O avanço de Temer foi um imenso passo atrás

atirador

Na guerra política, vitória ou derrota não se mede pelo quanto é aguda a lança da palavra, mas pelo quanto ela une, separa, anima ou intimida.

O discurso de Michel Temer, ontem, sob este aspecto, foi um desastre.

Teve um grau de agressividade que, de plano, afasta qualquer possibilidade que seus argumentos sejam assumidos por mais alguém senão por  parte dos seus áulicos, cuja possibilidade de futuro não vai além do próprio futuro de Temer.

Verifique quantos dos deputados – os da base, os aquinhoados – assumem a defesa aberta do presidente. O Globo fez essa pergunta aos 66 integrantes da Comissão de Constituição e Justiça, que fará o primeiro exame da denúncia e encontrou apenas quatro dispostos a afirmar que a recusarão, muito embora essa seja, ainda, a tendência da maioria.

O mote da segurança econômica, mesmo sendo um farrapo, era a única capa que ainda o podia cobrir, mas foi parcamente usado. Mesmo com a quase certeza de que ele não tem mais força para cumprir a política de terra arrasada em relação aos direitos sociais e trabalhistas, era algo que ainda teria algum poder de manter algum apoio na mídia “mercadista” e entre os tucanos que sonham em receber o chão arado em 2018.

O que Temer fez, porém, foi exibir os dentes e abrir a capa ao partir para cima de Rodrigo Janot.

Este, ao contrário de Temer, o que obteve ontem foi uma vitória, ao colocar seu candidato à sucessão, Nicolao Dino, em primeiro lugar na eleição da lista tríplice destinada à escolha do novo Procurador Geral. Claro que só o será se Temer não resistir no cargo até setembro, mas a escolha de qualquer outro, inclusive a segunda colocada, Raquel Dodge, não poderá ser seguida por um alívio na pressão da PGR sobre ele., sob pena de que ela inaugure seu mandato sob a sensação geral de “abafadora”.

Pode ser, como observa hoje na Folha o ótimo repórter Rubens Valente, que a denúncia contra Temer tenha lá suas fragilidades jurídicas. Mas o processo é – como tantas vezes se disse sem corar quando a vitima dele era Dilma – muito mais político do que jurídico.

Além do mais, depois de legitimar a transformação do lavajatismo em mastim do qual se esperava sangue em quantidades crescentes, há de se reconhecer que as “provas indiciárias” contra  Temer têm uma força hercúlea,  se comparadas às migalhas de convicção que se usa para processar e – não há dúvida disso – condenar Lula.

Temer, na sua infinita vaidade, não entendeu que o seu apoio vinha de ser uma nulidade dócil, um vice decorativo que ascendia a uma presidência decorativa, na qual o que importava era que as forças do capital se servissem de outras nulidades fisiológicas do parlamento para impor a agenda da redução do Estado à função de coletor de receitas e pagador de juros.

Quem nasceu para vilão bajulador não pode pretender assumir o papel de herói perseguido.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Durante anos do petismo o Lula e a Dilma cairam no engodo do republicanismo e indicaram tucanos para o judiciario e MP, agora o que o velho bandido fara, vai indicar alguem da mafia dele.

    1. Bom dia,

      Desse jeito! Olha a declaração do ex-ministro do STF Eros Grau:

      “Numa entrevista ao blogueiro Fernando Rodrigues em 2014, logo depois de assinar um manifesto de apoio a Aécio, Eros Grau afirmou: “É uma coisa muito engraçada. A maioria das pessoas acha que pelo fato de o presidente Lula ter indicado a mim, ao Joaquim Barbosa e ao Cezar Peluso ao Supremo, nós seríamos ligado ao PT. Mas nenhum de nós é. Eu sempre fui ligado ao PSDB e minha origem lá atrás é sabida.””

      http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-confissao-de-eros-grau-o-ex-ministro-do-stf-que-apoia-o-impeachment-por-paulo-nogueira/

  2. Como votarão os 360 picaretas da Câmara e os 66 picaretas do Senado? Cassarão o vampiro? Desta quadrilha eu espero tudo.

  3. tudo no anão moral é decorativo, a começar por aquela do lar ao seu lado. é como um rato velho e velhaco que sempre soube melhor os caminhos no esgoto escuro e fétido por onde se chega primeiro ao lixo putrefato com o qual ele se lambuza e divide com os mais próximos, condenando os outros ratos, ratas e ratinhos à fome, ao frio, à desesperança.

  4. Verdede uma so.!o stf foi cumprice deste avanco.o sr.levandoswik.que presidiu a sessao do golpe….sabia que a Presidenta Dilma nao fez pedaladas fiscais! Ele e demais membros da corte se omitiram…..!!! Quem sumiu foi o anastasia relator chefe do golpe…….

  5. Temer tem que cair. Após isso, a Constituição prevê eleições indiretas. Lula tá doidinho por diretas já porque quer o foro privilegiado. Mas vai ter que esperar até 2018, se estiver elegível.

    1. Mais foro do que Aécio tem que mesmo pego com a mão na botija o senado ainda livrou sua pele diferente do que aconteceu com Delcídio.

  6. Tudo faz crer que nesse país tudo é possível . Comentários vários que Michael Temer se garantiria no poder se a economia estive realmente numa crescente e por tabela teria o apoio de toda a sociedade brasileira . Poderia ele então manter a sua parceria com os Batistas e faturar aqueles trinta e oito milhões e ao mesmo tempo receber de quinhentos mil a um milhão por semana conforme denúncia .Cunha e Funaro seriam soltos , Lula seria preso , Aécio voltaria ao Senado , seria aprovada a reforma trabalhista e da previdência . Seria enfim o melhor dos mundos para o PSDB e PMDB e os empresários e rentistas . Um corpo só.
    Para resumir o resumo , se a economia estiver bem vale tudo , para todos.

  7. Embora não comungue com as opiniões da Globosta, todavia, tiro meu chapéu para seu editorial ao chamar o Temer de “manobrista” afirmando que suas tramoias revelam seu carater e sua personalidade. Lamentamos que o Brasil, até ontem, um país com ascendencia mundial, hoje esteja a festejar o caos.É sabido que os coxinhas,trouxinhas e outros milicianos, mesmo respeitando suas escolhas, ainda representam uma força politica considerável.A luta de classes ficou estampada na pátria brasileira.No momento a luta é para evitar a redução das conquistas sociais e trabalhistas ameaçadas nas reformas em andamento no legislativo.Do judiciário que deveria ser o guardião da nossa Constituição, esse amarelou ao permitir um golpe de estado à la africano, dele não se espera mais nada.Na vontade popular somente uma nova constituinte restauraria o Estado Democrático de Direitos que caminhou a passos largos nesses 14 anos dos governos progressistas (não aceito aparte dos midiotas golpistas). O Brasil do futuro continua ser uma “dúvida” mas a esperança de que os adultos e os jovens reflitam com base na historia desses acontecimentos atuais e tenham atitudes dignas de nativismo e amadurecimento politico social do nosso Brasil.Tenho de dá um voto de confiança às futuras gerações. Para isso, a atual geração devemos abdicar das nossas vidas e lutar em prós das mais novas.É um apelo aos brasileiros mais sensatos…

    1. O pior é que trata-se de uma luta de classes onde a classe dominante é engrossada por um enorme exército de lutadores que deveriam estar lutar do lado dos trabalhadores e dos despossuídos.

      1. O fato é que muitos parecem se realizar na vontade de ser classe dominante – e não percebem, ou recusam-se a perceber, que estão no lado de baixo da balança social!

  8. Será que muitos deputados se mostram indecisos esperando saber que vantagens levarão se recusarem a denúncia? Pode parecer impossível, mas este pessoal tem uma coragem tão grande que só pode vir da completa falta de compreensão da realidade.

  9. — às migalhas de convicção que se usa para processar e – não há dúvida disso – condenar Lula.—-QUE FRASE INFELIZ!!!! PIOR ,PARECE SER UMA “CONVICÇÃO” (desculpas pela palavra)ATÉ DA ESQUERDA.
    NÃO SENHOR !NÃO SENHOR!!! O BANDIDO DE CURITIBA E SUA TROUPE TEM QUE ESTAR CIENTES DE QUE QUALQUER CONDENAÇÃO DO MOLUSCO SEM PROVAS CLARAS ,CONCRETAS,INDISCUTÍVEIS,SERÁ O FIM!!!!!O PAU VAI COMER!!!!O BRASIL PEGARÁ FOGO !!!!!
    ESSA DEVE SER A MENSAGEM !!!!
    não sou petista,DETESTO GOLPISTA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *