O contubérnio

A palavra contubérnio, que volta e meia Leonel Brizola usava para descrever associações espúrias, promíscuas,  vem da organização militar romana: eram  oito legionários que viviam sob a mesma tenda, transportada por uma mula nas campanhas bélicas e protegiam-se, uns aos outros, incondicionalmente.

Pois Brizola diria hoje que se formou um contubérnio feroz entre a Polícia Federal, o Ministério Público e o Judiciário.

A denúncia criminal do promotor federal Marco Aurélio Dutra Aydos contra o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cesar Balthazar, e o chefe de gabinete da reitoria, Áureo Mafra de Moraes, por suposta “ofensa” à “honra funcional” da delegada da Polícia Federal Érika Marena é destes episódios que só na ditadura militar poderiam acontecer.

Os “crime” do Reitor?

Não ter mandado a segurança da Universidade arrancar uma faixa de manifestantes onde se questionava a responsabilidade da delegada na Operação Ouvidos Moucos, na qual mandou arrastar preso o reitor anterior da instituição, Luiz Carlos Cancellier, que se suicidaria, dias depois, por conta da humilhação pública a que foi submetido.

Seu chefe de Gabinete fez “pior”, gravou uma entrevista na qual, ao fundo, via-se a tal “faixa maldita”.

O Doutor Aydos, legionário do contubérnio policial-judicial, partiu feroz contra ambos, dizendo que:

“Assim agindo, incorreram os acusados nas sanções penais do art. 140, c/c 141, II e III, do
Código Penal, consistentes em detenção de 40 dias a 8 meses, ou multa, mediante circunstâncias
agravantes do art. 61, II, “g”, por violação de dever funcional, e 61, II, “b”, eis que suas condutas
foram motivadas pelo desejo de “facilitar … a impunidade” dos crimes apurados na Operação
Ouvidos Moucos.”

Traduzindo a linguarem bélica do policialismo judicial: não ter mandado os seguranças do campus arrancarem a faixa (que delicadeza!) e ter sido gravado numa cena onde ela aparecia em segundo plano são atitudes para “facilitar a impunidade” e merecem até oito meses de cadeia, porque o legionário não admite transação penal, porque “não é suficiente para reprovação social da conduta”.

Em tempos normais, o delírio iria parar na cesta de lixo por ordem de qualquer juiz e serviria apenas para exercitar-lhe os músculos que movem as sobrancelhas, arcadas diante do pedido inusitado pela condenação dos “cúmplices do crime da faixa”.

Mas não vivemos tempos normais, vivemos um estado de exceção que a cada dia se envergonha menos destas barbaridades.

Nem mesmos os freios corporativos, que fariam o autor de tal denúncia ter de aguentar um “gelo” e olhares de reprovação de seus colegas, existem mais. Vai ganhar tapinhas nas costas e incentivos por “dar uma dura” neste “comunistas corruptos”, embora não há nenhum sinal de que os “acusados” sejam uma coisa ou outra.

Roma não precisa de razões, precisa de espadas e do medo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

41 respostas

    1. Reitero:
      o pior da luta contra a direita fascista é o fato de esta gentalha não ter o mínimo [o mínimo!] de vergonha na cara!

      1. verdade
        é muito complicado lidar com gente sem escrúpulos, dispostas a lançar mão qualquer artimanha para se dar bem.

      2. O que mais faz falta aos fascistas é empatia. E o ato de agir sem empatia se chama falta de caráter.

  1. É por isso.. imiscuir- se na politicagem sem limites, que o clima institucional na PF não está dos melhores.. afastamentos por depressão, brigas por cargos, desvio do foco republicano…

  2. Agora também vão levar o novo reitor e o chefe de gabinete a ferros. Talvez seja melhor eles proporem, logo, o fechamento ou a privatização desse antro de anarco-bolivarianos-comunistas-lulu-petistas e não esqueçamos também maconheiros, por causa do bosque atrás do Centro de Filosofia e Humanas, onde aconteceu outra ação polêmica da PF e tem professor sendo processado por ter defendido alunos. É pura perseguição a comunidade universitária, ameaças com o fim de causar medo e constrangimento. A pergunta, pode um órgão de estado ou seu representante, que foi criado para proteger a cidadania se comportar dessa forma com abuso de autoridade, autoritário e truculento? Será que os semideuses(MPF) e os heróis(PF) não se sentirão ofendidos, magoados com comentários genéricos em blogues. Quanto tempo até começarem a fazer igual a China e a Arábia saudita e espionarem para censurar o que os cidadãos escrevem e comentam para persegui-los?

  3. O autoritarismo tomou conta do Brasil.
    Quem não se submete ao golpe e aos golpistas, a qualquer momento pode acabar preso, independentemente de ter ou não cometido algum crime previsto em nossa legislação.

  4. Porque não se combate estado de exceção com democracia,com palavras.Estamos sim sob uma odienta ditadura e essa gente só teme a faca que lhes corta a carne,somos uma terra onde os foras da lei usam fardas e togas,terra sem leis,portanto nossa lei terá de ser nossa consciência e ela nos diz pra lutar diferente ou seremos responsáveis por transformar futuras gerações em zumbis sem um País pra chamar de seu.Não se investigou qual foi o canalha que disse pra jogar LULA do avião e ante ontem o fato da aeronave onde estava Haddad ficar dando voltas por vinte minutos até se iluminarem a pista de pouso foi um aviso de que mais um assassinato aéreo ocorrerá e isso também não irão investigar.Armem-se uns aos outros como eu me tenho armado ou eles jantarão em nossas salas e dormirão em nossas camas.

    1. De fato, os banqueiros e o PIG jantam todos os dias em nossas salas e tiram-nos o sono que poderíamos desfrutar em nossas camas.

  5. ESSES ATUAIS MEMBROS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO E BOSTA E A MESMA COISA COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES. QUEM É QUE FAZ AS LEIS? ELES TEM TUDO NAS MÃOS E NÃO FAZEM NADA COM ESSES, MINISTROS, JUÍZES, PROMOTORES, DELEGADOS OU SEJA, JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO. SÃO REPRESENTANTE DO POVO, O PODER EMANA DO POVO OU SEJA COM UMA LEI OU CANETADA PÕEM ESSAS INSTITUIÇÕES NO SEU DEVIDO LUGAR EM QUESTÃO DE HORAS É SÓ QUERER. PORQUE NÃO FAZEM É QUE EU NÃO ENTENDO. SERÁ QUE OS CONGRESSISTA ESTÃO ANESTESIADO. DEIXAR UMA PINGADO DE GENTE OU MOLEQUES MANDAR EM 220 MILHÕES DE PESSOAS. ESTAMOS VIVENDO NUMA DITADURA DE TOGA. ACORDA, VOCÊS FORAM ELEITOS PELOS O POVO É O POVO QUE TA DO PODER O PODER EMANA DO POVO.

  6. O Brasil de hoje não tem mais poderes independentes, legislativo, judiciário e executivo formam apenas uma classe a se defender procurando se perpetuar no poder . Vivemos um exemplo clássico do que Marx chamou de luta de classes. O contubérnio é uma representação desta verdade.

    1. Já é mais do que isso. A luta de classes, nunca explícita por aqui, passou a ter um único lado porque as esquerdas adotaram a conciliação. E sabemos que na luta de classes quem não avança
      é engolido pelo outro lado.
      Essa situação evoluiu para o estado fascista.

      1. Elisabeth concordo com você o problema foi que o país inventou via Lula a transformação social sem ideologia. Na base do balcão de negócios ia se transformar o país, puro engano. Por outro lado a nível internacional o mundo tem se tornado facista visto a grande concentração tecnológica que vem ocorrendo nos EUA

  7. Estão transformando o Brasil numa latrina. Vai dar trabalho limpar tanta imundície, se é que existe chance disto ser feito.

    1. Uma sociedade que tem como referência judicial um Sérgio Moro da vida não deve ser comparado a uma latrina.
      Nenhum latrina merece tamanho destrato!

      1. Uma latrina é algo bem mais útil e de menor custo financeiro à sociedade que o marajá Sérgio Moro.

  8. Erika Macarena, a anã de jardim de Lilliput, tem é que ter muitos protestos contra, com e sem faixas…principal causadora do Suicídio do Reitor da UFSC..ela e a Juizeca do Basfond do Moroni…

  9. Bem, se a Policia Federal punir de forma equinânima o PF que usou a figura de Dilma Roussef como alvo de tiro e postou nas redes sociais, além daqueles delegados que foram às legiões dominicais para destruir a Democracia portando cartezes em apoio à ditadura, eu até entenderia, mas sabemos como funciona cabeça de golpista…

  10. o país precisa achar uma forma de lidar com essas pessoas, que se mostraram incapazes de viver socialmente.

    se deixar assim eles vão destruir todo país. não vai sobrar nada pra entregar.

  11. ORA, ORA! BARROSINHO, O DEUSINHO TOGADINHO DO STF ACABA DE DECRETAR: “NÓS REFUNDAMOS O BRAZIL!”!
    ENTÃO, SEM ELEIÇÕES… SEM POVO, SEM CONSTITUINTE… SEM MORAL (KKK) CRIOU-SE UM NOVO ESTADO… O ESTADO DE CAOS!
    AGORA TODOS NÓS EX-CIDADÃOS ESTAMOS DEVIDA E ORDINARIAMENTE AVISADOS: CALEM-SE POVÃO! O PAÍS É NOSSO!
    FOI ISSO… DITO NESTES TERMOS POR BARROSINHO FRENTE UMA COLUNA DE 900 LEGIONÁRIOS, QUER… DIGO DELEGADOS!
    … PRIMEIRA LEI: O PAÍS FOI REFUNDADO…
    AGORA, É SENTAR E ESPERAR O CAOS…

  12. Esses palhaços trabalham pros EUA. Só que a 4ª Frota não vai desembarcar aqui. Mais cedo ou mais tarde terão que se ver com o povo Brasileiro.

  13. Idiota! Mais um imbecil concurseiro de toga. Desde meus tempos de faculdade de medicina na UNB nós declarávamos que o campus era um território livre. E estávamos em plena ditadura militar. Vá estudar mais, juizeco de merda

  14. Vivemos na ditadura do judiciário. Quando vão perguntar aos candidatos a presidência como eles vão enfrentar esta ditadura instaurada? quem não enfrentar desde o primeiro dia os juizes e promotores, colocando em seu devido lugar (CADEIA), será enquadrado. Precisamos restabelecer o poder do povo para os representantes do povo, e colocar juizes, delegados e promotores na linha.

  15. Erdogan na Turquia, fez a coisa certa, jogou mais de dois mil supostos juízes, que na realidade eram conspiradores na cadeia. Aqui, além de juízes, existem procuradores e policiais federais que merecem o mesmo destino, a cadeia, no mínimo.

  16. Eu nunca havia ouvido falar do tal contubérnio. Mas, pensando bem, ele está por todo o canto. Até descobri que lido com alguns dos
    tais. Chamo de panelinhas, feudos, mas, contubérnio é muito mais expressivo. Além do mais, um nome desses, anima-nos a liquidá-los. Panelinha a gente atura, mas, contubérnio, definitivamente, não. Segunda-feira, logo cedo, vou acabar com um que incomoda há tempos. O que mostra que Brizola, desde a cova, ainda continua influenciando pessoas. Valeu véio!

  17. Está acontecendo pior, a PF e o MP estão se alimentado de fezes. Daí essas aberrações ou borrões.

  18. Tudo está acontecendo por não ter havido lá atrás – no inicio do golpe, uma reação mais contundente contra os golpistas. Cercar deputado e senador no aeroporto gritando: “fascista, golpista, não passarão” foi muito pouco. Se os cabeças do golpe tivessem levado uma boa sova, hoje o MPF e PJ, pensaria duas vezes antes de perseguir inocentes.

  19. Roma… precisa de espadas e do medo”?
    Ou quem disso precisa é a Nova Roma (epiteto pretendido para e pelo império do Norte)?
    Pois nosso “Judiciário”, covarde, e osso Legislativo, covarde e vendido, nada mais são do que penduricalhos de uma elite canalha subordinada (e convertida) a interesses alhures.
    Roma, ou Nova Roma, já não precisa de wspadas e de medo. Bastam-lhe a sabujice e o entreguismo dessa raça desgracada que ora domina a política nacional, os meios de comunicação e a justiça corrupta.
    Felicidade da Nova Roma. Azar da sociedade brasileira.
    “Sinceros agradecimentos” à direita canalha, com incondicional pedido de desculpas pela redundância.

  20. E quais foram mesmo os crimes apurados pela operação ouvidos moucos, a que se refere o procurador?

  21. Ah, meu Deus, quando chegarão no Brasil as guilhotinas saneadoras, para serem utilizadas, sem discriminação, em políticos, judiciário, MP, PF, etc?

  22. Eles,os citados ,não estão nem aí.São INIMPUTÁVEIS,e tem carreira durante toda a vida.E sem nenhuma OUTORGA.Na minha terra,usa-se outros adjetivos,para saudá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.