O Rio, tranquiilo, espera a apoteose da Tuiuti

desf

Amigos que estão no desfile das campeãs do Carnaval relatam um clima de tranquilidade.

No Metrô da Praça XI, o mais próximo do Sambódromo, nem mesmo polícia havia, só Guarda Municipal.

Nada perto do apocalipse em que nos descrevem.

O grande “crime” de hoje, por aqui, foram os “sequestros” de funcionários da Light em subúrbios do Rio.

O resgate? Religarem a energia elétrica de quem está sem luz há três dias, desde o temporal, empleno verão, com seu calor e pernilongos.

Fora isso, transita-se livremente pela cidade, salvo pelos lugares onde, há 30 anos, todo mundo sabe que não ser pode “chegar, chegando”.

As fotos de blindados que você verá amanhã, nos jornais, eram para proteger o “Vampirão”na cidade onde não pode andar sem isso.

Volto às notícias da Sapucaí.

Povão, só na pista, porque o preço é salgado, mas nas arquibancadas, há alegria e expectativa.

Todo mundo sabe que vão explodir na hora do desfile  da Paraíso do Tuiuti.

Irônico que a escola que fica ali pertinho do Largo do Pedregulho, sede do lendário Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, volte a ter a voz política que de lá veio há mais de 50 anos.

Definitivamente, o Haiti não é aqui.

Não se precisa do vudu para saber  que o  “Fora Temer” vai fazer um metacanto sobre o belíssimo samba da escola.

Como se o Chico Buarque  estivesse cantando o seu “vai passar/nessa avenida/um samba popular”.

Não tem importância que a Globo, prevenida, não vá passar na TV.

Porque, valha-me outra vez outra vez o Chico, o povo, como os poetas, sabe ver na escuridão.

Quer segurança, sim, mas quer liberdade e justiça.

A intervenção federal começa em samba e vergonha.

Que os que foram escalados para ela o percebam, para que não acabe em drama.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

24 respostas

  1. Rio, Rio, Rio o que fizeram de ti, eles não sabem do teu calor, da tua beleza natural e humana, símbolo civilista dessa América unida já recitada e escrita em todas as línguas, tem nada não o teu Povo valente e trabalhador graças a Deus, saberá sair dessa mais uma vez. Tristeza não tem fim felicidade sim, e o Povo carioca é feliz por natureza.

    1. Tristeza tem fim tbm camarada. tudo passa, o bem e o mal, a tristeza e a felicidade, graças a Deus.

  2. Fernando Brito não me canso de dizer que vc é o melhor!!! Paraiso do Tuiuti a melhor escola de samba da história dos carnavais!!!

  3. Essa fdp da rede esgoto faz o que quer do Brasil há décadas.
    Até quando?
    O desfile ao vivo está na TVT.

  4. Quase sem palavras pra definir a emoção por esse desfile da Paraíso da Tuiuti! Lava Jato da Beija Flor é o cacete! É Lava Alma da Tuiuti!

    1. Uma pena que para um samba tão lindo a Beija Flor tenha optado por um tom tão lavajateiro para o seu desfile.

      1. Beija Flor é globo e globo é beija flor….é só ver quantos títulos a beija flor tem após a globo ter exclusividade nas transmissões….lavagem de grana. braba dos Marinho….na CBF deu ruim por que a FIFA embarcou e o mundo soube….mas no Rio? Eles mandam e desmandam….Tuiuti foi a sentinela da libertação!!!!

    2. Vi o desfile da Beija Flor e não há nada de Lava Jato nele. Quanto à corrupção, que é parte das mazelas apresentadas, está é apresentada inteiramente, sem que a Lava Jato tenha feito nada contra ela. O belo desfile é inicialmente uma homenagem ao livro da Mary Shelley, o Frankenstein (como o monstro, não como o cientista), e depois disso há uma interpretação de que o Brasil atual é um Frankenstein. E assim como aquele foi construído com partes de corpos de bandidos, o Brasil atual está sendo feito de pedaços de maldades, como racismo, feminicídio, homofobia, ódio de classe, etc.. Esta é a verdadeira temática do desfile, embora não seja muito compreensível, e só venha a ser revelada quando os pedaços de mazelas de um carro alegórico se juntam para formar a cabeça do monstro. Há um único carro alegórico que simboliza a corrupção, na forma que dizem ser a de um prédio da Petrobras (mas não parece), cercado de ratos e empreiteiros corruptores. No mais, é uma absoluta confusão de desinformação que é uma cópia fiel da confusão da cabeça do brasileiro médio, que sofre e não sabe a origem de seu sofrimento, e que confunde pagamento de INSS com pagamento de imposto, como foi feito em uma alegoria. A equivocada visão patrimonialista da nossa história vem de uma ala que tenta mostrar que nossos pecados derivam de uma natureza supostamente perversa que veio como herança de Portugal. Como é muito comum a salada e o samba do crioulo doido nos desfiles, foi um belo desfile este da Beija Flor, co suas fantasias criativas e seu bom samba cadenciado. Mas muito, muito distante da importância do desfile da Tuiuti.

      1. Inclusive, em um dos carros da Beija Flor onde brincantes exibiam livros, um deles abriu um livro e lá estava para todo mundo ver um belo “Fora Temer”. A TV Brasil só mostrou de relance.

    3. Sweet Heart, não fique assim. Você não está conseguindo enxergar o bem que a Lava Jato fez pro nosso país.

      1. Entregaram tudo e mais um pouco pros “Irmãos´´ do Norte. Esse foi o “bem´´ que a lava-jato fez…

        Cínico e hipócrita. Não faz falta nenhuma ao blog, muito pelo contrário. Imbecis como vc só fazem bem quando são devidamente enxotados pra fora daqui.

  5. Acabei de ver o desfile da Tuiti. Pa?ece q houvealguma censura. O presidente da escola disse q a escola é apartidária, o vampirao veio sem a faixa, não vi a ala das carteiras de trabalho como outras alas que retratavam a escravidão atual, não vi os patos.

  6. O que houve? Assisti a TUIUTÍ e… nada dos paneleiros, nem a ala das carteiras de trabalho e o Vampirao com a faixa por dentro e de maneira vertical como se fosse uma gravata. Neste carro as mãos não manipulavam os camisas da CBF.
    Acho que foi enviado um oficial de justi$$a ao sambodromo. E este proibiu e a TV Brasil não comentou nada. Isso sim é um governo canalha, golpista, fdp… mas que sabeleza se proteger. O Brasil acabou. E cada dia, o esquartejam mais e mais.
    Que horror a transmissão. A máfia midiática e patronal não brincam em serviço.
    Nunca mais esse país se erguerá. Nem eleição terá. Até porque, mesmo sem Lula, um indicado ganharia fácil. É o golpe não foi de principiantes. A CIA não brinca em serviço. Tudo acabado.

  7. Censura descarada e desavergonhada. Estamos chegando ao limite, …de que tamanho será? Ja tem espuma no asfalto a espera do vento levantar …..

  8. Fiquei até agora pra ver a Tuiuti que prometia crítica à Porcina do Ministério do Trabalho e nem a faixa presidencial no vampirão. A Tv Brasil censurou as alas que traziam as críticas ao golpe, pulando direto das alas dos serviçais gregos, escravos egípcios, etc pro último carro.
    Uma vergonha a transmissão. Pra quem tava lá deve ter sido a glória porque o público cantou junto e de pé o samba enredo, em muitos momentos sozinho. Também devem ter censurado os comentários do Twitter, porque eram muitos e, de repente, pararam. Mais tarde saberemos o que houve.

  9. Acordaram galera? Pensam que a intervenção é uma piada do temeroso? Quem aqui esta sabendo da campanha de defesa do Lula promovida pelo Rui do PCO? Estão focados na platinada e nos trolls? Enquanto isso a DITADURA se instala descaradamente sem a menor reação daqueles que deveriam estar alertas.
    Midia Ninja mostra o que acontece.
    https://youtu.be/LWcIOekW4Oc

  10. O Vampirão foi censurado. Na última hora foi informado pela escola de que teria de desfilar sem a faixa presidencial. Durante todo o dia, segundo a Mídia Ninja, esteve mesmo ameaçado de não desfilar de qualquer maneira, mas foi liberado nas últimas horas, desde que não levasse a faixa presidencial. Segundo a Mídia Ninja, houve uma pressão direta da Presidência da República através de um pedido de que a escola não permitisse o uso da faixa pelo Vampirão. Ele Vampirão declarou que, com o que estava acontecendo no Rio, estava com receio de se manifestar. Mesmo assim, foi show.

    1. Vá tomar no cu, miliCU (=macaca fêmea) FDP, você e sua cambada de bandidU$$ neofa$$cinazi$$tA$$.

  11. Enquanto isso o famoso helicóptero transportador de droga pesada continua livre no céu anil do nosso Brasil…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.