O jogo da direita é usar Cunha para parar a Câmara

cunhaplenario

Não me surpreendi com a tentativa de O Globo de tentar jogar no colo do Governo as manobras de Eduardo Cunha para protelar o andamento de seu processo no Conselho de Ética da Câmara.

Não, porque assisti a sessão da Câmara onde Cunha fez inviabilizar a reunião do Conselho de Ética apelando, essencialmente, para a necessidade do Governo de aprovar a Medida Provisória 691, que autoriza a União a vender imóveis, que foi aprovada em Comissão Mista e, depois da Câmara, ainda tem de ir ao Senado, antes do recesso, sob pena de caducar.

O plenário estava cheio e não havia, em condições normais, condições de derrubar a sessão e muito menos de impedir a aprovação da MP, uma vez que houve acordo para que os Estado recebessem parte dos valores pagos a imoveis foreiros, o que esta incluído no relatório do deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES).

A única maneira de prosseguir a reunião da Comissão de Ética era cair o quorum ou ser encerrada a sessão, o que Cunha não fez e anunciou que não iria fazer. PSDB e DEM, até semana passada aliados ferrenhos de Cunha estavam histéricos “em nome da moralidade” que não lhes importava enquanto havia a possibilidade de servirem-se do Presidente da Câmara para acolher o pedido de impeachment de Dilma. Parecia até que eram do PSTU, com o meu pedido de desculpas ao amigo Zé Maria pela ironia.

O que se passou foi repugnante. Indignação sincera, moralidade fingida e a verdade reduzida a gaguejos envergonhados.

Cunha, impassível, exercia o poder de mando que lhe resta, mas já não controlava o plenário, privado de sua “base” demo-tucana, nem mesmo uma “tropa de choque” tem. Restam-lhe poucos, embora dispostos a muito. Ele, que já mandou em tudo, já não tem condições de comandar o plenário – a foto é um dos muitos momentos em que nem sequer olhavam para ele – mas tem condições de paralisar o Legislativo.

Ajudaram na saída dos deputados do plenário e pediram verificação de quorum para tentar derrubar a sessão. A coisa estava tão evidente que até o deputado Miro Teixeira (Rede) propôs um acordo para aprovarem o texto principal da MP e deixarem os destaques para a semana que vem, o que o Governo aceitou de imediato. A oposição trancou o pé, só queria o fim da sessão e a não votação da MP.

Para que vocês tenham um ideia, até o incontível deputado Sílvio Cunha, que mais de uma vez já peitou Eduardo Cunha como nenhum outro fez, chamou os deputados da base para garantirem o número.

Cunha conduziu a sessão com mão de ferro mas, no final, quando já tinha sido encerrada a reunião da Comissão de Ética apareceu manso como um gatinho, “anulando a anulação” da primeira parte de sua reunião, que tinha sido feita pelo deputado Bornier (PMDB-RJ), a seu mando, ainda durante a manhã.

Aquela casa, que eu conheço bem, não é para amadores. Jaques Wagner jamais teria feito qualquer proposta para “salvar” Cunha, até porque essa é mercadoria que nem ele e nem ninguém pode entregar. E se tivesse prometido, ninguém ia acreditar.

Não adiante tentar colar Cunha no Governo, até porque todo mundo sabe que ele é, desde que terminaram as eleições, seu adversário e aliado de vocês-sabem-quem.

Ele se degradou, mas salvo fatos novos judiciais, com ou sem Conselho de Ética, sobrevive no cargo até o recesso.

Além daí, está morto.

O que o PSDB, o DEM e o PPS querem é que, até lá, as decisões legislativas parem, agora que já não tem a ceteza de que elas serão anti-governo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

    1. Porque os Girondinos sentavam à direita e os Jacobinos do lado esquerdo.
      em caso de dúvidas pode consultar os sites:

      escolakids.com
      brasilescola.com

    2. direita define uma posição econômica neoliberal, que prega um estado mínimo e capitalismo desregulamentado.

      como gera grandes riquezas para poucos, mas poucos com muito poder de mando e propaganda, não sofre nenhuma autocrítica.

      direita também significa uma posição social conservadora, de defesa de valores tradicionais e contra inovações nos direitos civis.

      tradição e conservadorismo podem ser bons ou ruins, dependendo do que se quer conservar.

      o movimento pelos direitos civis do pastor martin luther king era demonizado nos eua dos anos 1960,

      assim como nelson mandela, que passou 30 anos preso por lutar contra o apartheid sul-africano e só saiu em 1990.

      o abolicionismo de george washington gerou a guerra de secessão americana, em 1860,

      e foi necessária a determinação de um advogado hindu, mohandas ghandi, e seu movimento pacifista de desobediência civil, para libertar a índia do domínio inglês, nos anos 1940.

      em cada época, movimentos que pretendiam romper com a tradição foram atacados justamente por serem contra uma ordem natural das coisas.

      tradição e conservadorismo não são virtudes por si só, é preciso verificar caso a caso.

      na peça o inspetor geral, de gogol, um aristocrata declara, sinceramente, que não quer viver num mundo em que não possa mais espancar seu próprio camponês.

        1. Todo regime é opressor, mas para se viver em sociedade é necessário aderir a um contrato e seguir as regras de um regime, que se não é ideal precisa ser questionado para ser aperfeiçoado ou para que se faça novo contrato. É necessário estudar, mas não para os discípulos cegos de falsos filósofos da direita. Estes falsos filósofos pregam o princípio de que não é preciso estudar, que ver ler a mídia conservadora, que é da própria direita, é o suficiente para se informar. Você parece estar sendo vitimado por propaganda fácil de direita. Antes de qualquer outra coisa, precisa ler “O Contrato Social”, de Rousseau, e “O Leviatã”, de Thomas Hobbes.

    3. Porque a direita não presta, simples assim. E não vale a pena perder tempo tentando explicar os motivos para quem sofreu lavagem cerebral e não está disposto (ou não tem capacidade intelectual) a questionar a doutrinação que sofreu pela mídia e pelo sistema educacional que a direita montou para manter o poder.

        1. E acabou com o país, pois a esquerda só consegue se sustentar pela força ou pelo populismo.

  1. Cú…nha se elegeu com votos de quem? É isso que tem que ser cobrado. Porque bandido nenhum se elege sem votos. Então, quem vota em bandido é o quê??? E não me venham com esta história …”ah eu não sabia que ele era ladrão, sempre tão bonzinho e simpático…” Depois da web, ninguém mais se esconde, não acha quem não quer ou por relaxamento mesmo.

    1. Cunha se elegeu com votos de muitos evangélicos (foram enganados, claro), e com votos de todo o RJ, pois a campanha dele foi muito rica. Sobrou dinheiro, assim como as dos Picianni, pai e filho e formaram a chamada chapa Aézão, mistura de Aécio e Pezão.

  2. A continuidade deste senhor na Presidência da Câmara é um péssimo exemplo para a sociedade. Esse é um mal que precisa ser extirpado rapidamente. Quisera os partidos do governo e da oposição se unissem para, no mínimo, retira-lo da Presidência, e devolverem um pouco mais de normalidade ao dia a dia desse país.

  3. Oh minha deusa VEJA GLOBAL,onde foi que eu errei? Não consigo entender,fiz tudo que pedistes.Aderi ao #somosmilhõesdecunhas,bati panela,chamei a Presidente de vadia,adesivei meu carro com o Fora Dilma,vaiei petista em restaurante,dei tiros na Esplanada,tirei fotos com a bunda de fora,comprei o kit Coxinha completo,tirei selfie na Paulista,fui ao show do Lobão, leio religiosamente os salmos do Reinaldo Azevedo, Noblat,Miriam,Merval e o santo impeachment não sai.Porque és assim tão injusto e cruel?

  4. Cunha já fez o estrago no governo durante o ano de 2015 até 2018. Se a gente for analisar as emendas constitucionais. Não nos esqueçamos delas. As derrotas que ele impôs ao governo não têm volta.

  5. Quais imóveis o governo quer vender? Depois ficará pagando aluguéis mensais? À maneira do que alguns fóruns tribunais fazem, 250.000,00 por mes a privados, sem concorrência, e escondido do povao?

  6. Caro amigo Alisson Souza,
    O que vou escrever para você é apenas uma dica de estudo, por favor, não encare como algo agressivo, minha intenção não é esta.
    Quando você cita URSS, Cuba e Venezuela associando-os a regimes opressores a primeira coisa que me vem a cabeça é a idéia de que você está muito mal informado, no entanto, refletindo um pouco mais, chego a conclusão de que isso se deve a maneira imediatista a que somo s condicionados a analisar as coisas, muitas vezes misturando tudo em uma bacia e olhando sem uma analise mais detalhada e clara. Somado a isso o bombardeio ideológico que sofremos vindo de nossa dependência externa e de interesses classistas.
    Comecemos pela URSS. Minha sugestão é que você estude o que foi a revolução russa de 1917. Qual era sua proposta. Qual era seu ideal. Pelo que eles lutavam. Contra quem. Estude quem foi Lenin. Estude quem foi Trotsky e como ele morreu. Provavelmente, estudando como Trotsky morreu, você ouvirá falar em Stalin, então estude também Stalin. Pois bem, fazendo isso você irá perceber que não dá para misturar certas coisas no mesmo balde. Acredito que você é uma pessoa de indole boa e quer o bem da maioria das pessoas, por isso acho que seria interessante você estudar isso.
    Em relacão a Cuba é até covardia dizer que o regime é opressor. Opressor com quem ? Com a maioria do povo cubano ? Com uma minoria elitista que foi morar em Miami por não poder manter seus privilégios, pois iria faltar para outros. Logo quando você chega em Cuba você se depara com um cartaz dizendo: “Consuma apenas o necessário para que não falte para ninguém”. Isso mostra a preocupação com todos e não com uma minoria. Infelizmente o que vemos no mundo de hoje é um egoísmo e uma má distribuição tenebrosa dos recursos, que é o que está levando a humanidade para o abismo. Fidel já falava isso há mais de 50 anos atrás. Bom, como última recomendação estude a revolução cubana de 1959. Provavelmente você ouvirá falar em Fidel Castro e Che Guevara e consequentemente em Fulgêncio Batista e na bahia dos porcos em 1961, daí então vovê ouvirá falar na CIA. O restante é com você. Estude.
    Em relação a Venezuela de cara eu te recomendo verificar o que foi o acontecimento em 2002 chamado: “Puente Laguno”. Veja você mesmo amigo, não engula o que eu falar o que falarem para você, veja você mesmo, corra atrás de um documentário e use sua intuição para saber se é honesto ou não. Já ouviu falar em Edward Snowden ? Creio que já, então veja o que Snowden denunciou. Ele simplesmente mostrou ao mundo o que os EUA através de CIA, NSA e outros meios fazem para obter informações confidenciais de outros países para usarem de acordo com seus interesses. O caso da PDVSA, gigante do petróleo na Venezuela, ficou escancarado. Você acha que Hugo Chavez tinha que dizer o que? Tudo bem, façam isso mesmo, a gente não precisa da PDVSA, nossa economia não depende dela. Hugo chavez sabia muito bem dos interesses americanos em relação à petroleira. Esses interesses são os mesmos da elite venezuelana que cerra fileira para combater o chavismo. Todos os índices sociais mostram que houve melhoras para a grande maioria do povo venezuelano. A grande mídia empresarial vai sempre defendder seus interesses, por isso a imagem passada da Venezuela aqui é a que, infelizmente, estamos acostumados a ver. Hugo Chavez, mesmo depois de morto, continua sendo amado pela maioria do povo venezuelano.
    Por isso meu amigo é complicado a gente sair generalizando tudo de forma imediatista sem uma reflexão mais elaborada. Se você falar em comunismo e citar Mao Tse Tung e Stalin, claro, concordo, os caras eram extremamente violentos, alguém poderia até querer alegar que assim o eram pois precisavam impor a ordem para o correto funcionamento do sistema, aí eu responderia: Que se dane. Como pode matar seres humanos e querer falar em ordem ? Ordem de que? Matar seres humanos é ordem? No entanto, não é por isso que TODAS as idéias do comunismo e todas as pessoas que simpatizavam com ele são assassinas. Da mesma forma, Hitler, Mussolini, capitalismo. Os caras eram violentos, assassinos e tudo mais. Nada justifica isso. E o capitalismo selvagem que explora nações, povos, e tudo mais. No entanto, existe capitalistas que são pessoas maravilhosas e de boa intenção.
    A questão então seria a gente esquecer as palavras e analisar as coisas de forma crua, pois do contrário podemos julgar as pessoas simplesmente pela imagem, ou seja, sem olhar quem ela realmente é. Se você olhar a revolução cubana de forma crua, sem se prender a nomes (comunismo etc …) você verá que a proposta, assim como foi, era de libertação da opressão. da mesma forma se assim o fizer com a revolução russa. Da mesma forma se entender de forma abrangente a luta de Hugo Chavez na Venezuela.
    Por um mundo melhor, por mentes mais abertas, e pelo despertar da consciência.
    Um grande abraço meu irmão.

  7. Então, a súbita indignação do PSDB para com seu aliado Cunha, não passa de mais uma jogada dentro de sua inafastável orientação do “Quanto pior, melhor”. Confesso que neste caso demorei um pouco para entender e estava surpreso com as atitudes tucanas. O pau que nasce torto, etc..

  8. A mídia local e os partidos de oposição( principalmente o que perdeu), fica o tempo todo jogar o Cunha para o governo; como diz o ditado filho feio não tem pai; mas não adianta espernear o filho é deles , geraram ,criaram e alimentaram agora assumam e fiquem com o que lhe resta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *