O “padrão Fifa”, o “padrão Moro” e a falta de política

morofifa1

Menos de três anos atrás, as ruas brasileiras estavam cheias de manifestantes de classe média, negadores da política, orgulhosos do “apartidarismo” e a vasta fauna de “donos da verdade” que, depois, virariam os “revoltados” e os “kataguiris” de hoje.

A esquerda confusa, que não percebia a natureza daquilo – também houve na direita quem tenha se confundido, mas o Jabor foi rápido na correção, apenas 24 horas – olhava perplexa os cartazes pedindo “padrão Fifa” nas escolas, nos hospitais, em tudo e tendia a achar que era – oh! – a endeusada classe média a pretender o ótimo, como se requeresse um passo mais à frente, agora que o país havia, finalmente, andado.

Padrão Fifa era, afinal, sinônimo de qualidade, excelência, modernidade, de respeito ao contribuinte e à população.

Em nome disso, era até bonito e conveniente que o “sacerdote” da Fifa, o sr. Jerôme Valcke, recomendasse um “pontapé na bunda” do Brasil. Afinal, todos aqui eram incapazes, desonestos, ineficientes e, enquanto eles queriam bons estádios e bons serviços os governantes tupiniquins só queriam mesmo é roubar.

Dispensa-se dizer o que se revelou ser, afinal, o “padrão Fifa” e seu clero.

Há pouco mais de um ano, finda a Copa onde o nosso quase único problema foi dentro de campo, trocou-se o “padrão Fifa” pelo “padrão Moro”.

Novamente o país se viu vergado em adoração a  um homem sem passado, à frente de uma instituição “dona” do honestíssimo sucesso de todas as Copas (embora todos, no fundo, soubessem que a Fifa já não era, há muito, “os velhinhos do board” dos quais falava o João Saldanha.

Como Moro, o Brasil de novo se reduziu à praga dos incapazes, dos ladrões, dos ineficientes e todas as obras e investimentos, afinal, são apenas um pretexto para roubar.

Todos são corruptos, desde que todos sejam governistas este todos, porque o Brasil foi construído por meio milênio de homens honradíssimos e, afinal, a política é um altar de santos em outras igrejas que não o “lulopetismo” (vejam que até uma expressão nova criaram para modernizar o desgastado “populismo”, que era a versão que a mídia e a academia usavam em outras nem tão longínquas eras).

Óbvio que não se acusa o Dr. Moro das falcatruas que se revelaram sobre Valcke. Comparam-se apenas  o autoritarismo, as “razões absolutas”, as verdades irretorquíveis de tudo o que diz. E o poder de, afinal, decidir se “vai ter Copa”  ou “não vai ter Copa”, aquele “impeachment futebolístico”  que arrastou tantos imbecis às ruas.

Mais importante é a reação da esquerda e do governo brasileiro, tão semelhante num e noutro caso.

Primeiro, a perplexidade. Depois, a capitulação ao discurso do inimigo.

A estratégia é ocultar-se, pretendendo que o tempo passe e, depois, quase prometendo, diariamente, “comportar-se bem”, à espera da hora final.

Luta política, polêmica, nem pensar.

O governo e as camadas dirigentes do PT parecem ter vergonha de si mesmos.

E seus intelectuais, sempre com os punhos de renda de quem parece mais bem situado  no clube amável das ideias do  que na poeira e nas simplificações  necessárias à política real, aquela que dá comida, escola, emprego, salário e progresso.

O governo parece conformado com a derrota e firmemente  disposto a seguir a máxima do lendário Neném Prancha: “recurar os alfes para evitar a catástrofe”.

Não é outra impressão que passa o governo Dilma desde a sua posse, com raríssimos espasmos – não continuados – de reação.

Poupo-me de seguir nas comparações com o futebol da Copa para não piorar a segunda-feira.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. É vergonhosa a falta de reação do governo contra a direita, mas também com o Zé da Justiça e o Mercadante só pode dar nisso. Ah sim, a Presidenta reagiu na semana passada, contra os trabalhadores. Taxar as grandes fortunas (incluindo os bancos), cobrar os sonegadores e apertar o cerco da evasão de divisas, nada! Ah, isso dá trabalho e a Casa Grande não gosta, é mais fácil tacar o porrete nos trabalhadores.

  2. Há muitos esquerdistas conscientes. O Jabor é um exemplo. O Gabeira é outro, que ontem mesmo escreveu um bom artigo sobre o entorpecimento do país que antes se indignava com o roubo de um milhão e hoje, tamanho é o nível da roubalheira lulopetista, mal presta em bilhões. Quem está um pouco perdida é a banda podre da esquerda, aquela que apoia ditaduras assassinas e sobrevive iludindo os mais ignorantes. Mas era previsível, não se pode enganar tantos por tanto tempo, um dia máscara cairia. Nessas horas, o que fazer? Como repetir as mesmas mentiras? Como ir para a TV e se desmoralizar de vez com um novo panelaço? O que resta é se esconder e tentar pegar o que ainda der. Quem sabe algum filhinho não consegue faturar outra consultoria esportiva retirada da Wikipedia?

    1. Pelo jeito tu não leu, ou não quer ler, as notícias de hoje não é…procura um pouquinho e lê sobre a compra da Peres Companq no governo FHC…aproveita e procura saber sobre o gasoduto Brasil-Bolívia, sobre a venda da REFAP, sobre a relação Marítima-Petrobras, isso sem falar no Privataria Tucana, que doou por 3 bilhões de dólares as maiores reservas de minérios do Brasil (em alguns minérios, como o Mn, era a maior reserva munidal), e tantas outras denúncias engavetadas pelo Engavetador Geral da União Geraldo Brindeiro. Depois de ler, fazer o trabalho de casa, volta aqui….

      1. Gerson, o “ernesto” não leu porque ele é pago pela CIA pra escrever isso, meu caro. O governo que elegemos é de Centro, o Estado é de ultra-direita. Nós ganhamos a eleição, eles ganharam o país. É o que dá descobrir uma imensa jazida de petróleo na camada pré-sal e não fazer a luta política. O Tio Sam, que grampeou Dilma e a Petrobrás, já tramou tudo, desde manifestações “espontâneas” até mensalão para procuradores, delegados da PF e para o neo-fascista camisa preta e office-boy da casagrande, Moro.
        E o pior, é que não existe carta na manga deste governo inepto e despolitizado, sequer deste partido do qual me orgulho das conquistas para o povo e o trabalhador em geral. O que salva é o imponderável, tal como foi o MP Suiço. Sem ele, este governo já teria caído e nós estaríamos sendo perseguidos… de todas as formas.
        Obrigado, Dilma! Reconheço tuas virtudes e competências, mas fazer política não é uma delas. E devido a isso, a menos que estejas – tu e tua família – ameaçadas de morte, te considero um desastre quanto a luta contra os golpistas e agentes da CIA. Ganhei ex-amigos, me indispus com familiares e hoje estamos aí… ouço tuas obras e inaugurações, mas o país não ouve. Estão envenenados e você, Gestora (presidenta é a Cristina), criando corvos e crocodilos.

  3. Concordo com tudo brito, e invoco um pensamento que as vezes me deixa confuso também, se é verdade que a PF está trabalhando a margem da lei, o Juiz do fim do mundo também, procuradores e etc e tal, porque até agora ninguém os importunou? Ou eles estão certos e nada absolutamente está errado, na verdade talvez esse governo esteja sendo chantageado e cometera tantos crimes e estão ai mesmo feito patos mancos, pois se nada é verdade e tudo talvez seja ou talvez seja mesmo uma mentira, o Brasil acabou. Porque tantos crimes e criminosos na oposição e ninguém é preso se quer indiciados, porque uma Polícia política agindo de forma rudimentar continua a levar honras que talvez nem tenha? Que constituição é essa que cria cidadãos diferentes como castas de desonestos honestos? Porque até agora nem OAB, nem STF importuna os casuísticos inventores de uma nova constituição, uma nova ordem, a ordem dos que amigos tratados com chá com torradas, inimigos os rigores da lei? Quem são esses novos constitucionalistas que passam a mão em cabeças de ratos e como numa leitura braile torta identifica santos castos, os que para ganharem mais salários, os novos reis de muitos olhos ou de um olho só mirante triangular em terra de cegos com salário mínimo, trabalham e aplicam as leis, quem são, porque são e porque continuam? Se tem tantos delitos cometidos porque ninguém senão em críticas como esta abstraí serenidade e lança alguma luz. Afinal, que governo é esse, sonso, letárgico, tartaruga que enfia a cabeça na terra e joga mais de 53 milhões de eleitores na lama como se fossem corruptos por terem votado no que está ai? Que governo é esse que comete sempre os mesmos erros como se assim colocasse na LDO ano a ano? Que governo é esse que nos faz de tolos, que aceita malaquias e maquiáveis da torpeza o sabotar todo santo dia, que aceita conglomerados de comunicação até sonegadores sabotar não um governo, esse já não existe, mas sabotar uma nação e os empregos de seus trabalhadores sem que nada dessa mesma lei seja lhes aplicada? O que que é isso que está ai, o que é isso? Afinal porque tantos escrevem que a PF está fazendo isso, está fazendo aquilo e isso não está na lei e eles não vão presos, ou estão certos o o BRASIL não está mais vivendo o estado de direito, então porque o governo de direito não vem a rede nacional e explica para a população que o país fora tomado de assalto pelos new constitucionalistas da república do PARANÁ e esse agora é o governo de fato e que Brasilia é só uma figuração e que a nova república do Paraná e quem manda, é quem prende, julga e condena SELETIVAMENTE em nome da REPÚBLICA MIDIÁTICA GLOBAL a que sempre mandou e a verdadeira dona do BRASIL. Seria a presidente alguma uma personagem de suas novelas maquiavélicas, um fantoche e agente não sabia? Que DEUS tenha pena de nós, porque não dá para aguentar tanta covardia para com um povo que apenas votou.

  4. Prezado Brito, você é um crítico implacável da Dilma e do seu governo no enfrentamento das questões políticas. Ao mesmo tempo, você é (e nós todos somos) admirador e defensor incansável do Lula.

    O enfrentamento político deveria ser da esquerda inteira e não só do governo. O governo nem do PT é. Quem ganhou a eleição foi a coalizão.

    Onde está a esquerda nesta hora??

    A esquerda apareceu muito bem, recentemente, numa manifestação espetacular para impedir o golpe. Mas logo sumiu de novo. E estava muito sumida antes da manifestação. Os movimentos populares deveriam estar mais coordenados e com uma pauta mínima de convergência, com bandeiras políticas gerais comuns (independentemente de seus questionamentos específicos em relação a medidas do governo).

    Onde está o Lula??

    O Lula com toda a sua capacidade política e de identificação com o povo tem andado sumido demais. Por que se preservar tanto?? O Lula pode fazer muito nesse enfrentamento político com a direita, sem que isso signifique interferência no governo. Mas o Lula nem mesmo defende-se explicitamente das acusações a ele e a seus filhos.

    A esquerda carece de líderes populares. O Lula é único. Não pode ficar guardado até 2018. O mundo pode acabar antes.

    E lembre-se de que ainda teremos a Olimpíada. Será que os “revoltados” vão perder essa oportunidade de aprontar alguma??

    1. Quanto às Olimpíadas, fique tranquilo. A prefeitura não é do PT e a globo o preserva para usá-lo como alternativa da direita nas eleições presidenciais. A menos que fique cada vez mais claro que todas as obras que acontecem no município são financiadas e pagas em sua maior parte pelo governo Dilma e que as Olimpíadas sejam lembradas como tendo sido trazidas por Lula. A Copa, o Pan e as Olimpíadas foram trazidas por Lula e se isso ficar claro e as pessoas associarem todas as obras de mobilidade e outras estruturantes aos governos do PT… aí sim, podem haver manifestações. Fora isso, nada para estragar a festa do prefeito tucano, personalista e futuro traidor. Seu apoio a Dilma mira apenas sua ascenção, não tem amor ao povo nem as riquezas do seu país. Como um bom tucano… ainda que no pmdb governista.

    1. Toda delação premiada, pra gerar efeitos, precisa estar respaldada em prova documental. Assim, como o Petrolão se iniciou antes de 2002, é claro que existem esquemas com as empresas desde o período FHC (Delcídio que o diga). Todos precisam ser investigados, quer FHC, quer Vaccari, quer Aécio (FURNAS) quer o filho de Lula (wiki-consultor).

      O grande problema do esquerdismo ou do direitismo neste caso é que o esquerdistas toma como verdadeiras todas as delações premiadas que expõem os tucanos e considera golpismo toda delação premiada que possa comprometer os ícones do Governo, e vice-versa.

      Acho que depois dessas investigações todas, vai terminar nascendo um novo Brasil, no qual se apresentarão novos nomes, dos quais muitos ainda se corromperão, e outros poucos não.

      Complicado ver que na política quase todos estão envolvidos em desvios de dinheiro público. Hoje, nenhum partido se diferencia do outro. Quanto ao PT, entendo que o fato de haver Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida não são justificativas para a petralhagem aos cofres públicos.

    2. O finado FHC vai dizer que ele não é o Fernando e o Fernando não é ele, pelo contrário.

  5. Fernando, seus comentários aludindo fatos de futebol decadente, padrão fifa-valcke-marin- groubo não tornam esta 2ª feira um dia feliz. Nada entretanto para me infelicitar como o conhecimento, através de blogs, da revista semanal canalha editada pelos civitas. Exposição de personalidades ao escracho criminoso, como troféus de guerra, gente que nossa justiça(?) procura a muito encontrar fatos para que possam ser condenados, mas sem exito até então, gente que tem respeito e admiração pública de expressiva parcela de nossa população. Pior, este escracho criminoso foi alicerçado nos nossos judiciário, ministério público e polícia federal que se omitem frente a estes atos os suportam com vazamentos de informações cujo sigilo por lei é a garantia de evitar vítimas de nosso poder público. Não me espanta a canalhice de nossa mídia. O que me perturba é perceber que estas monstruosidades não são reprimidas por quem de direito, onde se vê prevaricação e conivência.

  6. Nada como a chegada do futuro. Finalmente o pilantra Jerôme Valcke, aquele do “padrão fifa” está recebendo do “padrão” Fifa o tratamento que merece: cadeia!

    1. Certamente, quando os manifestantes de junho de 2013 se referiam ao “padrão FIFA”, em nenhum momento falava de como a FIFA negociava ou tratava dinheiro, mas se referia às exigências FIFA para o luxo dos estádios de futebol.

      É só comparar postos de saúde e escolas com estádios de futebol para se verificar a distância de qualidade arquitetônica e de tecnologias usadas, o que demonstra que para o Brasil do PT o futebol está anos luz acima na importância em relação à saúde e à educação.

      Por que é tão fácil distorcer-se um argumento para fazer crer que ele teve outra origem?

  7. Fazer comparações de Moro com Valkie , é apelação , Valkie não foi cooptado pela mídia nem tem mulher ligado a partido politico , enfim Valkie é muito mais honesto que Moro.

  8. O PIG faz pensar que antes do PT não existia corrupção. Grande sacada: o único que não presta é exatamente aquele que ocupa a cadeira que não temos conseguido conquistar no voto, qualquer outra alternativa, tipo: a oposição vai instalar a honestidade presume-se possível enfiar goela abaixo no povo. Corrupto não tem bandeira, nem partido, o alvo é dinheiro público, as manobras são para deixar do jeito que sempre foi. Proibir dinheiro privado em campanha foi um golpe duro na corrupção, sem perdão até 2018. Depois de 2003 temos ao menos conseguido levar corruptos às barras dos Tribunais, mesmo porque a PF vaza tudo e apesar da blindagem do PIG ninguém mais acredita que desvio ou propina de 100 Milhões para o PSDB possa ser antes de ‘institucionalizar a corrupção’, o mantra do PIG e do PSDB.

  9. FB, resposta simples: essa cambada de políticos está assim, pois não querem exposições midiáticas para não macula-los. Afinal eles estão lá pensando no próprio futuro político que passou a ser um “emprego” para eles..
    Ô raça….!!

  10. Fernando,

    acho que nem a Dilma e nem o Moro entrarão para a história da maneira que pensam que entrarão.
    acredito até que os dois, Dilma e Moro, têm pensamento muito parecido. Este modo de pensar dela explica o Zé. O Modo e pensar dele(Moro) explica o reanscimento do fascismo apoiado pela mídia golpista.
    A existência do Zé e do Moro explica a disseminação do ódio, de mentira, dos vazamentos seletivos, até do reaprecimento do fascismo no Brasil.
    Acredito que a Dilma, o Moro e o Zé serão reconhecidos pela história como aqueles que arrebentaram com o que havia de estabilidade e civilidade entre os brasileiros, que pensavam diferente mas conviviam em certa harmonia, e serão exemplo daquilo que pessoas no poder não devem fazer jamais. Esta história de combate a corrupção ou é balela ou é burrice.
    Depois da Dilma/Moro/Zé o país precisará de décadas para recuperar e civilidade e a economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *