Jornal Nacional, diz o UOL, vê sua audiência “se derreter”. Dá duas “Chiquititas”

jnchic

Ricardo Feltrin, colunista de TV do UOL, diz que a noite de ontem foi de “terremoto” na Globo, pelo fato de o Jornal Nacional ter caído a uma das mais baixas audiências de sua história, registrando 20 pontos em São Paulo.  Apenas o dobro da versão da novela “Chiquititas” ou do telejornal da Record.

Foram 20 pontos, para um telejornal que – registra Feltin – tinha quase  36 pontos no Ibope há dez anos e quase o dobro nos anos 70.

Claro que estes “recordes negativos” guardam relação com a explicação de sempre: o baixo desempenho das novelas que cercam o noticiário.

Mas representa, também, o contínuo declínio não apenas da Globo, mas da TV como meio de informação, que não apenas perdeu a hegemonia com a popularização da internet como, a esta altura, caminha para perder também a liderança como principal fonte de informação para os brasileiros.

E é aí que se encontra a principal explicação para a fúria com que se investe contra os blogs desvinculados das grandes empresas de comunicação.

Engana-se quem acha que isso se deve a uma inexistente “disputa por verbas publicitárias do governo”.

O objetivo é sinalizar que qualquer iniciativa publicitária privada nestes veículos é “acumpliciamento” do anunciante com a “maldita esquerda”.

O leitor do Tijolaço, é claro, toma cerveja, usa creme dental ou compra sabão em pó tanto quanto qualquer outra pessoa.

Mas não interessa aos anunciantes brasileiros e só consegue publicidade pelas formas abertas com que empresas estrangeiras a fazem, a começar pelo Google, embora outros grupos estejam entrando neste segmento de mercado..

E o fazem com pagamentos muito menores que a veiculação tradicional de publicidade – sem que isso a torne igualmente barata para o anunciante – e pelo controle das métricas de audiência e, sobretudo, dos “cliques” sobre os anúncios, que é o que mais define o valor a ser pago.

Não pensem que o “vende mais porque é mais fresquinho ou é mais fresquinho porque  vende mais” das relações Globo-Ibope não se reproduz nos meios eletrônicos.

Só que a realidade é um bicho teimoso e acaba se impondo.

O partido único da mídia, tal como “a voz do dono” do Jornal Nacional, apesar de todo o imenso poder de que ainda dispõe, é um dinossauro.

E não é culpa da mocinha Mili.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

38 respostas

  1. Pastor Brito.Aqui em casa era uma desgraça total.Eu não tinha amigos,meu filho que gosta de uma erva não conseguia passar na faculdade,a mulher me chamava de vagabundo desempregado e eu reagia xingando e dando umas porradas nela.Agora tenho 1 milhão de amigos,segundo a PM,210 mil conforme o Datafolha,meu filho não está na faculdade por culpa do FIES,não consigo emprego em virtude da crise,poupo a minha mulher xingando a Dilma e só dou porrada em panelas.Enfim,encontramos Jesus,digo,a Dilma…

      1. uma semana é para os phracos sr. Léo.
        Não assistimos canal aberto de tv pig a mais de vinte anos.
        Eu agora sou feliz, eu agora vivo em paz…

      2. Já tô tão puto com essa emissorazinha de merda que aqui em casa cancelei até a NET, cuja proprietária é a Globosta.

        Assistir emissora golpista aqui é crime sem direito a fiança.

  2. A Globo perde não apenas pelo desempenho da TV, mas por falta de cabeças pensantes e daquilo que chamo de síndrome de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI que optou pelo caminho de perder ovelhas, mas ter verdadeiros fieis e deu no que deu.
    O mundo mudou e assim como o papa a Globo escolheu o caminho o errado, o de radicalizar esquecendo-se que a direita nunca foi fiel com ela mesma, procurem na história e vão ver que quase não existem heróis na direita.
    Se tivesse optado pelo caminho das forças progressistas a Globo seria hoje muito melhor assim como o Brasil também.

  3. A Record passou a exibir uma novela gospel no horário nobre, ou seja no horário do JN. E ela notou que seu jornal seria mais visto logo depois da série, já que existe uma reação à novela nova da Globo.Falo isso sem juízo de valores, é apenas uma constatação de estratégia de mercado. Ainda não foi por razões nobres. Aliás, essas razões inexistem em termos de televisão, aberta ou fechada. Infelizmente.

  4. Brito, até recentemente, ao abrir seu blog, surgia uma divulgação da AliExpress. Eu fiz uma compra recente (entrega prometida para até 90 dias). Gostei da iniciativa e comprei devido a credibilidade do Tijolaço. Ao contrário de 5 segundos e reduziria para 3 ou 2 o tempo de exposição da tela deles (temos cada vez mais urgência!!!). Sugiro que o Tijolaço verifique junto ao vendedor o retorno dessa mídia.

  5. Essa queda de audiência dos telejornais se dá por causa das novelas que, de forma incompreensível vem investindo em cenas picantes ou de maior contato íntimo de pessoas do mesmo sexo.A globo quer fazer o cidadão brasileiro e a família brasileira engolir goela abaixo e a seco o homossexualismo.O brasileiro aceita essa condição até certo ponto, passou disso, acontece o que vem sendo registrado pelos institutos de pesquisa no que se refere à audiências da TV Globo.Nada contra o homossexualismo mas, ninguém pode obrigar as pessoas aceitarem como normal essa predileção. Todos devem ser respeitados, independentemente de religião, ideologia partidária e sexualidade.

  6. Essa queda de audiência dos telejornais se dá por causa das novelas que, de forma incompreensível vem investindo em cenas picantes ou de maior contato íntimo entre pessoas do mesmo sexo.A globo quer fazer o cidadão brasileiro e a família brasileira engolir goela abaixo e a seco o homossexualismo.O brasileiro aceita essa condição até certo ponto, passou disso, acontece o que vem sendo registrado pelos institutos de pesquisa no que se refere à audiências da TV Globo.Nada contra o homossexualismo mas, ninguém pode obrigar as pessoas aceitarem como normal essa predileção. Todos devem ser respeitados, independentemente de religião, ideologia partidária e sexualidade.

    1. A mídia não tem intenção alguma de contribuir para que haja respeito a minorias, quaisquer que sejam. A mídia confunde, propositalmente, respeito que se deve ter a todas as pessoas com apologia à determinadas práticas. Assim, a mídia, de forma totalitária, trata quem é contra determinada prática como alguém com fobia das pessoas que a praticam. Ao mesmo tempo, fica claro que o que ela quer mesmo, além de fazer apologia, é gerar conflitos. Por isso,
      as novelas fazem de tudo para chocar, provocar reações na sociedade, além da regular e antiga pregação das novelas contra a união da família, o casamento duradouro, a fidelidade, o respeito entre pais e filhos. Por isso os personagens de novelas, que são imitados pelos telespectadores no jeito de falar, de vestir, de se expressar, de pensar, de se comportar, de agir, são cada vez mais egoístas, egocêntricos, superficiais nos relacionamentos, imediatistas, vingativos, agressivos. Por isso nas novelas só se ouve gritaria, brigas, discussões, desrespeito. E a sociedade depois vai seguindo no mesmo caminho. Os empresários de mídia, ainda mais no Brasil, em que não há regras nem leis a cumprir, sabem o poder quase absoluto que detém, sabem que podem conduzir, fazer a cabeça da sociedade a pensar como eles querem que ela pense. Por isso, no jornalismo, tanta notícia negativa contra o governo federal, tanta violência desnecessariamente transmitida o dia todo, tantos programas de baixo nível. Querem injetar pessimismo na mente da população, na economia real, e assim levar o povo a ser contra o governo.
      Por que será que ao mesmo tempo em que o país melhorou, a pobreza diminuiu, há mais renda e empregos, também aumentou a violência, o consumo de drogas, pessoas com depressão e, até mesmo, o pensamento coxinha? Muito em razão da mídia, pois ela dissemina o pessimismo, o alarmismo, mente, calunia, distorce os fatos. E através de suas novelas, contribui para a desestruturação das famílias. Os filhos que crescem em famílias desestruturadas, em constante conflitos, acabam tendo depressão, vícios, etc. Mas para a mídia isto é só um efeito colateral sem importância, não está nem aí.

    2. Hoje vi dois rapazes namorando nas cercanias do jardim das Tulherias…me dei conta que nao temos nada com isso. Portanto acho apelacao da globo que investe nao na causa, mas sim na hipocrisia…

  7. E o grupo alemão que estava vindo para medir a audiência fora do espectro secreto estimativo (vide ação record x ibope)?
    As vezes essa “queda” nada mais é que um jogo para preparar terreno, antes que um “outsider” venha, meça a audiência e ai da uma diferença de 100%! ahahhaha

  8. Não interessa aos anunciantes brasileiros porque não pagam o BV. A dura realidade vai impor a modernização das relações comerciais na mídia brasileira. Viva o Google.

  9. Sinceramente não queria estar na reunião de pauta desta manhã vendo a cara feia do Uilian Brunner…. o bicho deve tá pegando… e se hoje virar no mesmo patamar de ontem… segura pião… cabeças vão rolar. Agora não é a Phoeta… vão tirar quem?

  10. Interessante todos os blogs falaram da queda… mas ontem foi um dia interessante.. com a estreia da super produção da Record com Os 10 Mandamentos… Se a audiência da novela bíblica pegar será um terremoto nunca visto antes na gRobo. Essa semana será crucial para o JN. Eles terão que recorrer ao deus sol do Egito, para ver uma luz de audiência. Brigar com Chiquititas e com Deus será uma luta cruel. JN chegou no fundo do posso ou na sua realidade de audiência… que venha logo GFK para dar dados de audiência

  11. Alguém poderia explicar o que são “20 pontos” no ibope? São 20 televisores ligados, em cada 100, 20%? Se for assim, 36 há 10 anos que tinha, digamos, o dobro de televisores ligados, significa que a audiência caiu de cerca de 40% pra 10%, estou certo??

    1. Marco, 20 pontos representa o valor absoluto, ou seja, inclui televisores ligados e desligados. O percentual sobre os televisores ligados é chamado de “share”.

  12. A novela Wollyudiana da Record, iniciada ontem, às 20.30h sobre o tema Os Dez Mandamentos, com inúmeros atores e atrizes ex globais vai tomar a atenção de muita gente pela qualidade do produto apresentado. Serão 150 capítulos pra dar dor de cabeça na grobro.

  13. SONEGADORA DE IMPOSTOS E SEM CARÁTER

    Lixo de TV
    Lixo de jornalismo
    Lixo de programaçao
    lixo de tudo….

    Nao tem honestidade – SONEGA IMPOSTOS…DESONESTA

    TEMM MAIS É QUE PAGAR O QUE DEVE E SUMIR DO BRASIL….

  14. É sério…
    As caras do Bonner e demais jornalistas
    da Globo me dão asco.
    Não há hipótese de ligar a TV na Globo.
    Tenho TV por assinatura, quase não vejo canal aberto.
    Mas, a Globo não assisto nunca.
    É uma emissora golpista, manipuladora, mentirosa, partidária.
    UFA!
    Que nojo!

  15. Jornal nacional e Vergonha nacional! Nao noticia,seletiva, deturpada!Quando assistimos e so exclamacoes de mentirosos, falsos pra baixo! Novelas do mais baixo nivel, apologia ao mau caratismo descarado e subliminar e capitulo por capitulo desestruturando a familia e os costumes, nao sou preconceituosa, mas um filme que aborde perverssao e uma hora , mas novela nao e destruicao dia a dia de familias saudaveis! A globo quer audiencia custe o que custar colocando agressoes ao estado nos enrredos, desrreipeitos aos pais, pouco se importando de que sao conceissionaria do estado para dar noticias corretas sem partidarismo e divertimento saudavel!

  16. Não vejo tv aberta a mais de 4 anos,procuro tbm saber quem patrocina durante os telejornais,para evitar de comprar esses produtos.Mechendo no faturamento e na audiência não tem BV que segure.

  17. Realmente não sei como ainda perdem tempo vendo esse panfleto. Aliás, globo eu só ouço (porque me recuso a ver) quando vou a lugares públicos. Infelizmente, em qualquer consultório, sala de espera, cabeleireira, restaurante, lanchonete… se tiver televisão ligada, é nesse canal idiota que está ligado.

    Há pelo menos 5 anos eu aboli de vez a televisão (aberta e fechada, no caso dos canais de notícias brasileiros; só vejo canais estrangeiros, filmes e séries).
    Mas mesmo antes, há uns 7 anos, eu deixei de sintonizar a globo e afiliadas. Há mais de 15 anos que não leio veja; e os jornalões (folha, estadão…) só colunas (cada vez menos, por conta da enxugada dos últimos anos).
    Sou feliz obtendo informações via internet, canais e revistas estrangeiras…
    É como livrar-se de uma droga…

  18. O que eu tanto queria fazer, tem dois peões fazendo para mim.
    Kamel e Bonner fechando a conta e apagando a luz. Já vão tarde,
    e que não seja por falta de adeus. Tchau, até nunca mais.

  19. – Ficou parecendo que o ibope tentou se aproximar dos números que o instituto de pesquisas alemão irá colher a partir do mês que vem.

    “Ibope diz que “errou” e eleva ibope do “JN” em 5 pontos. Depois de registrar ontem uma das mais baixas audiências da história do “JN” num dia últil (20 pontos na Grande São Paulo nos dados prévios), o Ibope divulgou agora há pouco os números consolidados para as emissoras.
    O instituto — único que mede o ibope da TV aberta atualmente — atrasou em mais de duas horas a divulgação nesta terça e informou às emissoras que teve um “problema técnico” que teria afetado a medição em tempo real ontem…A novela “Babilônia”, da Globo, também “disparou” no ibope consolidado.
    Dos 23 pontos registrados ontem, o Ibope elevou sua média consolidada para 28,7 pontos hoje… A partir do próximo mês, o instituto alemão GfK passará a concorrer com o Instituto Ibope. (uol)

  20. As primeiras vezes em que experimentei foi nos anos setenta. No anos oitenta só tinha dele e então continuei consumindo. Mas, pouco à pouco vi que fazia mal à saúde e nos noventa me libertei totalmente dessa droga nefasta chamada jornal nacional.

    Doses de blog sujo também podem ajudar à recuperar consumidores de jn!

  21. Há tempos que não vejo o lixo da Globo, Folha, Estadão, perceVeja e quetais. Já sabemos o

  22. “o noticiário é tão ruim que quem só se informa pelo JN continua mal informado, pois as notícias são dadas pela metade, tendenciosas, manipuladas, fora de contexto e blinda “os queridinhos da Globo” Aécio Neves, FHC, Eduardo Cunha, Renan Calheiros e os suiçaleiros do HSBC.”

  23. Há meses que o JN virou o “Jornal Lava-jato”. Repete sem parar, requentando notícia. O povo não é idiota… nem coxinha aguenta isso.

  24. A Globo só dá notícia ruim.Se uma estrada nova tem mil quilômetros perfeitos e um buraco de meio metro, ela só mostra esse buraco. Toda obra começada ela mostra como inacabada, ou abandonada. Ela vai lá no Amapá mostrar uma favela ribeirinha com esgoto a céu aberto mas não mostra uma única obra de saneamento, quando há milhares delas. É uma empresatrabalhando diuturnamente para criar desânimo efrustração no povo brasileiro. Em resumo, é uma péssima influência para quem a assiste. A quem interessa ver uma porcaria dessas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *