O suicídio de um país

arofogo

É preciso ser muito otimista – ou ingênuo, se preferir – para não crer que estamos a caminho de uma ainda maior deterioração da já precária ordem econômica mundial.

A esta altura, não é difícil prever que a “guerra comercial” de Donald Trump mais cedo ou mais tarde perderá o apêndice “comercial”.

A “retomada econômica” – aquela que seria imediata, com a “invasão” de investidores estrangeiros logo após a queda do governo do PT, depois passou a ser “lenta, gradual, porém segura” e, afinal, virou um festival de sinais de alerta se acendendo à nossa frente – deu chabu.

Some-se ainda a isso um cenário eleitoral absolutamente anárquico, onde a direita tem vários candidatos, a esquerda, quase nenhum e, ainda assim, o conservadorismo não sabe se e como vencerá.

No entanto, tudo o que se lê e se vê acontecer é um sem fim de ações policiais, provocações do MP e arreganhos do Judiciário.

Será que, diante disso, ficaremos diante de afirmações de “purismo” eleitoral – de uns e de outros – e deixaremos de compreender que estão dadas, como poucas vezes, as condições de enfrentar uma direita dividida em um país onde teve toda a liberdade de agir e só colheu fracassos?

Verdade que processos políticos exigem maturação. Não tenho a menor dúvida de que, neste momento, Lula está atento a isso. Decisões e adesões de afogadilho nunca são bom caminho. Muito menos as fundadas em simpatias ou antipatias pessoais.

Será preciso que se perceba a inviabilidade de qualquer projeto excludente.

Que se veja, com clareza, que o Brasil, como nação, está morrendo e que não se pode, diante deste risco, também ser suicida.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

51 respostas

    1. A esquerda não precisa de suicídios, ela foi afastada de qualquer possibilidade de poder pelo golpe de 2016. A única maneira de tentar reverter isso será insistir em Lula porque ele é o único cacife eleitoral sério que nos resta. A direita pode estar dividida, como de fato está, ao menos em aparências, mas na hora certa saberá mais uma vez reunir suas forças poderosas do MP, Judiciário, TSE, STF e mídia para mais um round de massacre de marketing, lavajatismo explícito e ações judiciais. Outros candidatos não terão a menor chance. No momento, afastar Lula e declarar adesão a outro candidato será, aí sim, suicídio eleitoral completo.

      1. Entrevista Flávio Dino– no PH.
        Momento de reflexão.
        Purismo eleitoral…
        Não acho que as coisas se resolvam via eleitoral , mas no momento é a pauta .

      2. Não faz nenhum sentido culpar Lula, vítima permanente do GOLPE, por uma tese de suicídio.
        Suicídio, no meu entendimento, e falta de respeito é forçar a barra por um espólio ou herança de quem ainda não morreu. Muito pelo contrário, está mais vivo do que nunca.
        Isso, entretanto, não implica a não legitimidade da candidatura de Ciro. São estratégias paralelas, que tem de ser respeitadas igualmente.
        Do mesmo modo que respeitamos a legitimidade da candidatura Ciro/PDT, que respeitem a estratégia Lula/PT de seguir firme em sua luta contra o GOLPE permanente.

        1. Para ser sincera, estou extremamente decepcionada com o Fernando Brito por esse texto e outros similares. Quero crer que seja uma tese defendida de boa fé, é claro, mas não consigo compreender essa pressão sobre o PT para aderir a Ciro, custe o que custar. Ninguém sairá ganhando com isso, nem o País, nem a democracia, nem os trabalhadores brasileiros, nem as esquerdas. Ninguém a não ser aqueles que tem interesses diretos ou indiretos em levar o Ciro para o segundo turno na marra.

          Vamos supor a hipótese desvairada de que Ciro, tendo um Haddad de vice, conseguisse ter mais votos do que a direitona. E daí? já esquecemos que estamos vivendo em pleno golpe? Se não deixaram Dilma governar, alguém imagina que a gangue golpista, com as Forças Armadas, a Globo e o MPF em sua retaguarda, permitirá que um governo desses siga em frente? Depois de tanta luta e de tantas decepções com acordos e conciliações, vamos finalmente nos imolar no altar do sacrifício do Ciro?

        2. eu respeito e até sou mais lulista que cirista. Mas minha dúvida é: como essa estratégia vai funcionar? Esse judiciário todo comprado pela mídia, o STF e seus ministros absurdos, e Lula ainda crescendo nas pesquisas, como você acha que a direita vai deixar Lula disputar a eleição? Vai vir um exército da ONU ou do Nobel da Paz aqui libertar o Lula? Meu apoio a Ciro é que já pegaram o Lula e parte do povo brasileiro, enquanto não tentarmos voltar ao poder, eles vão terminar de rapinar o povo e Lula vai morrer na cadeia. Nossa única chance (para o povo e para Lula) é ganhar as eleições.
          Gritamos que não ia ter golpe, e teve. Gritamos fora Temer, e ele continuou. Gritamos Lula Livre, e ele foi preso. Até quando ficaremos gritando contra essas forças e tomando pau? Se Lula continuasse gritando contra o mercado eternamente ele não teria sido eleito em 2002 e não viveríamos uma fase como vivemos! Ele recuou em algumas visões em prol de um Brasil melhor. Por que o PT não pode fazer o mesmo?

    2. Tudo o que os golpistas gostariam é que Lula desistisse da candidatura e a esquerda topasse docilmente participar da farsa eleitoral com o objetivo de legitimar o golpe através da vitória de um candidato dos golpistas fruto da manipulação do processo todo. O próprio Lula já disse que eles não deram o golpe para devolver o poder dois anos depois. “Eles” não aceitaram a vitória anunciada de Lula e nem aceitariam a vitória de qualquer candidato que colocasse em risco a “ponte para o futuro”. A candidatura Lula forçou o judiciário a se expor e levou o mundo a tomar conhecimento de que o brazil está vivendo no estado de exceção. SE ele tivesse desistido, a esquerda apenas se prestaria a legitimar a fraude.

      1. o que os golpistas mais querem é que a esquerda não dispute eleição. Ou dispute pra não ganhar. Depois do absurdo das reformas trabalhistas e pec da morte, da roubalheira a céu aberto, da venda de todo o patrimônio, ele só ganham a eleição se a esquerda desistir.

    3. A esquerda tem que focar em fazer maioria total no congresso. Ganhando maioria la terá de fato o poder de governar as pautas do país, fazer leis e anular as leis que quiser! Pode ser apoiando Ciro ou outro pra presidente, isso não importa. Já temos consciência que o presidente sozinho sem maioria não consegue fazer nada e ainda por cima é derrubado por golpes no congresso. Eu quero é ver uma esquerda comandar o congresso e fazer leis pra acabar com todo mecanismo corrupto golpista entreguista do sistema financeiro, dos meios de comunicação, do judiciário das empresas estratégicas como Embraer, Petrobras, Eletrobras e outras sendo roubadas e dadas de graça para os gringos! Quero ver o fim disso.
      O que importa é vencer a direita, os golpistas fascistas no congresso e extirpar aquelas bancadas da bala do boi e da bíblia de lá. Fazendo a maior bancada será a hora de acabar com leis golpistas de delações, de ficha limpa, e enquadrar com leis o judiciário, acabar com as mordomias e o emprego vitalício de juízes , delegados ,procuradores e colocar na cadeia os agentes de estado juízes ,procuradores, delegados traidores da pátria criminosos da farsa jato.

    4. Vocês são ingênuos de acreditar que a direita vai entregar o poder a um candidato que cumpra a agenda da esquerda. Vocês estão legitimando o golpe. Ciro é o poste da direita.

  1. A longo prazo, para termos uma nação soberana, independente e com menos injustiça social, é imprescindível a participação maciça e consciente do povo, assim:
    ABRA O LINK:
    https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/376383689185712
    Para que possamos implantar um projeto de educação básica que garantirá com solidez a transformação do Brasil; assim:
    ABRA O LINK:
    https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004
    Organizar é preciso!

    1. Só teremos uma nação soberana e independente com derramamento de sangue. Infelizmente a história do Brasil precisa ser dividida em duas partes: antes e depois da guerra civil.

  2. Por falar em suícidio:

    O almirante Othon foi sentenciado a 47 anos de prisão. Segundo o jurista Afrânio Jardim em entrevista, ele achou isso estranho, pois equivale a quase quatro homicídios.

    Perguntando a minha esposa, que é advogada (mas não criminalista) perguntei o porquê de pena tão alta. Ela especulou que poderia ser porque ele reincidiu no crime várias vezes.

    A ser verdade tal premissa, é estarrecedor constatar que doleiros (que incorreram no crime de lavagem de dinheiro, sonegação, etc) inúmeras vezes para seus clientes, sejam beneficiados por delações premiadas pegando penas levíssimas. Muitos já estão em casa.

    Enquanto isso, quem recorreu aos serviços de um doleiro, ainda que uma única vez – pega pena draconiana. Embora tenham sido beneficiários de um crime, tiveram um agente facilitador (os doleiros) para ter sua demanda de crime atendida.

    Há algo de muito errado nisso.

    1. Marechal Othon foi preso muito mais por ser o maior cérebro do programa nuclear brasileiro do que por qq crime que tenha cometido. Lembrando que os segredos que detinha com certeza valiam uma fortuna incalculável, que não tenho condições de dizer se os “crimes” que ele cometeu o levaram a possuir. De modo que na minha visão a mensagem é clara como a luz do sol: Latino americanos, sobretudo brasileiros, não ousem; serão esmagados. E ninguém duvide. Estamos sendo.

      1. Cristina, até parece que um cientista detentor de conhecimento cobiçado por vários países se venderia pela ninharia de que o acusam…

        1. Precisamente o que eu penso. Os responsáveis por tudo o que está acontecendo no país podem estar rindo hj, mas espero que um dia paguem. É vergonha demais para uma fase só.

      2. Sem analisar, é incontroverso que o Bretas deve mais explicações que o Almirante Othon. A diferença é que ele, o Bretas é que está a serviço do Deep State que quer o nosso heroico Almirante fora do jogo da política nuclear mundial. Acusam-no de angariar 4 milhões por meio de empresas de consultoria, em quatro anos, que ele poderia ganhar por dia se concordasse em vender os segredos do sistema de centrifugação de urânio que desenvolveu NO BRASIL e patenteou aqui.

      3. Há 90 anos morreu um padre porto alegre que foi pioneiro na “ciência da telecomunicação, tendo desenvolvido uma série de pesquisas e experimentos que o colocam como um dos primeiros a conseguir a transmissão de som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas, o que daria origem ao telefone e ao rádio, senão o primeiro de todos”…
        Até o ano de 2013 nunca tinha ouvido falar nesse conterrâneo. Por quê? Por que temos uma elite traidora que cospe em todos nós e em nossos talentosos irmãos. Para eles, nem Lula, nem Othon, nem Nicolelis, nem Darcy, nem Prestes, nem Milton Santos, nem Pelé, nem eu, nem minha neta e etc… Ninguém, ninguém do Brasil presta. ninguém. E nós sustentando esses desgraçados…

    2. Montou Ultra-centrífuga com equipamentos indispensáveis do mercado “paralelo”. Era isso ou nada.

  3. O Brasil não está apenas morrendo, ele está sendo assassinado. E seus assassinos não vão entregar o poder a um candidato que cumpra a agenda da esquerda. Acreditar nisso é que é ingenuidade. Ciro é o poste da direita, não vai desfazer o que temer fez. É um candidato de composição que já está sendo construída nos bastidores.

    1. Exatamente. Eu confesso que ando indignada com essa insistência suspeita de alguns políticos e jornalistas “progressistas” em defender a candidatura do Ciro. Ele não tem chance alguma, vai tentar elevar seu potencial de votos junto aos eleitores de Lula mas sem conseguir. Lula não transfere votos para Ciro nem que queira, será possível que não se compreenda isso? E se conseguisse, em hipótese muito remota, o golpe derrubaria qualquer chance de governabilidade de uma chapa Ciro/PT que tivesse um programa minimamente social. Já está parecendo um jogo de má fé e não de falta de compreensão do que de fato acontece no país. Essas eleições são de resistência, o PT precisa sim marcar posição para não perecer afogado junto ao Ciro Está em jogo muito mais do que um improvável segundo turno ou, menos ainda, de uma vitória. No momento, o grande risco da centro-esquerda é o de legitimar a fraude eleitoral perpetrada pelo golpe.

      1. Tá rolando jabá pra Quinta Coluna. Primeira fraude é inviabilizar Lula, segunda será na apuração, como em Honduras e Paraguai.

        1. Eu não sei se está rolando jabá ou outras coisas e não me interessa. Vou deixar de acompanhar estes blogs porque não aguento mais a campanhazinha nojenta dos que preferem abandonar Lula e embarcar alegremente na campanha de Ciro. É demais para o meu estômago. Prefiro ler o noticiário internacional e ouvir o pessoal mais sério da esquerda do que aturar petistas e pedetistas loucos pra esquecer o golpe e rifar Lula.

  4. A pergunta é se a grande mídia conseguirá dar continuidade a tantas mentiras uma vez que o povo começa a sair da Matrix global. Consciências começam a despertar para a grande farsa do neoliberalismo excludente.

    1. “ENTREVISTA COM PAULO NOGUEIRA BATISTA JR.” , na TV 247 pelo Youtube, também informa isso.

  5. A GALERIA DOS HIPÓCRITAS VAI BOMBAR

    “Avaliação de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que acompanham ainda de longe os desdobramentos da “Câmbio, Desligo” é que a operação tem potencial para superar o barulho causado pela Lava Jato na política e no empresariado. …pelo histórico dos presos, eventuais delações poderiam não ser somente referentes a empreiteiros e parlamentares, mas atingindo também operadores do sistema financeiro e integrantes da elite em geral.”

    http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7409859/ministros-stf-avaliam-que-nova-operacao-pode-causar-ainda-mais

  6. A esquerda tem que focar em fazer maioria total no congresso. Cadê a lista dos nomes dos candidatos de esquerda para os cargos de deputados e senadores sendo divulgadas em massa para a população votar?
    Ganhando maioria total para as 2 casas no congresso a esquerda terá de fato o poder de governar as pautas do país, fazer leis e anular as leis que quiser! Pode ser apoiando Ciro ou outro pra presidente, isso não importa. Já temos consciência que o presidente sozinho sem maioria não consegue fazer nada e ainda por cima é derrubado por golpes no congresso. Eu quero é ver uma esquerda comandar o congresso e fazer leis pra acabar com todo mecanismo corrupto golpista entreguista do sistema financeiro, dos meios de comunicação, do judiciário das empresas estratégicas como Embraer, Petrobras, Eletrobras e outras sendo roubadas e dadas de graça para os gringos! Quero ver o fim disso.
    O que importa é vencer a direita, os golpistas fascistas no congresso e extirpar aquelas bancadas da bala do boi e da bíblia de lá. Fazendo a maior bancada será a hora de acabar com leis golpistas de delações, de ficha limpa, e reformar o judiciário, o CNJ abrindo a caixa preta, fechando o golpista corrupto falido e entreguista STF e MPF, criando um tribunal constitucional e enquadrar com leis o judiciário, acabar com as mordomias e o emprego vitalício de juízes , delegados ,procuradores e colocar na cadeia os agentes de estado juízes ,procuradores, delegados traidores da pátria criminosos da farsa jato.

  7. Lula até o fim, quem escolheu colocar o país no precipício não foi a esquerda, sem Lula a democracia será destroçada seja quem for o candidato, recuar é matar em vida a única esperança desse país de se reconstruir.

  8. Ciro só se tornará opção quando começar a ser execrado execrad pelo coluio midiático-juducial.
    Aí o lado de cá o defende.
    Ou seja, quando ele for uma opção para a esquerda.
    Mas enquanto se portar como plano B do establishment, sem chance.

  9. É importante senão crucial que tenhamos um Governo de esquerda que mantenha o BRICS como meta,pois a guerra Geopolitica travada entre Ocidente e Eurasia é luta para que não haja mais desenvolvimento no terceiro Mundo:#LULALIVRE

  10. Juro que queria tambem entender a insistência em Ciro. Por acaso eles acham que é melhor o povo referendar o outro golpe? Pois penso assim…… Impeachment golpe através dos votos dos deputados e senadores. Referendar que eleição pode ser Lula e transferir os votos dele para Ciro e dar o golpe de mestre com os votos do povo. To fora

  11. Os caras escrevem de um jeito que parece que foi a direita que ganhou as últimas 4 eleições e em 2016 tomou um golpe.
    Esse golpe foi ridículo e asqueroso, e os derrotados nas últimas eleições fazem um governo igualmente asqueroso e ridículo, nem os Coxas – doentes mentais – têm coragem de defender qualquer um dos golpistas.
    Tem a Janaína “a louca”, o Aécio “Mineirinho”, temos as imagens da noite do Impeachment, as imagens dos doentes mentais nas micaretas dos Coxas, temos a não reforma do Triplex, os holerites dos concursados fura teto, tem o Tacla Duran, Paulo Preto, um monte de doleiros… temos um material extenso que retrata muito bem esse golpe e os seus apoiadores.
    Se alguém terá problemas para vencer essa e todas as próximas eleições é a direita.

  12. Dizer que a esquerda não tem quase candidato é um pouco de exagero. Só um dos candidato, Luis Inácio Lula da Silva, as pesquisas indicam ter cerca de 30% do eleitorado. Será que Lula foi excluído do campo da esquerda? Realmente os tempos estão muito estranhos, é verdade. De uma hora para outra estamos vendo, que não apenas os golpistas não querem Lula na disputa, em outubro, No campo dos que se dizem da esquerda, começa a pipocar posições, com os argumentos sem a mínima consistência fática, ou política para sugerir ao ao PT e seus apoiadores para examinarem melhor a candidatura Lula, partirmos para uma alternativa (sempre escolhem Ciro Gomes) porque os golpistas não permitirão que volte à Presidência. Lembramos, que é assim desde o fim de seu segundo mandato, ao final de 2010. Lembramos ainda mais: Lula está preso pela ditadura, sem provas e sem base nas Leis e na Constituição, desde o mês passado; A esquerda, que não o quer na Presidência fazendo coro com os do golpe, deseja que o Lula e o PT larguem tudo que conquistaram para voltar ao poder, e passem a apoiar Ciro Gomes, Por que abandonar um pleito que está liderando e por que Ciro Gomes. não apresentam argumentos, que não sejam ilações, principalmente com base nas ameaças dos golpistas, desejos de quem não tem os votos, tempo de televisão, nem a possibilidade de tê-los, a não ser com apoio de Lula e do PT. E isto ainda antes do primeiro turno. Quanto à economia, que se deteriora desde 2013, ainda com Dilma, Joaquim Levy à frente, dificilmente terá solução com neoliberalismo, entreguismo e desatendimento do povo e suas necessidades. A solução desses problemas, esse tipo de conjuntura, de todos que se apresenta, para enfrentar, nenhum igual ou parecido a Lula. Lula livre e Lula, lá!

  13. …Ciro nunquinha, e se não for alguem do pt tanto faz porque seria alguem controlável pelo sistema golpista simples assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.