O colunista Ricardo Mello, da Folha, publica hoje um artigo corajoso, onde aponta um “ensaio de golpe branco” pela Justiça brasileira, com o Supremo Tribunal Federal à frente.
“A coisa chegou ao ponto de pura esculhambação”, diz Mello, ao descrever o comportamento do presidente do STF, Joaquim Barbosa, no episódio deprimente da decretação “apressada” da prisão do deputado João Paulo Cunha e da saída do magistrado, mais apressada ainda, de férias, sem assinar as ordens que lhe competiam para a detenção do parlamentar.
O (mau) exemplo do STF contagiou todas as esferas judiciárias e até as não-judiciais, agora, se arrogam o direito de dizer o que mandatários eleitos pelo povo (o que eles não são) devem ou não fazer em matéria de leis e ações administrativas.
Um deformação que encontra em Joaquim Barbosa seu maior símbolo: segundo Mello, ele “se acha” a própria Justiça: ” manda prender, soltar, demitir, chafurdar, cassar, legislar -sabe-se lá onde isto vai parar, se é que vai parar.”
Leia aqui o artigo de Ricardo Melo.
31 respostas
Fernando,
Já tem tempo que eu venho dizendo que o atual “poder judiciário” em muito se assemelha ao velho “poder moderador” dos tempos do império. Apesar de uma lei ter sido aprovada no congresso, o judiciário chega e diz “essa não vale”, sem qualquer legitimidade para essa ação (poder de direito, mas não de fato).
Os poderes no Brasil estão muito misturados: um congresso que executa, através de emendas parlamentares (por ex. para que um deputado, DEPUTADO!, construa uma quadra de esportes em uma cidade); um executivo que legisla, através das medidas provisórias; e um judiciário que legisla e executa. Este, ao invés de exercer o direito, tenta cria-lo, inventa-lo, rasgando o que está escrito pelos representantes do povo e fazendo o que bem entende a seu bel prazer. (seu???).
Embora eu concorde com muitas coisas ditas pelo autor, ocorre que a Folha é nitidamente apoiadora do Serra, portanto, esse artigo deixa transparecer que tem outro objetivo, que é desgastar Joaquim Barbosa para inviabilizar a dobradinha com Aécio.
Otimo, tem coisas que passam despercebidas….
Tipo boi de Piranhas…..desapercebido para
as piranhas..
É otimo manter o controle e olhar para trás..
Quer controlar um país? Começe com toda a mídia, compre alguns deputados e senadores e depois vá para o judiciário, corrompa ele, e a cereja do bolo, corrompa a mais alta corte. Simples assim.
O sr. Ricardo Mello esta completamente errado. Nunca nesse país tivemos um STF tão atuante. Eu sou baiano e aplaudi a queda do aumento do iptu em São Paulo.
Cesar você aplaudiu o cancelamento do aumento de iptu em são paulo e paradoxalmente aplaudiu o aumento de 1000% em salvador, né, coisas esquisitas
Demorou mas está caindo a ficha. Eu pensava que com a reforma politica haveria condições para a evolução da democracia e da sociedade brasileira, hoje refém do clientelismo e pragmatismo político, mas diante deste avanço na “mão grande” do poder judiciário nas prerrogativas do poder legislativo, e em muitos casos dúbios, nas ações do poder executivo, é de se perguntar se não cabe também uma reforma do judiciário, mais especificamente regulamentar as normas pertinentes ao STF por que realmente esta passando dos limites.Todas as decisões do Sr. Joaquim Barbosa irão ficar comprometidas, senão nulas ao seu tempo, se ele se candidatar a algum cargo eletivo sem passar por um período de desincompatibilização da função exercida.Se fizer vai ser um escárnio , vai estar brincando com fogo, totalmente irresponsável e comprovar que não esta a altura do cargo que assumiu na magistratura. Os princípios, onde estão os princípios deste senhor?? Além de ficar nu demonstrará sua vaidade e o quanto é pequeno moralmente.Isto quem diz é uma pessoa com apenas o 2º grau, EU.
Parafraseando uma pergunta clássica do século XX, “quantas divisões tem o Supremo?
Não lembro em qual museu, vi um quadro em que o “Imperador”, se não me engano, Carlos V, envia emissários à Praga sitiada, exigindo sua imediata capitulação.
A arrogância dos enviados do imperador indignou os representantes da cidade, e estes atiraram-nos, os embaixadores, pela janela do alto da torre e foram às armas contra o império.
O judiciário não é eleito; está desmoralizado pelos tipos que nele pululam, e paciência tem limites.
Será bem vinda uma tentativa de golpe branco pois a história não perderá a oportunidade de, no contragolpe, promover aquele tão aguardado expurgo moralizador deste “poder sem voto”.
Ou será que eles contam com a Globo e a quarta frota ianque?
Não esqueçam que o ‘festejado’ reacionário Carlos Lacerda fugiu vestido de mulher do povo furioso que queria linchá-lo pela responsabilidade na morte de Getúlio Vargas. E não foi o único.
A história avança em espirais.
O golpe já esta armado, o que não sabemos, nós, pobres mortais, é quando se dará a execução. Eles se arrependem de não terem dado o golpe quando da re-eleição do Ex-Presidente LULA, e principalmente no fim do segundo mandato. No primeiro caso, eles pretendiam alegar “improbidade administrativa”, no segundo caso, usariam do mesmo método que foi usado em Honduras, ou seja, diriam que o então Presidente LULA queria transgredir a Constituição e forçar uma terceira re-eleição. Em ambas as vezes, o golpe não foi deflagrado por não terem eles, encontrado uma autoridade que quisesse assumir este danoso papel, o papel de alguém enlouquecido que se ache acima de tudo e de todos, alguém que se empolgue com o poder, alguém que confunda o “ser” com o “estar”, e que contasse com o apoio da Imprensa “livre”, que não sabe de nada, não esta vendo nada e não desconfia de nada. Tenho a impressão que eles encontraram essa autoridade. Ou ainda não?
Não deram o golpe porque, tirando meia dúzia de traidores incompetentes que ainda estão colhendo mofo no comando, o oficialato é nacionalista e se identifica com o nacionalismo dos governos Lula e Dilma.
Pena que o perfil desejado nos concursos para agente da PF não seja este, nacionalista. Mas o povo é!
Isso ! . . . Isso ! Falou e disse !
Ilustre Mário Silva
excelente artigo… eles tentaram o abaixo descrito
Estava lendo O SENHOR EMBAIXADOR, do Erico, quando o Corvo apareceu no sonho e repetiu –
– Nunca mais.
E ditou a seguinte peca.
PRIMEIRO ATO
A armadilha
O departamento de Estado determina a mudanca do Senhor Embaixador .
Os resultados obtidos na tese sob a possibilidade de diminuir por via pseudo legal a soberania que vinha sendo obtida nos paises latinos, sem emprego de armas, tinha obtido saldo altamente positivo em duas ocasioes.
O metodo e obter um fato da vida real do pais nacional que possa ser manipulado de acordo com interesses desses grupos que nao aceitam a soberania nacional do povo da Nacao, e sim brigam por um retorno ao passado onde tinham as benesses do Estado.
Com essas benesses fortunas foram criadas e o poder economico comanda a vida do Estado Nacao.
Portanto, e preciso criar esse fato para manipulacao da opiniao publica.
Nada melhor que via Poder Judiciario que normalmente Historicamente, decidia questoes so afeta as suas atribuicoes.
Agora, atraves da premissa o Supremo tudo pode, inclusive para interpretar de qualquer forma a Constituicao , isto da forma que atende aos anseios politicos do homens e mulheres que o compoem em cada Nacao -Estado
– a arapuca esta armada.
SEGUNDO ATO
O metodo
O planejamento realizado pelo Departamento de Estado consiste em
O Poder Judiciario cria um atrito com o Poder Legislativo ou Executivo
Pratica-se um crime tipo –
Servir-se das autoridades sob sua subordinação imediata para praticar abuso do poder, ou tolerar que essas autoridades o pratiquem sem repressão sua.
De preferencia com um lider partidario para aumentar a tensao
Criticar de forma negativas mazelas do poder sob ataque, cria-se o atrito.
A Nacao treme.
A Arapuca esta armada.
TERCEIRO ATO
GERALDO DESARMA A PRIMEIRA ARAPUCA
O Ministro e Presidente tem casa em Maiami e filho trabalhando na midia fazendo o caldeirao esquentar para consertar seu banheiro.
O heroi popular foi preso.
A Casa Grande exulta, o metodo esta em andamento.
A arapuca armada para deflagar uma crise entre o Judiciario e Legislativo conforme determinacao pelo metodo a ser aplicado.
O heroi nao tem nada que possa dizer que durante sua longa vida politica roubou bens publicos, mas nada melhor para o capitao de mato para comemorar a prisao do escravo do povo. Vai pro acoite.
Um verdadeiro acinte a BIG House um politico honesto, pode causar grande dano ao Pais, portanto nada melhor para criar a crise institucional com esse lider tal de Geraldo.
A arapuca esta armada o Legislativo nao tera coragem de cassar Geraldo em vista de sua integridade moral e financeira reconhecida por todos, inclusive a Casa Grande e por esse motivo personagem a ser eliminada do meio politico.
E CRIAR A CRISE PEDIDA PELO DEPARTAMENTO DE ESTADO
Geraldo desarma a PRIMEIRA arapuca
– Renuncia
Só tenho o sentimento. VERGONHA DESTE JUDICIÁRIO.
Juízes honestos, devem estar com o mesmo sentimento.
ACHO QUE VIROU CIRCO.
De alguém do stfZINHO: “Não tenho prova cabal contra ele [Dirceu] – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”.
Dito isto: – todo e qualquer cidadão brasileiro é um ‘condenado’!?!?
– seria isso o tal do Bom Direito!?!?
Foi a Ministra Rosa Weber que disse: “Não tenho provas contra José Dirceu mas a literatura jurídica me permite condená-lo”. Como pode uma Ministra do STF raciocinar desta maneira e condenar? Essa Ministra não tem cultura jurídica suficiente para ser Ministra. Ela devia pedir demissão do cargo pois se permanecer vai continuar enganando.
Muito bom texto! Pura verdade. Não vai parar até que os negligentes do poder, reajam. O golpe está em andamento e nada tem sido feito para detê-lo.
“Joaquim Barbosa… segundo Mello, ele “se acha” a própria Justiça: “ manda prender, soltar, demitir, chafurdar, cassar, legislar -sabe-se lá onde isto vai parar, se é que vai parar.”
Vai parar sim,no dia que o Congresso Nacional agir como tal e votar o impedimento desse megalomaníaco e de seus iguais que agem da mesma forma.Uma senhora no alto da sabedoria dos seus noventa anos,professora universitária aposentada,me dizia do seu “nojo” contra esse senhor.
Entre os golpes na América “legitimados” pelas tais cortes supremas (que de supremas não teem nada) está a “eleição” de Bush Jr. que perdeu no voto direto e no tal “colégio eleitoral” para Al Gore e foi “eleito” pela suprema corte americana.
Os estadunidenses tornaram as eleições um processo complexo para evitar a eleição direta de candidatos a presidente. Depois mandam seus ex-presidentes como observadores em eleições muitíssimo mais democráticas (como as da Venezuela, por exemplo) para dizer se o processo eleitoral foi democrático ou não. Quanta hipocrisia. Mas isto vai acabar com o gradual rebaixamento dos EUA que se arvorou de maior liderança mundial, mesmo não o sendo.
Sr Johua Prado
Leia novamente o texto, mas desta vez, com um pouco mais de atenção. Ele não defendeu mensaleiros, e sim, criticou o tratamento diferente que o STF deu para os processos que julga. E criticou a intromissão do Judiciário em assuntos do Executivo e do Legislativo, que atenta contra a democracia e que é típico de República de Bananas. Mas, explicar isso para leitores do PIG é muito trabalhoso.
Joaquim Barbosa, que você defende, é aquele que reformou o banheiro do apartamento gastando R$ 70 mil reais de dinheiro público, aquele que comprou apartamento nos EUA usando nome de empresa de fachada para não pagar imposto, e que ficou 4 meses de licença médica remunerada, enquanto frequentava festas e bares (noticiado pelo estadao), e cujo filho foi empregado pela empresa Tom Brasil (http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2013/07/empresa-investigada-por-receber-r-2-5-milhoes-de-marcos-valerio-contratou-filho-de-joaquim-barbosa-4974.html), envolvida no Valerioduto e depois pela Globo, a quem antecipou muitas decisões do julgamento do “mensalão”.
Essa “gente bandida, corrupta, imoral que menosprezaram o Estado Democrático de Direitos em nome dos seus interesses”, e que roubaram muito no trensalão tucano de SP (mais de R$ 500 milhões, enquanto o caixa 2 da ação 470 ou “mensalão petista” foi de R$ 55 milhões) e no mensalão do PSDB (chamado “mineiro”,mas que envolve denúncia contra FHC e até Gilmar Mendes, ministro do STF), até hoje não foi julgada pelo STF de Barbosa, que está engavetando esses casos esperando que prescrevam os crimes. Sem contar o mensalão da reeleição do FHC (R$ 200 mil por cabeça, e farto de provas, ao contrário do “mensalão” petista), e a privataria, que também não foram punidos até hoje.
Dois meninos pobres que viraram PRESIDENTE. Um ignorou as beneses usadas pelos donos da Casa Grande para coopta-lo, apesar de ser recordista em capas de revistas, nunca se submeteu a agradar a “grande” mídia em detrimento da inferiorização de qualquer ser humano, nunca se afastou do cheiro do Povo, continua a residir numa Cidade de Periferia, sem universidade e falando apenas a língua do seu Povo. Levou seu País, antes visto como um serviçal das potencias a uma potencia de igualdades entre os seis maiores País do mundo, respeitado, invejado e motivo de estudos internacionais. Tornou-se um ÍCONE, um MITO perante seu povo, e de todo o globo terrestre, onde possui 80% de aprovação, respeito e amor. Generoso ao extremo, porem respeitador das leis que formam a Constituição do seu País, nunca a desrespeitou, nem em beneficio próprio, movido pela ambição ou vaidade, nem em beneficio de quem quer que seja. O outro menino pobre vocês estão vendo o caminho que ele preferiu trilhar.
A luta está aberta. Que o STF é inimigo do povo, nem precisa de muito pra chegar a esta conclusão. Aliás, é esse o ponto de partida de suas ações, sobretudo as que são lideradas pelo chefão Joaquim Barbosa. Se o povo é seu inimigo número um, posição que lhe vem de sua submissão à mídia é à classe dominante, ao povo cabe tratá-lo como inimigo a ser combatido.
Pergunta que nao quer calar …O que fazia Joaquim na ditadura????
Lula cometeu muitos erros, até porque só não erra quem não faz nada. A aliança dele com a escória da política brasileira, especialmente com josé ribamar Sarney e família, foi um grande erro. Pode-se até justificar que aliança com coisa ruim faz parte do jogo político. Agora, a nomeação do cotista apenas por conta a cor da pele dele foi o maior de todos erros e nada há que justifique a nomeação de um sujeito ressentido, sem competência, emocionalmente desequilibrado, sem formação nem conhecimento na área jurídica. Se o STF já tinha sua credibilidade comprometida graças à presença de Gilmar Mendes, cuja esposa trabalha para o escritório de advocacia que defende Daniel Dantas, a nomeação de Barbosa foi a gota d´água da desgraça. Os fatos estão aí e comprovam tudo isso. Infelizmente. Bola fora, Lula ?
Fiz um artigo científico como trabalho de fim de curso de pós-graduação em Direito Constitucional e Político, antes disso tudo: Eis um dos trechos da minha conclusão:
“Assim, conclui Manoel Gonçalves Filho, que por falta de responsiveness e accountability, falta também legitimidade democrática ao Poder Judiciário, cabendo-lhe apenas julgar de acordo com o Direito, chegando a conclusão que a consagração do poder político do STF importaria em alterar a forma de governo, para um “governo misto”, combinando a democracia por meio do Executivo e Legislativo e aristocracia por meio do Judiciário (FERREIRA FILHO, 2011, p. 290 e 291).”
Ja falado aqui, A excecao do oficialato que é nacionalista, em sua maioria, e tem origem no povo, o resto esta muito semelhante a 61, ate o corvo já encontraram. E a imprensa tenta ser mais do que foi, por que justamente falta um elo. O das forcas armadas, que sabem que agora depois de tres décadas comecam a armar se para defender a pátria, acordos de satélites, aviaoes com india e África em deseolvimentomavancado e o mais moderno aviao de combate misto anti radar do mundo. Etc,etc
um episódio constrangedor da biografia de Barbosa Gomes. Muitos anos atrás, quando ainda morava em Brasília, ele estava se separando de sua então mulher, Marileuza, e o casal disputava a guarda do único filho – Felipe, hoje com 18 anos. Na ocasião, Barbosa Gomes descontrolou-se e agrediu fisicamente Marileuza, que chegou a registrar queixa na delegacia mais próxima. O governo ficou com receio de que Barbosa Gomes se transformasse num caso como o de Clarence Thomas, o juiz negro da Suprema Corte americana que, ao ser nomeado para o cargo, foi acusado de assédio sexual, gerando um desgastante escândalo. Este texto foi transcrito e extraido da revista veja, numa reportagem de Policarpo, eu pergunto eu acho que cidadão quer dá um golpe mesmo já que ele cometeu crime seguna lei Maria da Penha agressão é crime eu posso dá um golpe eo povo vai me aplaudir e a midia vai me apoiar, naturalmente que eu estou me referindo a midia tupiniquim.
INFELIZMENTE, A JUSTIÇA BRASILEIRA TRANSFORMA CIDADÃO EM BANDIDO E O BANDIDO EM CIDADÃO COMUM, ONDE VAMOS PARAR??????????????????
TODOS SABEM QUE ESTE JULGAMENTO CONTRA O PT, FOI MERAMENTE POLÍTICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alguém citou o Poder Moderador, do II Império. Outro alguém citou Carlos Lacerda. Para minha tristeza, constato que o Brasil ainda se divide em Luzias e Saquaremas. Ou entre udenistas e petebistas…Em 174 anos, parece que não saímos do lugar.
Por outro lado, acho o brasileiro, extremamente dependente do Poder Público. Acho que há decisões que a sociedade civil deveria tomar, à revelia do Poder Público…
Devaneios por devaneios. O pior é o legislativo que tem gente analfabeto funcional legislando. Propondo absurdos. Eu que venho acompanhando muitas decisões do STF não me surpreendo deste alarde da Classe Média (quase branca, quase rica e letrada) ficarem tão indignadas com um homem negro no poder. E ainda me dizem que não e racismo.
Com a morte de Hugo Chávez, o papel de comunista bem comportado de Lula/Dilma tornou-se desnecessário para Obama,que pode dar sinal verde para o Golpe Branco do Joaquinzaum.Quem confiar nos milicos nacionais,já pode marcar consulta psiquiátrica.