O que está em jogo é o Brasil e seu povo, não o meu gosto pessoal

imaginario

Guardo de memória uma história ouvida de Leonel Brizola sobre o recém criado PTB, que se preparava para disputar as primeiras eleições estaduais no Rio Grande do Sul.

Na hora de fazer a nominata de candidatos, havia nela um sujeito que não era exatamente um caráter sem jaça. E José Vecchio, sindicalista que teria uma longa trajetória na política, foi queixar-se a Getúlio Vargas, pedindo que o homem fosse retirado da chapa.

E Getúlio, depois de ouvir os resmungos de Vecchio, chamando o sujeito de sem-vergonha, apenas perguntou-lhe: Vecchio, e os sem-vergonhas então vão votar nos sem-vergonhas dos outros partidos?

Vem-me o causo quando começo a ver gente entrando na conversa da mídia sobre “golpistas” serem aceitos como apoiadores de Lula.

Quem tem convicção e uma tarefa a cumprir para com seu povo e seu país não pode entrar nesta tolice udenista.

Não estamos tratando de superfluidades ou discutindo ideologias e “moral”, mas o que vai ser do nosso país e do nosso povo. Se teremos eleições livres ou um simulacro de votação entre os que a elite “permite” concorrer.

Não estamos no Reino da Quinta Essência, para ter discussões etéreas, a  procurar o elemento “perfeito”  que que os gregos acreditavam  existir somente   no plano cósmico ou não-terrestre.

Queremos que nosso país seja aniquilado como vem sendo? Queremos ver vendidos os últimos restos de nosso patrimônio, que se conclua a entrega de nosso petróleo, que se acabe com a educação, com a saúde, com a assistência social, já tão precárias, com esta insanidade de “corte, corte, corte”? Queremos que as pessoas pobres tenham de voltar a comer calango na seca nordestina?

Acolho a advertência pessimista do velho mestre Nílson Lage, no Facebook:

Logo, logo, quando não houver mais Brasil, só burguesia, polícia e cobradores de impostos, algo não muda: os negros culparão os brancos, as mulheres culparão os homens, os homos culparão os héteros, os intelectuais culparão o passado, os cristãos culparão animistas e muçulmanos, os hipócritas culparão seus defeitos nos outros, os sóbrios culparão as cervejarias e os traficantes, os veganos culparão os onívoros, os de humanas culparão os de exatas, os do Sul culparão os do Nordeste e eles todos culparão os bacharéis, os militares, os políticos, a corrupção, o nu frontal e o calor dos trópicos.
No entanto, isso tudo se passa no palco do circo, é a sombra da vida real projetada no fundo da caverna.
O que há, realmente – o que se deve considerar para uma ação política prioritária – é o estado-de-arte da luta de classes pelo poder e riqueza: estamos na etapa em que a classe dominante (ou o estamento dela que controla os aparelhos de estado) aliena o país para manter privilégios e acha uma graça danada quando os idiotas que deveriam zelar pelo bem comum brigam entre si acompanhando a disputa dos palhaços e a batalha das sombras.

Não estou interessado num concurso de virtudes ou numa multidão de ovelhas bem branquinhas – como é, aliás, o sonho dos fascistas.

Hoje, lê-se nos jornais a confissão de George Bush, pai, o ex-presidente republicano: votou em Hillary Clinton para evitar Trump, a quem chama de fanfarrão.

Alguém pode se chamar “de esquerda” ou “progressista” se não consegue ser capaz de um gesto como o de Bush, reconhecidamente um homem em que a inteligência nunca foi a maior virtude?

 

 
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

39 respostas

  1. De novo essa conversa chata? Se Lula não puder ser candidato, é por causa da Lei. Ele é um cidadão comum, como eu, como você, Fernando. Está sujeito às mesmas leis, não é um cidadão especial. Tolo é quem se empolga com pesquisa com seu nome inserido.

    1. Caro Alisson, você não leu esta parte: “Quem tem convicção e uma tarefa a cumprir para com seu povo e seu país não pode entrar nesta tolice udenista”.

      Lula não é um cidadão comum, mas alguém que tem uma missão, um escolhido para quem essas bobagens de lei são apenas “tolice udenista”. Ele pode se aliar até ao Coisa-Ruim. E, claro, também pode ter sítio em nome de laranja, consultoria esportiva fajuta em nome do filho e milhares de outras coisas que horrorizam os udenistas. E não é só ele, é toda a extrema-esquerda. Essa gente pode sequestrar, roubar, matar, censurar a imprensa, fazer ditaduras de sessenta anos, quebrar a economia de seus países até faltar papel higiênico e muito mais. Eles são especiais e devem permanecer no poder em qualquer circunstância. Essa é a única lei que eles respeitam. Se você não entender isso nunca vai entendê-los.

      1. Kkkk como é simplista a mentalidade da classe média… Parece que merecem ser meras escadas/Patos… Kkk

        Aliás o ódio contra PT ou quem faça qualquer coisa que minimamente seja contrário à ampliação da desigualdade que o PMDB/PSDB/DEM/PP/PSD/etc estão fazendo atualmente com a cumplicidade da classe média mediana… Faz cegar sobre a corrupção própria ou dos testas de ferro de Poderosos. Esse seu texto poderia inclusive ser direcionado a outros que prefere não enxergar como Aécio, Dória, Maia, Alkimin, FHC, Cunha, Temer, etc que desde seus antepassados fazem muito mais do que vc insurge-se seletivamente!!!

        Seu medo para conservar as estruturas desiguais chega a ser caricato… Kkk

        Segue um texto para reflexão:

        http://www.diariodocentrodomundo.com.br/classe-media-como-capataz-da-elite-por-jesse-souza/

        1. É ódio não, querido! É nojo! Nojo do que o esquerdismo-comunismo-socialismo-lulismo-bolivarianismo representa. Nenhuma nação gerida por um esquerdista vai pra frente. Vocês só sabem sugar as riquezas, nada mais.

      2. Quando o dileto blogueiro fala dos crimes de Lula, fala só do pedalinho, querendo que a gente esqueça os rombos na Petrobras, no BNDES, nos fundos de pensão… Os líderes esquerdistas podem tudo, e nunca será pecado.

    2. Assim como os Tucanos também são cidadãos comuns,mas ai não vem ao caso né?(Mesmo com toda a abundância de provas e evidências de suas falcatruas e maracutaias).

      Quanto ao Lula,não tenho nenhuma simpatia por ele,mas em momento algum eu levei a sério toda essa palhaçada que fizeram e fazem com ele(Que diabos de corrupto é esse que usa o dinheiro proveniente do “maior esquema de corrupção do universo´´ pra comprar pedalinhos,barcos de lata,apartamento e sitio que qualquer cidadão médio pode conseguir sem maiores problemas?)

      Se conduzissem isso com um pingo só de seriedade,eu até poderia acreditar nisso tudo. Mas isso não é sério e tampouco é justiça.

  2. Bom dia a todos,

    umas das eleições que trago na memória é da Aécio Neves, quando esse 1º vezes candidatou-se a governo do estado de Minas. Na época o pleito era entre PSDB(Aécio x Helio Costa) PMDB que por sinal votei no cheirinho, isso eu sendo PT. Logo não é de minha convicção ser de esquerda ou direita e sim Brasil e MG, mas para isso temos que ter pessoas votadas e que amem o lugar que vive.

  3. Gostaria de saber o que une essa excrescência, que é o stf ao fascista Bolsonaro. Se o obtuso moleque de Washington ganhar, os meretríssimos ajudarão a turma do psdb e do Temer a manipular o boneco?

  4. Gostei muito dessa caro(a)Marat.
    Aliás copiei seu comentário pra postar porque nunca li um comentário com tanta sabedoria.

    Gostaria de saber o que une essa excrescência, que é o stf ao fascista Bolsonaro. Se o obtuso moleque de Washington ganhar, os meretríssimos ajudarão a turma do psdb e do Temer a manipular o boneco?

    1. Vdd. A Classe média sempre sendo bucha de canhão e massa de manobra a serviço do grande capital e das ideologias capitalistas. É “aquela que tem raiva dos pobres e inveja dos ricos”! E vivem com dor de pescoço (em francês), ora olhando pra baixo, com desprezo dos menos abastados e ora pra cima, almejando entrar nos quadros da “fina flor da elite” e tirar uma foto na ilha de caras…E nesse movimento oscilatório que se assemelha a uma lagartixa e de um calango, vivem agraciando a grande mídia que é um verdadeiro camaleão sempre a proteger o “boca de jacaré”!

  5. Fernando Brito, leitores e comentaristas:
    O Blog do Nassif, o GGN, está sobre ataque cerrado; impossível entrar.
    Só falta tirar e bloquear os blogs e sites democráticos e livres aqui na net e o golpe não terá mais resistência alguma.

  6. Infelizmente (ou não), contradições começam a aparecer. E que bom que aconteça nesse momento do debate. Ao longo de um ano e meio, foi cultivada uma narrativa contra golpistas, classe média tradicional, Globo e os mercados e pouca autocrítica foi feita. Se haverá flexibilidade com golpistas, que mais será flexibilizado? Haverá intervenção na Globo? O estado continuará gigante, e para financia-lo serão cobrados novos impostos? Quem vai paga-los? O 1% ou a classe média? A inflação e os juros nominais caíram, mas o desemprego continua alto. O estímulo ao emprego pode gerar riscos de retomada da inflação e alta dos juros? Essas não são questões de purismo ou moralismo, mas de alinhamento (ou não) com o discurso praticado depois do golpe. Que bom que a perspectiva de poder nos traga para um terreno mais concreto e real.

  7. O demolidor decreto 1988/17 publicado no feriadão, que permite aos golpistas vender a preço de banana o patrimônio nacional (BB, Caixa,Eletrobras, Petrobras) é a mais importante pauta a possibilitar e exigir que PT, PSOL e todos os parlamentares, militantes, juristas, e nacionalistas de todas as cores e tendências, se unam e lutem juntos contra essa gravíssima ameaça. Política e democracia não se resume a eleição ou voto. Se ameaçados de assalto, com risco de morte, temos o direito de atacar, em legítima defesa. Abaixo o golpe!

    1. E o pior disso tudo é que são empresas de economia mista lucrativas! Ou seja, só vendem o filé! E dessa vez sem argumentos toscos de que estão no vermelho e que dão prejuízo a União, vão vender por que querem e pronto, por que tem um acordo firmado com o tal Walter “mercado”: “Ligue já!”.

      Vamos aguarda o posicionamento dos sindicatos, por que a greve geral da CUT prometida pra Agosto de 2017 até agora é esperada… tic tac tic tac… TRIM TRIM TRIM! Quero ver dia 10!! Quero ver só dia 10!! E ae CUT, Vão arregar?!

    2. Ah, parece que tem “pissoll” na patada do Paulo Lima : o mais novo expert mitômano do pedaço ? Já chegou arrombando a porta, piá. Dê-se o respeito rapaz !

  8. Lula político está a perder de vista do segundo colocado, chega de imbecis, revolucionários covardes na hora do pega para capar e de medíocres, o Brasil precisa dos lúcidos mais que nunca em 2018, e o único caminho para todos que dizem ser brasileiros do sul e não do norte, é Lula, o resto é o atraso e o fracasso, o que deseja a classe dominante alojada em pleno seculo XXI na casa grande, que deve ser destruída para que o Brasil deixe o atraso, deixe de ser colonia e entreposto do Norte, rumo ao futuro a que está destinado, justo, democrático, moderno e soberano.

  9. Galinha cisca pra dentro. Mas critico veementemente o “republicanismo” e a ingenuidade do Luiz Inácio. Suas escolhas para o STF e para a PGR foram péssimas. Até a escolha do vice foi catastrófica, como estamos vendo. Espero que o “Lulinha Paz e Amor” tenha ido com dna. Marisa.

  10. Se o eterno e honrado presidente Lula “perdoar os golpistas”, eu vou de Manuela!
    Grande sacada, PC do B!
    Entenda

    ***

    PCDOB NÃO FECHA COM LULA E LANÇA MANUELA D’ÁVILA À PRESIDÊNCIA EM 2018

    O PCdoB, que apoiou o PT em praticamente todas as eleições presidenciais desde a redemocratização, decidiu lançar candidatura própria à presidência da República, em 2018; o nome escolhido é o da deputada estadual Manuela D’Ávila, a mais votada do Rio Grande do Sul; “Trata-se de uma pré-candidatura que tem como algumas de suas linhas programáticas mais gerais a retomada do crescimento econômico e da industrialização; a defesa e ampliação dos direitos do povo, tão atacados pelo atual governo; a reforma do Estado, de forma a torna-lo mais democrático e capaz de induzir o desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho”, aponta a nota do PCdoB

    05/11/2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/325830/PCdoB-n%C3%A3o-fecha-com-Lula-e-lan%C3%A7a-Manuela-D'%C3%81vila-%C3%A0-presid%C3%AAncia-em-2018.htm

    1. Com esse tipo de esquerda volátil Lula só poderá contar com gente que realmente respeita sua inteligência política. PCdoB queimando filme do único político capaz de levantar esse país. Fundo de poço sem fim.

      1. … Creio que o PT tem que escolher:
        “perdoar os golpistas” ou “perdoar as legítimas defecções”!

        Democrática e respeitosamente,

        1. Caro Messias, o problema é um pouco mais complicado. Sou Lula para o que der e vier. Confio somente nesse homem que considero brilhante e íntegro. Coragem para esse homem raríssimo.

      2. … Mesmo porque perdoar os golpistas [irrecuperáveis] significa dizer:
        ‘golpistas, deem outros golpes quando quiserem e bem desejarem”!

        E a militância de esquerda?
        Comendo poeira como nunca dantes!

      3. O PCdoB nunca queimou, nem queimará o filme de Lula. Você mostra não conhecer sequer nem de política estudantil, e muito menos a maior. Quem chamuscou o PT foi o PSOL, embora, nos grandes enfrentamentos com a direita, toda a esquerda vá junto, como na votação contra a destituição de Dilma. Assim, quase afirmo: Rafael da Silva, respeite o Messias e se dê respeito, piá.

        1. Paulo Lima quem ??? Quem é você para falar nesse tom de CAVALO com alguém que você nem conhece ? Ficou doido é ? Quem é você para achar que tem a última palavra absoluta ? Respeito o Messias e falei com ele, não com você ! Você é o pai ou o avô do Messias ? (ou é o iSKRA?). Vem meter a colher na conversa dos outros de maneira muito mal educada e arrogante e acaba mostrando o quanto é ridiculamente versado em política. Ou é complexo de brucutu ?

    2. existe um tal de “dividir pra governar”,
      funciona mais ou menos assim:
      arruma um entrevero entre os mané, deixa eles se matarem, nós não precisamos nem gastar pólvora.

  11. … É possível o campo democrático, progressista e nacionalista construir uma vitória desprezando alianças [espúrias] com os canalhas golpistas!
    Ainda mais que o eterno e honrado presidente Lula confia no honesto povo trabalhador brasileiro!
    Ou não confia na sapiência e dignidade deste povo?
    Ademais, não esquecer que a direitona nazigolpista está na lama!
    E absolutamente ‘DESmoroLIZADA’!

  12. Gilberto Gil disse, certa vez: “com Deus, vou até para o inferno”. Comigo se dá o mesmo: se Lula estiver no comando, pode ter quem quer que seja ao lado dele: sou Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.