Mino Carta: Ciro tem de denunciar assassinato político de Lula

cirolula

Imperdível e lúcido como sempre, o editorial de Mino Carta na edição de hoje da CartaCapital.

Sou amigo velho de Ciro Gomes e do irmão, o ex-governador Cid. Estiveram ambos à mesa do lançamento do meu penúltimo livro, O Brasil, em 2013. Ciro cuidou de me apresentar ao público de Fortaleza, de forma afetuosa, ao se superar em generosidade. Considero sua candidatura à Presidência da República além de legítima, baseada em uma atuação política coerente na ideologia e irrepreensível moralmente.
Inúmeras vezes CartaCapital apoiou-o em s eus lances políticos e o teve por longo tempo entre seus mais preciosos colunistas. Não posso aprovar, entretanto, seu comportamento em relação ao ex-presidente Lula. Meu excelente companheiro André Barroca!, ao analisar a pré-candidatura de Ciro Gomes, observa que a inspiração em boa parte vem do desempenho de Leonel Brizola, candidato em 1989. O líder do PDT, de quem a reforma partidária do general Golbery surrupiara a sigla que por direito lhe pertencia, PTB, criticava o adversário Lula e seu PT, ao acusá-los de não representarem a autêntica esquerda. Foi Brizola quem apelidou Lula de “Sapo Barbudo”. Outros eram os tempos, contudo. Começava a chamada redemocratização.

À época, a despeito das acusações, a plataforma do PT era bem mais avermelhada do que se deu em seguida com o crescimento do partido. Brizola, no entanto, enxergava em Lula um quadro em formação, ainda atado às lições de negociação apreendidas na qualidade de presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, e partia à conquista de um território que entendia exclusivamente seu. Mesmo assim, Lula foi para o segundo turno, derrotado ao cabo por uma história hedionda, destas que só no Brasil podem prosperar, a da filha Lurian, nascida de uma relação mantida quando viúvo. Inestimável a contribuição da Globo. O próprio Roberto Marinho manipulou o debate final entre o líder petista e o “Caçador de Marajás”, para alegria de Veja e dos editoriais dos jornalões. O Sapo Barbudo punha medo.

Hoje vivemos o estado de exceção precipitado por um golpe de Estado perpetrado, antes de mais nada, para alijar de vez Lula da disputa eleitoral, condenado a 12 anos e um mês de prisão sem a mais pálida sombra de provas. Se o ex-presidente cometeu erros políticos depois da reeleição de Dilma Rousseff, se demorou demais para reagir, nada disso cancela a sacrossanta verdade factual: o único líder brasileiro de dimensão nacional é a grande vítima de uma manobra tipicamente verde-amarela, impensável em um país civilizado e democrático. Resultado: sem Lula, a eleição, se houver, é fraude. E o próprio Brasil está enjaulado, embora, aparentemente, não se dê conta de sua deplorável situação.

Ciro Gomes sabe perfeitamente disso tudo, daí a minha certeza de que não é hora de bater no ex-presidente, o qual, aliás, sempre teve pelo seu ex-ministro notável apreço. Daí a mágoa funda que colhe Lula neste exato instante em relação a quem prezava. A recusa de Gleisi Hoffmann a qualquer conversa com o presidenciável do PDT nasce de um desabafo do líder aprisionado. Dirá Ciro que pretendeu ser sincero, ao se referir à inconveniência da candidatura de Lula, declarada há tempo, antes da condenação. Hoje soa, porém, como se um pedido de graça tivesse sido atendido pelos inquisidores de Curitiba e Porto Alegre com a bênção de uma corte que se diz alta, enquanto fica abaixo do nível do mar.

Nesta moldura cabem certas andanças do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, disposto a se reunir com Ciro e Bresser-Pereira no escritório do professor Delfim Netto, para definir “um programa de centro-esquerda”. Trata-se de um interessante desafio à minha manquitolante imaginação. Mas, confesso, gostaria muito de saber o que o preso de Curitiba pensa disso tudo. Quanto ao amigo Ciro, em nada diminuiria sua candidatura denunciar o assassínio político de Lula, imolado no altar da casa-grande. Pelo contrário, a reforçaria na defesa do Estado Democrático de Direito, demolido pelo golpe de 2016. •

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

47 respostas

  1. Ciro é um canalha exatamente por não ter feito isto antes. E se mostrará um canalha oportunista ainda maior se o fizer só agora, após o apelo de Mino Carta.

  2. Ciro, é bem fácil. De um lado todos que apoiaram o Golpe de Estado, do outro, nós. Com quem você está? Lula incentivou todas as candidaturas do arco democrático, popular e de oposição ao Golpe. Não precisamos do apoio de golpistas, nem mesmo dos arrependidos. Estes se quiserem consertar o erro que façam votando nas forças políticas antigolpistas e democráticas, em silêncio digno e respeitoso. O país exige um pedido de desculpas a Dilma e a Lula e a todas as lideranças políticas que pagaram por um crime que não cometeram. Resgatemos nossa democracia, sem esse acordo mínimo, será o arbítrio e o caos que ninguém à exceção dos golpistas quer. E que vença o que tiver maior apoio político, popular e eleitoral e nos afastemos do abismo que os golpistas cavaram com sua prepotência e demência política.

  3. COMO CONFIAR NUM POLÍTICO QUE INICIOU NA ARENA, PSDB, PMDB, PPS, E TANTOS P, CIRO É UM QUINTA COLUNA.

  4. Ao se ausentar naquele dia triste da despedida de Lula, Ciro ficou muito menor do que já é. Uma pena, porque poderia ser o nosso candidato, com chances reais de ganhar. Mas os rompantes de Ciro, algumas vezes, falam mais alto do que sua inteligência. Lamentável!

  5. Acho que o texto do Mino Carta trata toda a injustiça que está sendo cometida contra Lula como um fato consumado e ainda atribui à Lula uma postura “amuada” que não existe por tudo que conhecemos de nosso querido presidente. Não gostei do texto. Em geral não aprecio o que escreve Mino Carta na minha opinião sempre resvala para algo meio esquisito. É o caso desse texto. Mino será aderiu à campanha de Ciro? Chato isso.

  6. Delfim Neto e Ciro centro esquerda. Meu Deus. Pobre Marx. Pobre Brasil. Não temos a quem recorrer. Ciro em sua sabatina na folha do faltou ajoelhar-se diante do agronegocio.

  7. Só venha a nós… ao vosso reino nada? Será que algum dia algum analista de esquerda vai falar que alguém tem que apoiar o Ciro?

  8. Mino Carta sempre ético e coerente. Grande jornalista, sólido e de muito caráter. Ciro é um falastrão abutre. Nunca sairá dos cinco % e Lula nunca mais o vera como opção. E o pior é q Ciro montou seu CIRCO sozinho, como sempre. Vai ganhar o prêmio do tiro no pé de 2018. #LULA LIVRE INOCENTE E ETERNO PRESIDENTE! ????????????????????????????????????????????????????????

  9. Perfeito, modéstia à parte é o que eu tô dizendo. Candidato para ter credibilidade NÃO PODE negar a prisão política de Lula e a possibilidade de um indulto. É o MÍNIMO que se exige de um candidato.

  10. Perfeito, modéstia à parte é o que eu tô dizendo faz tempo. Candidato para ter credibilidade NÃO PODE negar a prisão política de Lula e a possibilidade de um indulto. É o MÍNIMO que se exige de um candidato na minha opinião.

    1. Indulto é pra quem é culpado. Lula diz que é inocente e já disse que não queria saber dessa história de indulto. E no mais, o que vocês querem é que um governo Ciro Gomes já comece perdendo toda força com uma medida estúpida dessas. Por acaso Lula ou Dilma indultaram Dirceu?

  11. Numa era em que o vice adquire uma importância não vista desde as primeiras eleições em 1989, eis que Ciro sugere o beneficiário da privataria, o Steinbruch.

    Poupem-me!

      1. Deve ser alguém ligado à escola austríaca de economia, assim como é a “religião” de seu possível ministro do planejamento, Adolfo Salsicha, digo, Sachsida.

        1. Curioso que os “discípulos” brasileiros dessa escola sequer percebem a contradição de ter como candidato um cara que viveu a maior parte da vida às custas do Erário…

      2. Está sendo cogitado o Magno Malta. Deve ser verdade: pois seria perfeito o casamento de um brontossauro com um dinossauro.

  12. Somente um ARTESÃO da palavra como MINO CARTA, poderia se dirigir de forma tão elegante ao candidato do PDT.

    Aqui do boteco so temos uma palavra para qualificar o candidato do PDT: OPORTUNISTA!

  13. Mino Carta costeou o alambrado e não foi leal a Lula com a promoção que fez de Ciro Gomes no auge da conspiração de direitistas do PT contra o nosso líder maior. Agora aparece tentando consertar o malfeito. Papelão Mino Carta!

  14. Mino Carta costeou o alambrado e não foi leal a Lula com a promoção que fez de Ciro Gomes no auge da conspiração de direitistas do PT contra o nosso líder maior. Agora aparece tentando consertar o malfeito. Papelão Mino Carta!

  15. Mino Carta costeou o alambrado e não foi leal a Lula com a promoção que fez de Ciro Gomes no auge da conspiração de direitistas do PT contra o nosso líder maior. Agora aparece tentando consertar o malfeito. Papelão Mino Carta!

  16. Mino Carta costeou o alambrado e não foi leal a Lula com a promoção que fez de Ciro Gomes no auge da conspiração de direitistas do PT contra o nosso líder maior. Agora aparece tentando consertar o malfeito. Papelão Mino Carta!

  17. depois de tudo que ciro disse, seria uma vergonha par o PT, fazer as pazes, ciro é o inimigo o quinta coluna…nada de conferdsar com ele..será que depois de tudo isso que aconteceu o Pt ainda vai abaxar a cabeça para esse quinta coluna..nãoquero conversa com ciro…ele é um direitista infiltrado na suposta esquerda..para estragar tudo!!

  18. Ciro passou um tempo em Harvard fazendo sabe-se lá o que: não escreveu nenhum paper, nem aprendeu Inglês, como Moronarola. Daí não sai nada contra esse Golpe Americano.

  19. já pensei em Ciro como pano B ,mas por suas declarações , hoje não terá nosso voto. Ciro é um candidato de direita.

  20. O PT jamais apoiou, apoia ou apoiará alguém que não seja de seus quadros, para presidente da república. E Ciro não quer e não precisa de boquinha, por isso mantém sua candidatura, suas ideias e propostas, que submeterá à apreciação de quem detém o poder, o povo. Isso é importante para a democracia, a pluralidade é a forma de qualificar o debate. O horário eleitoral obrigatório, além das palestras, reuniões e seminários que tem feito pelo país, permitirão a ampliação da mensagem e dos compromissos de Ciro para a melhoria das condições de vida dos brasileiros. Sua experiência como acadêmico, legislador e como gestor público e privado, com éxito reconhecido por Itamar e Lula, o capacitam para a presidência. Lula não precisa Ciro, como consta nos comentários que me antecederam. Ciro não precisa de Lula para levar sua mensagem. Se houver segundo turno, não vejo razão para que o PT apoie Ciro, a presidente Gleisi já deixou isso claro, caso ele chegue lá, assim como não vejo razão para Ciro apoiar Lula ou seu substituto na urna, já que diverge de Lula no abraço e apoio a Renan Calheiros, pai e filho, na recente caravana pelo nordeste, assim como diverge no beija-mão de Lula em Maluf, Sarney, Jader e Temer, que Lula fez vice-presidente de Dilma, mesmo com 87% de ótimo e bom, como Lula gosta de dizer. Como vemos, são propostas diferentes, visões e trajetórias distintas. O ciclo de proximidade e parceria entre Ciro e Lula está encerrado. E vida que segue. Cada um com seus problemas e soluções.

  21. O PT jamais apoiou, apoia ou apoiará alguém que não seja de seus quadros, para presidente da república. E Ciro não quer e não precisa de boquinha, por isso mantém sua candidatura, suas ideias e propostas, que submeterá à apreciação de quem detém o poder, o povo. Isso é importante para a democracia, a pluralidade é a forma de qualificar o debate. O horário eleitoral obrigatório, além das palestras, reuniões e seminários que tem feito pelo país, permitirão a ampliação da mensagem e dos compromissos de Ciro para a melhoria das condições de vida dos brasileiros. Sua experiência como acadêmico, legislador e como gestor público e privado, com éxito reconhecido por Itamar e Lula, o capacitam para a presidência. Lula não precisa Ciro, como consta nos comentários que me antecederam. Ciro não precisa de Lula para levar sua mensagem. Se houver segundo turno, não vejo razão para que o PT apoie Ciro, a presidente Gleisi já deixou isso claro, caso ele chegue lá, assim como não vejo razão para Ciro apoiar Lula ou seu substituto na urna, já que diverge de Lula no abraço e apoio a Renan Calheiros, pai e filho, na recente caravana pelo nordeste, assim como diverge no beija-mão de Lula em Maluf, Sarney, Jader e Temer, que Lula fez vice-presidente de Dilma, mesmo com 87% de ótimo e bom, como Lula gosta de dizer. Como vemos, são propostas diferentes, visões e trajetórias distintas. O ciclo de proximidade e parceria entre Ciro e Lula está encerrado. E vida que segue. Cada um com seus problemas e soluções.

    1. Na minha opinião, o que mais desabona o Ciro não é ter sido da Arena nem de muitos outros partidos. Para mim, basta ter sido do PSDB pra ter sido contaminado (i)moralmente pra sempre. Tucano nacionalista não existe! E é o Partido mais corrupto do BrZil! Ciro foi apoiador de primeira hora de Aécio Neves em 2010. Também ele é carne e unha com o sr Jereissati, tucano de primeira hora. Para mim isso basta!

      1. Companheiro, Aécio não foi candidato em 2010. E Ciro sempre apoiou Lula ou Dilma. Por Isso, Ciro levará sua mensagem à sociedade, que decidirá.

  22. O Mino vai se decepcionar com o amigaço dos coroneis cearenses e tucano enrustido, já mostrou a verdadeira face, esse editoral nasceu datado; e quanto ao gordoidão? Serviu à ditadura, serviu à nova republica, correu pros braços de Lula, voltou pros braços do golpisto e agora noticiam que ele quer ajudar a formular um projeto da esquerda??? O lôco meuuuuu…….

  23. Mino Carta costeou o alambrado e não foi leal a Lula com a promoção que fez de Ciro Gomes no auge da conspiração de direitistas do PT contra o nosso líder maior. Agora aparece tentando consertar o malfeito. Papelão Mino Carta!

    1. Bem, isto poderíamos falar do próprio Fernando Brito. Para mim, há uma diferença substancial entre fazer errado e corrigir o erro, ou persistir no erro por sabe-se lá quais intere$$e$.

  24. Mino, você está pedindo demais para este tucano camuflado de esquerdista.
    Traíra é traíra, nunca falham.

  25. Ciro Gomes não fará isso,ele torce pela permanência de lula preso,o Ciro é Fernando Collor do Ceará.dos transgênicos é o mais falsificado de todo brasil por quinze anos foi moleque de recado de tarso.

  26. Olha, o Ciro Gomes sempre foi leal ao presidente Lula. Mas o Ciro tem que fazer o jogo político dele, porque a libertação e a candidatura do Lula, por mais justa que sejam, talvez não aconteça e, nesse caso, o Ciro Gomes é o melhor Plano B para a esquerda. Nós estamos num momento de sobrevivencia política. Não temos mais tempo para purezas ideológicas, picuinhas mesquinhas. O Ciro e o Lula devem seguir o exemplo do presidente Vladimir Putin e de Dimitri Medvedev. Eles precisam se unir e serem um só, numa simbiose. Não será fácil, mas é a única solução nessa altura dos acontecimentos.

  27. ciro, qualquer dia aparece abraçadinho com o dem, psdb,… é um quinta coluna, é um” coroné”… alguem já leu o pig metendo o pau nele? não é de desconfiar ?

  28. A mais ignominiosa ofensa desferida por Ciro Gomes foi declarar que Lula NÃO É UM PRESO POLÍTICO.

    Em primeiro lugar, até o reino mineral (como diz o mestre Mino) sabe que Lula está preso, injustamente, sem ter cometido nenhum crime, exatamente por ser o candidato da esquerda com reais chances de se eleger. Portanto, está preso por motivação exclusivamente política.

  29. Ciro Gomes quer atrair abelhas com vinagre. Comporta-se como se o PT e seus eleitores precisassem dele, e não o contrário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *