Meirelles e o Consenso de Washington (3, final) Por Samuel Pinheiro Guimarães

consenso3

Na terceira e última parte de seu artigo, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães descreve o inevitável cenário de exclusão que a continuidade de um projeto neocolonial de desorganização de uma sociedade com 15 ou 20% de cidadãos e o restante de excluídos.

A consequência? A selva social

Samuel Pinheiro Guimarães

O elevado grau de urbanização da sociedade brasileira torna necessária a existência e a expansão da indústria, que é o setor dinâmico de qualquer economia desenvolvida de grandes dimensões.

A mecanização da agricultura de larga escala voltada para a exportação não gera empregos suficientes e expulsa mão de obra do campo para as cidades o que agrava a situação da população urbana em termos de emprego, habitação, saúde, educação etc.

A tendência à automação e à robotização no setor industrial, sem nenhuma política para enfrentar este desafio, faz com que, ainda que haja aumento da produção, se reduza a geração de empregos industriais.

A inexistência de uma politica de exportação de produtos industriais, que inclua a participação ativa das empresas estrangeiras, e o permanente ingresso de capitais estrangeiros necessários para equilibrar o balanço de pagamentos, devido ao déficit estrutural nas contas correntes, gera uma perspectiva de crise cambial futura, apesar das reservas significativas atuais.

A concentração de renda e de riqueza tenderá a se aprofundar continuamente assim como as demais disparidades internas e vulnerabilidades externas. A violência urbana e rural tenderá a se agravar de forma significativa.

Os detentores de grandes fortunas tenderão a se tornar absenteístas, isto é, passarão a residir no exterior como já ocorre em relação a muitas de suas famílias e herdeiros.

O Programa econômico do Mercado executado por Henrique Meirelles consolidará a situação do Brasil como produtor e exportador de produtos primários agrícolas e minerais, em especial de petróleo, e como território de exploração de mão de obra com a instalação de megaempresas multinacionais para explorar um mercado interno de tamanho médio, cerca de trinta milhões de consumidores, mas que é maior que o mercado interno de muitos países europeus (em número de consumidores), cercados estes 30 milhões por 170 milhões de uma massa anômica de desempregados, subempregados e miseráveis.

As duas primeiras partes estão aqui e aqui.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Que eu saiba, para o Brasil esse “futuro” já chegou há muito tempo e já o vivemos desde tempos idos, desde os presidentes pós Getúlio, passando por FHC, Lula, Dilma e reforçado por Temer.

  2. Desde que eu nasci ouvi dizer que o Brasil era país de terceiro mundo. No período Lula e Dilma chegamos ao primeiro mundo. Com o golpe de estado perpetrado pela elite , banqueiros , Empresários, MPF, o STF, enfim , os três poderes da república, voltamos ao terceiro mundo.

    1. eu também me sentia pária internacional por ser do terceiro mundo. agora sim sinto-me, e não é porque me disseram e sim porque presencio, sou do terceiro mundo que nos é imposto pelos criminosos cia-temer-moro. triste sina!!!!

    2. Sinto o mesmo que você. Tinha orgulho quando o Brasil estava bombando com Lula e Dilma e eu estudava no exterior. Agora o clima mudou muito e os estrangeiros não entendem nada. Voltamos a ser vassalos aos olhos do Império.

      1. Pois é, acabou a mamata das bolsas pra culinária pagos com o dinheiro do POVO para inúteis passearem no exterior. Meu curso é pago com o meu DINHEIRO !!!!!

        1. KKKKKKKKKK papo típico de vira-lata de direita. Esse iskra-ulan bator é digno de pena, não engana ninguém. Agora deu pra ver o nível e o desespero do ególatra KKKKKKKKKK

          1. Qual o caso de voces dois, iSKRA e Maxence? Até aonde eu sei, voces dois sao de esquerda e progressistas. Pra que esse atrito? Ou eu estou enganado com relaçao a voce, iSKRA? Neste caso faria sentido.
            Eu queria que fosse apenas retorica, mas no cenario atuial ,mais do que nunca, a esquerda precisa se unir. Lula vai ser preso, nao se enganem.

        2. Kkkk Típico comentário de um frustrado de capacidade intelectual limitada que não tem capacidade nem de passar em uma Universidade Pública!!! E a frustração deve aumentar por ter família com bens e posses, mas tem medo de uma competição realmente efetiva no Brasil (na qual todos teriam igualdades de oportunidade). O pior é que pelos comentários dos Direitopatas, verifica-se a ínfima capacidade cultural, pois até culinária se faz com muita inteligência (diferente de seus comentários). Aliás, Direitopata que fica acompanhando sites de esquerda deve ser o cúmulo da frustração, cúmulo de uma vida solitária e ainda do cúmulo de uma necessidade de existência – mesmo que fora da realidade e toda protegida pelo anonimato. Kkkk

    3. Discordo. Os golpistas estão nos empurrando é para um “quarto mundo”.
      E, como nessa escada sempre há um degrau mais baixo, acabarão nos mandando é para o “quinto dos infernos”.
      Para onde, aliás, quem deveria ir são os golpistas e seus bobos alegres, o coxinhas!

  3. Para impor a política neoliberal é que derrubam governos eleito que não seguem essa cartilha como fazem atualmente com Maduro, Evo Morales, como fizeram com a Cristina Kischner e com a Dilma, financiam movimentos de contestação, tem sempre a Mídia do seu lado pois são também beneficiários e como no Brasil tem a Justiça e juízes que atuam para o governo americano, e uma parte da população totalmente despolitizada. Por isso querem escolas e ensino alienados e uma mídia que detenha o oligopólio da informação. O capitalismo é incompatível com a democracia.

  4. Lula e Dilma tinham legitimidade no mundo.Lula trouxe a Copa do Mundo Lula trouxe as olimpíadas ,foi o melhor período da minha vida. O Brasil foi reconhecido e conhecido lá fora. Hoje o mundo sabe que Temer é golpista e ladrao.

  5. O projeto neoliberal de fhc deu ruim na década de 1990 com os 2 mandatos dele. Daí veio Lula e consertou toda aquela bagunça e grande parte do povo aprendeu que o Brasil tem solução se o governante é bom. Porque queremos Lula? Porque quem já tem idade como eu já viu que antes de Lula todos os governos eram ruins. E se existia alguma dúvida em favor do Meireles é só ver a atualudade e perceber que sem a liderança de Lula as teorias e práticas dele não funcionam.

  6. Engraçado. ..vejo o jornal da band e da record (não assisto a globo) e a impressão que eu tenho é que eles falam de um outro país que não é o Brasil. Tudo esta tão bem nesse pais dessas tvs…Será que é porque sou do Rio?

  7. É uma pena e mostrar que continuaremos na zona do atraso. Pois, quem hoje é nação próspera foi por cumprir duas lições obrigatórias: 1- vender o máximo de recursos naturais 2 – usar tudo disso para saciar a fome de roubalheira das suas elites.

  8. “O tempo é o senhor da razão”. Se o Brasil continua ou não sua trajetória de ascender a um estagio mais alto no cenário mundial, a meu ver não depende de Temer,bandidos, politicos, togados ou militares e sim, do grau de consciência desenvolvimentista e empreendedorista do seu povo. Depende de nós, apenas, isso, Se a covardia do momento for uma regra permanente, aí sim, não iriemos a lugar nenhum; se o povo achar que se contenta em rivalizar apenas, com as nações africanas, isso é com o povo brasileiro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *