A Folha publica hoje matéria que, na visão elitista de uma gente não não se considera muito parte do povo brasileiro – ao menos desta parte imensa que são os pobres, feios e ignorantes – deveria desqualificar Lula.
A liderança de Lula nas pesquisas se consolidou com base principalmente no eleitorado de baixa renda e menor nível de escolaridade.
No levantamento feito pelo Datafolha em junho, o ex-presidente chegava a 39% das intenções de voto entre eleitores com ensino fundamental completo. Agora, atinge 49%. Em outros segmentos de escolaridade, sua variação foi menor.
A comparação entre as duas pesquisas não é direta, uma vez que os candidatos apresentados em cada uma era diferente. É possível, entretanto, identificar o avanço do petista nesses segmentos.
Entre eleitores de baixa renda (até 2 salários mínimos por mês), Lula também chegava a 39% das intenções de voto em junho e, agora, bate 46%, a depender do cenário.
José Roberto de Toledo, sempre o mais lúcido analistas de pesquisa de opinião, mostra a razão:
O que mais importa para os brasileiros pobres e remediados piorou: sua situação financeira, a expectativa de manter-se empregado ou arrumar emprego, o futuro de sua renda pessoal, seu endividamento e sua percepção sobre a inflação. Está tudo mais baixo do que estava um ano ou um mês atrás.
Se o pessimismo cresce, não espanta que o candidato mais identificado com a oposição a Temer e que inspira lembranças de tempos melhores para o consumidor acabe se destacando no Datafolha como líder em todos os cenários de primeiro e segundo turno para as eleições presidenciais de 2018. É a memória do bolso falando mais alto do que a indignação com as denúncias de corrupção. O que Moro faz para a imagem de Lula, Temer compensa.
O povão fareja os seus interesses, mesmo com o festival de perfumaria vã que alguns intelectuais supõem ser a quintaessência da felicidade.
Ele precisa viver e precisa se sentir parte do país, de onde desde sempre foi excluído. Vota com o bolso, com o estômago, com os olhos desejosos, com as lágrimas do sofrimento, com a dor da pobreza.
Talvez, nas suas vidas sofridas, seja a única coisa que podem escolher com o mesmo direito que qualquer outra pessoa: o seu presidente.
29 respostas
Pois é, e num país tão desigual, quanto representa o “eleitorado de baixa renda e menor nível de escolaridade”, uns 80%?
“Talvez, nas suas vidas sofridas, seja a única coisa que podem escolher com o mesmo direito que qualquer outra pessoa: o seu presidente.” Mas nem isso querem deixar mais.
O Clovis Rossi é um jeca. Sujeito podre por fora e por dentro . Não li o que escreveu, mas só pode ser preconceito com o LULA.
A folha quer estigmatizar que o Lula é coisa de pobre. Otavinho , é preconceituoso com Lula. Certa vez perguntou com Lula queria ser presidente se não falava inglês. O Lula nunca mais pôs os pés na Barão de Limeira.
O velho Frias era menos canallha que o filho.
QUEM NÃO GOSTA DE POBRE, PROMOVE A RIQUEZA DOS MESMOS. É O QUE A BURGUESIA NÃO FAZ
VAMOS, GENTE, TÍTULO DE ELEITOR NA MÃO E LULA NA CABEÇA PRA SER FELIZ DE NOVO
Mas o Jornalista Fernando Brito se ilude com José Roberto de Toledo. Sobre o artigo de JRT, postei o seguinte comentário no GGN.
________________________________________________________________
JRT tenta servir a deuses e diabos
seg, 02/10/2017 – 11:59
Prezados,
Alguns jornalistas independentes (considero pejorativo o termo blogueiro, sobretudo se aplicado aos profissinais que atuam nos espaços da internet que fazem contraponto ao PIG/PPV), dentre eles Fernando Brito, do Tijolaço, consideram José Roberto de Toledo como um dos maiores analistas de política e de pesquisas, ainda atuande nos ceículos do PIG/PPV.
Vejo como um tanto otimista e ilusória a opinião de Brito e de outros que compartilham ponto de vista parecido. Quem realmente tem alguma independência editorial e se opõe ao que pensam os donos dos veículos já foi alijado da chamada ‘grande mídia comercial’, pois independência editorial e oposição aos patrões são inadmissíveis desde que os veículos da chamada ‘grande mídia’ se uniram para agir como um partido político de direita, neoliberal-conservador, fato fàcilmente comprovável, sobretudo a partir de 2010.
Embora o jornal da escravocrata família Mesquita defenda a quadrilha hoje instalada no Planalto, sobretudo o chefe dela, Michel Temer. JRT faz esse mise-en-scène, tentando colocar em MT e demais quadrilheiros colocados no Planalto pelas ORCRIMs midiáticas e judiciárias a ‘culpa’ pelo grande número de pessoas que declaram voto no Ex-Presidente Lula, apesar do massacre e caçada midiático-policial-judicial que fazem conta ele, há três anos.
JRT, atendendo aos interesses dos patrões, NÃO questiona a ORCRIM lavajateira e não admite que boa parcela da população já percebeu que a ‘cruzada moralista’ da Fraude a Jato destruiu a Economia, a Política, os Empregos, os Direitos, a Soberania do País, MAS NÃO cumpriu o que propalou através de discurso de populismo judicial: combater a corrupção.
Ou seja: esse artigo de JRT é mais importante pelo que não diz do que pelo que nele está escrito.
Com certeza! Eles fazem o jogo dos patrões! Não se iludam! Defendem o seu emprego. Esse tipo de imparcialidade faz parte do esquema de desconstrução da esquerda! NÃO SE ILUDAM!!!!!
A urna eleitoral onde o milionário tem o mesmo valor que o miserável, a prostituta igual a Madre Superiora, o soldado quanto o general, o trabalhador braçal quanto o intelectual e o coxinha é igual um simples mortadela. Por isto eles odeiam eleições. Se a elite quiser ganhar eleição tem que reduzir a pobreza a uma minoria .
Perfeito, no Brasil a democracia é revolucionária. Isto diz alguma coisa a respeito de nossos milionários, nossas Madres Superioras, nossos generais nossos intelectuais e sobre nossos o coxinhas. Como diz um grande jornalista, talvez nosso maior, estes “nossos” definitivamente não são contemporâneos do mundo.
Todos os eleitores, das diversas faixas de renda (de pobres a ricos), votam de acordo com seus interesses e expectativas particulares.
Seja pelo bolso e consumo, seja por um melhor poder de influência sobre a máquina pública a favor dos próprios negócios.
É como se a mídia quisesse carimbar “desinformados” na testa dos pobres e, “iluminados”, na testa do empresariado paulista.
Bravo João de Paiva!
Embora esse Clovis Rossi seja mais um idiota da mídia, esse mesmo pensamento rasteiro e preconceituoso, é repetido pela Globo seus satélite e seus lamentáveis jornalões. O pior é que são ignorantes que se “acham” e por isso deram o Golpe e levaram o Brasil a esta situação, porque foi essa “intelectualidade” golpista que levou o governo FHC a fazer o Brasil quebrar 3 X.
Lula é milhares de vezes mais inteligente do que todos eles, não há ninguém, entre os golpistas, para debater no plano das idéias com Lula muito menos o seu herói, Moro que na condição de Juiz da Inquisição não consegue ser verdadeiro e nem tem intelectualidade para tanto, e suas sentenças são uma homenagem a injustiça a prepotência e ao ódio de classe, assim como são essa perseguição infame que lhe fazem no país de oligarcas moralmente rastejantes.
O preconceito burguês da folha é absurdo tentando desqualificar o eleitorado nas pesquisas.
O povo não é bobo, abaixo o PIG.
Fascismo.
Grande merda faixa de renda e escolaridade…Faça uma pesquisa só com doutores das universidades de ponta do Brasil em áreas que capacitam à uma análise complexa das questões politico-socioeconômicas (ciências sociais, história, política, economia, sistemas complexos, etc) e veja os resultados de Huck, Dória, Boçalnaro, Aécio…
Datafolha piensa que el pueblo brasileño es estúpido, ahora muestra otra encuesta que la mayoria quiere la prision de Lula-duro de matar-. Que encoerência, en una quiere como presidente y la otra na prision. O seja en la presidencia y en la prision en el mismo tiempo. Entonce Lula tiene que colocar su gabinete en la Papuda.
Hoje a Papuda está no palácio do Jaburu.
Reduzir a questão à luta entre ricos e pobres, o mesmo que “quem é contra Lula é contra o povo” é como jogar a sujeira para o debaixo do tapete. O Temer não é desonesto só porque é rico, já entrou na política assim, aproveitando-se de uma cultura “Gerson” Malluffiana que está no cerne da civilização brasileira. Os poucos políticos que poderíamos tachar de honestos, isto por não haver acusações contra eles e por sempre defenderem causas populares são poucos. E nada podem fazer fazendo parte de partidos podres, que são todos os que estão aí.
Lula é popular, não tem cultura mas é esperto. A sua origem sertaneja e sua vivência como líder sindical o deixou apto a transitar entre raposas velhas da política, grandes empresários e o povão, sabe jogar com os três e tira vantagem de todos. Por pior que seja o governo do Temer, sabemos que pegou a batata quente que iria estourar nas mãos da Dilma, pois o governo fisiologista, oportunista, estalinista do PT nunca se preocupou com planejamento a longo prazo para desenvolver o país. Ficou no ôba-ôba o tempo todo, fazendo discursos para agradar a plateia, mas quando o dinheiro acabou, seus aliados poderosos sumiram. Populismo com base em discursos vazios não ajuda o país. Ninguém é honesto só porque é (ou foi)pobre. Os únicos a serem beneficiados com a eleição do Lula serão os dirigentes da CUT e novamente os banqueiros e dirigentes de alguma nova construtora, a não ser que faça as pazes com a Odebrecht, UTC, assim como fez com o Collor, Malluf e figuras do mesmo naipe que no passado trocavam insultos com ele.
kkkkk faça me rir, isso e surreal, ah 1 ano e meio os coxinha, aqueles que batiam panelas, queriam Dilma fora, colocaram o Temer, começou fazendo merda e continua fazendo as piores desgraças para o povo, e de quebra respinga e muito nos que batiam panelas,mas mesmo assim eles não dão braço a torcer, dai veem a famigerada datafalha, tentando esconder o obvio, sem contar o outro pau mandado do Moro…..viva o Lula,viva o Povo Brasileiro, viva o Brasil!!!!!!!!!
O eleitorado “esclarecido” votou no aécio, depois apoiou o golpe de estado que colocou uma quadrilha que está destruindo o brasil no poder. Aí os idiotas que se passam por jornalistas saem com essa sobre nível de escolaridade. Outro dia mesmo saiu uma pesquisa mostrando que o apoio a bolsonazi é maior entre os de renda e “educação” mais altas. Os donos de jornais e seus empregadinhos lambe saco deveriam enrolar este discursinho sobre “nível de escolaridade” bem enroladinho e enfiar nos respectivos rabos. Os de “menor escoloaridade” há quatro eleições rejeitam os entreguistas e os safados que querem destruir direitos sociais e trabalhistas. Para os asnos que trabalham na folha de são paulo, inteligente é quem dá tiro no pé.
Analfabeto, semi-analfabeto, ensino fundamental, ensino médio. Essa é a grande massa da população. E não é um “pseudo-superior” só porque tem diploma superior que vai dizer à essa massa qual o melhor governante. O povão quer trabalho e renda; e essa elite hipócrita não percebe isso. Isso é pano de fundo. No íntimo eles sabem que estavam muito melhor financeiramente com o governo do PT do que agora. Mas o orgulho em não admitir que erraram – e feio – ao destituir a Dilma. Admitir erro só pessoas com caráter o fazem.
Se Lula deixou a presidência com 80% de aprovação isto quer dizer que os pobres escolheram e a maioria , incluindo ricos e letrados gostaram.
TRF-4
Só para esses coxinhas totalmente alienados: antes de falar em gastos públicos, pesquisem qual o percentual da dívida pública sobre o PIB de países como USA, Japão, Espanha, Itália ou outro país qualquer. Feito isso, voltem aqui e peçam desculpas por terem proferido tamanha asneira.
Petralhas desesperados não vai ter um ladrão do pt em 2018 para saquearam, roubarem o bairro, o município, o estado e o país acabou a mamata petralhas vocês irão ter que trabalhar seus vagabundos que gostam de mamar nas tetas do estado. Se hoje tem o temer batamos palmas para vocês seus merdas
Petralhas desesperados não vai ter um ladrão do pt em 2018 para saquearam, roubarem o bairro, o município, o estado e o país acabou a mamata petralhas vocês irão ter que trabalhar seus vagabundos que gostam de mamar nas tetas do estado. Se hoje tem o temer batamos palmas para vocês seus merdas
Discordo do Toledo quando ele diz “O que Moro faz para a imagem de Lula, Temer compensa.”
Que Temer ajuda no crescimento do Lula não restam dúvidas, mas Moro tem se anulado, já que boa parte da população já sacou a sua parcialidade, e de tão parcial qualquer nova acusação contra o ex-presidente fica com cara de perseguição (o que é, de fato).
Vale dizer que a reprovação à conduta de juíz já está e níveis quase iguais a aprovação, fato impensável há um ano atrás.
É aqueles que muitos chamam de elite , eu os chamo de escória da sociedade Brasileira . quando vejo á falta de patriotismo a insensatez destas pragas . me deixa totalmente revoltado com a situação do nosso país , sendo sabedor quem são culpados , e impotente por não ter á quem recorrer ! no senado são coucos os que nos defende . na câmara dos Deputados muito menos e no ( STF) ????????