Memórias dos Tijolaços

livroleonel

Segunda-feira,  participei da mesa de lançamento do livro “Tijolaços“, que reúne 30 dos mais de 600 textos escritos por Leonel Brizola em suas famosos colunas publicadas como matéria paga. Era a única forma que ele tinha de, minimamente, romper o cerco de imprensa que, em quase todos os momentos, se fechava sobre ele.

Com muito orgulho, dividi a palavra com o ex-ministro Brizola Neto,  a jornalista Cynara Menezes ( do blog Socialista Morena), o vereador Leonel Brizola Neto, que promoveu o evento,  o ex-deputado Vivaldo Barbosa, de Miguel do Rosário, d’O Cafezinho, deputado estadual Paulo Ramos  e Anita Leocádia, filha de Luiz Carlos Prestes ( é a ordem da foto, da esquerda para a direita, tirada pelo amigo Daniel Brizzante, quando já havia saído o presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo).

Reproduzo, abaixo, minha fala e recordações de uma maratona  da qual participei durante 20 anos e que, ainda hoje, batiza este blog, para minha honra. O vídeo completo, com todas as falas, pode ser assistido aqui.

PS. O livro, editado pelo Galpão de Idéias Leonel Brizola, pode ser encontrado no seu site.

PS2. Meu pedido de desculpas ao excelente Joaquim Ferreira dos Santos por ter trocado seu sobrenome por “Souza”, na fala. O texto a que me referi, antológico, pode ser lido aqui.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

6 respostas

  1. Na verdade eu adoraria que alguém arrumasse os debates para governador do Rio de Janeiro de 1982 na integra para colocar no youtube ou vender se for o caso.O debate da TVS-SBT-PANAMERICANO-O povo na tv.

    Isso seria para guardar como documento histórico,claro,mas para se divertir também com Leonel Brizola que em debates só perde na história da eleições no Brasil para poucos candidatos como Lula,por exemplo.

    Crivella,Covas,José Dirceu,também são muito bons de debate.

    Aquele pedacinho só com Miro Teixeira é muito pouco.

    Por gentileza você que tem aquele debate coloca aí na integra no youtube ou ponha para a venda.

    Faça esse favor aí para gente.

    1. Eu não tenho este vídeo, José. Mas se o tivesse, seria o primeiro a divulgar, aberta e gratuitamente

      1. Realmente é uma pena.

        Leonel Brizola era maravilhoso em debates e precisa de mais vídeos no youtube.

        Obrigado pela atenção.

  2. Gostei de ver FB com seu sotaque tão carioca para meus ouvidos de Sampa. Gostei de saber mais sobre o Brizola e seus conselhos sobre política e luta. Concordo com ele: nunca abandonar o embate pois é exatamente nesse movimento de saber dar a volta por cima que nos tornamos melhores.

  3. Como sempre, uma excelente iniciativa de Fernando Brito, principalmente pra aqueles que não tiveram acesso a tão importante memória. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *