Lula ganha apoio do PV; Moro, do ‘Mamãe Falei’

Lula, devagar, vai juntando peças à sua candidatura, encaixando com cuidado os pedaços que tecem o quebra cabeças político, até mesmo aqueles que, como Alckmin, parecia não se encaixar no desenho original e sofre, por isso, o ódio dos “moristas” como Merval Pereira, que pretendiam vê-lo integrado à campanha do ex-juiz.

Que, por sinal, comemora nas redes sociais a adesão do tal “Mamãe Falei”, num momento que, no meu tempo, seria o de Greta Garbo no Irajá, com a figura se habilitando a ser o “candidato de Moro” ao governo paulista, para que se veja o nível.

É que o União Brasil, partido de locação de Luciano Bivar, fechou com Doria o apoio a Rodrigo Garcia. Como já se disse aqui que a parte preferida de Bivar na Oração de São Francisco é o “que se recebe”, a parte do dar ele não aprendeu.

Doria não fecha acordo para depois ir dar apoio a Moro.

O fato concreto é que as forças políticas reais vão migrando para Lula ou, quando não, partindo para um “nem lembro que tem eleição pra Presidente”.

Apoio nominal de PL, PP, Republicanos, sim, o atual presidente terá. Sapato na poeira, santinho, panfleto, só em corpo oito, aquela letra miudinha, porque “candidatos do Bolsonaro” serão os “raiz”, os adeptos do xingamento da fuzilaria, os “tem de matar mais” e os defensores da esquerda “na ponta da praia”, expressão cunhada pelo candidato de 2018 para significar prisão e tortura.

Mas o mundo real, quatro anos depois de devastado pela dupla Moro-Bolsonaro, segue existindo e se movendo, pouco propenso, à vista do desastre que foi, a embarcar em aventuras demagógicas.

Vai se movendo silenciosamente, quase na sombra e recém começa a aparecer nas formas visíveis de movimentação política.

Hoje, Lula recebeu o apoio do PV, um avanço digno de nota para a formação da Federação Partidária da esquerda, da qual vão se aproximando, devagar, também a Rede e o PSOL.

O espaço está se estreitando.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.