condenar LULA”…
O STF Corrigir esta ¨”#@%¨##%@”, Não Faz Mais que a Vossa OBRIGAÇÃO ELEMENTAR… Antes, sequer poderia deixar chegar nem de longe, á este desprezível nível de putrefação que nossa (IN)ju$$ti$$$a se CHAFURDOU…
Sem dúvida não haverá reparo pelo de tempo de encarceramento totalmente arbitrário a que estar submetido o Presidente LULA.
Mas há o outro lado da moeda: os algozes, todos sem exceção, juizes e procuradores, repousarão na lata do LIXO, no MONTURO.
É pouco, são covardes de pai e mãe!!!
Não foi um erro que carmen lúcia cometeu, nem mesmo uma injustiça. Foi um crime, cuja tipificação mais branda é o de prevaricação.
Depois que a eleição passar poderá sair que o estrago estará feito e não terá retorno…….e vejam bem, não basta não ser candidato, não pode participar da campanha, estivéssemos no periodo colonial seria desterrado e teria que voltar a nado……..
Mas alguém ainda tem dúvida de que essa condenação mequetrefe foi só para tirar o Lula da eleição? O STF vai inocentá-lo, por absoluta falta de provas, agora que ele está fora das eleições. E o juiz e procuradores, mais alguns da PF e do MP, devem ser processados por fraude nesse julgamento por “ato indeterminado”. Lula livre! Golpistas presos!
Com esse corporativismo no judiciário? Duvido!
Isso é hora, meu Sr…. francamente.. devia ter ficado calado.
Caiu a ficha do judiciário.
Eles tem consciência do quanto vão perder com a inevitável reforma do judiciário.
Iniciaram uma campanha de redução de danos.
Má-fé não é “erro”! É algo muito pior!
Podcast achou o centro do *FHC
FHC nos arredores da Avenue Foch, em Paris
*DEMoTucano coleguinha do Nelson ‘JOHNbin’! Adendo do matuto velho!
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/podcast-achou-o-centro-do-fhc
A resposta que devemos dar é votando 13 de ponta a ponta Brasil afora. Assim aprenderão a não relativizar a força do povo e a não brincar com a democracia.
Nós temos culpa por ter escolhidos pessoas que não sustentam em pé o que dizem sentados. Num país onde a mídia controla instituições ou boa parte delas, os indicados têm que ser sintonizados com a democracia e com o respeito a Constituição. Se passa ou não no senado, depende sim da importância que damos para a questão. Na verdade foi sempre relevada. Espero que tenhamos aprendido e paremos inclusive de acenar com primeiros de lista da PGR e sequer listas, como ensejou Haddad. As instituições não podem definir quem vai comandá-las. Não é isso que diz a Constituição e não é isso que a democracia impõe. Quem decide são as urnas, o eleitor.
Talvez, então, o gilmartralha permita que Lula seja o Chefe-da-Casa-Civil do Haddad. E a Dilma, Ministra da Justiça ou, até, Ministra do STF (já que, para tanto, não é exigido o curso de direito). Diria o Millôr: a justiça se-suja mas não talha. Não era bem assim, mas, me permito a atualização.
#voto13
Carmem Velcro, ao não pautar as ações, condenou não só o Presidente Lula, mas, mais de 14000 pessoas ao horror dos cárceres desta lamentável república, onde o entrepernas de uma velha feia, seca, sem vida e mal amada, em risco de ser levado ao ar pelos seus amigos “que fazem a diferença”, se tornou mais importante que a justiça e os compromissos assumidos por essa bruaca. É necessário fechar esse stf de merda, mandar esses canalhas imbecis para casa, de preferência sem soldo e recomeçar com gente respeitável e regras rígidas de controle externo. Chega de deuses canalhas, de vidas tortas influenciando os rumos da república.
Olha o judiciário começando a querer limpar a sua barra Devemos cobrar a devida apuração e punição jurídica pelas irresponsabilidades. Brincaram com o poder e desmantelaram o país. Uma vergonha.
Infelizmente não acredito mais em uma atuação imparcial do poder judiciário depois de tudo que fizeram para darem ares de legalidade ao golpe, cujo objetivo final sempre foi o assassinato político de Lula.
O enredo é perfeito, pois com a ida de Dias Toffoli para a presidência do STF Cármem Lúcia foi para a segunda turma, permitindo a Fachin pautar na turma matérias decisivas a Lula que antes ele andava pautando no plenário. De quebra ele adotará o discurso de que está apenas atendendo aos que clamavam que os recursos fossem julgados na 2a Turma.
O mesmo fará Dias Toffoli em relação ás ADCs que trataram da prisão em 2a instância. Elas serão pautadas a partir do momento que o STJ negar todos os recursos de Lula. Feito isto as ADCs serão pautadas e vencerá a tese de que a prisão só poderá ocorrer depois de esgotados os recursos no…..STJ.
Eis o verdadeiro significado de com Supremo, com tudo.
Carminha, a pior presidente do stf (tudo em minúsculo mesmo) de todos os tempos!
Não vamos colocar panos quentes sobre o judiciário. O judiciário ficou de cócoras para os golpistas. Um judiciário acovardado como dizia o grande Lula….. #LulaLivre.
Desculpas não vale estes bandidos devem pagar pelo crime que cometeram.
Após o apartheid tiveram duas escolhas: 1- Esquecer o fato e punir o responsável 2- Lembrar o fato e perdoar o responsável. Depois do golpe não podemos deixar de punir os responsáveis , repetir o erro da anistia de crimes contra humanidade que abriu o caminho para golpes como o aplicado.
Acreditar que haverá “anistia aos 50 tons de Temer” é conhecer nada do ser humano. Não se “agita” o tecido social assim, sem consequências em todos os aspectos e níveis imagináveis. A “evolução, a seleção natural”, não param nunca, e o homem, enquanto especie, tende, por padrão de comportamento, a eliminar todo predador de seu habitat.
devemos exigir a exoneração desses ministros golpistas, juizes tambem. É claro, se a CIA concordar.
Boa noite.
Sr. John Bin era aquele que fazia tripudiações a Dilma, com um pequeno detalhe: sendo Governo! Não esqueçam isso. E o STFzinho é o mesmo que jogou Olga Brénário às feras — literalmente. Para mim, eles nunca irão me surpreender. Sempre farão o melhor (para os E. U. A.).
Canalhas { 3 }.
#HaddadPresidente.
Mas, e se o Lula disser:: Daqui não saio se não me derem um atestado de ficha limpa. Imaginem :2019 Lula Premio Nobel da Paz? O Lula deve embirrar e ficar na prisão e isto provará que ele nada deve e se aceitar esta desculpa de prisão domiciliar que é considerada meia boca, a coisa vai pegar muito mal pra ele. O Lula é que nem Mineiro: Dá um boi pra não entrar numa briga e dá um boiada pra sair sair da mesma. Lula, apesar do seu sofrimento, podes crer estamos contigo e não abrimos
Eu ainda não entendi os critérios do Tijolaço, pois quando posto uma crítica leve ou não então meu nome no geral é censurado
Ao contrário da Ministra Cármen Lúcia á epoca disse q a Justiça não iria se apequenar diante de uma decisão ao ex Presidente Lula.Hoje a Justiça não so apequenou e sim desapareceu ,feito o planeta Plutão.
PEDIR DESCULPAS A BANDIDO ?! ONDE VOCES TÊM A CABEÇA?
GOLPE FOI O QUE ESSA CHOLDRA, NÃO SÓ DO´T BEM COMO OUTRAS
AGREMIAÇÕES PARTIDÁRIAS PERPETRARAM AO POVO E `A NAÇÃO !!
VOCÊS FORAM GOLPEADOS NAS URNAS!! ESTE SIM FOI O GOLPE!!
POR QUÊ? N~WAO CRITICAM O QUE DEVE SER CRITICADO? POR QUÊ NÃO
FALAM DO QUE DEVE SER FALADO?! VOCÊS, TAL COMO OUTRAS DE LADO OPOSTO, SAÕ APENAS PANFLETEIROS, , PREGANDO A CONVERTIDOS…
Como profissional do Direito, uma das cenas mais nauseantes que presenciei foi ver Carmem Lúcia gaguejar de constrangimento, ao proferir o voto de desempate, para livrar a cara do conterrâneo Aécio, no caso do afastamento do Senado. Paraquedista no Judiciário. Juíza sem vocação. A pior presidência que o STF já teve. Seguida de perto por Tofoli.
Normalização do Supremo, significa que Nelson Jobim está dizendo que, a libertação de Lula e a consequente volta do país ao império da Constituição, depende de os ministros do STF voltarem-se, a maioria, para suas responsabilidades de defesa da constitucionalidade, largando compromissos que possam ter com o golpe de estado em andamento, do qual participam. Fosse só uma questão ideológica, de revisar um entendimento, seria facilmente resolvido, mas há envolvimento do grande capital (brasileiro e internacional liderado pelos EUA), cujos interesses serão impactados e não sairá barato esse movimento da Suprema Corte, que ameaçará o neoliberalismo que está sendo imposto e em implantação avançada. Se assim for, a Globo será ciscada em cima de quem ousar mexer no neoliberalismo que defende com unhas e dentes, no noticiário e nas análises de seus colunistas. É o que importa. Fosse possível, e não é, podem fazer qualquer coisa, soltar Lula, derrubar Bolsonaro, o que for, mas não mexam nas diretrizes econômicas que Paulo Guedes comanda. Assim, de motu proprio, sem forças que obriguem ou deem respaldo, dificilmente a maioria do Supremo seguirá o caminho da normalização. Simples, assim.
A realidade é uma só. O Lula só será solto, se a Globo autorizar. O STF tem medo