Lula, ao 247, dá um momento de grandeza à mediocridade destes dias

Reproduzo, abaixo, a entrevista – talvez o nome mais preciso seja conversa – de Mauro Lopes, Paulo Moreira Leite e Pepe Escobar, do Brasil 247, com o ex-presidente Lula.

Quinhentos dias depois de ter sido encarcerado, Lula proporciona aquilo que anda em falta aqui fora: política como instrumento de desenvolvimento econômico e social, como ferramenta que viabiliza os entendimentos possíveis dentro dos conflitos de interesse.

Sim, dói muito, para além do lado pessoal, ver a inteligência presa e a mediocridade à solta, destruindo as oportunidades que finalmente pareciam ter surgido para que o nosso país chegasse a ter o tamanho que pode e merece ter.

Assista, restaura um pouco das forças para continuar a crer no Brasil, quando se ouve de um homem, submetido ao martírio que Lula está sofrendo dizer o que diz:

Eu aprendi a andar de cabeça erguida. Eu não quero sair daqui com “meia culpa”. Eu quero sair daqui com 100% da minha inocência. Não diga que que ‘ah, vamos tirar o coitadinho porque ele está velho’. Não estou velho. ‘Ah, vamos deixar o velhinho em casa’…’vamos colocar uma tornozeleira nele’. Não sou pombo! Coloquem neles a tornozeleira!”(…) Eu prefiro estar aqui, de cabeça erguida, do que estar lá fora como um verme!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

15 respostas

  1. A dignidade dele não é só dele, com ele está presa a dignidade do país. Mas em última instância seu algoz chama Globo. Quando não houver mais nenhuma credibilidade e os responsáveis estiverem aposentados ou mais, levarão ao ar uma autocrítica falida capaz de nenhum impacto, como a de sessentequatro.

  2. O grande, enorme erro de Lula, do PT e de boa parte da esquerda foi ter se iludido com duas coisas: a “sabedoria” do povo e que a direita tinha escrúpulos e respeitaria o jogo democrático. E ele confessa: achava que sairia dali em uma semana. Ou seja: Lula confiou que as instituições eram republicanas e tinham algum apreço pelo estado de direito, constituição e democracia. Infelizmente, tanto Lula quanto o brazil estão pagando o preço por esta ingenuidade. Por suas falas, dá a impressão que Lula aprendeu a lição mas o problema é que agora o brazil já está reduzido a uma republiqueta nos moldes das republiquetas latino americanas do começo do século XX e nenhuma governo, por mais comprometido com os interesses nacionais que esteja, o levará ao ponto que ele poderia ter chegado sem o golpe desfechado pela mesma parcela da sociedade que não foi punida por aquela “redemocratização” para inglês ver.

    1. Prezado Carlos, acho que Lula nunca foi ingênuo. Ele é desta forma que conhecemos. A única coisa que ele poderia ter feito, além de tudo que foi feito no campo social, seria propor (e contar com decisão favorável do congresso) a proibição da propriedade de diversas mídias por um único grupo: a democratização dos meios de comunicação. Isto seria fantástico, mas, mesmo assim, não teria evitado nada do que aconteceu, porque não haveria tempo de mudar as cabeças feitas durante todos os anos. Ele achar que sairia dali (cadeia) porque confiava nas instituições, nada tem a ver com o que aconteceu, simplesmente porque nada disto foi feito por alguma `cabeça` daqui. Como agora sabemos, todo este grande plano (golpes incluídos) elaborado pelo USA/Lava Jato com Supremo e tudo junto, estava fora do alcance. Mesmo sabendo de tudo isto hoje, o que você faria? A única opção era confiar na `sabedoria` do povo e no grande trabalho feito. E o povo respondeu positivamente. Não fosse o último golpe, que o impediu de participar das eleições, nada disto estaria acontecendo.

    2. O povo continua sábio, pois em meio a toda a artilharia da poderosa rede globo e da mídia grande em geral; mais o bombardeio de igrejas evangélicas de direita; Steve Bannon e seu criminoso ataque de fake news; Lava Jato partidária e com o Departamento de Justiça dos EEUU por trás; o golpe baixo que foi impedir Lula de concorrer, depois disso e mais, o povo deu 47 milhões de votos a um candidato que nem era conhecido da maioria dos brasileiros, e que teve seu nome anunciado em cima da hora . Para o tamanho da articulação da direita,o povo mostrou que não é tão ignorante, como você insinua. Talvez Lula não tenha dimensionado a quantidade de pessoas sem caráter que compõem nossas instituições. Talvez o erro tenha sido numérico. São 10 canalhas para um Teori.

  3. LULA É PRISIONEIRO DA GLOBO,A GLOBO MANTEM LULA PRESO AO CONTINUAR MENTINDO.
    A GLOBO SABE QUE LULA LIVRE A APRISIONA,LULA LIVRE É A QUEDA DE MORO CÚMPLICE DA GLOBO.
    QUANTO A NÓS FALTA A CORAGEM DE INVADIR,OCUPAR,RESISTIR E FAZER A GLOBO SE RETRATAR AO VIVO E A CORES.

    1. Essa organização criminosa chamada famiglia Marinho é a Bastilha que temos de destruir. Rede Globo é uma organização criminosa que está ligada ao agronegócio assassino que está destruindo o meio ambiente e colocando veneno nos alimentos de todos nós.

  4. Meu amigo, carregado de boas intenções, de uma cultura ímpar, daquelas raras figuras, não exagero quando digo que se assemelham à anjos, faz Pós na PUC-SP.

    – Me conta que, convive nesse meio universitário com a esposa de um ¨graduado do PT de São Paulo¨, e que a mesma conta, que a Gleisi (palavras dela) é uma bandida, e que blá blá blá …se tirar ela da presidência o PDT vem, o PSOL vem, o PSB vem , tudo na unificação.

    Essa turma é tão pilantra, que essa estória só não é pior que aquela que ¨é só tirar a Dilma que os investimentos estrangeiros vem¨, ou aquela mamãe que diz ao filho na vitrine da loja – na volta a gente compra.

    Cada vez mais me dou conta, que esse PT de Ruy Falcão e Haddad (fhc) apunhala diariamente Lula pelas costas …confesso que votei em Haddad ¨tampando o nariz¨.

    – Existe hoje duas representatividades que verdadeiramente são porta-vozes de Lula no seio do Partido:

    – DILMA VANA ROUSSEF.
    – GLEISI HOFFMANN.

  5. Esta entrevistas com o Lula seria muito melhores se estes repórteres deixarem de ser “pavões”, deveriam deixar de fazer perguntas alongadas e isto enche o saco de que assiste. Queremos ouvir perguntas curtas e resposta do entrevistado. Do jeito que vai não dá pra assistir.

  6. Já assisti ontem e fiquei imaginando a reação do presidente miliciano e seus seguidores imbecis! Mas acho que o nosso judiciário em nenhum momento da história em épocas de crises teve um posicionamento de acordo com a constituição. Espero que dessa vez tenham vergonha na cara e respeitem a nossa constituição e acabem com essa barbárie que estão cometendo com o presidente Lula!

  7. Assisti a entrevista inteira. Não parece que se trata de um homem de 74 anos preso há quase 2. A indignação dele com a situação do país e com o que a justiça fez até agora é palpável. A melhor parte é quando ele começa a contar as histórias de como ele foi fazer os inúmeros acordos que colocaram o Brasil no centro da diplomacia mundial. Quero muito que esse pessoal vá confirmar e pegar mais detalhes com o Celso Amorim.

  8. LULA LIVRE. Esperamos que o supremo com tudo faça o que é de sua obrigação. Anulação já desse processo fraudulento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.