Para quem acha que o povo vai “errar”

Do jornalista e biógrafo Lira Neto, no seu Facebook:

Faltavam apenas cinco dias para a eleição presidencial de 1945. Naquela época, é claro, não existiam internet, redes sociais e muito menos WhatsApp. Nem mesmo havia TV. A informação, imaginava-se, corria de modo lento. O favorito, ao que tudo indicava, era o brigadeiro Eduardo Gomes, um homem autoritário, conservador nos costumes, apoiado pelos liberais da UDN e que prometia impor a ordem, diminuir o estado, promover a autoridade e consertar o país. Getúlio Vargas, recém-derrubado pelos quartéis, estava aparentemente sozinho, derrotado, politicamente morto, preso à própria rede de dormir, em São Borja. Até o momento em que, às vésperas do pleito, anunciou que apoiaria o general Eurico Gaspar Dutra, um mal menor, candidato que aparecia como um azarão em todas as sondagens da imprensa. “Ele disse: votai em Dutra”, propagandearam os seus militantes. Em menos de uma semana, tal frase decidiu a eleição. Dutra foi eleito. E Getúlio preparou a volta ao poder, dali a cinco anos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

22 respostas

  1. Brito, sem falsa modéstia e ratificado pelo que disse o Eduardo Jorge, nas ruas e nos ônibus, o “silêncio LULA” está bradando pras urnas. Vai ser mais de 60% dos votos e vamos dar um TRIPLEX nos golpistas!!!

    1. Também começo a acreditar nisso, por tudo o que tenho sentido nas ruas e por sinais dos tais mercados. Durante quase dois anos as hárpias da XP e outras do mesmo naipe disseram euforicamente que o “mal tinha sido erradicado com o fim do PT e de Lula”. Agora, em compensação, é divertido ver suas reações que foram inicialmente de pânico de baratas tontas mas já passaram a admitir, discretamente, a vitória do Haddad. Embora não admitam isso em público, ainda…na próxima etapa terão que engolir Lula mesmo, em pessoa, nas urnas de setembro. Saravá!!! que os orixás nos defendam e garantam a democracia no Brasil!

      1. Tenho amigos e parentes coxinhas que hoje não deixarão de votar em Lula ou Haddad porém rechaçam a possibilidade de voto nos candidatos progressistas(?) para o senado e câmara federal, esquecendo-se que o executivo precisa de um legislativo favorável. Nosso poder de convencimento agora será relevante.

  2. Obviamente não posso transformar a região em que moro em padrão para o país, mas, pelo que vejo por aqui, a transferência de votos será em horas, como disse o Marcos Coimbra

    1. Ari, naturalmente não podes transformar sua região, porém, podes Demonstrar por EXEMPLO Pessoal, que JAMAIS, o Transformarão no que “eles” são!!!
      LULA LIVRE! LULA CANDIDATO! LULA PRESIDENTE 2018!!!

  3. 73 anos depois a Senhora História passando por aqui e traduzindo o que é ser um líder das massas. Façam um teste de DNA, 2018 é filho legítimo e consanguíneo de 1945. #AHistoriaNaoPerdoaOsUsurpadoresDaVontadePopular

  4. Depois que ouvi o áudio completo da conversa do Attuch com o Naji Nahas (gravação da CPI do Cachoeira) cheguei à conclusão que Attuch é um grande canalha. Aliás, Attuch deveria $e explicar que acordo fez para $e livrar da Lava Jato.

  5. Depois que ouvi o áudio completo da conversa do Attuch com o Naji Nahas (gravação da CPI do Cachoeira) cheguei à conclusão que Attuch é um grande ……. Aliás, Attuch deveria $e explicar que tipo acordo fez para $e livrar da Lava Jato. Censura de novo não. Cadê a democracia?

  6. Interessante ver que naqueles tempos, como em outros, já havia diferença entre militares nacionais desenvolvimentistas e aqueles entreguistas, iguais aos que hoje, que aceitam a ladainha do estado mínimo.

    1. Naquele tempo havia vitrola,e tinha que virar o disco.

      Lamentável que numa era em que o CD sai lentamente de cena para dar lugar ao streaming, ainda tenhamos a pendência de virar de vez esse disco, nacionalistas X entreguistas – já deveria ser um assunto superado.

  7. Interessante ver que naqueles tempos, como em outros, já havia diferença entre militares nacionais desenvolvimentistas e aqueles entreguistas, iguais aos que hoje, que aceitam a ladainha do estado mínimo.

  8. Dou um conselho para os Cochas: Aceita que dói menos.
    Tem uns infelizes por ai que costumam usar a desculpa de que o Bolsa Família trata de vagabundos, eles acham que o povão não pode comer. São uns idiotas que acham que pobre fede.

  9. LULA/HADDAD 13 É IGUAL A VIRÚS DA GRIPE POR ONDE PASSA CONTAGIA A TODOS E NÃO TEM QUEM PARE SEUS EFEITOS QUE SERÃO OS MELHORES PARA O POVO.

    1. Já essa direita golpista não passa de chicungunha, aleijando e matando um país inteiro!

  10. Não é transferência de voto, Lula representa o anti-golpe, é um voto contra a justiça dos ricos, um voto contra os canalhas moralistas ds boca para fora, um voto que diz claramente:”NÃO SOU OTARIO”. Não é transferência de voto, votarão com o Lula e não a comando do Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.