Mello Franco: más notícias para Bolsonaro

Em sua coluna em O Globo, Bernardo Mello Franco aponta, corretamente, que a eleição se definiu, antecipadamente, por um duelo entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.

Divirjo apenas de que isso vá provocar um total esvaziamento das demais candidatura – já de si bem vazias – ainda na rodada inicial e, ontem, mostrei os dados do Ibope que contrariam esta tendência de “voto útil” em larga escala.

Vale a leitura inclusive do curioso conceito do diretor do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, que cria  dois tipos de rejeição, a Haddad e ao PT. Falta só explicar a razão desta não “colar” naquele.

O segundo turno começou mais cedo

Bernardo Mello Franco, em O Globo

Agora é oficial. A julgar pelo Ibope, a eleição afunilou de vez entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Se não houver uma grande reviravolta, os dois estarão no segundo turno. Isso equivale a dizer que o duelo final pela Presidência começou mais cedo.

A nova pesquisa praticamente enterra as chances de uma terceira via. Ciro Gomes tentou ocupá-la, mas estacionou em 11% das intenções de voto. Ele precisaria dobrar seu eleitorado para empatar com Haddad na reta final. É uma missão quase impossível a menos de duas semanas das urnas.

Geraldo Alckmin também se esforçou, mas continua atolado na casa de um dígito. Sua campanha entrou no modo de crise permanente. Dia sim, outro também, o presidenciável é abandonado por um aliado do centrão ou do próprio PSDB.

Os partidos da coligação fixaram uma data-limite. Se o tucano não ressuscitar até o Datafolha de sexta-feira, será largado à própria sorte. Os mais afobados não querem esperar a missa de corpo presente. É o caso de seu ex-pupilo João Doria, que já entrou na dança do acasalamento com Bolsonaro.

O capitão manteve seus 28%, mas recebeu três notícias ruins. A primeira foi o crescimento de Haddad, que chegou a 22% e passou a ameaçar sua liderança. A segunda foi o crescimento de seu próprio índice de rejeição, que chegou a 46%. A terceira foi a mudança nos cenários de segundo turno.

Bolsonaro voltou a aparecer em desvantagem na maioria das simulações. Se a eleição fosse hoje, ele seria derrotado por Haddad, Ciro e Alckmin. Só empataria com Marina, que encolheu para 5% e corre o risco de terminar a eleição entre os nanicos.

Os números animaram os petistas, mas não significam que Haddad terá vida fácil. O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, afirma que a verdadeira rejeição do petista é maior que os 30% indicados na pesquisa. Ele diz que o questionário capta a aversão à “pessoa física” do candidato. Seu desgaste tende a aumentar quando o eleitor que não deseja a volta do PT passar a identificá-lo como inimigo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

50 respostas

  1. De novo, estamos a discutir “pesquisas eleitorais” e não política, golpe de Estado, desmonte do Estado Brasileiro e entreguismo. Os blogs se recusam até mesmo pautar e discutir as técnicas de guerra híbrida usadas pelo império por meio de seus prepostos cooptados/corrompidos/comprados na burocracia do Estado Brasileiro (sistema judiciário, PIG/PPV e vastas alas das FFAA). Confusionismo, bombas semiológicas/semióticas, falas aparentemente erráticas de capitães e generais golpistas ou de seus “gurus econômico-neoliberais”, atentados forjados, farsescos e fraudulentos, capas de revistas e jornais simulando um candidato 3ª via (apenas para que os golpistas, sobretudo os do PIG/PPV, consigam extorquir mais vantagens de um futuro governo eleito numa farsesca e fraudulenta eleição…), tudo isso é parte da ‘gurra híbrida total’, para tornar o Brasil uma colônia dos países capitalistas ricos, tendo à frente os EUA.

    Quando o PT abriu mão da candidatura do Ex-Presidente Lula, legitimou o golpe de Estado e a continuidade do desmonte e do entreguismo. Essa é a questão de fundo e não as eleições farsescas e fraudulentas.

    Eleição, PT ou Esquerda, sem Lula, são fraudes.

      1. Liga não. Para ele o ideal seria o Bozo concorrer sem o PT na raia. Ou é infiltrado ou é um raro esquerdista burro.

        1. Parece que é um órfão do duplo expresso, totalmente desacreditado…cansou de usar a tecla Ciro pra tentar enfraquecer a chapa Haddad/Manu.

          1. O Duplo Expresso está mais vivo do que nunca. E continua incomodando exatamente porque não manipula e cega os leitores e espectadores, ao contrário, expõe de forma nua e crua as verdades inconvenientes, que tanto o PIG/PPV como a dita “blogosfera progressista” teimam em esconder. Não sou e nunca fui eleitor de Ciro Gomes; votei em Lula e candidatos do PT ou ainda mais à esquerda, desde 1989. Faço a crítica necessária; não sou infiltrado.

      2. O Ciro também adoraria a ausência do pt nas eleições. Um dos motivos da vitória de Hitler nas eleições foi a abstenção no processo eleitoral de quem poderia enfrentá-lo. Eles pensaram erroneamente que o povo merecia uma lição e que depois voltariam nos braços do povo. Deu no que deu. Todos mortos, assassinados, sindicalistas, socialistas, comunistas, anarquistas e intelectuais que não aderiram ao nazismo.

      3. Não estamos a discutir candidatura de um nazifascista, mas uma eleição farsesca e fraudulenta legitimada pelo PT, partido vítima de perseguição e alvo de aniquilamento por parte dos golpistas.

    1. Concordo que é fraude, mas o jogo está sendo jogado, o juiz tá roubando e a bola não parou. O que fazer???!!! Sair de campo não é opção. A estratégia de Lula foi brilhante. Mais uma vez confirma o gênio político que é.

      J. Fernandes
      Aracati-CE

      1. Eu não disse para “tirar o time de campo”. O que afirmo, e reitero, é que o PT, ao abrir mão da candidatura do Ex-Presidente Lula legitimou uma fraude. Isso é um fato grave. E todos nós temos o dever cívico e moral de denunciar essa fraude. Não estou pregando voto nulo, depois que o PT legitimou a fraude a livrou a cara dos golpistas togados. Não foram os eleitores e militantes aguerridos que legitimaram a fraude, mas a ala quinta-coluna que seqüestrou a direção nacional do partido, à qual o jurista Luiz Moreira denominou “PT jurídico-judicial”.

        Lula é um gênio político, sem dúvida. Mas ele não é formado em Direito nem domina as técnicas manipulatórias, de dissimulação de conspiração, distorção das leis, inerentes a essa área do conhecimento humano; é por isso que aquele batalhão de advogados (PT “jurídico-judicial”) conseguiu ludibriá-lo, com aquela patranha de “prisão preventiva não admite habeas corpus”, induzindo o Ex-Presidente Lula a cometer o maior erro político da vida dele: o de entregar-se aos algozes da Fraude a Jato, aceitando ficar trancafiado numa solitária, em Curitiba. Lula não sairá vivo daquela masmorra, qualquer seja o resultado da eleição.

        Um preso e incomunicável há 6 meses, que teve a família devassada e desestruturada pela ORCRIM Fraude a Jato, vítima de uma insana lawfare, que levou a morte Dona Maria Letícia, companheira por 40 anos e mãe dos três filhos, à morte, como é o Ex-Presidente Lula, não tem condições de fazer articulação política, muito menos de definir quem seria o candidato do partido, assim que confirmado o impedimento da candidatura dele. Um preso nessas condições não articula, muito menos estabelece estratégia política. Quem vende esse discurso são aqueles que desejam usar o espólio do Ex-Presidente Lula para conseguir mandatos parlamentares e executivos. Não caia nesse engodo.

        1. Voce nao admite mas ,no atual momento, aponta para tirar o time do campo. O Lula e o PT estão jogando como dá para jogar. Por ora, não ha outra alternativa. Não se esqueça que vivemos tempos absolutamente anormais, onde a sabotagem é a máxima nas instituições. Sequer conseguirmos fazer valer a regra do jogo.

          1. Não, José Fernandes. Eu não quero induzi-lo a ‘tirar o time de campo’, abstendo-se ou anulando o voto; eu seria leviano, desonesto mesmo, se fizesse esse tipo de recomendação. Afinal algum dos que se apresentam candidatos será eleito e formalmente será o próximo presidente da república. A culpa não é sua, minha ou da brava militância, mas da cúpula partidária do PT, pois foi ela que ao retirar a candidatura do Ex-Presidente Lula, legitimou o golpe de Estado e aliviou a barra dos golpistas de toga. Aos golpistas interessava enormemente a participação do PT na eliçã presidencial; por essa razão é que eles impuseram alguém afinado com os interesses deles, integrante da ala que Luiz moreira denominou “PT jurídico-judicial”. Os tempos que vivemos são anormais, pois vivemos numa ditadura midiático-policial-judicial-parlamentar-militar. As instituições estão apodrecidas e as regras do jogo são mudadas a cada momento, de acordo com a conveniência dos golpistas, que controlam todo o aparato estatal, inclusive e principalmente o da violência e repressão.

  2. Manipulações de Globope, Datafalha e pesquisas paraná justificam fraude nas apurações.
    Basta chip Tabajara nas urnas pra transferir votos na totalização. O tamanho da fraude só tem que ficar dentro da “margem de erro”.

  3. O Montenegro tá vendo chifres em cabeças de cavalos .
    É outro golpista filho da PUTA !
    Agora já era !

    #HADDADPRESIDENTE
    #LULAÉHADDAD
    #HADDADÉLULA
    #HADDADMANUELA

  4. Uma coisa importante que NINGUÉM ESTÁ COMENTANDO: Na última pesquisa DataFolha existia um pergunta sobre preferência partidária. Curiosamente, nesse momento de “onda vermelha”, o resultado dessa pergunta não foi divulgado…

    1. O único partido verdadeiro no brasil é o PT. Tem programa, lideranças, várias alas internas , mas é um partido que eu posso chamar de meu.. O PSDB acabo uuuuuuuuuuuu kkkkkkkk CHORA TUCANISTÃO DA TRAIÇÃO DO DÓRIA E ALCKMIM .

      1. Concordo, a maioria dos outros não passam de um ajuntamento de intesses patrimonialistas de seus integrantes. Isso é favorecido pela despolitização dos que teimam em votar em pessoas e não em partidos.

    1. Acho ótimo ele alimentar as ilusões da direita mais um pouco…deixemos o Haddad crescer e explodir na cara deles…

  5. ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

    Os ‘moLLeques’ da máfia do tal site ANTAgonista já deram as senhas para o golpe anunciado da capa da moribunda ‘veja’!
    E/ou da decadente ‘Época’!
    “A passagem do Adélio pelos corredores da Câmara dos Deputados”!
    Basta, apenas, que alguma imagem mostre o Adélio passando a cem metros do gabinete da deputada federal Manuela D’Ávila… Ainda que o fato tenha ocorrido em um feriado ou final de semana prolongado…
    Os vagabundos do site ANTAgonista cevados pelo din-din dos mafiosos patrões barões do *PiMG também estão acusando de ser petista de carteirinha o delegado da PF responsável pelo inquérito do caso atinente ao “esFAKEamento” do “Coiso/’elle’ NÃO”!
    Mais um álibi para estes canalhas vomitarem em relação ao “segundo inquérito” cujo resultado será divulgado nas vésperas das eleições: “‘tão’ vendo aí, a candidata à vice-presidenta Manuela D’Ávila é tão responsável pelo atentado a ponto de o delegado petista (sic) da Polícia Federal ter provado a culpabilidade dela”!

    ACORDA, PT REPUBLICANO (SIC)!

    *PiMG: Partido da imprensa Mafiosa &$ (nazi)Golpista

  6. O Montenegro realmente só vê um lado da questão. Ele não dimensiona o efeito crescente e avassalador do #EleNão, ao qual se agregou o #NotHim no exterior. Rsss A direita pariu Bolsonaro, agora terá de embalar o Coiso.

  7. O cearense J Fernandes está corretíssimo. Não se abandona o campo de jogo só porque arrumaram artifícios para melar o jogo; Lula enxergou isso há tempos e mais uma vez ensina como é a arte política, sem violência a não ser a força das urnas. Mas, atenção / lembrete: essa é a última chance do Brasil enquadrar seus problemas e resolvê-los pacificamente. A História comprova.

  8. Será que o ____çerjiou murrow___ // MILITARES // rede GLÖEBBELS // DIREITA // U$raHell // judi$$$$iário ((incluir o $$$$TF))) // . . . etc vão dar posse e/ou deixar governar do Sr. HADDAD????? O ___braZiU$$$A___ é chegado a uma truculência aos mais pobres=14P´s, pois só acredito vendo e vivendo!!!! Os U$$$raHelll vão permitir a derrocada do neo-liberalismo??????? Difícil de acreditar!!!!!!! O ____braZiU$$$A___ têm DONOS!!!!! e não é para principiantes ((TOM JOBIM)).

  9. Não concordo que o desgaste do Haddad deve aumentar. O que deve aumentar será o golpe da mídia contra o PT, Lula e Haddad.. A Globo é a primeira melar o PT com mais um golpe. AINDA NÃO DERAM O TIRO DE PRATA NO HADDAD. ESTOU ESPERANDO. TODA ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE A GLOBO INVENTA, AUMENTA, VAI JOGAR CASCAS DE BANANA NO CAMINHO DO HADDAD. CHORA TUCANADA GOLPISTAS.

    1. Foi, ontem minha filha me apareceu animada com o Ibope e eu falei: “calma, o tiroteio começa agora”. O olhar meio incrédulo dela me comoveu.

      1. O que começa agora é a disparada final de Haddad e PT. Vai ser no primeiro turno, mesmo com todos os golpes possíveis, o povo não aguenta mais tanta canalhice!

        1. A possibilidade entrou na minha conversa: perdedores furiosamente falando em fraude. (A minha brincadeira vai mais longe: todo mundo que ia votar no 13 não contava pro ibope e matava a globo de infarto. )

  10. Quero e um debate esse inteligente militar com o.garato do gigante Lula ! Debatendo sobre economia! Educação! Saúde! Democracia ! Exportação ! Importação! Programas sociais ! Etc…

    1. Kkkkkkk. O bozo só topa debate se ninguém fizer perguntas para ele. E, se fizerem perguntas, ele dirá “passe no posto ipiranga”. Nada mau, para quem disse que os portugueses nunca foram à África. Disse também que patrões e empregados devem ser amigos para que se tenha crescimento econômico. O bozo é bom em metralhar nossa inteligência com verborragia cloacal. A facada atingiu o cérebro dele. Sim, o cérebro dele é nos intestinos, uma aberração biológica inexplicável

    1. Com certeza, desejo. Montenegro fala o que seus patrões (globosta) querem ouvir. Por isso, é comum ele falar bobagens, viajar na maionese.

  11. Essa última “reflexão” do Montenegro é o fio de esperança dessa corja não perder o poder. Não será fácil mesmo, mas Haddad será o próximo presidente. E em 2022, Lula; 2026 e 2030, Haddad novamente se a IV Frota não intervir.

    1. Ele apenas está dizendo, o que os seus patrões desejam ouvir…rs rs rs rs…faz parte do seu show ….paráfrases à parte….rs rs rs rs

  12. O melhor dessa disputa é que com a vitória contra o golpe e contra facistas mais oportunistas do que ideológicos, será a inevitável prisão di Sr Sergio Moro. Esse tipo gente que deve ser afastado do judiciário a bem da democracia

  13. ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

    Os ‘moLLeques’ da máfia do tal site ANTAgonista já deram as senhas para o golpe anunciado da capa da moribunda ‘veja’!
    E/ou da decadente ‘Época’!
    “A passagem do Adélio pelos corredores da Câmara dos Deputados”!
    Basta, apenas, que alguma imagem mostre o Adélio passando a cem metros do gabinete da deputada federal Manuela D’Ávila… Ainda que o fato tenha ocorrido em um feriado ou final de semana prolongado…
    Os vagabundos do site ANTAgonista cevados pelo din-din dos mafiosos patrões barões do *PiMG também estão acusando de ser petista de carteirinha o delegado da PF responsável pelo inquérito do caso atinente ao “esFAKEamento” do “Coiso/’elle’ NÃO”!
    Mais um álibi para estes canalhas vomitarem em relação ao “segundo inquérito” cujo resultado será divulgado nas vésperas das eleições: “‘tão’ vendo aí, a candidata à vice-presidenta Manuela D’Ávila é tão responsável pelo atentado a ponto de o delegado petista (sic) da Polícia Federal ter provado a culpabilidade dela”!

    ACORDA, PT REPUBLICANO (SIC)!

    *PiMG: Partido da imprensa Mafiosa &$ (nazi)Golpista

  14. Bom dia. Quando eu ouço qualquer comentário vindo desse sr. Montenegro, eu sempre me lembro do “é verdade, esse bilete“. Ele e aquele outro velhaco mineiro nunca analisam: lançam seus pensamentos desejosos. Como somos desprovidos de bons institutos | analistas destes!

  15. Como tenho anotado, o vento de popa na candidatura Haddad não pode mais ser ignorado pela meteorologia política, seja os institutos de pesquisa seja a imprensa especializada. Sopra forte demais, as velas inflaram e todos as veem. Agora é preciso atualizar os boletins e rápido, senão, tarde demais, o erro ficará flagrante.

  16. É duro a dor de Corno do Monte negro. Ele fala aquilo que a Globo manda. É só voltarmos a trinta anos atrás (eles Globo) gostava de falar numa tal de “Bala de Prata”. Quando chegava no final da apuração a tal de Bala de Prata atingia era o fiofo deles.
    Vamos de 13 e acabar com esta arruaça destes vagabundos.

  17. A debandada através voto útil nao se deu como propalado por uma simples razao: existe um número considerável de “petistas” envergonhados
    Candidaturas de Ciro, Marina e Alckmin abrigam grande número de eleitores nesta condição. Além, e claro, do contigente lotado em nulos, brancos, não sabe, etc.
    É mais provável que parte de eleitores contidos em indecisos estejam migrando para HADDAD e o coiso, numa proporcap de 8 para 2, respectivamente.
    No segundo o quadro tende a melhorar para HADDAD. Não sem razão, Ciro ostentava vantagem confortável contra o coiso, num eventual segundo turno.
    As mulheres serão fator decisivo nesta eleição e, aqui também, favorável a HADDAD.
    Se a tramóia prevista para as vésperas da eleição, ou ainda, a campanha petista não cometer nenhum desvario, portanto, não ocorrer nenhuma influência exógena ao processo, HADDAD chegará ao segundo turno, nadando de braçada.

  18. A quem interessa a Guerra dos Rejeitados ?
    Alguém acredita que, após qualquer resultado, o Brasil iniciará o processo de reconstrução do Estado Democrático de Direito ?

  19. LULA é o maior amigo do povo brasileiro,…amigo de LULA é meu amigo ! É HADDAD/MANUELA-“13”, COM A FORÇA DO POVO, PARA O BRASIL SER FELIZ DE NOVO !

  20. Haddas x Bolsonaro. Parada dura!!!!!!!!
    Tenho que escolher de nariz tampado.

    Ciro 12 o melhor!

  21. Acabei de chegar de um bandeiraço em uma quadra comercial movimentada aqui de Brasília. Éramos um grupo de umas 10 pessoas, a maioria de terceira idade mas com muito gás. Diferentemente de outros dias, a quantidade de carros que passam buzinando nos apoiando foi surpreendente. Como de costume passaram alguns fascistas gritando para as senhoras e alguns senhores de cabelos brancos um sonoro v.t.c . Apareceram também dois fascistas bombados vestidos com camisetas do “especialista em matar” nos provocando dizendo que eram bolsonaros. Desejamos boa sorte e continuamos bandeirando. Decepcionados, se retiraram. De resto, foi uma atividade que nos encheu de esperanças. Parece que as pessoas estão se dando conta do perigo que estamos correndo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.