No recém-lançado estudo do Dieese sobre a rentabilidade dos bancos brasileiros, a continuidade de um escândalo de uma economia que privilegia o rentismo sobre o trabalho e a produção e coloca os quatro maiores bancos brasileiros entre os 15 de mais alta rentabilidade no mundo, em número igual aos do Canadá, que tornou-se hoje um dos maiores “paraísos fiscais” do mundo.
No primeiro semestre de 2017, a despeito do adverso cenário econômico, os cinco maiores bancos do país tiveram desempenho muito expressivo,com alta no lucro líquido, apesar de ter havido queda na intermediação financeira (as principais contas dos bancos) como também nos resultados operacionais,em comparação a igual período do ano anterior. (…)
Os bons resultados auferidos pelos cinco maiores bancos se devem, entre outros fatos, à elevação das receitas com tarifas e serviços, mas, especialmente, à queda nas despesas de captação que acompanharam o movimento de redução da taxa Selic. As despesas com impostos (IR e CSLL)também caíram, em parte pela entrada de créditos tributários, mas também por causa da queda dos impostos devidos em função de resultados menores em termos operacionais e da Intermediação Financeira.
Enquanto os elevados resultados dos cinco maiores bancos crescem a cada trimestre, observa-se significativa reestruturação no setor, com o crescimento das transações virtuais(via mobile e internet)e redução das estruturas físicas e funcionais, com fechamento de agências e postos de trabalho. Essa situação tem sido agravada pela implementação de planos de aposentadoria incentivada e desligamento voluntário pelo Banco do Brasil, pela Caixa e pelo Bradesco.
A crise, ao contrário do sol, não nasceu para todos.
21 respostas
Nos precisamos nos ajudar. Vamos transferir nossas conta corrente para o Banco do Brasil, Caixa Economica e cooperativas de crédito como Sicredi e Sicoob. As cooperativas tem as menores taxas.
Sua proposta é totalmente lógica, mas pouco factível, pois infelizmente o povo não tem consciência política, não tem noções básicas de cidadania, e assim não consegue alcançar a importância de atitudes como esta proposta por você.
É só divulgar a ideia em vez de dizer que não dá certo. Consciência política se cria, não acha pronta. É só explicar que ter conta em banco privado é financiar e dar poder a eles para perda de direitos, para o fim da previdência, para aumentar o desemprego, para o trabalhador perder renda, é financiar o sucateamento do SUS e da educação para favorecer planos de saúde privados e para pagar juros altos aos bancos. É financiar a própria política de juros altos pagos no cartão e nos financiamentos.
Infelizmente Banco do Brasil e Caixa já eram, fazem o que os outros fazem, ou seja, se aproveitar ao máximo dos clientes. Agora, Sicredi e Sicoob, já começam a ser percebidas pelos pequenos empresários.
Caro FB
Eu não vejo crise, pois parece uma coisa neutra, eu vejo um projeto econômico criminoso.
Saudações
Esperando a lenga lenga dum tal de Ernesto sobre a eficiência do mercado
Com o Meirelles como min. da fazenda, tendo o seu curriculo sempre ligado ao mercado financeiro, o dinheiro para equilibrar o défice fiscal jamais sairá do lucro astronômico dos Bancos, ou cpmf, ou tributação das grande fortunas ela se dará como ocorreu pelo fim da CLT e fim da previdência. Novamente como sempre ocorreu quem trabalha é que paga, como sempre foi na escravidão. Se o povo não se rebelar cada dia exploram mais.
Quando um cachorro te morde não adianta reclamar do cachorro, tem que reclamar do dono. Meirelles é apenas o cão de guarda do Itaú, Bradesco e Santander, que pode ser trocado. Ter conta no Itaú, Bradesco e Santander é financiar o golpe, é financiar o Congresso de Eduardos Cunhas, é financiar a privataria, o entreguismo, o escravagismo, a exploração, é financiar o próprio neoliberalismo. É ato de ação direta e resistência popular fechar todas as contas nos bancos privados e só ter nos públicos, por mais que o governo golpista esteja sabotando o BB e CEF para espantar clientes.
Boicote total aos bancos privados é a solução direta e imediata mais fácil de mobilizar para resistir ao genocídio neoliberal em curso no Brasil. O movimento CANSEI para derrubar Lula em 2007 foi derrotado pelo boicote aos patrocinadores.
Qual a surpresa? O que mudou desdes o mercador de Veneza de Shakespeare?
Qual a surpresa? O que mudou desde o mercador de Veneza de Shakespeare?
em todo lugar civilizado, cobrar taxa além da inflação é tratado por tentativa de extermínio em massa, juro sobre juro crime hediondo e para cobrar qualquer dívida tem que abrir um processo que será ouvido acusação e defesa e dada uma sentença que poderá ser ficar sem crédito, no máximo 3 anos. Aqui, coisa de quem foi fundando por escória social e terra para tudo que é vagabundo se ¨gente de bem¨, não apenas podem cobrar a taxa que querem como podem condenar os devedores a mais de cinco anos sem com o nome sujo sem qualquer julgamento, aumentando as dívidas em nível escatológicos
Esse Lucro do Santander, já descontou oque é transferido pra matriz, na Espanha ?
Preparem as guilhotinas.
Revolução Ja!
Somente o Brasil e a Estônia não cobram impostos sobre lucros e dividendos.
“Uma receita de mais de R$ 43 bilhões ao ano. É esse o montante que o governo poderia arrecadar com a cobrança de imposto de 15% sobre lucros e dividendos recebidos por donos e acionistas de empresas.”
(…)
“Até 1995 havia tributação sobre dividendos no Brasil.”
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,volta-da-tributacao-sobre-lucros-e-dividendos-renderia-r-60-bi,70001825314
Mas uma das “belas contribuições” do governo fhc, como a quebra do monopólio do petróleo, baixar decretos proibindo a construção de institutos federais e assinar o tratado de não proliferação de armas nucleares…um “jênio”!
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/09/14/imposto-sobre-lucros-e-dividendos-geraria-r-43-bi-ao-ano-diz-estudo
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2016/01/10/pais-deixa-de-arrecadar-r-196-bilhoes-com-isencoes-de-tributos-aos-mais-ricos-216052.php
Que maravilha para os golpistas dos 0,20 centavos.
Vejam bem,5 bancos americanos e 4 canadenses entre os mais poderosos do mundo,até aí tá bom.Perguntamos para o coxinhamento burro do Brasil de meu povo:onde estão os bancos Chineses e Russos?
A China- comunopetista,segundo os altamente politizados da avenida Paulista da São Paulo da ração Dórian,só lembrando que vai para desesepero dos corruptos do bem se tornar o maior PIB do mundo até 2022.
Lula presidente eleito pelo povo em 2018 vem aí para ajeitar a vida do povão.
Vamos começar o nosso governo em 2019 acertando as coisas pela baixada fluminense,nordeste e norte de Minas Gerais e periferia de São Paulo também já que não é possível que eles não criaram vergonha na cara,ainda mais depois de ver o vídeo de Silvio Santos Panamericano(Lula deveria ter feito intervenção no banco) e Rações Dórian humilhado e praticamente dizendo que tem nojo de pobre e até mesmo de São Paulo da garoa.
Sistema financeiro e bancário golpista > Varíola + Malária + Cólera + AIDS + Cancer + Sífilis + Gonorreia + Tuberculose
O sujeito com uma arma pode assaltar um bando, um sujeito com um banco pode assaltar o mundo inteiro.
De quanto é o imbróglio lá com a receita federal, 25 bilhões….
Então tá né…quem manda no brasil, manda né…
As Forças Armadas do Brasil estão organizando um exercício militar na selva amazônica em parceria com forças dos Estados Unidos, da Colômbia e do Peru, para simular a criação de uma base militar multinacional para atender possíveis emergências humanitárias;
https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/325543/Brasil-treina-para-criar-base-militar-com-EUA-Col%C3%B4mbia-e-Peru-na-Amaz%C3%B4nia.htm
https://youtu.be/PQEDlv8MPQ0
mudança no FED Sai Yellen entra Jerome Power.?
http://uk.businessinsider.com/who-is-jerome-powell-potential-federal-reserve-chair-2017-10?r=US&IR=T
Parasitas ou parasitos são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.
Todas as doenças infecciosas e as infestações dos animais e das plantas são causadas por seres considerados parasitas.