Novo “dia de cão” no mercado financeiro?

igpm2jun

O dólar começa o pregão com alta de 1%, mesmo com a promessa do BC de colocar, só esta manhã, perto de US$ 3 bilhões em operações compromissadas em moeda americana e em swaps cambiais.

A Bolsa, com sinal inverso, perde quase 1%, pressionada pelas perdas superiores a 3% da Petrobras e de quase 4% da Vale, onde a queda do preço do minério de ferro, provocada pela ameaça de Trump de taxar as exportações de aço chineses caíram como uma bomba.

Vai haver muita agitação durante o dia, na medida em que a Bolsa de Nova York confirmar ou reverter os índices futuros que têm, esta manhã, forte queda.

Tudo está em compasso de espera, mas ardendo como brasa.

O dado mais sensível hoje, porém, é a divulgação da segunda prévia do IGP-M da Fundação Getúlio Vargas, marcando inacreditáveis 1,75% em junho, o que aponta para um índice do mês fechado acima de 1,5%, provavelmente.

E, no varejo, uma inflação ao consumidor que “pula” de 0,2 para 1%, em 30 dias. Índice que se registra no IPC de sete das principais capitais brasileiras (veja o gráfico).

A política entrou em banho-maria com a Copa; a economia, não.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

14 respostas

  1. “É só tirar a Dilma que a economia melhora no dia seguinte”, disse um empresário sem noção. E amargou, já em 2016, um prejuízo de 44 milhões.

    1. É o que diziam todos os bobocas que foram na conversa mole do prêmio Nobel de economia Marco Antônio Villa e do seu parceiro Alexandre Schwartsman.

  2. Li há algum tempo, se não me engano foi o Nassif quem disse, que a crise gerada pelo golpe começará mesmo em 2019. A impressão que eu tenho, é de que nunca o Brasil plantou com tanto esmero uma tragédia social.

  3. É o golpe associado à lava jato; não é preciso desenhar, está mais do que claro.
    A quem interessa: banqueiros, especuladores, mercados estrangeiros que querem asfixiar o Brasil com o neo liberalismo já morto em outros continentes para aqui recuperar o que perderam ( idem para Argentina e toda a América Latina). Enquanto isso quem pode resolver os problemas da nação está preso sem culpa em Curitiba. Acorda Brasil.

  4. No começo do governo Temer apareceram várias notícias sobre o IBGE adotar uma “nova metodologia” para os indicadores econômicos no Brasil. Infelizmente apenas a Carta-Capital e o Nassif se interessaram pelo assunto e acusaram a possível manipulação dos indicadores.

    Agora o que se vê é uma inflação baixa apesar da disparada do preço da gasolina, eletricidade, diesel, gás, etc. A esquerda se concentrou no discurso de que a recessão era explicação para a baixa inflação.

    Mais uma vez o dólar está subindo… um colapso na economia se aproxima… mas a inflação segue inabalável!!!

    Ações do governo para reduzir a inflação:NADA!!! É a mágica de Temer que fracassa em tudo menos na inflação que caiu de um mês para outro sem fazer nada!

    Temer fica repetindo insistentemente que a inflação é a mais baixa da história… gasolina, gás, eletricidade, dólar… tudo em disparada… e a inflação estática!!!

    Vale lembrar do “efeito Lula” de 2003: antigamente Lula liderar pesquisa afetava a inflação… hoje Lula e Bolsonaro lideram mas a inflação está mais blindada que um Tucano!

    TEM ALGUMA COISA ERRADA NOS INDICADORES DO IBGE!!! ALGUÉM TEM QUE INVESTIGAR ISSO!!!

    1. Uma vez me dei ao trabalho de entrar no site do IBGE e “destrinchar” o IPCA.

      Senti que estava num Hortifruti ou na CEASA: cebola comum, cebola roxa, alface americana, alface lisa, pimentão verde, amarelo, vermelho…

      É incrível que um índice tão dependente de sazonalidade e questões climáticas seja usado como meta de inflação (!) e ninguém nunca questionou isso. Os americanos são mais sábios e práticos: excluem a volatilidade da energia e dos alimentos.

      Ainda que digam que os dois pontos percentuais de tolerância da meta é para amortecer qualquer choque inesperado de oferta, o fato é que o IPCA é perfeito para a Globo fazer terrorismo econômico e defender de forma oblíqua o interesse dos rentistas. Basta lembrar-nos da inflação do tomate, e as Mirians e Sardenbergs da vida dizendo que o BC tinha que elevar, elevar, elevar e…elevar os juros.

      1. Uma das poucas reportagens sobre a manipulação dos dados do IBGE:

        https://www.cartacapital.com.br/politica/ibge-sob-suspeita-de-favorecer-pib-de-temer

        A esquerda deveria trazer essa pauta para os debates!

        Do jeito que essa direita é cara-de-pau, eles vão fazer o mesmo que fizeram com a Petrobrás: todo mundo sabia que havia corrupção mas só virou crime com o PT. Assim que assumir um governo de esquerda a Globo vai resolver “investigar” a tal “nova metodologia” do IBGE… aí volta a inflação!!!

        Como é possível que em um país AGRÁRIO e RODOVIÁRIO ocorra uma greve de caminhoneiros + desabastecimento + decolada de preços da gasolina, gás, eletricidade… e apesar de nenhuma ação do governo, a INFLAÇÃO NÃO É ATINGIDA.

        O mesmo país que é frágil a ponto de “Lula ser favorito” derrubar a bolsa… mas a inflação continua… como???

        Não há nenhum questionamento… ninguém do IBGE explicou o motivo de se adotar nova metodologia… nada…

      2. O colar de tomate. Será que ela fez algum artesanato com derivados do petróleo? Povinho hipócrita do caralho esse global!

        1. Ia ficar lindo um colar de botijões de gás…no pescocinho da anamariabraga, que usou o colar de tomates, aquela canalha.

  5. Sorte desses bagre incompetente é que eles tem as reservas cambiais construidas nos governos lula e dilma para torrar agora. Do contrario ja estariam indo com o pires na mao pedir emprestimo no FMI, demo tucanos mdb no poder é o mesmo que dar uma lâmina na mao de um macaco.

    1. Na hora em que os mercados resolverem botar pra quebrar mesmo (até agora foi só aperitivo de fuga de capitais), as reservas se esgotam rapidinho. Não duram um mês em ataques especulativos brabos com o juro no nível que está.

  6. Tic tac tic tac tô me guardando pra qdo a desgraceira chegar…aliás, já chegou : a tristeza é que Lula vai receber o país em frangalhos, como sempre a CasaGrande faz : chupa a cana e joga fora o bagaço….

  7. Mas, e a tal de “Ponte para o futuro”. Aliás, virou pinguela e depois virou mata burro e sumiu do noticiário. Cadê será o Corno Manso que gostava de falar com a boca cheia de ponte para o futuro. E os coxas estão se “fudendo” todos
    É como disse aquele português: estão a se “fuderem” todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *