Marina adere ao bolivarianismo?

marina_chavista

Quando Dilma assinou o decreto que institui a Política Nacional de Participação Social, os jornalões protagonizaram uma reação histérica, como se estivéssemos em vias de aderir a um bolivarianismo radical.

O Globo publicou um editorial ultra-agressivo, intitulado: “Decreto agride democracia representativa”. Estadão, Veja, Olavo de Carvalho, Folha, todos se juntaram num grito uníssono de repúdio: como assim ampliar a participação popular? O povo? O povo que se dane!

Nada como um dia após o outro.

O programa de governo de Marina Silva acaba de encampar a proposta da presidenta. Aliás, encampa todas as propostas que a presidenta ofereceu à sociedade, após as manifestações de junho, contra as quais a mídia se insurgiu com enorme violência editorial: conselho de participação social, mais plebiscitos, mais consultas populares.

Comprem pipocas, a mídia vai entrar em parafuso! Será coerente e baterá na Marina?

E o que fará o PSB? Sem uma base militante considerável, e com pouco tempo de TV, Marina precisa da mídia para crescer eleitoralmente. O mais provável é que recue, infelizmente.

Enfim, o tema promete fortes emoções. E o melhor: politiza o debate.

Infelizmente, duvido que o esforço do PSB para ouvir a “voz das ruas” das jornadas de junho chegue ao ponto de atender aquela que, possivelmente, tenha sido a única bandeira em comum dos milhões que saíram às ruas: questionar o poder da mídia. Se o fizesse, seria interessante, porque constrangeria a campanha de Dilma Rousseff, que até o momento decidiu não fazer nenhuma proposta concreta neste sentido. Até agora, há apenas um discurso duro do ex-presidente Lula, chamando a imprensa de principal partido de oposição.

Ou já se esqueceram que, nas jornadas de junho, um dos refrões mais cantados era “a verdade é dura, a rede globo apoiou a ditadura”?

CONVERGÊNCIA ENTRE DILMA E MARINA TESTARÁ IMPRENSA

Assim como fez a presidente Dilma, que lançou uma proposta que amplia os canais de participação popular no setor público, o plano de governo de Marina Silva defenderá as mesmas ideias, incluindo ainda a maior realização de plebiscitos e consultas populares; em relação a Dilma, a reação da imprensa foi um massacre, com reações histéricas ao que seria uma guinada bolivarianista do governo; será que Marina, vista por setores da imprensa como esperança mais viável de derrotar o PT em outubro, despertará as mesmas reações?

24 DE AGOSTO DE 2014 ÀS 13:02

247 – O programa de governo de Marina Silva, que será lançado na sexta-feira 29, encampa uma proposta que foi lançada pela presidente Dilma Rousseff, há pouco mais de dois meses, como resposta às manifestações de junho do ano passado. Assim como o governo do PT, a candidata do PSB também pretende ampliar canais de participação popular e reforçar a democracia direta, com mais plebiscitos e consultas populares.

Essa convergência de posições será um teste para a imprensa brasileira, que reagiu de modo histérico à proposta apresentada pelo PT. De acordo com mídia familiar, o PT estaria implantando “sovietes” no setor público, numa clara guinada bolivariana. Mas, e agora: qual será a reação, no momento em que Marina parece representar a possibilidade mais viável de derrotar o PT nas eleições de outubro?

Eis, abaixo, um trecho da manchete do portal Uol, do grupo Folha, que foi titulada de modo frio (“Programa de governo de Marina defende a ampliação da democracia direta”):

Com lançamento oficial previsto para sexta-feira, 29, o programa de governo acertado entre Marina Silva e Eduardo Campos defende a ampliação dos canais de democracia direta, como plebiscitos e consultas populares, e o controle das atividades dos políticos por conselhos sociais.

Segundo o texto do programa, que ainda pode sofrer alterações substanciais, de acordo com integrantes da campanha, essas mudanças pretendem ser a resposta da candidatura às manifestações populares ocorridas em junho do ano passado. “Elas revelaram ao mesmo tempo o distanciamento entre governos e população e o desejo de mudança na forma de administrar”, diz o texto prévio.

Em junho deste ano, um ano após as manifestações, a presidente Dilma defendeu praticamente as mesmas ideiais. Leia abaixo:

Dilma defende participação popular na reforma política

Durante a convenção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada neste sábado (21), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff afirmou a importância da reforma política para haver uma transformação democrática e política no País. “Não vejo uma reforma política sem participação popular”, ressaltou a presidenta.

A campanha de Dilma à reeleição apresenta como um dos seus principais pontos a necessidade de realização de profundas mudanças no processo político e eleitoral no País, que visa proporcionar uma maior participação do cidadão , melhorar o sistema político brasileiro, fortalecer a democracia e dar mais transparência ao processo eleitoral. (…)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Pois é…, na hoora em ví a Marina copiando o programa da Dilma pensei “Quando a Dilma fez isso, a imprensa e seus sabujos na internet gritaram o tempo todo que eram programas ditatoriais e que o PT estava querendo implantar o comunismo bolivariano no Brasi, mas será que vão dar o mesmo tratamento para Marina agora?” Duvido muito, observo os movimentos na internet e não ví nos sites dos jornalões os mesmos comentários raivosos contra Marina, como faziam contra Dilma, o que mais demonstra que muitas pessoas ainda são manipuladas pela grande imprensa e seus emissário que se enfiaram nas redes sociais e infestam os comentários dos grandes sites.

    Esse silêncio, no caso de marina, para o programa que é claramente uma cópia do programa da Dilma, demonstra que a grande mídia e o mercado financeiro e especulativo abraçaram de vez Marina, provavelmente porque sabem que ela não terá força para implentar nada que seja contrário aos grandes especuladores, pois, quem vai mandar de fato serão os grandes bancos e os grandes especuladores, com a Neca Setubal sendo o braço deles dentro das instituições.

    Não há repercussão no facebook, no twitter ou nos grandes sites contra a Marian, para um programa idêntico ao de Dilma, que, ao contrário foi e é linchada por conta do tema. Então vemos que a mídia tomou conta de tudo e os robôs do facebooks e twiiters nem percebem, como se estivessem numa matrix, apenas replicando o que a grande mídia transmite.

  2. Esta será sem dúvidas,na tentativa de derrotar a Presidenta Dilma,o que os cabos eleitorais do PIG,vão tentar introduzir no debate eleitoral.Isto é o CONFUSIONISMO.Pra tentar confundir o eleitor,que eles,os direitistas acham ser burro.Não confundir com o CONFÚCIO!

  3. Ela,Marina Silva,ex defensora do Meio Ambiente e hoje,24/08/2014,60 anos do suicídio de Vargas(espero que meu sobrinho não esteja daqui a 60 anos lendo sobre o suicídio do Brasil,com a vitória de Marina Silva)e hoje defensora unica e exclusivamente do Mercado da Agiotagem,disse que é a favor da transposição do Rio São Francisco,mostrando a mediocridade do seu discurso e passando a bola para mais um gol da Presidente Dilma,mostrando que no duelo das Ministras no Governo Lula,Marina x Dilma,a Presidenta com seu espírito desenvolvimentista sempre teve e está com a razão contra as sandices oportunistas da maluca Marina Silva,que sempre foi contra a Jiraú,STO.Antônio,Belo Monte a BR 319,etc,etc,etc.

    Se nessas eleições presidenciais tivessemos em um debate alguém pelo menos com o apetite de Agnaldo Timóteo como nas eleições para o Governo do Rio de Janeiro em 1986,já seria suficiente para desmascarar Marina Silva.

    É uma pena que o meu VHS com o maravilhoso debate(ali sim era coisa boa mesmo)para o governo do Rio de Janeiro de 1986 na tv Manchete,na data de 09/09/1986,segundo eu tenho notado na capa, está praticamente acabado,senão eu colocaria no youtube na integra para ver se pelo menos Aécio aprenderia alguma coisa,já que a presidenta Dilma é muito séria e elegante demais para exigir tanto e também tem o fato dela poder provar que é muito mais competente que a medíocre Marina Silva,bastando apenas deixar a amistosidade de lado.

  4. Li uma matéia do Mink, que substituiu Marina no Ministério de Meio Ambiente, onde ele fala do problema da Marina em realizar suas propostas que eram boas. O problema da ex-ministra é a negociação com outras partes interessadas e, por muitas vezes, divergentes quanto aos objetivos e finalidades, ou seja, faltava-lhe flexibilidade para a negociação. Muitos projetos não foram adiantes. Admito que seja sincero o encampamento da participação social. Será que ela acha que vai ser fácil? Se ela não conseguiu agregar as alianças feitas por Eduardo, são alguns partidos com interesses bem diversos, e já dá encrenca. Imagine uma sociedade de um país como o Brasil, com suas necessidades regionais, suas diferenças de classe, as necessidades e exigências do capital(que tal o Itaú, para começar) e o setor produtivo, classes profissionais liberais e o trabalhador rural e urbano, diferenças religiosas etc. Isso significa resolver conflitos, não é brincar na floresta nem num gabinete assessorada por economistas neoliberais convictos e uma banqueira. Dá para perceber o tamanho do problema? Porisso é fácil chamar a Dilma de incompetente, que governa de forma masculina e outras picuinhas regidas pelo pig, a TV Globo e as corporações nacionais e internacionais,além da Neca, com dois olhos grande no que esse país tem de bom e que ficou melhor depois de 12 anos de PT. E ela pode seguir o PT enquanto projeto porque, afinal, ela é cria desse partido. Com uma diferença: promessa é dívida. Pode ser paga devagar e sempre e a demora causa cobranças, aborrecimentos e disputas oportunistas. Então, é isso.

  5. Esse programa é só para efeitos de eleição e digo isto porque as elites e mídia que controlam candidata, caso seja eleita, o “programa” já teria sido cumprido. O ideal fica com a Marina e o concreto, o real, vem com o governo dos que controlaram a candidata Marina Silva. A direita não brinca e eleição em um país como o Brasil nunca foi brincadeira.

  6. Pessoal , acho que vcs. estão acreditando até em Papai Noel para acreditarem que Marina Silva irÁ fazer projeto de participação popular! hahahahaa

  7. João Maria Fernandes de Souza num comentário no Blog do Nassif…

    pois é… Erundina e a “História que se repete como farsa”:

    Não quis a companhia de Haddad pois ficou arrasada com uma foto de Lula junto a Maluf mas…

    vai aos poucos se acomodando e engolindo:

    – O Itaú

    – A Globo (que tanto fez uma boa divulgação de seu mandato como Prefeita de São Paulo, quando ela era filiada ao PT)

    – Giannetti

    – André Lara Resende

    – Bornhausen (new-socialista)… será que houve um acerto? Tipo, vamos exterminar a raça petista, mas a senhora fica de fora.

    – Heráclito Forte (new-socialista)

    – Os ruralistas (Caiado e cia…)

    das duas uma: ou foi abduzida ou drogada

    ou se “endireitou” de vez mesmo.

    1. Para Erundina isso é café pequeno, é bom relembrar que a mesma foi ministra de Itamar Franco, quando todos do PT não concordavam. Com essa desculpa ela vai se arranjando. Eu admirava Erundina, porém desde aquele fatídico dia em que aceitou o ministério do Itamar, que comecei a prestar atenção que discursos são discursos, o que vale mesmo são as práticas. Sou LULA?DILMA, pelo que fizeram, fazem e farão pelo povo brasileiro.

    2. Quando vejo agora Erundina empurrando Marina para o Palácio, me dá uma raiva danada, ao lembrar da sola de sapato e do tempo que gastei para conquistar votos para ela quando era candidata a prefeitura de SP.
      Sem contar as piadas e os sarros que guentava dos colegas de trabalho, os malufistas e serristas(ambos candidatos tambem).
      O preconceito era täo grande contra Erundina, por ser mulher, nordestina e petista. Ah ! como eu aguentava.
      Político tem de ter vergonha na cara e respeitar seus eleitores, seus militantes e permanecer no partido. Juro que na época, se eu soubesse que Erundina um dia deixaria o partido, teria curtido meus sábados gostasamente ao invés de ir para a periferia distribuir santinho , convencer eleitor malufistas a dar um voto de confianca a Erundina.

  8. É sempre bom lembrar “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”. (Joseph Pulitzer). … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo”.(Malcolm X)

  9. Acorda Dilma. O povo reprova a mídia. Desmascara a mídia usando a própria mídia e verás q o povo te apóia e discorda dessa manipulação e jogo sujo.

  10. Bom, a SMIGOL DA FLARESTA está “pegando carona” nos programas do PT. Quero ver a opinião dela então na LEI da MIDIA para 2015. Lula pode falar sobre isso (essa “carona”)nas inserções que tem feito no programa de Dilma e discretamente dar uma indireta na “SMIGOL”…
    Miguel voce que gosta… Olha a Smigol mandando um recado pro PIG…KKKKKKK ( https://www.youtube.com/watch?v=fpVg4Mzk9U0 )

  11. Qualquer proposta de Marina ou do Aécioporto que vá além do que Dilma está propondo é com propósito meramente eleitoral. Quem propõe BC autônomo não pode ter política séria de participação popular.

  12. Se o programa de Mariana copia as ações do PT e melhor ficar com o originais (Lula e Dilma) do que comum uma cópia mal feita.
    Mariana vai governar é com a sociedade, com a sociedade anônima (leia-se Bancos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *