Não é tão fácil vencer uma geração

calvero

Se eu pudesse realizar a pretensiosa ideia de condensar numa frase o que vem a ser a transição de um homem da juventude para a maturidade e, daí, para a velhice, diria que é a caminhada onde trocamos sonhos por deveres.

Na juventude, os sonhos brotam e os deveres são impostos. No final da vida, os desejos secam e os deveres passam a ser nossa razão de viver.

Deveres não são uma opressão, longe disso. São o resultado de nosso amor: pelos filhos, pelos netos – quando se os têm – e pela humanidade, quando não se a perde, no trajeto da vida.

Daí o drama que vive minha geração.

A maioria de nós formou-se num tempo em que se ansiava pela liberdade, boa parte de nós, hoje, quer restringi-la, de acordo com seus padrões.

O povo pode decidir, formalmente, mas nos limites do  que nós lhe  permitamos.

Daqui a algumas horas, três homens decidirão por mim, por você, por milhões.

Francamente, ainda que fossem verdadeiras todas as convicções de Moro e dos rapazes da Lava Jato, é ridículo que a paga da corrupção de bilhões da Petrobras ao – palavras da acusação – “chefe da cleptocracia” fosse um “pombal” no Guarujá.

Não há como negar que, diante de um primarismo destes, não nos invada uma sensação de cansaço diante da burrice.

Ocorre, porém, que já não nutrimos o sonho da racionalidade, a ilusão cartesiana de que o bom senso  seja mesmo, como escreveu o René, a coisa mais bem distribuída no mundo.

E, apesar disso, nos impele o que nos acostumamos, com o tempo, a aceitar como dever.

Por sorte, já não nos importamos tanto sobre os efeitos destes deveres sobre o corpo e sobre a vida. Há cansaço, sim, mas ao menos concedam esse direito aos que viveram sem abjurar da juventude.

A morte já não nos assusta tanto quanto o fracasso daqueles sonhos que já não esperamos viver.

Hoje, esta quarta-feira, será um daqueles dias em que  nada se poderá tirar dos que já nada esperam.

E no qual nada se poderá tirar, portanto,dos que já nada esperam, mas que tudo fazem pelo que consideram seu dever.

Nada se pode tirar porque só temos a dar.

Os nossos sonhos, agora, são deveres.

E ninguém há de parar aquilo que sabemos ser nosso dever sonhar.

E só quem nos pode tirá-los é aquela que nos deu, a juventude.

Só se pudermos entregar a ela os sonhos que recebemos, enfim, poderemos ir.

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. Belo texto FB, mas como bem deixou claro, diante da burrice, que fará os poucos sonhadores que ainda acreditam num Brasil de todos ?

    E que fazer diante dos “moralistas” que preferem vê-lo entregue e de quatro patas , diante do Império ?

    Que fazer se o próprio partido apeado pelo GOLPE, vende-se no Congresso Nacional por cadeiras , vagas nas mesas e comissões ?

    Que fazer com o povo inerte ??

    Vencer novamente sob duras penas como em 2014 para no dia seguinte a banca financeira ganhar de bom grado a Fazenda ?? Propor os mesmos pactos sempre rompidos ? Engordar os mesmos meios de comunicação com verbas públicas por critérios “técnicos” ? Sermos “bons” petistas ?

    Imagino que vamos vencer sim, mas não agora, pois mesmo com o LULA presidente em 2018 , na remota hipótese, perderemos novamente, pois o caminho é longo até a liberdade, nesse caminho não passam os fracos, nem os que nasceram para a escravidão. No caminho da liberdade não há concessões.

    Como bem lembrou alguém do Hino do Rio Grande.

    Mas não basta pra ser livre
    Ser forte, aguerrido e bravo
    Povo que não tem virtude
    Acaba por ser escravo

    1. Olha só quem fala de “virtude”. O direitista viralata número UM que não perde a oportunidade para desprezar o povo brasileiro e o PT. Vaza iskroto.

    2. Esse traste ainda se sente no direito de espezinhar o povo brasileiro com papo de vira-lata moralista? FORA estrume!

      1. Traste são midiotas como você, risível esse assédio teu e de suas amiguinhas…..ninguém tem culpa da sua falta de pau…se toca.

        1. Olha o misógino machista no seu esplendor. Iskroto sempre mostra a índole de cafajeste MAL AMADO FEIO E PELO JEITO COM FALTA DE “PAU”. O traste deve ser trans. Teve que cortar o PAU ? Agora da pra entender o fato de só ver as mulheres que têm nojo dele qdo fala com homem de verdade. Sera que é sintoma colateral do fato de ter cortado o PAU ? Deu errado? Estrebuchou grave o traste. É só VAZAR e ir procurar um PAU em outro lugar, ninguém mandou cortar o seu. Que traste, cada dia solta uma nova baixaria do seu esgoto e “Alma Fétida” (como ele mesmo se descreve). Cria vergonha na cara e VAZA MAL AMADO feio e Agora….msem PAU ! (risadas, gargalhadas!).

    3. De todo modo, fazer aliança com a pmdb, desde o século XX, ja’ se sabia que era roubada mesmo. Acho que depois do primeiro mandato de Lula, o PT deveria ter dado um chute na bunda deste partido prostitute.

    4. O retardado mal amado e FEIOSO continua desfilando seu ódio ao PT. Fugiu da escola o ignorante e vê o mundo de forma binária. Burro asno é assim, nem sequer dois neurônios, coitado. Iskroto VAZA

      1. Você parece ter um certo desejo por homens, que pena, sou hétero…..mas como sei de sua verdadeira identidade, sei da pessoa doentia que é….vou te recomendar um tratamento, procura um pau, pagando você até consegue.

        Ahhh, vou te frustrar um pouco agora, pois não vou mais responde-la.

        Quanto ao PT, você e suas amiguinhas estão quase me convencendo a não votar mesmo nestes escrotos, pena que só tem coisa pior na praça, mas sempre se pode anular o voto.

        Deveria estar em Poa, quem sabe descolava uma grana na Farrapos.

        1. O iskroto é o retrato do advogado mentiroso que está falando agora. Um monte de merda sem sentido. MAL AMADO E FEIO já passou da hora de VAZAR.
          A alma fétida e podre do iskroto é infinita pelo jeito. Tem que se internar de novo para tratar sua psicopatologia aguda. Fala com homem pensando nas mulheres que lhe deram
          um pé na bunda. Doente de pedra, sem cura. VAZA

  2. Excerto do texto do Professor Aldo Fornazieri;

    “Qualquer que seja o resultado do julgamento de Lula, o juiz Moro será derrotado junto com tudo o que ele representa. Se Lula for condenado, ampliar-se-á a luta nacional e internacional em sua defesa e da democracia. Ampliar-se-á também a desmoralização e a deslegitimação de Moro e do Judiciário por serem persecutórios, parciais e por violarem as leis e a Constituição, julgando a partir de convicções ideológicas e partidárias. Se Lula for absolvido ficará patente o arbítrio de Moro. Por estas razões, independentemente do resultado, Lula sairá vitorioso. Condenado, será vítima de mais um arbítrio inaceitável. Absolvido, desmoronará um pilar do golpe.

    A hora é de confronto contra aqueles que afrontam a democracia, rasgam as leis e a Constituição, violam o Estado Democrático de Direito, introduzem o fanatismo persecutório no Judiciário e protegem as quadrilhas criminosas de políticos corruptos, instaladas no poder pelo golpe. Quadrilhas que assaltam os cofres públicos e o bolso dos pobres com o desemprego, com a supressão de direitos e com a degola de políticas sociais.

    O impeachment-golpe e toda a destruição que veio no seu rastro significou que as elites escolheram o caminho do confronto contra a democracia e contra o povo. Se a luta política e social deve ser uma constante, pois a liberdade, a justiça, a democracia e os direitos sempre são obras inacabadas, essa confrontação pela instauração da democracia no Brasil só deve arrefecer quando se assegurarem regras estáveis do jogo democrático, quando se reformar o sistema político e quando reformas fundamentais que instaurem condições de justiça e de redução da pobreza e da desigualdade forem implantadas”.

    Integral em ;

    https://www.brasil247.com/pt/colunistas/aldofornazieri/338071/Os-vivos-mortos-e-a-hora-do-confronto.htm

  3. Recomendo que leiam: http://ocoletivo.eu/files/e-preciso-respeitar-o-judiciario-em-uma-democracia.html

    Às vésperas do julgamento de Lula pelo TRF-4 em Porto Alegre, muito se escuta, especialmente da grande mídia e de blogs como O Antagonista, que “é preciso respeitar a instituição Poder Judiciário em uma democracia”. Conclui-se que as manifestações contrárias, que indicam não concordar com eventual condenação e consequente inelegibilidade de Lula nas eleições de 2018, são uma afronta à instituição Poder Judiciário.

    Pera lá. Vamos por partes porque estão invertendo a lógica da coisa numa república democrática! Há três problemas na afirmativa “é preciso respeitar a instituição Poder Judiciário em uma democracia” que não aceita contestação, que demonstrarei a seguir.

    1. Em primeiro lugar, o que é a instituição Poder Judiciário?

    Instituição nada mais é do que um conjunto de regras que são seguidas por um período estável de tempo. Há incontáveis definições mais técnicas e reflexivas, mas, em geral, o conceito que usamos engloba instituições de estado, religiosas, sociais etc.

    Leia mais em: http://ocoletivo.eu/files/e-preciso-respeitar-o-judiciario-em-uma-democracia.html

  4. Golpe de Ives Granda,Realli,Janaina e o poderoso “CHEFAO”o amoral Fernando “Brasif”Cardoso.Deverao ser julgados por um tribunal implacavel “O POVO BRASILEIRO”

  5. “Não há como negar que, diante de um primarismo destes, não nos invada uma sensação de cansaço diante da burrice.” no caso dos nossos salgados de frango residentes, é mau caratismo mesmo.

  6. ESSA GENTE RICA MAIS UMA VEZ NOS MANDA CALAR A BOCA E FICARMOS EM NOSSO LUGAR,ELES DESTRUÍRAM GETÚLIO,IMPEDIRAM JUSCELINO POR VINTE ANOS E NÃO SATISFEITOS O ASSASSINARAM,DEPUSERAM JANGO E SENDO AINDA POUCO O MATARAM,ARRANCARAM DILMA DO COMANDO NOS ROUBANDO 54 MILHÕES DE VOTOS DEMONSTRANDO QUE A ELES NOSSOS VOTOS NADA VALEM. AGORA TENTAM DESTRUIR LULA E FICAM COM CONVERSINHAS DE POSSÍVEIS RECURSOS PARA NOS ACALMAR E TER FALSAS ESPERANÇAS E ME ENTRISTECE VER A ESQUERDA CRER EM FALSAS ESPERANÇAS E PROPAGA-LAS. DESDE A ELEIÇÃO DE CUNHA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA NÓS NADA TEMOS VENCIDO E TEMOS NOS ARRASTADO SOB FALSAS ESPERANÇAS.ELES PODEM TUDO,PODEM NOS ILUDIR NOS MANIETAR NOS ENGANAR COM UMA JUSTIÇA INEXISTENTE,ESSE PODRE JUDICIÁRIO FOI SEMPRE O RESPONSÁVEL DIRETO POR TODAS AS DESGRAÇAS OCORRIDAS NO BRASIL BASTA VER A HISTÓRIA MAS NÓS INSISTIMOS EM NÃO OLHAR PARA O PASSADO TALVEZ COM MEDO DA CRUEZA DE SUAS LIÇÕES E NOS RECUSAMOS A ENCARAR A REALIDADE DE QUE O MAL SÓ NOS ATINGE SE PERMITIRMOS E NÓS PERMITIMOS NÃO SOUBEMOS DEFENDER A DEMOCRACIA E DILMA,PERMITIMOS QUE NOS AGREDISSEM NAS RUAS,NAS IGREJAS,NO MERCADO MAS PRINCIPALMENTE NA IMPRENSA CAPITANEADA PELO SISTEMA GLOBO,JAMAIS TIVEMOS A CORAGEM CÍVICA DE INVADIRMOS SUAS INSTALAÇÕES,JAMAIS DEMOS UM TAPA EM UM DE SEUS SOLDADOS.A MUITO TEMPO EU PREGO UMA REAÇÃO,EU PREGO ABERTAMENTE A RESISTÊNCIA ARMADA COMO PRIMEIRO E NÃO ULTIMO RECURSO PORQUE EU CONHEÇO O INIMIGO SEI DE SEU ÓDIO DE SUA FORÇA E DE SEU PODER,EU VIVI ESSE FILME CONHEÇO SEU ENREDO E SÃO OS MESMOS ATORES COM AS MESMAS REPETIDAS TÁTICAS DE MANIPULAÇÃO E PREGAÇÃO DA MENTIRA DO PRECONCEITO E DO ÓDIO FAZENDO DA INJUSTIÇA UMA FALSA JUSTIÇA. “UM POVO QUE NÃO LUTA MERECE A ESCRAVIDÃO”(LUIZ MATTOS)

  7. Sobre gerações, acho que o mais apropriado é lembrar daquele ditado que começa dizendo “quem não é socialista aos 20 não tem coração”. Com o tempo, o sujeito deveria ser capaz de perceber contradições como se dizer a favor da liberdade e ter como modelo a mais longeva e sanguinária ditadura do continente. Ou se dizer a favor do povo e defender um governo que em troca de popularidade gasta mal o que não tem e deixa a conta da sua incompetência para o futuro.

    Pior ainda é agir como criança quando não se é; querer o fim dos malvados que tentam acertar as contas arrebentadas e a volta do bonzinho que as arrebentou; achar que havia dezenas de milhares num quarteirão de Porto Alegre (tinham parado de mentir público, mas voltaram); ou argumentar que o triplex é pouco, como se o bandido que escondeu 99 não pudesse ser preso pelo 1 que foi descoberto. Todos aqui sabem que o sítio é do Molusco, que a consultoria esportiva é fajuta, etc, etc, e muitos outros etc. Todos sabem que ele merece ser condenado. Mas alguns se fazem de criança. Só isso.

  8. A CANOA DA ‘FARSA A JATO’ LESA PÁTRIA ESTÁ AFUNDANDO NO LAMAÇAL NAZIGOLPISTA!

    ***

    Exclusivo: a transcrição do áudio-bomba que detonou a Lava Jato

    24 de Janeiro de 2018 Romulus Maya

    Dando seguimento ao furo dado pelo Duplo Expresso com a publicação do áudio-bomba de fonte de dentro da Odebrecht desmascarando a farsa da “investigação” – combinada! – Lava Jato/ Odebrecht, publicamos hoje a transcrição do mesmo, preparada por historiador amigo do site, experiente justamente na transcrição e análise de registros audiovisuais.
    O resumo com pontos chave e análise das suas implicações encontram-se no primeiro artigo da série: “Exclusivo: áudio bomba – das entranhas da Odebrecht – detona de vez a Lava Jato!” (22/1/2018).
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.duploexpresso.com/?p=86560

  9. Vejo hoje, pela primeira vez este “Tijolaco”, que era uma importantíssima coluna escrita pelo meu grande líder Leonel de Moura Brizola.
    Fui um dos fundadores do PTB e, após nos roubarem a sigla, continuei com Brizola e ajudei a fundar o partido, nacional, em Sergipe e, também, na zona eleitoral que compreende Copacabana e Ipanema, através de uns parentes e amigos sergipanos que residiam nestes bairros, levando Márcia Civilis Viana e alguns poucos para que não ficassemos desmoralizados, sem o partido existir exatamente na zona onde Brizola morava.
    Gastei o pouco que tinha para somar os nove (9) estados necessários ?para vencer a cláusula de barreira mantida para atrapalhar Brizola – as de 3% e 5% foram retiradas para não atrapalhar Ivete e a turma do Delfim Neto, Golbery e outros, fazendo valer a diplomação e posse do melhor, mais probo, mais honesto, mais preocupado com o povo brasileiro e com a sua educação, enfim, o maior e mais corajoso líder que o Brasil já teve.
    Assim, fizemos a eleição de 1982 em Sergipe, porque, Pernambuco, pulou fora de última hora daquela eleição e, em uma reunião no apartamento de Juca Franco, com Brizola, Chico Julião, José Carlos Guerra, Armando Monteiro Filho, Armando Monteiro Neto e eu, que era o convidado especial.
    Sem delongas, os dois Armandos e mais José Carlos Guerra se comprometeram em “bancar” a campanha de Sergipe, como compensação.
    Até a uma semana da eleição nada chegou. A cinco dias, após quatro viagens que fiz com outros companheiros sergipanos a Recife, nos visitou o grande companheiro Chico Julião e nos trouxe 30.000 chapinhas e uma quantia suficiente para pagar dois meses de água e energia.
    Vendi minha casa, quatro lotes, meu carro e da mulher e ainda passei três anos pagando as dividas daquela campanha.
    Recebi o pagamento após a morte de Brizola com este Lupi me tirando da presidência e a entregando às piores pessoas que o PDT podia ter em Sergipe.
    Na reunião para decidir o apoio a Lulla no final de 2006, fiz questão de registrar meu voto do apoio em troca de CIEPs, como havíamos feito antes com Collor, porque, devo lembrar que o Lupi dizia a toda hora que jamais seria em troca de cargos.
    Segundo ele, mandou constar minha proposta em ata e também disse que estava gravada.
    Nunca tirei proveito de meus ideais, assim como, primordialmente, Leonel Brizola, vide episódio”Mintchura”, entre outros.
    Assumiu um ministério diminuído, após muito bajular, porque, segundo João Fontes em entrevista a emissoras – levei a gravação e entreguei a Lupi, que, por sua vez, afirmou que João enquanto deputado do PT e depois de lá expulso entrando no PDT, empregava a namorada carioca e muitos familiares delas, todos cariocas e residindo no Rio de Janeiro em sua assessoria em Brasília -, havia recebido muitos milhões de Lulla.
    Uma pena que o meu antigo e único partido PDT esteja, esteja apoiando uma quadrilha.
    Brizola jamais faria isto por ninguém, assim como não fez pela filha.
    Uma pena, uma tragédia, principalmente a quem vendeu a alma aos bancos, ao grande capital, aos maiores corruptores e bandidos de nosso país, ” pisando, não só no “pescoço da mãe”, mas no todos os trabalhadores brasileiros, vide lei de falências, extinção da taxa de juros de 1%, virou a cara contra a auditoria da dívida pública, manteve toda a roubalheira de FHC, quebrou a Petrobrás e liquidou com milhões de empregos.
    Se quiserem mais informações me procurem, também leiam “O Poder nos Trópicos” de Batista Vidal e outro grande companheiro.
    O desafio é, tenha coragem e publique este meu comentário na íntegra. Qualquer dúvida sobre mim se informe com Arildo Teles e os documentos do partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *