A “nota mil” na redação de Carmem Lúcia, por Gustavo Conde

tiacermem

Gustavo Conde é linguista e professor de redação. Envia-me este texto, que publico tanto por sua dor quanto pelo fato de que alguém, um dia, faça chegar a Cármem Lúcia a redação que ele imagina e que ela incentiva.

“É com muita dor que faço uma redação em forma de paródia-denúncia, estarrecido com a decisão unilateral, apressada e chocante da ministra Cármen Lúcia em não zerar redações que violem direitos humanos no Exame Nacional do Ensino Médio. A sociedade brasileira que já sofre com a violência do Estado não merecia um ato de tamanha violência simbólica do tribunal máximo da república. É o nosso AI-5.

Para um professor que passou anos preparando alunos para respeitar os direitos humanos e que sabe da imensa importância técnica deste critério de correção para a qualidade do debate, do texto e para a construção da cidadania, é humilhante ser obrigado a ver uma decisão dessas em plena e suposta democracia.

O instrumento de zerar a prova de redação que viole direitos humanos não é apenas um critério de correção, como defendeu a ministra em seu texto: é um procedimento de indução do debate público qualificado e cidadão, é uma poderosa ação simbólica que irradia consciência, solidariedade e sentido de liberdade para a sociedade brasileira.

Hoje, posso dizer que me sinto envergonhado diante dessa instituição que atende pelo nome de STF e, sobretudo, por sua presidente. Segue a redação-denúncia. Não é uma leitura leve e peço desculpas por redigir peça tão violenta. Mas, talvez, ela seja importante do ponto de vista pedagógico e histórico, para que esse ato suicida de um tribunal confuso possa ser devidamente combatido em sua verdadeira dimensão imoral. É para chorar e se indignar.

[Nota: do ponto de vista técnico, é uma redação quase perfeita: em norma culta, tema, coerência e coesão, teria a nota máxima ou quase a máxima. Até a proposta também seria “boa”, porque ela está “tecnicamente” organizada. Uma redação, sem o zero da violação dos direitos humanos, praticamente nota mil].

A falácia dos direitos humanos

Autor imaginário, mas menos do que se imagina

‘Desde os primórdios da humanidade, o homem fala em direitos humanos. E sempre que se fala em direitos humanos é para defender bandido. O sujeito rouba, mata e estupra e a sociedade é obrigada a respeitar os direitos humanos dele. Pessoas assim nem podem ser chamadas de pessoas: são subgente. Merecem apodrecer na cadeia, sendo torturadas e humilhadas.

Uma instituição que tem sido exemplar no combate à falácia dos direitos humanos é o STF. Um dos lugares em que mais se mata no mundo são os presídios brasileiros, e a sociedade apoia isso, pois percebe que há uma instituição séria que também apoia. A presidente do STF, a ministra Cármen Lúcia, visitou recentemente os presídios brasileiros, testemunhou as condições precárias e merecidas desses indigentes e, muito acertadamente, nada fez. O STF tem o apoio de toda a sociedade do bem, que quer a morte de todos esses negros assassinos que só oneram o Estado.

Índios, moradores de rua, sem-terra, sem-teto, homossexuais, negros, deficientes, mulheres pseudo vítimas de violência, crianças delinquentes, toda essa população merece o que lhes ocorre nesse preciso momento: a indiferença do Estado, que tem que se preocupar com as pessoas que trabalham, pagam seus impostos e sustentam suas famílias. Mais do que isso: eles merecem a limpeza étnica que os governos estaduais, através de suas polícias, promovem há anos de maneira exemplar, em suas incursões nas periferias.

A sociedade do bem apoia o STF em sua cruzada contra essa mentira que é a defesa dos direitos humanos. Defesa de direitos humanos é defesa de bandido. É preciso que o STF intensifique sua admirável ação em continuar esmagando essa população que não merece viver, seja com sua indiferença, seja no contingenciamento de verbas para o sistema carcerário, seja punindo quem insistir em proteger bandido. A sociedade do bem tem uma inspiração para continuar combatendo as mentiras da defesa dos direitos humanos: o STF e sua presidente, a ministra Cármen Lúcia. Com essa instituição ativa, a sociedade brasileira vai limpar a toda a sujeira humana que ameaça a vida do cidadão de bem.”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

40 respostas

  1. Clap,clap, clap,clap. Espero que a “redação” chegue à Senhora Carmem Lúcia. O mais provável é que ela se indigne com o professor que teve a audácia de criticá-la, mas não se comoverá nem um pouco com os absurdos colocados sobre a falta de uma política efetiva de direitos humanos.

    1. É perigoso que a velha bruxa cole o texto na porta da geladeira de casa, sentindo orgulho por estar inspirando pessoas a pensarem assim, a ironia fugindo completamente sua cabeça.

  2. Perfeito mundo cão Datena !
    O grande professor Jessé Souza deveria ser referência URGENTE para o debate sério e construtivo. Ele propõe uma leitura honesta da nação e suas mazelas de forma lúcida e precisa, sem ser apelativo.

  3. Falar dessa senhora depor contra quem a nomeou para o supremo que de supremo não b tem nada, basta olhar a forma como essa múmia chegou ao STF, para tanto é preciso que aconteça uma revolução francesa no Brasil e que se eleja uma comissão de notáveis e a posteriori um poder de notáveis eleito por eleição direta.

    1. Carlos, concordo plenamente, mas há uma questão de fundo, nossos sans culotes ainda se divertem com o framengo, curíntia, pagode, funk, arrocha, forró, tecno-brega e churrasquinho de gato na laje.

      Quando liberarem a maconha então…

      Fica difícil fazer revolução sem povo.

  4. “Peça violenta”

    Kkkkkkkkkkkkkkkk

    Com certeza o, o Conde nao le os “comentarios” do “brog”!!!

    1. Capiau
      Reitero : venha chupar meu pau !
      Se você não quiser, mande sua mãe ou sua mulherzinha.
      Filho de PUTA CORNO!

    2. Estamos de de olho em vocês ein. Trabalhar até as 6hs, depois ai sim pode pegar a mochilinha e esperar a perua para levar vocês para casa, sim, vocês podem ir comendo a ração do Dória pelo caminho e o moço da perua vai por um video do prof Olavo para vocês. Boa noite, e um bom descanso. Não vão sonhar com o Lula a noite que já sabe, fica com a fralda toda borradinha e amanhã vão levantar todos assadinhos para mais um dia duro de trabalho duro de passar vergonha.
      tic tac tic tac

  5. Alguns temas para a redação: 1) Geopolítica e os Golpes suaves na América 2) Justiça brasileira: “dois pesos e duas medidas” 3) “A pior ditadura é a do judiciário”

  6. Convém lembrar que a ministra foi indicada pelo Presidente Lula !!

    Assim como Barbosão, sem fala na Weber, Fachin, Barroso, Teori….tudo Dilma. Sintetizando, dessa turma ai, só não tem dedo do PT o decano e o GM e o primo do Collor.

    Não há dúvidas que é o pior de todos os tempos. Embora o mais canalha seja o GM, seguido pelo pedante Celso de Melo o resto.

  7. a decisão do stf tá certa. errado foi por essa ‘mulher’ como presidenta do simulacro de tribunal federal!

  8. Nota mil realmente. E o garoto que a escreveu no enem, este teste de comunistas imposto ao povo que trabalha e paga impostos tem que misturar com o populacho, [e um futuro astro do nosso judiciáario.
    Depois do golpe, o caos. Mas não precisava ser tão ruim.

  9. Carmem feliz da vida com o aumento do seu salário que o golpista deu.
    Feliz da vida em ver privilégios garantidos e pobres se ferrando.
    Ee eu fosse fazer ENEM, o stf todo seria personagem e não respeitaria nenhum direito humano.

  10. Essa senhora é de dar dó, ao exibir um permanente semblante de ARROGANCIA. Bem é só lembrar suas declarações, menores, para atingir a nossa INATINGÍVEL Presidenta DILMA.

    Nós brasileiros temos que passar por esse processo de MEDÍOCRIDADE ampla geral e irrestrita.

    A mediocridade se alastra como virória da NOITE interminável!

  11. Nota 10!
    Já estou imaginando as pérolas que serão escritas no ENEM. Teste de estômago para os avaliadores.

  12. De acordo com esta decisão do STF podemos dizer o que quisermos sobre o mesmo STF e não será crime, afinal o que importa é o gramaticalmente correto. Poder-se-ia escrever uma cartilha sobre essa instituição com frases do seguinte teor: O STF é golpista; O STF protege corruptos desde que sejam seus protegidos e da sua corriola partidária; o STF quer, ele mesmo, dizer aos professores o que deve ser ensinado, pois o STF é que sabe sobre todas as coisas; o STF pensa que entende de filosofia, ou melhor, o STF acha que entende de tudo mais que qualquer outro profissional de qualquer outra área de conhecimento. etc

  13. Talvez ela já escreve se assim ou pensas se assim , há época de seu vestibular . E agora como ministra apenas selou o que já vinha de tempos , e foi uma oportunidade única , de uma canetada só . Porque só ?., porque sabia e reconhecia nos seus pares o mesmo raciocínio , o mesmo pensamento . Fazemos parte da equipe de limpeza , esse pessoal jovem tem que aprender cedo a fazê lo .
    Pra que sonhos quando se entra numa universidade , porque pensar em democracia , direitos humanos , se você é um privilegiado . Temos que matar isso na origem . Diz o sim da ministra Carmem Lúcia .

  14. A MINHA REDAÇÃO de HOJE no ENEM-2017…

    “Educassão no brasil pra Surdos, Cegos, Mudos & Beyond”..!

    “Nas minhas mal traçadas linhas “Serei CURTO e GROÇO” ..!!
    A “Educassão no brasil” é COLOÇAL.
    Enquanto ROLA o ROLO (du gorpe), em “Su Paulo” o tucano Alckmin SUCATEIA ESCOLAS: as dos “NORMAIS” ..!!
    Ah,.. SURDOS, CEGOS, MUDOS & BEYOND somos todos nós pois a MERENDA já roubaram e até RAÇÃO já inventaram pra estudantes .. e o POVO nada,.. quieto”:  somos mesmo todos: SURDOS, CEGOS, MUDOS & BEYOND !
    No paraná, até o QUADRO NEGRO virou OPERAÇÃO POLICIAL pois o tucano richa rouba até o GIZ, quanto mais o Quadro Negro !!

    Ah Surdos… Ah Mudos… Ah… Céus !!
    Melhor fechar a “EDUCASSÃO” do brasil pra BALANSSO !
    Q eu vou CONGREGAR, LOUVAR, ORAR, GLORIFICAR,… ALELUIA e GLORIA “pai eterno, tenha piedade de nóis enquanto dá tempo” !!
    ORA ESSA, não tem ESCOLAS nem pros NORMAIS pois o QUADRILHÃO sucateou TUDO em menos de 1 ano… aos diabos com os SURDOS, CEGOS, MUDOS & COXINHAS !!
    VIVA o brasil do FELICIANO, MALAFAYA, RR SOARES, APÓSTOLO Rodrigo Salgado, e ..o..o..o.. CU..CU..Cunha da Missionária SACRILÉIA …pois o SENHOR é o Pastor !!
    JESUS, tende piedade de nós: SURDOS, CEGOS, MUDOS & BEYOND (normais e anormais !).

    1. Kkkkkkkkkkkkkkkmkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Minha já nota é DEZ !
      Viu Vampirona do stf ?

  15. O PT, realmente, indicou muitos do STF. Infelizmente, não foi criado, ainda, um detector de canalhas.
    Mas podemos e devemos lutar por uma reforma do judiciário, urgente. A estrutura legal(?!) vigente dá-lhe um verniz de “divindade”, ainda que com procedimentos de rábulas contratados para servicinhos particulares. Vergonha desses xerifes, vergonha suprema do que deveria ser uma corte. Menos prostituição jurídica, por favor.
    E, presidentE Carmen Lúcia, educar é preparar para a cidadania, para evitarmos que o povo não pense e acatar adeterminaçoes de uma corte necrosada, vil, e individualusta, apenas interessada em aumentos e concessões. Mesmo que o salário minimo diminua!

  16. Quem aperta os botões do controle remoto da muita empalhada mecanizada , presidenta do STF ? E quem manda no apertados de botões ?
    É com “,joy-stick”?

  17. Parabéns, caro professor. Num momento de tamanha depredação dos direitos dos povos, talvez, singularmente, seja necessário retomar a cançao popular que diz que ” enquanto os homens exercwm swus podres poderes” o direito morre à míngua

  18. E o papel do stf não é, sobretudo, defender a Constituição?
    E como deve ser interpretado daqui pra diante o artigo quinto?
    Aquela venda nos olhos da justiça dá nisso.

  19. —–peço desculpas por redigir peça tão violenta—-
    ESSA É A “FRAQUEZA” DA QUAL OS FASCISTAS ,NOS QUE INCLUO O BENTO CARNEIRO (sem maquiagem,menos custo),SE APROVEITAM.
    ACABOU A HORA DA MOLEZA,CHAMEMOS OS FILHOS DA PUTA PELO SEU NOME, VC CARMENCINHA É UM DELES.

  20. Direitos Humanos no Brasil! Onde? Em qual estado da federação? Ora, não sejam tão hipócritas, essa instituição é uma verdadeira aberração e a Ministra está com toda razão. Parabéns, Sra. Carmen Lúcia!

  21. A máxima é a seguintes: vc tem liberdade de expressão desde que pense igual a mim.
    A ministra está certa, Quem a crítica ñ entendeu o cerne da questão. O que deve ser esclarecido é o que os corretores do enem consideram desrespeito aos direitos humanos, usam critérios subjetivos/ideológicos. Toda forma de pensar que ñ se coadune com a visão de mundo da esquerda, com o politicamente correto, levava nota zero de cara. É isso que a justiça está evitando.

  22. Se eu escrever a redação acima, trocando a palavra negro, gay ou mulher pela sigla STF, o Gilmar vai me processar por incitação á violência. Violência contra ele.

    O problema é muito pior do que parece: o fim da impessoalidade da Lei é o fim de todas as Leis.

  23. Na Real so quem tem direito a proteção dos DHumanos e bandido se estão com peninha da situação deles na cadeia leve eles pra sua casa tem que falar mal mesmo dos DHumanos agora o cara vai fazer uma redação elogiando o que não serve pro cidadão de bem so pra não levar um zero ai eu pergunto cade a liberdade de expressão

  24. A vida agora imita a arte, o que a ministra fez, foi só transformar os brasileiros em os 101 dálmatas, e fez o papel de “CRUELA” nos trinques, ficou igualzinha, mas aposto se a grande atriz do filme ganharia aqui tanto para tal papel e seja tão CRUELA.

  25. Proibição do zero sumário nos dá esperança …. É sinal que estamos conseguindo enfraquecer as estratégias da esquerda de impor a dominação cultural proposta pelo cretino do Gramsci ….
    O tal dos direitos humanos virou instrumento de luta da esquerda … Uma farsa nojenta.

  26. Mais claro, direto e objetivo, impossível. Tem muito jornalistas e colunistas de jornal que pensando desta forma , gostariam muito de abrirem seus corações , revelando seus desejos mais secretos, mas falta coragem. Porém deve ter algum membro de determinado movimento defensor de liberdade que deve estar se roendo de inveja, por não ter falado tudo isso primeiro. Quanto analfabetismo !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.