Nassif analisa contradições de Eduardo & Marina

O blogueiro Luis Nassif analisa as contradições que Eduardo Campos e Marina Silva terão de contornar nos próximos meses, para consolidar a candidatura do PSB. Eu destaco o seguinte trecho:

Para ser bem sucedida, a dupla terá que beijar dois senhores: a opinião pública (em sentido amplo) e a opinião publicada. Para conseguir espaço na mídia, terá que pagar o óbolo das críticas destemperadas a Lula; para conseguir votos, terá que se mostrar continuador de Lula. É um dilema de difícil superação.

*

Os problemas de Campos-Marina, após a festa de casamento

dom, 13/10/2013 – 09:48 – Atualizado em 13/10/2013 – 17:07

Por Luis Nassif, no Jornal GGN

Algumas observações iniciais sobre o acordo Marina-Eduardo Campos e as pesquisas eleitorais:

1. É fato novo relevante, não se tenha dúvida. Repõe Marina no jogo, mas não na condição de cabeça de chapa, mas evita que seus votos caiam no colo de Dilma Rousseff.

2. As pesquisas em cima da bucha distorcem a realidade. Obviamente, nos dias que antecederam, todos os holofotes da mídia miravam o caso, dando uma visibilidade desproporcional – e que não se repetirá – à dupla. Portanto, o salto deve ser relativizado.

3. Eduardo Campos saltou para a faixa dos dois dígitos. Significa que o episódio o tornou mais conhecido. Mas não significa que esses índices sejam de eleitores consolidados. Vão ser necessárias mais pesquisas para se avaliar se conseguirá crescimento consistente ou não. Passado o impacto inicial, quem tem mais possibilidades de aparecer – por estar em um partido nacional – é Aécio Neves. Sem contar o fundamentalismo macartista de José Serra, que ainda tem muitas viúvas no espectro da velha mídia.

4. Passada a festa, há um quadro complexo para o PSB. Muitos governadores não pretendem pular do barco da coalizão governamental. No nordeste, os irmãos Gomes já começam a bater em Campos. Dificilmente ele terá entrada em Minas Gerais, Rio de Janeiro e estados do sul. Dependerá cada vez mais do fator Marina – cujos eleitores têm em Dilma a segunda opção.

Haverá, ainda, os seguintes problemas na consolidação do discurso político:

5. Para ser bem sucedida, a dupla terá que beijar dois senhores: a opinião pública (em sentido amplo) e a opinião publicada. Para conseguir espaço na mídia, terá que pagar o óbolo das críticas destemperadas a Lula; para conseguir votos, terá que se mostrar continuador de Lula. É um dilema de difícil superação.

6. Marina representa o novo. Mas, nas questões morais, é evangélica. Precisa do DEM. Mas o discurso ambientalista radical, quase religioso, colide com o agronegócio e com setores empresariais.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Nem começou a campanha e já dá para diferenciar o joio do trigo. ImaginA mais a frente, vai ser entre tapas e beijoS a relaÇão da marina e campos. È sempre tempo de aprender os 10 mandamentos e aplica-lo no dia a dia. Não adianta retórica,promessas, o povo quer mesmo é resultado,émelhorar cada vez mais. ENTÃO, É DILMA 2014. NÃO TROQUE O CERTO PELO DUVIDOSO. è RIDICULO.CAIADO E MARINA JUNTOS, DÁ PARA ENTENDER? É O CARATER DO PODER PELO PODER, vai ter que come rmuito feijão para chegar aos pés da DILMA.

  2. Acredito q essa ida de Marina p o PSB só favoreceu Campos, ao msm tempo chama a atenção p uma terceira via, despolarizando PT/PSDB. Vejo q a reeleição de Dilma está mais perto e q Aecio ñ decola!! Viva Luiz Inácio!!!!

  3. A grande mídia sofre do chamado viés de confirmação, uma tendência da predileção por informações que lhe confirmem as crenças, mesmo que elas não sejam verdadeiras. Eu substituiria crenças por interesses e avivaria o universo da predileção. Nele cabem as maquinações. Os fatos estão aí, confirmando o que digo. Afinal, o PIG é o Partido da Imprensa Golpista, a mais atuante!

  4. para a imprensa que se tornou um cabo eleitoral de um partido que o seu candidato foi para o lixo com uma simples ficha de filiaçao de uma ex ptista a outro partido,qualquer noticia que eles puderem mudar o sentido da manchete vale,neste momento o psdb se pega em um prego na areia,sem candidato sem moral sem carater e ate o pescosço em corrupçao em sao paulo se nao fosse a justiça,e a camara e a imprensa corrupta este partido ja nao existiria mais

  5. O T50 nem tem linha de produção ainda, mal existe, tem problemas diversos que os russos estão quebrando a cabeça pra solucionar, não parece uma boa ideia, pelo menos não agora, os russos estão a procura de dinheiro pra enfiar no projeto, e por acaso temos esse dinheiro? nós não conseguimos nem comprar os 36 do FX/FX2, mal operamos o que temos, é o momento ler os relatórios da FAB/COPAC, e não é hora de fazer politicagem, vide venezuela com seus sukhois que ficam no chão e tem que voar com os F16 dos americanos comedores de criancinhas. E quem disse que os russos são confiáveis também, embargam nossa carne toda vez que querem barganhar conosco, e nos empurram um monte de tranqueira goela abaixo. Sei que material russo é bom, mas é hora de sermos racionais. e não ficar acreditando em toda baboseira contada sem fundamento.

  6. O T50 nem tem linha de produção ainda, mal existe, tem problemas diversos que os russos estão quebrando a cabeça pra solucionar, não parece uma boa ideia, pelo menos não agora, os russos estão a procura de dinheiro pra enfiar no projeto, e por acaso temos esse dinheiro? nós não conseguimos nem comprar os 36 do FX/FX2, mal operamos o que temos, é o momento ler os relatórios da FAB/COPAC, e não é hora de fazer politicagem, vide venezuela com seus sukhois que ficam no chão e tem que voar com os F16 dos americanos comedores de criancinhas. E quem disse que os russos são confiáveis também, embargam nossa carne toda vez que querem barganhar conosco, e nos empurram um monte de tranqueira goela abaixo. Sei que material russo é bom, mas é hora de sermos racionais. e não ficar acreditando em toda baboseira contada sem fundamento.

  7. O T50 nem tem linha de produção ainda, mal existe, tem problemas diversos que os russos estão quebrando a cabeça pra solucionar, não parece uma boa ideia, pelo menos não agora, os russos estão a procura de dinheiro pra enfiar no projeto, e por acaso temos esse dinheiro? nós não conseguimos nem comprar os 36 do FX/FX2, mal operamos o que temos, é o momento ler os relatórios da FAB/COPAC, e não é hora de fazer politicagem, vide venezuela com seus sukhois que ficam no chão e tem que voar com os F16 dos americanos comedores de criancinhas. E quem disse que os russos são confiáveis também, embargam nossa carne toda vez que querem barganhar conosco, e nos empurram um monte de tranqueira goela abaixo. Sei que material russo é bom, mas é hora de sermos racionais. e não ficar acreditando em toda baboseira contada sem fundamento.

  8. O melhor termômetro de intenções são os comentários dos blog e revistas. Leiam os comentários da Veja, Isto É, Carta Capital e ficará claro o perfil. Cada revista tem o seu eleitor que merece…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *