Novo poço confirma extensão de Florim, que deve ser reunido a Franco e Entorno de Iara, num megacampo

florim

O comunicado da Petrobras de que o poço de delimitação perfurado na área de Florim, uma das entregues à empresa no regime de cessão onerosa no processo de capitalização de 2010, revelou petróleo nas mesmas condições técnicas que o poço descobridor, perfurado em 2012,  torna praticamente certo que a área será reunida a Franco e, talvez, ao  Entorno de Iara.

As amostras colhidas em Florim são muito semelhantes às encontradas nos poços de Franco, do qual é uma continuação. Iara produziu um petróleo ligeiramente mais pesado (26° API, contra 29° API de Florim e 28/29°API de Franco).

Em Florim, a Petrobras tem até meio bilhão de barris concedidos pela União, mas o reservatório vai passar muito acima disso, e com característica de rocha que permitirão poços de alta produtividade.

Assim como acontece em Franco, a “sobra” (e a sobra, nestes casos, são vários bilhões de barris no total) deverá ser negociada, na mesma forma do contrato de partilha, mas sem licitação para outras empresas, firmado para a exploração de Libra.

A fase exploratória dos contratos vai até setembro, mas é provável que a declaração de comercialidade das áreas de cessão onerosa seja antecipada. Os poços perfurados até agora já permitem o dimensionamento seguro das reservas e, portanto, a confecção de um acordo com a União e os planos de investimento adequados.

Vamos para outubro com um petróleo cada vez mais promissor e cada vez mais nosso.

PS. Dia 25, publiquei que o pré-sal estava batendo recorde sobre recorde de produção e já havia alcançado 407 mil barris diários. Nem esquentou cadeira: já temos novo recorde: dia 27, foram 412 mil barris.  Vai ter urubu nadando em óleo.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Florim, Franco, Entorno de Iara, por um momento pensei que era em outro pais.
    Como é grande o meu BRASIL!!!!!

  2. 2014 será o ano da consolidação do Pré-Sal como o “bilhete premiado” para a economia brasileira.
    Ah, estou aguardando um comentário do Alexandre Pires e do David, o primeiro-genro de FFHH, Zylbersztajn a respeito da produção de óleo nos poços “secos” do pré-sal.

  3. Os tucanos ficam maluquinhos para entregar esse outro-preto aos gringos.

    Estão lambendo os beiços. Acham que vão vencer as eleições presidenciais.

    O tal do Adriano Pires fica maluco pra meter a mão numa “comissão” pela doação da “Petrobrax”.

  4. Nunca uma eleição presidencial foi tão importante para a continuidade de uma outra anterior de 2005 Presidente Lula. A eleição de 2014 será tanto mais acirrada a disputa. É muito dinheiro que faz crescer os olhos de águia da oposição. É muito mais grana para mandarem para Ilhas Paraíso …. O país está arrumadinho, sem FMI no calcanhar, dinheiro em caixa … Não podemos permitir que voltem as aves de rapina.

  5. A Petrobras informa que a produção de petróleo nos campos operados pela Companhia no pré-sal atingiu, no último dia 27 de fevereiro, a marca de 412 mil barris de petróleo, novo recorde de produção diária,

  6. Existe pesoas que necessitam de remedios para dormirem eu nao escuto estas noticias e somo elas a dias melhores ainda,por isso nao adianta vir de plim,plim vai ter copa sim, so nao vai ter segundo turno….

  7. Noticias como o aumento foi menor nos ultimos X meses serão ouvidas.

    Se levar o controle do país, vendem a empresa em dois tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *