Multidão lota Cinelândia em ato pelo Museu Nacional

O clima de comoção na juventude estudantil e no meio acadêmico com a destruição do Museu Nacional está refletido na multidão que se reúne, neste momento, na Cinelândia, no Rio de Janeiro.

Está feito, da forma mais dramática, o retrato dos males dos cortes nas verbas públicas destinadas à cultura e à educação.

Agora,  como se previu, já articulam aqui a “privatização” do Museu, que não é um depósito de velharias, é um núcleo de conhecimento acumulado e, suplementarmente, de atração da população pela ciência e pelo desenvolvimento do saber humano.

E por isso é desprezado pela elite, ao ponto de a BBC registrar que foram muito mais os visitantes brasileiros que passaram pelo Louvre, em Paris, na França (289 mil) que os que passaram, ano passado, pelo museu da Quinta da Boa Vista.

Assista, ao vivo, o ato na Cinelândia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

34 respostas

  1. Cade o MBL??? VemPraRua??? RevoltadosOnline???

    Dessa vez não tinha um “cara pelado no museu”??? Dessa vez ta difícil culpar o PT??? Dessa vez não vai dar pra faturar eleitoralmente??? Dessa vez não tem financiamento de partido político???

    Então foda-se…

    1. O MBL mandou dois representantes, para provocar, com ditos tipo “é preciso privatizar”. Não deu o resultado que eles queriam.

      1. Privatizar como? Só se venderem o patrimônio para ser levado para estudiosos da Europa, como aconteceu com certos arquivos no tempo do FHC. Privatizar aqui, com certeza faria com as múmias fossem retiradas para enfeitar o porão temático de algum bilionário. Certo tipo de patrimônio pertence a todos os brasileiros, não pode pertencer a uma só pessoa. Privatizar em concessão para que a empresa cuidadora recebesse dinheiro estatal, faltaria dinheiro do mesmo jeito, não faria sentido. Privatizar para cobrar ingresso, não renderia nem o suficiente para comprar um vassourão de faxina. Tem gente que faz do neoliberalismo religião e faz de certas palavras dogmas religiosos: Privatizar, desregular, entregar a quem ficou rico, mesmo roubando, porque este é o mais forte e personifica o ideal do ser humano, no darwinismo social. Pobres diabos, o mundo deles está morrendo e eles se agarram aos farrapos.

  2. Privatização do museu???

    O que tem para privatizar agora??

    A próxima vítima será a BIBLIOTECA NACIONAL !!

  3. Privatizar? Esses canalhas vem ainda falar em privatizar? Com perdão do palavrão, temos que devolver a privatização para os ânus de quem a cagou.

    1. O “governo” Temer já sugeriu hoje mesmo fazer “parcerias” com bancos e empresas. Bem que o Brito cantou essa bola desde o domingo: vão transformar o Museu Nacional num Palácio Itaú da vida. É a única coisa que essa gentinha sabe fazer. Espero que o fantasma de D. João VI lhes caia em cima com tudo.

      1. Não sei porque o fantasma de João VI se sentiria incomodado: em matéria de tratar o público como privado, os Órleans e Braganças poderiam dar aulas.

  4. O Brasil em 3 anos, com o desgoverno golpista e entreguista, acabou com o país de norte a sul.
    Cabe agora nas eleições,saber se o povo quer a continuidade da destruição até a morte de seus filhos, ou prefere voltar aos bons tempos de felicidade entre 2003 e 2015.
    Se quiser um futuro para os filhos ,vote em massa em Lula Haddad da Silva, mas se quiser fome ,morte e destruição,basta colocar em uma única tecla,seu futuro nas mãos de monstros como Bolsonaro, Alckmim ou Marina Traíra Silva.
    A destruição total do fantástico Museu Nacional, é uma amostra pálida do que virá, no caso do povo escolher o mal ao invés do bem.

  5. o Brasil está sendo dilapidado. Já não temos memória passada, nem teremos futuro. Uma pena, esse Museu era o mais importante da América Latina. Queimaram a história do Brasil, e assim o país vai definhando. Porque o povão não vai pra rua? estão ainda acreditando que as instituições estão a favor do povo? grande mentira!!!! tenho pena dos que deveriam pensar um Brasil grande, mas se contentam em ser vira-lata, ser capacho dos USA que todos os brasileiros idiotas almejam, querem ir para USA, para serem escravos, mas…. deixaram de ser escravos, mas a escravidão não os larga.

  6. nos temos que parar essa merda de país já e exigir uma mudança total no judiciário, MPF e PF. Eles não são donos do Brasil.

  7. De repente teremos aí um incêndio do Reichstag com sinal invertido, ou seja, em favor da volta da democracia

  8. Comunicado aos leitores do DE, Crase, Viviane, José Carlos Vieira Filho, entre outros. Mandei comentário pedindo que fossem pra cima da globo, um dos nossos maiores inimigos. Fui banido por isso.Que fiquem cientes de que há algo errado no reino da Dinamarca. Obs. ao Tijolaço. Printei tudo.

      1. É Viviane, não tenho motivos para mentir, mas naquela parada eu fui banido covardemente pelos motivos acima. Me acusou de fake, e me baniu sem mais nem menos, nem me admoestou. Já há algum tempo eu estava matutando e, matutando. Nunca antes de ser banido ofendi a ele nem aos seus leitores, muito pelo contrário, só os defendia, lá e em outros lugares. Sou um velho de 71a (quase a idade do Lula), mas exijo respeito. Prá mim a máscara caiu. Me desculpe pelo ataque que fiz lá pois fiquei muito revoltado. É que não suporto gente mentirosa. Obrigado por ter me defendido lá.

        1. obrigado Tijolaço! Pela oportunidade de me defender de algo que não tenho culpa nenhuma. Grato mesmo, de coração!

        2. De nada! Mas tem duas coisas:
          1) Você não foi banido lá nos comentários do Disqus;
          2) Respire fundo, mantenha a calma e cuidado com o que escreve. Acho que não é comigo que você tem de se desculpar…

          1. É uma pena que vc tenha sido, literalmente, enrolada pelo porra louca, mas ele não mostrou print nenhum provando minhas supostas ofensas (o print que mostrou – ilegível – era de um link do Causa Operária e um texto do Valter Pomar, que ele mesmo leu no “Jogo DE”). Não parti para a agressão antes de esperar resposta Fui banido sim. Mandei mensagens indagando o porquê. Mandei até email. Nunca fui banido de lugar nenhum por ditas “ofensas” (exceção DCM/247) ou “baixa reputação”. Não foi algoritmo. Não foi Camila nem Wellington. Bloqueou até meu e-mail (lembra que o pedi a vc?). É a velha tática da desqualificação do outro. Acompanho desde O Cafezinho. O que pegou mesmo foi GLOBO, o matutando e matutando e um texto que mencionava hans krebs. Eles perceberam muito bem nas entrelinhas do que eu escrevia. Também tenho minhas próprias teorias de conspiração. Vou continuar acompanhando, assim como acompanho (como disse antes) a globo e outros, para ver até onde o cinismo e a hipocrisia podem chegar. O que acontece ali é entretenimento, intrigas e incitação ao ódio muito sofisticados para as pessoas mais esclarecidas e de esquerda. Pense bem nisso e em muuuuitas e muuuitas outras coisas, pois não dá para explicitá-las todas aqui. Talvez você também … “pegue a fita”!

          2. Desculpe-me, mas eu não me considero “enrolada” por ninguém. Tanto as suas mensagens quanto as do Romulus continuam lá nos comentários do Facebook e do Disqus para quem quiser ver. E, repito, você não foi banido da área de comentários do Disqus; portanto, poderia responder você mesmo, se quisesse, sem contar com minha intermediação. Mas prefere usar outro site para continuar essa discussão, e eu não ficarei mais tentando conjecturar o porquê.
            Eu também vou continuar acompanhando todos os lados dessa história, com a consciência tranquila por ter feito minha parte.

  9. Caímos nas trevas. Quando Haverá luz? Quem sabe, perguntando aos nossos bisnetos. Né não?

    Nota: O sentimento individualista foi bem inoculado em nossa sociedade. E não se muda este cenário com “cada mergulho é um flash”. Não temos mais o sentimento de comunidade necessário para fazer frente a esta investida. Né não?

  10. Já têm gente falando em deixar a administração de museus ligados a universidades nas mãos das ” fundações” privadas, falo de Reinaldo Azevedo. Ele sugeriu que o incêndio tenha sido criminoso e com viés político, responsabilizando o PSOL e a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  11. É a história. Meio tarde para manifestações, não? Os protestos deveriam ter ocorrido enquanto o museu estava sendo levado à UTI. Agora Inês, digo, O Museu Nacional, é morto. Espero que a sociedade brasileira tenha aprendido a lição de que: ou ela toma as rédeas na mão ou nosso patrimônio, não só o cultural e histórico, em breve não nos pertencerá.

  12. Aos brasileiros que desprezam a razão, a história e unidade nacional e, que incitaram o preconceito regional, de raça, social e até religioso e, a violência contra seus semelhantes e patrícios cidadãos, que fomentaram o golpe, o fim da democracia e pediram a ditadura, conseguiram o que queriam, agora, aceitem, são vocês, sim, os responsáveis por tudo de ruim que o povo é obrigado a aceitar, agora. Passe o tempo que passar, é dever sagrado da justiça, de no momento certo, indiciar, processar e promover julgamento justo desses protagonistas do mal do povo, inclusive, de seus membros que concorreram para que isso se efetivasse e, responsabilizá-los, proporcional aos males que causaram ao povo e ao país, na forma da lei específica, vigente.
    Quanto aos cidadãos que defendem a valorização das pessoas, o respeito a ajustiça imparcial para todos, à Constituição Federal, a democracia como regime de governo e expressão do poder soberano do povo, o estado de direito e defendem os direitos e cidadania dos trabalhadores, dos estudantes, dos pobres, dos miseráveis, dos excluídos e dos marginalizados, etc, que isso, lhes sirva de aviso.
    A história recente do Brasil que nos contempla (para que não fique dúvidas sobre a história, vide o vídeo feito dos 08 anos de governo Lula e, não divulgado – https://www.youtube.com/watch?v=WF7pz0NKscg ) e, nos lembra e nos mostra, exemplos a serem seguidos com foco na verdade e na justiça, contra a opressão: Seja luz para os que veem mas, não enxergam, que ouvem mas, não escutam a realidade do país; respeite a todos e seja fraterno mas, não se intimide e não se cale, contra a tirania, a mentira, a injustiça e a opressão; seja consciente e justo, interessado e participativo das causas justas em defesa do direito, da liberdade, da independência, do patrimônio público e da soberania do seu povo e do seu país, contra o imperialismo, a exemplo dos nossos irmãos venezuelanos (http://forodesaopaulo.org/venezuela-mais-uma-vez-exemplo-de-democracia-e-participacao-cidada/ ).
    Esses cidadãos do país irmão, vivem a democracia desde 1999 e nós aqui, como vivemos agora?. A propósito de críticas do PIG sobre as eleições lá, a abstenção eleitoral nas eleições dos EUA, em 2016 foi grande e, ninguém da nossa imprensa ficou indignado com isso, né? ( http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/11/1831379-alta-abstencao-prejudicou-votacao-de-hillary-entre-jovens-e-minorias.shtml ). Hoje, eles sofrem todas as formas de pressões, embargos e bloqueios do império e de seus mega-fones, a imprensa golpista mas, com patriotismo, não se entregam e nem abdicam de seus direitos, de suas riquezas, de sua honra, de sua soberania e de sua pátria, diferentes de nós, aqui, o que fazemos pelo Brasil?. Exemplos e resultados? Vejam: ( https://www.brasil247.com/pt/blog/leonardoattuch/367128/Argentina-quebrada-Brasil-a-caminho.htm ) e um paralelo do valor da cultura, da memória da história do país e da justiça imparcial da nação (https://www.brasil247.com/pt/247/cultura/367566/Calero-com-malas-do-Geddel-dava-para-manter-museu-por-100-anos.htm ).
    Por isso, meus irmãos, contribua como puder, para a instrução e consciência social, cívica, cultural e política das pessoas, das famílias e das organizações de defesa da sociedade e, da nossa soberania de nosso país. Só com esses valores e atitudes responsáveis, é que o povo brasileiro reconquistará o seu direito pleno, a justiça imparcial, a democracia e o estado de direito e, também, a governabilidade responsável e cidadã, para o bem-estar e paz social de toda a nação brasileira.
    Ajude, incentive e mostre às pessoas que, conforme o que dispõe a CF do Brasil, “todo o Poder emana do povo e, em seu nome e para seu benefício, deve ser ética e responsavelmente, exercido, por aqueles parlamentares, administradores e magistrados, por ele eleitos democraticamente ou, nomeados, à luz da Constituição Federal, Estaduais e Leis Orgânicas dos Municípios”. O povo, deve saber que é ele: o dono do poder, o patrão público, o mantenedor do tesouro público, o objeto e fim de todo esse sistema público e finalmente. O Fiscal dos Fiscais.
    Por isso, como estamos em momento eleitoral, é importante que todos os cidadãos, sejam instruídos e conscientizados politicamente, conheçam e consultem regularmente, para conhecer esse o seu poder, a Constituição Federal e/ou Estadual e a Lei Orgânica do seu Município; os Poderes Constituídos e respectivas Instituições, suas competências, atribuições e responsabilidades de seus dirigentes e agentes públicos; os direitos e responsabilidades dos cidadãos, o que é moralidade, ética, justiça imparcial, cidadania, dignidade humana; o que são Patrimônio público e soberania nacional (https://www.terra.com.br/noticias/brasil/legado-de-vargas-sobrevive-60-anos-depois-de-sua-morte,c3e4c7466edf7410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html ) .
    E para que não esqueçamos de um dos heróis brasileiros e benfeitores da democracia, és aí, nossa homenagem aos estudantes brasileiros, que apesar de estarem omissos e calados nesse momento, são merecedores, uma hora o gigante acorda:
    ”são os estudantes a energia, que fará desta nação, a bomba que o mundo ouvirá, num brado de libertação”.
    http://www.une.org.br/memoria/ ; http://ubes.org.br/memoria/historia/ ;

    Boa sorte para todos nós, confiança, Deus está com o povo brasileiro e, a Sua justiça, não tarda.
    Sebastião Farias
    Um brasileiro nordestinamazônida

  13. Sei que é lamentável a perda do museu, mas urge preocuparmos com o presente. A coisa não está boa nem no Brasil nem no restante do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *