Nova carta aos brizolistas: nossa dignidade não entra em férias

Os amigos do PDT que – mesmo com minha saída, em 2013, sabem que nunca fui um ingrato com o partido em que militei quase toda a minha vida adulta, por 32 anos – sabem que nunca fiz desta tribuna um degrau para atacá-lo.

Também não vão encontrar aqui, ao longo de 12 mil postagens, diatribes contra os dirigentes que o herdaram, mais por ousadia que por mérito, de Leonel Brizola.

Por mais que divergisse – e divergia muito – do que faziam, sempre respeitei o fato de manterem o partido vivo e, basicamente, na linha progressista que sempre tomou, quase sempre.

Não sou herdeiro político de Leonel Brizola, longe de mim a tola pretensão, mas creio ter conhecido e absorvido boa parte de seu pensamento conclusivo, nos 22 anos que privei ao seu lado, desde os dias de protagonismo aos de ocaso e, afinal, ao dia de sua morte.

Busco ser digno, todos os dias, do privilégio  que a história me deu.

Não sou o único a fazer isso, mas tenho deveres maiores, pela visibilidade que este blog alcançou ostentando no título uma marca que é de Brizola.

Brizola era um combatente de peito aberto, jamais um sorrateiro. Um ousado,  jamais um dissimulado.

“Brito, nós jogamos damas, não jogamos xadrez”; “Eu uso as palavras para explicar, não para dissimular”, duas das frases que me queimam a memória para revelar o homem que, com todo o direito de ter urdido, nos 15 anos de dolorido  exílio, os planos para empalmar o poder por armadilhas, sempre escolheu o combate franco por suas ideias.

Leio hoje que Carlos Lupi, que todos os méritos tem por ser um operador político, diz que não entrará de cabeça na campanha do candidato a quem dá “apoio crítico”, Fernando Haddad, porque pretende  que “no dia 29 a gente já vai para a rua preparar a campanha do Ciro para 2022”.

Espero que isso seja falso, por várias razões.

A primeira delas por ser uma afirmação imbecil politicamente, porque aparta o partido do processo social e trata a possível eleição  de daqui a quatro anos (sim, apenas possível, porque entraremos, com Bolsonaro, num período autoritário) como motivo de uma traição ao dever patriótico de evitar que o Brasil caia nas mãos de um governo de exceção e anti-nacional.

Recusa o combate político em nome de achar-se apto, futuramente,  a reinar sobre a terra arrasada.

Sei que não é esta a natureza dos remanescentes do PDT brizolista, a quem conheço bem.

Não lhes peço que abandonem a legenda que a todos nós – como dói romper este vínculo – incorporou-se quase como um sobrenome.

Imagine se, agora,  um de nossos grandes, se um Brizola,  se um Darcy, ou Doutel de Andrade, ou se um Francisco Julião, diriam que iam “se preparar para 2022” em plena batalha antifascista?

Nós somos a memória histórica que se renova a cada dia, segundo nossos atos. 2022 será o que fizermos em 2021, em 2020, em 2019 e, sobretudo, o que fizermos agora.

Fora do partido já há cinco anos, não tenho legitimidade para mais que isso, embora tenha, talvez, mais do aqueles que estão nele há tão pouco tempo e já conspurcam seu nome aderindo a Jair Bolsonaro,  como alguns a quem se emprestou a legenda fazem.

Ou, mesmos evidentemente, omitindo-se do combate.

Devo muito a Leonel Brizola e a nada devo mais  do que à sua coerência e coragem.

Incoerência e covardia, a esta altura, seriam vilipendiar esta herança.

Jamais o farei e sei que jamais os brizolistas farão.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

31 respostas

  1. Pois a mim parece que resta bem pouco de Brizola no PDT. A atitude covarde de quem foge da luta é nauseante e nada brizolista.

    1. Resta nada. Brizola ficou na gente, no pdt nao tem nem o cheiro mais. Pdtistas sao hj bandidos q jogam contra o pais. Mais um partido de direita. PDT é um DEM que nao tem coragem de mostrar a cara.
      Ou existe diferença entre Marun e Ciro?

  2. Para se elegeram no primeiro turno estavam com os petistas, e agora não estão? A mágoa, a soberba é de fato uma bosta. Estão putinhos porque não ficaram na disputa do segundo turno. Se o capitão ganhar ( Deus nos LIVRE!) Vão ter que beijar os coturnos e então eu quero ver a macheza dos Gomes.

    1. QUEREM ESTAR NO GOVERNO FASCISTA PARA SE EXPRESSAREM COMO CORONÉIS!
      VÃO AFUNDAR JUNTO COM BOLSONARO!
      LULA AVISOU …KKKKK….”CIRO GOMES NÃO É UM LÍDER…..!”
      HADDAD SEMPRE!

  3. Dois candidatos do PDT, um do RN apoiando o coiso, o outro do RJ apoiando o juiz “teje preso”. Não sei sobre a história do PDT, mas o partido de hoje parece mais com um partido do centrão do que um progressista. Meu voto em 2022, se houver 2022, não vai ser pra esse povo.

    1. Terminantemente, não é mais o partido a feição do grande e saudoso Brizola. No máximo, tem a feição dos Ferreiras Gomes, se eles não pularem fora do poleiro PDT, como sempre fizeram e pela milésima vez. Quando a coisa aperta os Ferreiras Gomes sempre, sempre fogem e abandonam o barco. Ciro ir para a Europa abandonar o titanic brasil prestes a ser jogado em um iceberg não é novidade. Aliás, eles são precursores do Doria, q o diga Tasso q sabe quem são os Ferreiras Gomes.

  4. Brito, acabei de ver o “discurso” do Cid Gomes em evento de campanha do PT, em Fortaleza… Deprimente, triste, calculado, e, sobretudo, de uma falta de noção histórica ímpar… Tudo o que disse nesse artigo não se encontra mais no PDT (pelo menos na parte visível)… Um triste fim para os Gomes, um triste fim para o PDT de Carlos Luppi, um trsite fim para a democracia…

    1. E, como se não bastasse, vc lê que Rui Costa fala dos “erros” do PT enquanto o J. Wagner afirma que apoiar o Ciro teria sido a melhor solução. Isto as vésperas de uma votação vital para o país. Como reza o ditado, “Deus me livre dos amigos que dos inimigos me livro eu”

  5. É amigo, a verdade dói,mas não trás prejuízo, infelizmente não é boato, pelo menos é que vem saindo em todas notícias. Também vi em vídeo o Cid Gomes, trágico. Brizola deve esta se revirando no caixão de tanta raiva.

  6. Britão, dos bons fiéis ao grande Brizola e à pátria de todos e todas os/as brasileiros e brasileiras, cidadãos/cidadãs do mundo

    #Haddad13
    #Haddad13eManuela
    #Haddad13omelhorparaoBrasileosbrasileirosebrasileiras

  7. QUANDO SAÍ DO PDT LÁ EM 1990, OS TERGIVERSADORES E DISSIMULADORES ABUNDAVAM…
    E ERA ESSA MESMA FORMA LÍQUIDA INERME E FAJUTA!
    HADDAD SEMPRE!

  8. Sr.Britto.É isso que dá,ser GETULISTA,BRIZOLISTA,LULISTA,PERONISTA E TODOS OS OUTROS ,ISTAS que todos nós incorremos,ao longo da vida.O que nos cabe,é defender PROGRAMAS DE GOVERNO e propostas antes dele,que protejam o BRASIL DOS ANTI-PÁTIRIA,que se escondem em todos os partidos da direita,e seus semelhantes e que por DESPEITOS PESSOAIS,vejam malogradas ,suas ânsias ,pelo que supões,PODER,e que não passam de GOVERNO.O sr.Leonel,tinha bem claro isso,pois durante o governo do cunhado,João Goulart,arriscou a vida para defende-lo,particularmente seu programa de GOVERNO.Esses dois,meros INFILTRADOS DA DIREITA,pois até PDS foram,estão desempenhando seu papel.Quanto ao PRESIDENTE DO PDT,caiu nessa armadilha e nem sabe como sair.O sr.Leonel,em 89,humildemente,como grande homem,apoiou LULA,por saber que era melhor que os outros postulantes,já que perdera no primeiro turno.Esse tipo de gente,sem PERSONALISMOS VÃOS,é que dão nome À HISTÓRIA.

  9. O que se percebe claramente é o fisiologismo como característica principal dos políticos brasileiros com algumas poucas exceções. O exemplo de José Sarney prolifera e encontra terra fértil na política brasileira. O poder a qualquer custo.

  10. Brito, sempre certeiro. Mas eles não são brizolista, são gomistas!. Traíras da democracia. Eles podem querer descolar a imagem de Lula e do PT, mas não podem descolar da esquerda e da democracia, senão serão bozo. Cegos cegos cegos, se o fascismo ganhar, não haverá 2022!

  11. Carta aos brizolistas ???? Agora ???? Depois de inúmeras cartas aos petistas enviadas por Ciro meses atrás alertando ao PT a vinda deste cenário de derrota no segundo turno ???
    .
    Ciro e o PDT imploraram apoio como cabeça de chapa diante das realidades numéricas das pesquisas, que apontavam o altíssimo nível de rejeição ao PT, que certamente impactaria no segundo turno…
    .
    E o que fez a petezada diante dos pedidos e avisos de Ciro ??? Preferiram ataca-lo aos moldes da direita mais chucra com adjetivos como “Coroné”, “infiltrado da direita”, “Cinco Gomes”, etc… Até o fatídico “Ciro no PT nem com reza braba”… Lembram disso ????????
    .
    E agora querem apoio incondicional fazendo este joguinho sujo com charges que tentam imputar a culpa da derrota na “fuga” de Ciro para a Europa ???????
    .
    Já deu PT… Se a necessária reconstrução de uma esquerda verdadeiramente progressista e livre da arrogância, prepotência e petulância petista tiver que passar por quatro anos de inferno com o Bozo, que assim seja !!! Votaremos NULO e ponto final !!!

    1. Se mesmo Deus te protegendo, você for vitima dos fascistas, favor postar no blog para nosso conhecimento, e podermos responder: Eu bem que avisei.

  12. Ciro comportou-se como Marina, mostrando que Lula tava certo ao não aceitá-lo como cabeça de chapa do PT. Magoado e não se posicionando nos momentos mais críticos do Brasil. Achava um absurdo, petistas que criticavam Ciro, no início do primeiro turno. Depois o próprio Ciro não se mostrava confiável, pelas declarações dele. Nesse ritmo, terá a mesma expressão política que Marina teve em 2018.

  13. Curioso aqui… Faz-se um comentário criticando a postura tardia dos petistas em pedir apoio ao PDT e depois da bola nas costas que deram em Ciro e seu comentário é apagado… Quanta democracia e respeito a opinião alheia, hein… É assim que querem apoio ?????

    1. Depois do comentário postado só duas pessoas podem apaga-lo: o autor, ou o dono do blog (moderador).

  14. meu caro Brito:

    A cada dia que acompanho o teu blog mais sobes no meu conceito. Excelente posicionamento!!!!

    Esta crise toda, tão cheia de tristezas e de derrotas para a esquerda brasileira teve, ao menos duas vantagens preciosíssimas:

    1)- Mostrar claramente o caráter reacionária de boa parte da sociedade brasileira, acabando com certas ilusões “republicanos” e apontando novas sendas – duras mais inevitáveis , que juntos deveremos doravente trilhar;

    2)- Demonstrar claramente o caráter de cada um dos componnentes da “esquerda” brasileira. É melhor, quando se vai para a batalha, saber claramente com quem se pode contar, ao invés de ser traído por defecções bruscas no auge do combate.

    Tempos duros certamente virão de´pois de 10 de janeiro, mas não seráo fim do mundo. Como se diz lá nos pagos, não está morto quem peleja!!!

  15. Neste momento, Fermamdo Brito, não é interessante prejudicar a provavel migração desejada dos 13 milhões de eleitores que votaram e confirmaram nas urnas 12 para Presidente em favor do HADDAD 13, confirmando nas urnas a DEMOCRACIA. Mas quem retroceder a 1998 já encontrará um prognóstico de Ciro quanto ao declínio do PT, anterior à vitoria de 2002. Parece-me que a liderança extraordinária do Lula e a existência do PT, como partido organicamente ativo, tem sido obstáculos à sua aspiração de galgar a Presidência da República.Ante a iminente trajédia da consumação do golpe de 2016, instalando um governo pró-EUA, de natureza fascistóide. O impeachment da Dilma, a criminalização e condenação injustas do Lula, com impedimento de sua candidatura, e a eleição de um candidato da extrema-direita são momentos do golpe praticado em 2016, mas planejado desde 2003, com o concurso de agentes externos e nativos. O PDT em declínio , já com Brizola em seu ocaso, tornou-se uma caricatura do idealizado no Encontro de Trabalhistas de Lisboa em 1979. Aliás os Trabalhstas ainda vivos deveriam manifestar -se em nome do Fio da História interpretado por Brizola nesta conjuntura histórica dramática para todos nós brasileiros e latino-americanos, em meio à crise de hegemonia dos EUA, incapaz de interromper a marcha da China e sua Rota da Seda e sua proposta de Desenvolvimento Compartilhado para todos.

  16. Não consigo entender como as pessoas podem querer votar em Bolsonaro. Assim como não entendo como um estado que teve Leonel Brizola como governador, possa hoje ter levado ao segundo turno, Sartori e Eduardo Leite. Pelo menos pra presidente temos chance e oportunidade de fazermos uma boa escolha e votar 13 dia 28. Além disso, tenho esperança, até porque Bolsonaro não teve 100% de votos em meu estado. Existe pessoas que pensam e não apoiam o ódio aqui no RS. Entendo também ser necessário Haddad relembrar o que o PT fez de obras no RS e o que fará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.