Na Turquia, golpe. Sem firulas, militar, mesmo

turquia

Enquanto os demais jornais permanecem em dúvida, a Agência Reuters, ao que parece, dá como confirmada a tomada do poder pelos militares turcos:

 “As Forças Armadas da Turquia disseram nesta sexta-feira que tomaram o poder no país para proteger a ordem democrática e manter os direitos humanos.

Em um comunicado enviado por e-mail e divulgado por canais de televisão turcos, os militares afirmaram que todas as relações externas existentes da Turquia serão mantidas e que o Estado de direito permanecerá como prioridade.

O primeiro-ministro da Turquia havia dito anteriormente que um grupo dentro do Exército havia tentado tomar o poder, mas que fora rechaçado e que seria errado chamar o fato de golpe.”

Essa história do “seria errado chamar de golpe” nós já andamos ouvindo.

Os militares turcos, até hoje, sempre foram uma força contrária ao fundamentalismo islâmico, inspirada no primeiro presidente do país após o fim do sultanato, Mustafá Kemal.

Ainda são poucas e confusas as notícias.

De um brasileiro que vive em Ancara, recolho, no Facebook, estas observações:

Eu ouvi os caças estrondando pelos céus de Ankara, e acabei de telefonar para funcionário da Embaixada, um turco ex-militar que me confirmou que esta em curso tentativa de golpe militar e que haveriam inclusive combates entre as forças legalistas e os rebeldes. Disse-me que a coisa tá feia e me recomendou não sair de casa. Aqui é meia noite e acredito que os combates entrarão pela madrugada.

De imediato, já se um imenso complicador não só no conflito sírio – onde a Turquia, membro da OTAN, estava comprometida em derrubar Assad – e nas já intrincadas relações com a União Europeia, onde a Turquia – que tem um pedaço de seu território na Europa – pede entrada desde o início dos anos 200 e que encontra forte oposição da Alemanha e da França.

E da direita, que a sabe parte e porta da imigração para a Europa.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. Mas por incrível que possa parecer, ao contrário do que ocorre no Brasil, os militares turcos são mais progressistas do que os que no momento estão no governo…se dizem até garantidores do laicismo na Turquia, mesmo considerando que golpe é golpe. É outra realidade.

  2. Quanta desperdício de dinheiro sofrimento e mortes de pessoas para um golpe na democracia, se tivessem uma Mídia, uma justiça um Cunha a brasileira o golpe seria dado fácil e haveria festas de coxinhas com panelas. No Brasil estamos exportando golpes incluindo “pareceres jurídicos” caso necessário. Aqui temos TCU, parlamento, lavajato, Promotores, stf, tudo p/ exportação. Essa especialização em Golpe já conta com 500 anos de aperfeiçoamento.

  3. ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM

    A Turquia de hoje poderá ser o Brasil de ‘amanhã’!

    … E se os nazigolpistas, digamos, ‘light’ daqui – literalmente ‘desMOROlizados’ – resolverem recorrer às armas?
    E os milicos verde oliva já estão sendo cooptados, e até mesmo por razões ideológicas!

    NOTA FÚNEBRE:
    ninguém de sã e liberta consciência imagine que a QUADRILHA mafiosíssima que usurpou o poder interinamente irá respeitar qualquer resquício de preceito democrático e/ou civilizatório!
    Preparemo-nos, pois!

    1. Da Série ‘Somente não é tragicômico porque é golpe’!
      E o golpe mais vagabundo &$ descarado da história universal!
      Infelizmente, a notícia somente não é mais alvissareira porque o LIBANÊ$$$ usurpador decorativo TEMERário/TEMERo$o do ‘CU(nha)’ não está acompanhando a delegação dos nazigolpistas na Turquia sob um análogo golpe de Estado!
      SINISTRO da ‘CUrtura’ está bebendo do mesmo veneno que a QUADRILHA ‘delle’ destilou aqui na “Republiqueta do ‘CU(nha)’ do Mundo”!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      MINISTRO DA CULTURA E EQUIPE DO IPHAN ESTÃO ISOLADOS EM HOTEL DE ISTAMBUL

      O ministro da Cultura do governo interino, Marcelo Calero, está em um hotel de Istambul, na Turquia, sem poder sair; uma equipe do Iphan (Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional) está com o ministro; eles estão lá para uma convenção da Unesco; o país é alvo de um golpe militar

      15 DE JULHO DE 2016 ÀS 19:52

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/244276/Ministro-da-Cultura-e-equipe-do-Iphan-est%C3%A3o-isolados-em-hotel-de-Istambul.htm

  4. “…tomaram o poder no país para proteger a ordem democrática e manter os direitos humanos.”

    Esse é o discurso esfarrapado de qualquer GOLPE.

  5. Vocês perdem muito tempo com os “rob ots”. A intenção de quem os comanda é zoar, irritar os descontrolados. Eu não sou pt, mas a mídia fascista não me ilu de. Caramba, ela não convence e deses pera por saber que a verdade nos chega por outrd caminhos; além de estar perd endo espaço. Cada vez vendem menos.

  6. o robot Yuri devia desistir :Muito fraco até como robot.
    Se voce pensar que o Brasil faz 150 anos de boas relaçoes com todos os vizinhos (Ze Serra está tentando mudar isso), a Turquia é o oposto disso.
    Pela historia mas especialmente adicionando os acontecimentos dos ultimos 4 anos, voce pode notar que o atual governo turco e a Turquia são: Anti-Irã, anti Armênia, anti Chipre, anti Síria, anti Grécia, agora com os refugiados anti Europa, ate outro dia anti Russia mas agora está se reaproximando em acordos de turismo e comercio forçada pela realidade geografica. E depois que, após trinta anos de ilusão— viu que n.u.n.c.a será admitida na UE, anti UE. Mas joga bem com os campeóes mundiais de direitos humanos, Israel e Arabia saudita. Ah tem flertado, apoiado e dado logistica ao Estado Islamico ha dois anos para ferrar a siria.
    É um Currriculum notável. Um país assim liderado e assim “querido”—, e que ja foi Imperio por muito tempo, está querendo o que?

  7. Fala-se em defesa do Estado de direito e bombardeiam o Parlamento, deve ser o cinismo golpista brasileiro chegando a terras turcas, que deveriam ter nos pedido auxílio para uma tomada de poder mais discreta, usando alguma operação policialesca ou uma mídia corrupta.

    Quem deve tá gostando de todo esse cenário são os curdos, historicamente humilhados, nos últimos anos transformaram-se numa espécie de Geni, culpabilizados pelo terrorismo, quando têm e quando não têm culpa, culpados pelo baixo crescimento e pelo fraco desempenho da Seleção na Eurocopa.

    O fato é que se o governo turco não conseguir debelar o motim ou golpe dentro do Exército, jogará o país numa prolongada guerra civil, com desdobramentos bastante graves, já que nos país há milhões de refugiados sírios e questões estratégicas envolvendo os russos.

    Depois da saída do Reino Unido da UE, atentados terroristas na Bélgica e França, agora golpe na Turquia, a Europa não pode reclamar de faltas de emoções e o seu futuro passa ser novamente incerto.

    Com líderes perdidos, acontecimentos inesperados, as ações de grupos radicais tornar-se-ão muito mais frequentes, alimentando um espiral de violência e tumultos nas ruas das grandes cidades.

  8. Coxinhas não podem ver esse vídeo. Eles não entendem nada de liberdade e soberania de um país. Já desafiei esses babacas a falar com prropriedade sobre o que está acontecendo na Venezuela, mas eles fogem. A Globosta não lhes passa nenhuma informação. Otários globotizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *