Maurício Dias: “o julgamento de Lula deve ser nas urnas”

luladias

Maurício Dias, na edição desta semana de CartaCapital:

O tempo urge, mas ainda há sobra para libertar o ex-presidente Lula, figura fundamental no julgamento que o eleitor fará, em outubro, nas eleições presidenciais. Este é o julgamento mais importante do que qualquer outro. É a voz do povo. Quem perder perdeu.

Execrado e odiado pelos golpistas, o petista é o único líder político do Oiapoque ao Chuí. Mas é também um cidadão brasileiro como todos os outros. É, entretanto, um preso sem crime.
Lula apaixonou-se pelo povo. O povo apaixonou-se por Lula. Talvez seja ele o único político em condições de pacificar o País. Embora um tanto atrasado, o Supremo Tribunal Federal, com a liberdade dada agora a José Dirceu, abriu um caminho destinado a acabar com o autoritarismo do juiz Sergio Moro, encoberto até agora, como se sabe, pela Operação Lava Jato. Tudo feito em conluio com procuradores e policiais federais.

É inesquecível a escrachada e covarde viagem da prisão coercitiva de Lula. O mundo gira. A proposta de libertar Dirceu partiu do ministro Dias Toffoli, que foi apoiado pelos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Edson Fachin foi contra.

Recentemente o ministro Marco Aurélio Mello declarou que a prisão do ex-presidente Lula viola a Constituição brasileira. “O processo, para mim, não tem capa, tem unicamente conteúdo”, afirmou o ministro. E explicou: a prisão viola o princípio da presunção de inocência tratado no artigo 5° da Constituição, que orienta o trânsito em julgado da sentença. “Eu não concebo( … ) tendo em conta a minha formação jurídica ( … ) essa espécie de execução”, destacou.

A trajetória do advogado Edson Fachin é surpreendente diante da trajetória do ministro do STF. Foi indicado pela presidenta Dilma Roussef para
substituir o ex-ministro Joaquim Barbosa. Sofreu resistência dos senadores conservadores pela simples razão de ter defendido a eleição da petista em 2014.
O PT, Lula e Dilma usaram o dedo errado para escolher os candidatos ao Supremo. Não para obedecer, e sim para impedir a prevalência conservadorano STF. Nosso Supremo é uma corte política. Os militares, com a deposição de Jango, perceberam e cortaram a cabeça de três dissidentes: Victor Nunes  Leal, indicado por Juscelino Kubitschek, e Evandro Lins e Silva e Hermes Lima, indicados por João Goulart.

Resta aos petistas suportar por ora a voz manhosa e entediante de Edson Fachin.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

7 respostas

  1. Gilmar e Moro são as “vozes” do Golpe: a primeira empolada e gongórica a outra melíflua e medrosa. É a Casa Grande e os embusteiros candidatos a um lugar nela.

    1. Concordo. E essa gente não teve essa trabalheira toda (sob as ordens do Mercado), para morrer na praia. Não vão deixar Lula ser candidato de jeito nenhum. Infelizmente, a esquerda (e acredito que o próprio Lula já percebeu isso) vai ter que viabilizar um plano B.

  2. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando:

    Meus comentários estão sendo excluídos. Brizola, por mais pragmático (e isso era bom) que fosse, não faria isso. Deve ser o novo PDT…

    .:.
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    :: ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  3. Pelo que se tem tem observado o Juizeco de Curitiba comete estes tantos de asneiras, mas porque é apoiado pelos Ministros dos STF e pelo que se vê são quase todos contra o Lula. Mas, a canoa está fazendo água e não terá como esta cambada escapar. O fim está próximo. Lula não deve aceitar nenhum acordo com esta turma. Libertam -lhe agora ou num futuro muito próximos irão parar na Papuda.

  4. “Em vídeo inédito divulgado neste domingo (1º), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na sede da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril, afirma que vai passar para a história do Brasil como o presidente “que mais fez inclusão social nesse país”, afirmou, depois de destacar que é um “inocente que está sendo julgado para evitar que esse inocente volte a fazer o melhor governo do Brasil”.

    “Eu não sei se eles estão com a consciência tranquila para fazer esse serviço, porque eles sabem que a história se constrói ao longo de muitos anos. Eles não sabem como irão passar para a história, eu sei. Eu sei que vou passar para a história como o presidente que mais fez inclusão social nesse país”, afirma, frisando que é o presidente “que mais fez universidades, mais fez escolas técnicas, que mais colocou jovens na universidade nesse país”.

    “Eu sei como eu vou passar para a história. Eu não sei como eles vão passar. Não sei se eles vão passar para a história como juízes ou como algozes. O herói não é o cara que enforcou Tiradentes. Foi o enforcado que virou herói”, diz Lula no vídeo divulgado na página do ex-presidente no Facebook.”

    https://www.brasildefato.com.br/2018/07/01/vou-passar-pra-historia-como-quem-mais-fez-inclusao-social-diz-lula-em-video-inedito/

    Confira o vídeo:

    https://youtu.be/vq97WVJ73Zc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *