Moro monta rápido a sua Gestapo

Enquanto em outras áreas de governo segue a “bateção de cabeças” na montagem do novo governo, Sérgio Moro vai montando sua máquina de repressão colocando seus homens da “Polícia Federal-Lava Jato” no controle de todas as estruturas de segurança do país, inclusive as estaduais.

Ontem, nomeou o delegado Rosalvo Ferreira Franco para chefiar uma inédita Secretaria de Operações Policiais Integradas, o que entrega a ele (e a Moro, evidente) o virtual comando de toda a ação de polícia judiciária no Brasil.

Até agora, as operações que envolviam as polícias civis de cada Estado eram organizadas por cada uma das superintendências regionais da PF, que passam agora a ter um duplo comando: o dos superintendentes, esvaziados, e o de Rosalvo, bancado pelo próprio Ministro. Não é difícil saber qual das autoridades prevalecerá, qual disporá dos meios humanos e materiais e, ao contrário, quem terá de murchar as orelhas e ficar com a “sobra”.

Em outra nomeação anunciada, colocará outro policial federal paranaense, Fabiano Bordignon, no comando do Departamento Penitenciário Federal que, além de controlar os presídios federais de segurança máxima (que tentação de dar este destino a Lula, hein? Ah, se não fosse a reação internacional…), gere os recursos do Fundo Penitenciário Nacional, praticamente a única fonte de recursos para presídios também nos Estados. E quem manda no dinheiro, manda em tudo.

Moro chega, assim, à condição de ser o único ministro que poderá – tal como Paulo Guedes – alcançar as manchetes já no início de janeiro, pois só um tolo duvidaria que, a esta altura, as primeiras e espalhafatosas ações – quem sabe uma “Operação Reis Magos”? – estão sendo montadas. Guedes poderá aprontar decretos, medidas de impacto alterando alíquotas de impostos, mas quem vai colocar gente no camburão, para as câmaras de  TV é o ex-juiz de Curitiba?

Mas ele não precisa de ordem judicial para isso? Da forma em que anda o Judiciário brasileiro, nem precisa telefonar ao juiz, manda um auxiliar fazer. Ou, como diz o “03”, Eduardo Bolsonaro, manda um cabo e um soldado de farda da PF e sai do fórum com quantos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão quiser.

Desde os tempos do DOPS, na ditadura, ninguém acumulava tanto poder sobre a estrutura policial brasileira.

E, certamente, nunca tanta disposição de usá-la segundo a sua própria vontade.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. Já que foi citado o DOPS, confesso que queria para Moro o mesmo fim do “xará” dele, o Paranhos Fleury…

  2. O torquemada araucariano, cujos crimes públicos cometidos em série são conhecidos por todos de boa índole e alguma honestidade intelectual, está ‘por cima da carne seca’, cheio de si e de poderes que parecem não ter limites. Preposto dos EEUU, ele foi escalado para ser o xerife do brazil. Mas há um velho ditado, que sempre era dito por Tancredo neves: a esperteza quando é muita engole o dono. Na peça “O Fausto”, de Goethe, Mefistófoles representa espírito do mal, que captura a alma de Fausto, explorando a vaidade e ambição desmedida deste. Não me surpreenderei se um destino semelhante tiver o criminoso que foi atraído para chefiar o parelho repressor do 2º governo golpista, mas assim retirado da vitalícia impunidade que lhe garantia a cadeira de juiz federal numa VJF de Curitiba.

  3. Posso ser sincero ? Eu estou torcendo é pro Paulo Guedes enfiar a trolha pra valer, especialmente na classe média. Aceito ser um dos que vai perder, só pra ver essa escumalha que berrou “mito” nas varandas se ferrar de verde e amarelo. Ainda sou capaz de, a cada sacanagem, a cada escândalo, a cada vergonha, berrar da varanda “dá-lhe mito”.

  4. Milagre: A justiça não apenas condenou Danilo Gentili a pagar 10 mil reais de indenização moral ao Freixo por chamá-lo gratuitamente de bandido, como também mandou o Youtube tirar do ar três vídeos do Olavo de Carvalho xingando o Caetano Veloso. Ou é provocação ao Bolsonaro ou é um lembrete de que a impunidade não é para todos.

  5. Já deve ter umas dez mil secretarias! Haja grana! O ministro da sai de vai tirar médicos do mais médicos pra preencher cá vagas onde falta. Que beleza!

  6. Eu vejo que moro leu o resultado da Mãos Limpas e, ao invés de notar o caos e merda que a mesma gerou, pensou “é porque o juiz não conseguiu o poder, eu vou conseguir”
    Eis o resultado preliminar.

  7. Uma polícia completamente política-ideológica e, muito provavelmente, religiosa. O batom clássico será proibido. Os Maragatos vão ser obrigados a usar um lenço verde-claro e o boi Garantido terá de mudar seu nome para boi Amarelo.

    1. Bolsonarinho ainda não se conformou em ser apenas brasileiro. Ele quer mais, quer ser global, planetário. Ele agora está em Washington, onde tenta negociar uma parceria com os Estados Unidos para combater as “ditaduras do continente” latino-americano. https://www.esmaelmorais.com.br/2018/11/eduardo-bolsonaro-diz-que-brasil-pode-ter-acao-conjunta-com-os-eua-contra-cuba-e-venezuela/ Ele oferece aos americanos os serviços inestimáveis de Moro e do radical do Itamaraty para atacar os fantasmagóricos crimes financeiros das ditaduras cubana e venezuelana. Certamente ele acha que estas “ditaduras” movimentam trilhões de dólares em favor do comunismo ateu, enquanto massacram seus povos na base do chicote e do pau-de-arara. O Moro não tem ídéia de onde foi amarrar o seu cavalo.

      1. Ele poderia fazer algo pela Venezuela: liberar o ouro do país depositado no Reino Unido e que o império anglo se recusa a liberar. Apropriação indébita?

    2. Quero ver quem tem aquilo roxo para obrigar gaúcho a não usar lenço vermelho. Sem chances. Já amarramos nossos cavalos no Obelisco em SP e vamos amarrar naquele negócio de arame em Curitiba.

  8. Eu acho que vou me restringir a ler somente o Tijolaço. Estamos assistindo a um surto de “mimimi” na esquerda. Um diz que a esquerda tem que mudar o seu jeito de ver o país ( certo é o da direita ?). O outro proclama que Lula está abandonado e solitário no cárcere. Isto para não citar a turma da “autocrítica”. Está insuportável, felizmente aqui no Tijolaço temos análises profundas e sem chororô nem autoflagelação.

  9. ESTE BOSTA CRIMINOSO DEU O PASSO ERRADO.O tempo irá mostrar isso ,ao invés de ficar na sua redoma curitibana ,protegido, sai à arena ,e esta não perdoa.
    Para ser um vencedor nela há de se ter talento,ao menos pra lidar inteligentemente com as pressões ,cobranças,ameaças e obstáculos vários que lhe serão colocados.Muitos destes decorrentes da sua função ,mas ,a maioría serão fruto da sua INCOMPETÊNCIA .
    ~Será que sua ação ficará restrita a questôes (perseguições)políticas ? ou conforme anunciado quer meter a mão no crime organizado???

    AÍ O FURO É MAIS EMBAIXO,AÍ TERÁ REAÇÃO,OU DOS GRAVATINHAS (TIPO HELICOCA) OU DO FERNANDINHO E O MARCOLA.
    ENTÃO QUEM SABE A TURMA DO TRÁFICO FAÇA O QUE NÓS BUNDÕES NÃO FIZEMOS.

    1. Ele deveria estudar mais o tráfico de drogas na Colômbia… iria descobrir coisas que o fariam fugir para debaixo da cama.

      1. Por outro lado, se quiser aprender sobre consumo, aí é bater um papinho com o Aécio!

  10. Não tenho o dom da premonição e nem da clarividência mas pressinto que isso tudo vai acabar muito mal. E continuo torcendo para uma solução semelhante à da França em 1789…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *