O caminho é a mobilização

O pronunciamento da Presidenta Dilma Rousseff, hoje, anunciando a proposta de mudanças profundas,  através de uma mini-reforma constitucional, convocada por plebiscito, é uma aposta no povo brasileiro, em sua lucidez e capacidade de se unir.

Os cinco pactos propostos pela Presidenta – estabilidade econômica, reforma política e combate à corrupção, saúde, transportes e educação integral- só terão sentido se neles prevalecer uma visão progressista, democrática e mobilizadora.

Não se espere que possa haver um “debate técnico” sobre estas questões.

Para mudar de verdade é preciso que se faça o povo atropelar as estruturas políticas que controlam as manifestações eleitorais.

Não é preciso dizer que estamos em desvantagem na mídia.

Até para ouvir a fala da Presidenta tive de recorrer à Globo. Agora, colocaram o vídeo, que a gente reproduz aí do lado.

Se este processo não for acompanhado de uma opção preferencial por falar ao povo vai virar uma armadilha.

Para começar, porque não anunciar as propostas em rede nacional de rádio e televisão?

Porque fazer isso de forma cansativa, com uma Presidenta compreensivelmente cansada, depois de um final de semana de articulações, antecedido por uma semana de graves acontecimentos?

Cada um dos temas podia ser apresentado de forma didática, clara, explícita.

De qualquer forma, mudou a pauta nacional.

Agora é a hora de propostas concretas, a primeira delas a de que a mini-constituinte deva ser exclusiva e separada do Legislativo comum. Dali não sairão propostas que limitem privilégios e distorções, dos quais nosso Congresso está cheio e que funcionam como amarras para qualquer governo progressista.

A seguir, iremos falando de cada ponto.

Mas, desde já, focamos no mais importante deles: a comunicação direta com o povo, sem a qual seremos vítimas da conspiração midiática e das oligarquias políticas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

5 respostas

  1. Agora até o Noblat, o calhorda que chamou tantas vezes a Dilma de poste, e outros “elogios”, passou a gostar da Dilma, adorou o fato de ela ter posto “o Congresso numa sinuca de bico”, como sempre exalando seu desprezo pelo Congresso Nacional e pelos políticos. A Globo está festejando! Só os idiotas não se dão conta:
    A quem interessa?

  2. AGORA É LULA!!!
    A tola Dilma embarcou na conversa mole do Super-Cabo Anselmo e diz que quer convocar plebiscito para convocar constituinte exclusiva para reforma política. Ou seja: é a capitulação, é querer mergulhar o país de vez no caos. Onde já se viu, num ambiente contaminado pela ocupação maciça de ruas e praças por paramilitares e sicários a soldo da elite fascista golpista, se querer discutir serenamente reforma política? Uma proposta como essa, só poderia ter algum sentido, se fosse feita numa situação semelhante a que havia, em 2007, com a derrota dos fascista, quando Lula a apresentou. Naquele momento essa elite perversa fascista não quis. Agora, que estão apostando no caos, certamente a abraçarão com braços e pernas. Dilma já deu provas mais do que suficiente de indubitável incompetência política e incapacidade para conduzir um país num momento como o que atravessamos. Não há saída para os dirigentes do PT, que dão provas cabais de estarem afogados no fisiologismo. Ou é LULA 2014, ou é a fuga do país porque o golpe não tardará e o povo ficará atônito, sem saber o que se passa, como em 1964.
    https://www.dropbox.com/s/7tztifmg1seoafp/Reforma%20política%3A%20Dilma%20propõe%20plebiscito%20para%20Constituinte%20exclusiva.pdf

  3. PERFEITO! CONFESSO QUE SUPEROU AS MINHAS EXPECTATIVAS: (1) PLEBISCITO PARA CONVOCAÇÃO DE UMA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE EXCLUSIVA PARA DISCUTIR E PROPOR UMA REFORMA POLÍTICA, (2) TRANSFORMAR A CORRUPÇÃO EM CRIME HEDIONDO. ESTES DOIS PONTOS, POR SI SÓ, JÁ SÃO CAPAZES DE PROMOVER UMA REVOLUÇÃO

  4. Agora há pouco estava ouvindo o noticiário da rádio Cultura. Simplesmente NÃO FALARAM do plebiscito. Teremos que ir às ruas e nos mobilizar mesmo. Caso contrário, o plebiscito será transformado em uma não notícia.

  5. A REFORMA POLITICA NÃO É TUDO MAS JÁ É GRANDE COISA QUE VAI AJUDAR ATIRAR O PAÍS DO ATOLEIRO, TRANSFORMAR A CORRUPÇÃO EM CRIME HEDIONDO, FARÁ COM QUE O PAÍS CAMINHE A PASSOS LARGOS RUMO AO DESENVOLVIMENTISMO QUE O POVO TANTO ALMEJA.

Os comentários estão desabilitados.