O grande e os pequenos

Terminadas as cerimônias fúnebres do neto de Lula – o menino Arthur, de apenas sete anos – fica a essência do que foi este episódio doloroso.

De um lado, dezenas (centenas?) de policiais dedicados a isolar um homem velho, de 73 anos, naturalmente incapaz de um arroubo fisico que o justificasse.

Uma juíza que determina que ele possa ficar apenas uma hora e meia no cemitério e que por isso o força a permancer sentado, só, num hangar, esperando até que o relógio o autorize a abraçar o filho e a nora que perderam seu filhote. A dor da senhora Carolina Lebbos é cronometrada e mesquinha.

Fanáticos que, diante da dor de um avô pela morte súbita de seu neto, não conseguem conter seu ódio e vociferam nas redes a sua podridão de sentimentos.

De outro, uma pessoa que, depois de décadas aprendendo a constuir a tolerância, amarga quase um ano de cárcere solitário, injusto e artificialmente fabricado, sem por isso desenvolver sentimentos de vingança.

Andou, digno e impávido, entre as fileiras de policiais e de ociosos fuzis que não se voltam para bandidos, mas para gente do povo, que ama seu país.

Nenhum incidente, nenhuma provocação, só muita dor e indignação.

Lula  mostra, dia após dia, que não tem ódios (ainda que dele tenham), que não transgride a lei (ainda que a usem para injustiçá-lo), que não agride (ainda que mesmo nesta hora de dor seja agredido).

Lula tornou ridículos diante dos olhos de todos – exceto daqueles que os têm injetados de fúria insana – as restrições e o aparato bélico que se monta para conter um homem livre de alma.

Mais que isso. Sem dizer, faz evidente o medo que se tem dele, mesmo só, silencioso e massacrado pela dor da morte.

Sabem que, mesmo que o façam morrer na prisão, Lula está fadado a viver na História, enquanto eles, nos seus podres e miseráveis poderes, são lixo para ela.

Cenas como a de hoje, porém, trazem a história para os fatos, apresentam como ratos os que são ratos e mostram que quem é grande jamais será vencido por quem é minúscuilo..

Lula está preso, babacas, mas vocês estão muito mais presos do que ele, porque estão agrilhoados à sua insignificância de degradação humana,

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

96 respostas

  1. que texto magnifico!
    mais um texto desse mestre que escreve com poesia e verdade!

    1. Tenho sempre pensado em como essa letra com a música perfeita tem sido a tradução do que vivemos. Eles têm medo de nós!

  2. E muitos dos de cá,ainda são contra o fuzilamento sumário,desse lixo humano.Até as balas,gastas nesses,ainda que com aparência de desperdício,são extremamente bem vindas.

  3. Obrigada por me acalentar. Mas a tristeza e o choro me segue desde ontem. Sou avó, tenho dois netos de 7 anos, um inclusive com o cabelinho compridinho como o do Arthur. Sinto a dor do LULA, dos famiares, dos pais… Nunca se fez uma maldade tão grande com um ex presidente. Arthur perdeu a amada avó, foi privado do convívio do amado avô, ele devia estar sofrendo muito. Esta gente é sádica, nociva e nos drixa sem esperanças. São lixos tóxicos.

      1. Se o policial que escoltava o Lula trazia o escudo da polícia de Miami, S.W.A.T., é porque ele realmente era um policial americano. Devemos acreditar no que nossos olhos nos dizem, mesmo que seja assombroso e por demais absurdo.

      2. Se o policial que escoltava o Lula trazia o escudo da polícia de Miami, S.W.A.T., é porque ele realmente era um policial americano. Devemos acreditar no que nossos olhos nos dizem, mesmo que seja assombroso e por demais absurdo.

    1. Eu também tenho chorado muito. Estou enlutada com tudo isso. O Brasil está tecendo um carma coletivo de dimensões gigantescas e vai pagar muito caro por isso.

    2. E o neto também né?
      Essa criança foi privada do convívio com o avô.
      Esse país está covarde, pusilânime. Está contraindo um carma terrível. Irá pagar, sem dúvida.
      Espero que os atingidos sejam somente os responsáveis.

  4. A história de Lula em vida está longe do fim . Tudo isso é vitamina acreditem e vamos as ruas por Lula Livre .

    1. O PT tem que articular atos e ações. A CUT tem que sair do escritório ( o Wagner já está gordinho). O que mais podemos fazer isoladamente é apoiar a vigÍlia Lula livre.

  5. O que mais esses homem pode suportar? O que mais esse homem pode perder? Que mais esse homem pode dar? O que mais esse homem pode fazer? O que mais esse homem pode falar? A quem mais esse homem pode apelar? O que mais podem fazer a esse homem
    para nos mover ou para nos tirar dessa incômoda e sufocante paralisia. Nós é que de fato estamos presos. Lula é livre.

  6. Queriam aparecer diante de um simbolo, como é Lula, mas não conseguem porque nada são. Esses miseráveis esquecem que têm filhos, e que poderiam estar do outro lado.

  7. Fernando Brito, por mim, vc não precisa escrever mais nada o resto do ano. Texto magnífico, sobre um ser humano na eterna luta contra bestas feras que mal conseguem andar sobre 2 pés

    1. Pior. Mal conseguem rastejar. Nem a mais peçonhenta serpente seria capaz de tamanha crueldade com suas presas.

  8. A Maldade dos fascistas desconhece limites e cabe aos de coragem delimitar a eles.Esperar justiça de quem dela deveria zelar mas comete injustiças é tolice. Temer as forças militares ou o dops federal é covardia. Se querem uma crise teremos de dar aos três poderes e a imensa tropa de jumentos fascistóides desse ultrajado País uma crise que sequer imaginaram.

  9. A podridão dos canalhas e canalhas. Insanos e muito próximo a animais selvagem, fazer o quê? Esperar que a razão um dia triunfe sobre a barbárie.

  10. Parabéns Brito! Texto lindo, o melhor que li até agora sobre este episódio doloroso. Força Lula!

  11. Brilhante, como sempre, seu texto Brito. Mas ao contrário de Lula eu não disfarço meu ódio, por mais que eu tente, não consigo ser tolerante com intoleráveis. Essa juíza de M…., Sejumoro, a “famiglia” BOZOnaro, tenho profundo ódio desses extrema direita, pessoas baixas, pessoas vis, sem caráter, sem dignidade, vendilhões sem vergonha. Lula está na história, seu legado será lembrado por décadas, assim como sua perseguição, seu tormento, nascido de mentiras com um único propósito, impedir sua volta a presidência nos braços do povo, para os medíocres milicianos que, hoje, governam o país destruir tudo o que Lula construiu e, desta forma, levar a nação a ruína, a miséria e a degradação, Temer iniciou o processo, BOZOnaro e seus cúmplices tem agora a missão de termina-la.

  12. A direita nacional resolveu fazer o Brasil desbancar a Alemanha nazista, como nação mais abominável da história. Lá pelo menos havia a desculpa da humilhação na primeira guerra. Aqui é apenas uma infinita pobreza de sentimentos, de humanidade, de alma, de tudo.

    1. A quadrilha de Moro e do MPF, aliada em seguida à gangue de estúpidos trogloditas da família miliciana do Bozo transformaram o Brasil num imenso poço de ignorância, analfabetismo político, boçalidade,violência, preconceito, ódio e injustiça. A mídia tem sua parte nisso, é claro, assim como o STF. Mas o “mérito” principal pela grande imbecilização do Brasil é de Moro. Sérgio Moro e ninguém mais. Já está começando a pagar parte dessa culpa, mas ainda é muito pouco.

      1. moro só tem um jeito, que não publico. mas ver o marreco achincalhado pelos lunáticos olavetes, pela nomeação de uma SUPLENTE, e se curvar…. não tem preço. E é só o começo

      2. moro só tem um jeito, que não publico. mas ver o marreco achincalhado pelos lunáticos olavetes, pela nomeação de uma SUPLENTE, e se curvar…. não tem preço. E é só o começo

        1. Mas Lula é uma Alma Grande, dessas que só de quando em quando aparecem. Lembro-me, quando criança, meu irmão mais velho, que nasceu com graves problemas de saúde, após ser desenganado pelos médicos, aos cinco anos, foi levado a um terreiro, a conselho de um desses médicos, que era de umbanda, Eu ia junto. Me encantavam os cantos, a batida dos tambores e me assustava um pouco o rebuliço dos que chegavam à terra para fazer caridade e aconselhar. Numa dessas noites, quando cantavam os pontos, marcados pela batida forte dos instrumentos, uma preta gorda se destacou da roda e veio dançando, num giro de pura beleza, olhos cerrados, a saia branca aberta, pelo corredor, entre os bancos simples de madeira. Na porta, atirou-se ao chão, aos pés de um homem muito velho, que vinha sustentado por duas pessoas. Ela bateu cabeça diante dele, e, nesse momento, cessou a batida. Ela o saudou, tomou-lhe as mãos e o conduziu, andando de costas, até o congá, já sob o toque dos tambores. Depois, quando terminou a sessão, a chefe do terreiro disse à minha mãe que aquele homem idoso, que não era esperado, era uma Alma Grande. Ele era de outra religião, mas, a doença que o consumia o empurrou para aquele local de gente simples e a consciência que tomara o corpo daquela preta gorda, quando ele se aproximou da porta, percebeu quem ali estava e abandonou o círculo, de onde nenhum médium deve sair e, girando, se atirou, o saudou e o trouxe consigo, já sem necessitar a ajuda de quem o trouxera. Lula é isto. É uma Alma Grande. Um dia, quando cessar o horror, se sobreviver ao cárcere e à perseguição canalha movida pelos monstros que se apossaram da nação brasileira, essa Alma Grande que é Lula, talvez, perdoe seus inimigos, só pensando no povo que habita o país que ele ama acima de todas as coisas. Que Deus o abençoe.

      3. Desculpa mas não foram os arrivistas de Curitiba ou os milicianos de Rio das Pedras que
        transformaram o Brasil nesse esboço ide purgatório e inferno de Dante. Foram os cardeais da política de bico torto, a Grande Imprensa e a gang da Bufunfa que transformou o Brasil nisso que você bem define. Mas esses “Grandes Ladrões” da Bruzundanga são tão inúteis e incompetentes que precisaram do auxílio luxuoso dessa escória que tanto esnobam para golpear nossa vida democrática
        mesmo quando é assim pequena, franzina,
        mesmo quando é a explosão
        de uma vida Severina…

    2. AQUI JAZ A NAÇÃO CANALHA QUE FOI A ÚLTIMA DO MUNDO OCIDENTAL A ABOLIR A ESCRAVIDÃO!
      QUE SE DANEM TODOS OS FASCISTAS!

  13. Duas horas e meia preciosíssimas que poderiam ser usadas com os familiares num momento tão difícil quanto este, desperdiçadas num ócio burocrático e odiento, num hangar.

    Quem já foi a um velório sabe que uma hora e meia passa “voando”, é muito pouco.

    Até quando vamos insistir em humanizar essa turma de Curitiba? São bestas-feras.

    1. Uma hora e meia…Porque não uma hora,e 28 minutos? Ou uma hora, 31 minutos, 20 segundos e dez décimos? Inacreditável a mesquinhez do ser humano.

  14. Moro, Carolina, Gabriela , Deltan e toda tropa de mal de CU-ritiba (CU DO mundo) ainda vão pagar caro por tanta maldade. Estes sujeitos não são gente, não são humanos, não são nada, lixo, estrume, dejetos que devem ser lançados no lixo. Escrotos!

  15. Acreditei até esse momento que mesmo as maiores discordâncias e diferenças de visão política e ideológica não configuravam o outro lado como inimigo. Não acredito mais.

    Com esses não tem conversa, empatia ou esperança de transcendência moral. São uns ratos, vermes. A história não terá nenhuma piedade no futuro e eu não já não tenho agora. LulaLivre.

  16. Texto corajoso. Parabéns, Brito. Quem contribuiu para jogar o Brasil nesse precipício? Foram muitos, os jornalistas que viraram “morionetes” como Merdal, Mainardi, Boechat, Augusto Nunes, Miriam Leitão, Josias de Souza, Otávio Frias, Eliane Cantanhede, Elio Gaspari. Os donos da mídia como irmãos Marinho (Globo), Bispo Edir Macedo (Record TV), Silvio Santos (SBT), Família Saad (Band) e Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho (RedeTV!). O Judiciário e Ministério Público como Moro, Dallagnol, Carlos Fernando, os três patetas do TRF 4, Carolina Lebbos (carcereira do Lula), os seis votos do STF contra os direitos humanos (Carminha, Alexandre de Moraes, Fachin, Rosa Weber, Barroso e Fux). E os políticos golpistas, fortes em conspirações e fracos em votos, como Aecio, FHC, Alckmin, Temer, Moreira Franco, Eliseu Padilha, Juca, Anastasia, Rodrigo Maia, ACM Neto… Força Lula.

  17. Texto lindo! Navegando pelas redes (sociais?), vi a espantosa degradação do ser humano. Frases de ódio numa situação que qualquer pessoa deveria, no mínimo, ser solidária. Lembrei de minha gata desesperada por vários dias com a morte de dois de seus filhotes. Será que tudo que está acontecendo em nosso país é nossa culpa? Será que perdemos nossa humanidade?

  18. certa vez sao oscar arnulfo romero arcebispo de san salvador disse>Se me matarem ou morrer,eu ressuscitarei no meio do povo!! O MESMO ACONTECERA COM O PRESIDENTE LULA DA SILVA…….LULA UMA IDEIA IMORTAL!!!!!

  19. Não dá nem pra ler Brito, de tanta indignação. Um Poder Judiciário Podre querendo fazer “justiça”?

  20. O cara aparece, não diz uma palavra, faz tremer seus inimigos, revigora e emociona os que o amam.
    o LULA
    em silêncio
    é um ato político.- ANA VILARINO-

  21. vcs repararam que o macaco que está à frente de Lula usa um distintivo da swat? Não sei se é macaco do norte ou se comprou no camelô pra usar no carnaval. Mas se for, de verdade, que hino as crianças vão cantar na escola?

      1. Deve ser duro para a escolta ter que prestar serviço em um país onde não queriam nem ter nascido. Se o uniforme foi fabricado na China e a arma nos Isteites, ele deve estar se sentindo um soldado universal.

    1. O Brasil se tornou uma reles colônia americana, governada pelos subalternos do Trump…. A cada dia isso fica mais escancarado.Nosso governo é só um fantoche (aqueles bonequinhos de ventríloquo manejados por cordinhas..). E Lula dá uma lição de dignidade sem precedentes em toda essa gentalha (é só dar uma olhada nos comentários da mídia estrangeira).

  22. Uma prisão política, sem provas, contrária ao artigo 1.228 do C. Civil, sendo massacrado por estas bestas feras. Acho que o Brasil só terá jeito com uma revolução popular. Se houver, Moro é meu.

  23. Quantos carmas esses seres inumanos estão atraindo para si. Pessoas feias e más. Você já é livre meu amigo Lula. Já nasceu livre. Pobre e imensamente rico. Deus te abençoe sempre. Aos monstros dor e ranger de dentes te esperam. A justiça divina não perdoa ninguém,

  24. Isso mesmo. Lula é grande, tem a seu lado o tempo e a sabedoria da História. Hoje estou muito triste por sua perda.

  25. Esses palhaços da PF são tão ridículos que usam uniformes padrão e TÊM que usar óculos escuros até se estiver NOITE…ridículos e imbecis.

  26. Você traduziu o sentimento não colocado em palavras de milhões de brasileiros sedentos de justiça. Texto impecável.

  27. Moro, o porco, Dallangniol,o vil, quase tutti buona gente, os Bolsonaro, os Lorenzoni, os Serra, e outros da italianada que desembarcou no Brasil, com a mão nas costas, fugindo do fascismo, do nazismo. e viraram o que em nossa terra? espero ver o dia que em essa buona gente vai naufragar. estão cuspindo no prato que comeram.

  28. belissímo texto, você com seus textos só nos deixa impregnados de sabedoria, sensibilidade. Grato pelos momentos que me tem dado.

  29. Nada mais RIDÍCULO e subserviente que aquele símbolo da policia de Miami na farda do Policial Federal. Nem um colegial ousaria tamanha besteira. Ninguém venha a se admirar que alguma mente brilhante queira que na farda do Exército Brasileiro, os soldados coloquem o símbolo do exercito americano, na farda.

  30. Lula,simbolo de todas as lutas,Lula sinônimo de liberdade,Lula coletivo,Lula povo,Lula nunca estará só,porque Lula é uma mistura perfeita, de povo,liberdade e esperança, que somado forma uma palavra mágica,simplesmente DEMOCRACIA.

  31. Eles, nos seus podres e miseráveis poderes, são lixo para ela (a História) mas, enquanto isso, por demais preocupados, vão vivendo muito bem, obrigado, enquanto nós temos que amargar o pão que o diabo amassou… O romantismo idealista (ou o idealismo romântico) é uma (grande) roubada. Mais uma. Somos duplamente, multiplamente expropriados em tal situação/condição. A mais-valia do idealismo romântico é uma evasão (de esforços, de possibilidades, em desperdício vicioso) que não leva ao que quer que seja, comprometendo essa visão ingênua o resultado final para todas/todos.

  32. Muita gente deste brazil de hoje poderia perfeitamente fazer parte do governo e da justiça naquela Alemanha do III Reich.

  33. Até quando ficaremos em redes sociais reclamando sem uma ação concreta? Até quando deixaremos o nosso presidente na Bastilha curitibana? Até quando ficaremos ?

  34. Ia me abster de comentar o evento da morte do pequenino, muito pela enxurrada de horrores que todos vimos no esgoto das redes. Mas tenho de quebrar minha decisão para aplaudir o texto de hoje de Fernando Brito sobre o assunto. Coloca a condição do ex-presidente na devida perspectiva, a de um avô que perdeu seu neto, e coloca a nossa condição na devida perspectiva, a de quem perdeu um líder na arte de buscar uma sociedade mais justa. Parabéns. Sensibilidade em tempos de insensatez é algo que não tem preço, mas tem valor.

  35. Quanto mais nos adentramos no conhecimento de nós mesmos, mais se nos impõe a obrigação de compreender e desculpar, na sustentação do equilíbrio em nós e em torno de nós.

    Daí a necessidade da convivência, em que nos espelhamos uns aos outros, não para criticar-nos, mas para entender-nos, através de bendita reciprocidade, nos vários cursos de tolerância, em que a vida nos situa, no clima da evolução terrestre.

    Assim é que, no educandário da existência, aquele companheiro:

    que somente identifica o lado imperfeito dos seus irmãos, sem observar-lhes a boa parte;

    que jamais se vê disposto a esquecer as ofensas de que haja sido objeto;

    que apenas se lembra dos adversários com o propósito de arrasá-los, sem reconhecer-lhes as dificuldades e os sofrimentos;

    que não analisa as razões dos outros, a fixar-se unicamente nos direitos que julga pertencer-lhes;

    que não se enxerga passível de censura ou de advertência, em momento algum;

    que se considera invulnerável nas opiniões que emita ou na conduta que espose;

    que não reconhece as próprias falhas e vigia incessantemente as faltas alheias;

    que não se dispões a pronunciar uma só frase de consolação e esperança, em favor dos caídos na penúria moral;

    que se utiliza da verdade exclusivamente para ameaçar ou ferir…

    Será talvez de todos nós aquele que mais exija entendimento e ternura, de vez que, desajustado na intolerância, se mostra sempre desvalido de paz e necessitado de amor.

    XAVIER, Francisco Cândido. Ceifa de Luz. Pelo Espírito Emmanuel. FEB.

  36. #LulaNobel2019
    #LulaLivre
    :
    : * * * * 04:13 * * * * * : Eles (Ou Mal lutar é lutar mal)

    Nunca se viu povo tão idiota
    militando contra a própria sorte!…
    Mesmo toda paciência se esgota
    quando os “fracos” idolatram o “forte”.

    E ainda esperam alguma cota…
    Coitados! Que o tempo não lhes corte
    a memória em meio à tal rota
    da vida indo ainda mais para a morte…

    ……………………………. Cláudio Carvalho Fernandes
    ……………………………. (Poeta (anarcoexistencialista))

    Poema dedicado ao eleiTORADO brasileño, no pós-eleições de 2018…
    (Se é que não houve participação ativa da maquininha caixa-preta do TSE nos resultados de 2018…)

    :.:

    Poema “Z”

    Para Dilma, Lula e o PT e todos/as os/as progressistas do mundo inteiro. Sinta-se homenageado/a, também.

    Penso

    Logo(S)

    ReXisto

    :.:

    #LulaNobel2019
    #LulaLivre

  37. O PT E ADVOGADOS DE LULA PRECISAM TER URGÊNCIA EM AFASTAR O DANILO CAMPETTI DE LULA,É UM ASSASSINO EM POTENCIAL QUE DEFENDE A MORTE ABERTAMENTE NAS REDES SOCIAIS. A DIREÇÃO DO PT NÃO PODE AGIR COMO JOSÉ EDUARDO CARDOZO, EX MINISTRO DA JUSTIÇA, QUE COLABOROU POR OMISSÃO OU TRAIÇÃO A PRISÃO DE LULA E O GOLPE EM DILMA. ACORDA PT!!!!!!!

  38. Lindo texto, Brito. Grata por expressar de forma tão bonita o que sentimos. Como não sei escrever tão bem, só posso escancarar minha indignação por esse tempo nonsense que estamos vivendo. E sofrer muito com Lula e família. E gritar que BASTA DE LULA PRESO, sem culpa. E sentir uma raiva imensa de quase nada poder fazer contra os golpistas que se apossaram de nosso país. E, mesmo não querendo, por desejar ser exemplo, não deixar de odiar Bolsonaro e filhos, Moro, Dellagnol, Olavo de Carvalho, Vélez, Damares, FHC, Serra, e tantos oportunistas.

  39. FICO COM VERGONHA DE SER BRASILEIRO, EU PENSAVA QUE O NAZISMO JA NAO EXISTIA, AGORA ESSA GENTE TEM SER EXTINTA DA FACE DA TERRA.

  40. NESSA HORA O PPC DEVERIA IR ATRAS DESSA GENTE E TIRA-LOS DA SOCIEDADE, ESSAS PESSOAS MERECEM PIOR, NAO TEM RESPEITO POR NINGUEM, DIVULGUEM NOMES DESSES CRAPULAS, ENDERECOS, ALGUEM TEM QUE SE VINGAR DELES.

  41. DEPOIS DE UM TEXTO DESSES DE TAMANHA GRANDEZA E REPOSTAS AOS GOLPISTAS AQUELES QUE FORAM ENGANADOS POR UMA MIDIA VENDIDA ESTÃO SE DANDO CONTA O QUANTO ERRARAM SÓ O TEMPO DIRÁ .MEUS PARABENS AO FERNANDO BRITO POR TANTA LUCIDEZ

  42. Cadê meu comentário anterior aqui ? Isso tá muito bom de jeito… mais num percisa pubricá naum, se achá que num istá à altura da média nem precisa explicar, eu só queria entender.

    1. Mais de uma dezenas expliquei que este blog, em tudo, é feito por uma só pessoa. Por vezes, demoro a liberar comentários, pela simples razão de que sou um só. Peço compreensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.