Os dois golpes de 2018. Por Mauro Santayana

gul

De Mauro Santayana, na Revista do Brasil e em seu blog:

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) anunciou o dia 24 de janeiro como data para a apresentação do resultado do julgamento dos recursos impetrados pela defesa de Lula contra a sua condenação no caso do tríplex do Guarujá. Lula foi condenado, kafkianamente, por ter supostamente “recebido” R$ 3,7 milhões na forma de um apartamento que nunca foi dele – a propriedade está em nome de um fundo gerido pela Caixa Econômica Federal – e de obras nesse apartamento. Segundo seus acusadores, seriam “recursos oriundos” de propinas da Petrobras, quando todo mundo sabe, incluídos os funcionários da empresa, que ele nunca se envolveu diretamente com a gestão da companhia.

Em qualquer lugar do planeta, ninguém poderia ser condenado por ter recebido algo que nunca foi seu.

No país arbitrário, hipócrita e surreal em que estamos vivendo, com o descarado uso político da “justiça” por grupelhos partidários de juízes de primeira instância e procuradores do Ministério Público, isso não é apenas possível, como a parte mais poderosa da mídia endossa e aplaude tal absurdo como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Apenas para efeito de comparação, a mesma “justiça” que se adianta para condenar Lula em segunda instância, no tempo recorde de seis meses, com objetivo de impedir que ele concorra à presidência da República, em uma eleição em que é franco favorito, levou 12 anos para julgar um ex-governador tucano – Eduardo Azeredo, também ex-presidente do PSDB – em primeira instância e mais dois para julgá-lo na segunda, sem confirmar sua prisão e reduzindo, no final, a sua pena.

Mas para uma imprensa que se diz isenta e afirma defender o direito e a liberdade, isso também não vem ao caso e é a coisa mais comum do mundo.

Tivessem um mínimo de pudor, aqueles que querem condenar Lula esperariam outro, entre os muitos processos que estão sendo movidos contra ele, que tivesse um mínimo de provas ou verossimilhança.

Mas isso exigiria, diante de seu constante crescimento nas pesquisas, um precioso tempo.

A mesma justiça que quer homologar a condenação de Lula em tempo recorde, nega à sua defesa o acesso a supostas provas contra ele.

Mas para certa imprensa que se diz isenta e afirma defender o direito e a liberdade, isso também não vem ao caso e é merecedor, apenas, de se fazer cara de paisagem e também a coisa mais banal do mundo.

O povo brasileiro tem o direito de escolher, sem interferência de quem quer que seja, o candidato – qualquer que seja ele – que mais lhe aprouver nas próximas eleições. E de ver subir a rampa do Palácio do Planalto aquele que tiver mais votos.

Há dois golpes em andamento para 2018.

O primeiro, já anunciado, será dado, diante do mundo inteiro, no dia 24 de janeiro: impedir – com uma condenação furada, feita com base em delação premiada e em uma armação jurídica – que o principal candidato concorra às eleições. Isso equivale a um golpe de Estado aqui como em qualquer lugar do globo. É interferir descarada e diretamente na história de um país que conta com a quinta população e o quinto maior território do planeta, como se isso aqui fosse uma República de Banana. (Ou melhor dizendo, alô, alô, sociedade civil organizada; alô, alô, defensores do Estado de Direito e da Democracia: de “bananas”.)

Uma coisa leva à outra.

O segundo golpe – depois não adianta dizer que a cigana não avisou – também já está sobejamente anunciado.

Ele também é filho torto da “justiça” e tão hediondo e temerário quanto o primeiro. E equivalerá a promover, historicamente, a deliberada, assumida e desavergonhada entrega do país ao fascismo, pela “justiça” brasileira – tente-se ou não tapar o sol com a peneira, caso se confirme a decisão já claramente sinalizada por juízes, desembargadores, e até mesmo ministros da Suprema Corte.

E não me venham disfarçar ou mascarar isso com especulações fantasiosas ou a edificação de improváveis e imponderáveis, oníricas, quimeras eleitorais – no dia 30 de outubro de 2018.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

33 respostas

  1. Incrível! O seu Santayana não sabe que existem laranjas e acredita que o Lula não tinha nada a ver com a administração da Petrobras. Quanta pureza. E pensar que ele era funcionário da Rádio Havana, um agente de desinformação da ditadura cubana. Ah, essas ditaduras ingênuas, não sei como conseguem durar 60 anos.

    1. ja falei, este pessoal da esquerda, tentando difamar o aecio, o fhc, o serra, o alckimim é uma vergonha, aécio coitado ja era pra ser presidente do brasil, homem de tradição, serra um verdadeiro politico, fhc o principe, e tem o paulo francis, que falou besteira em 2006 falando que os diretores da petrobras tinham conta na suiça, ainda bem que temos o temer governando e acabando com este negocio de pobre misturar com rico, e agora aparece um bandido da odebrecht falando que em 2002 deu 52 milhoes ao serra inclusive em dinheiro vivo e em conta na suiça, da pra acreditar???

    2. Pior é que não tinha mesmo. E é fato comprovado que Lula nada tinha a ver com a administração da Petrobras, inclusive sendo isto confirmado por auditorias independentes como a KPMG, obedecendo a investigação requisitada pelo próprio juiz Moro. https://veja.abril.com.br/blog/radar/auditoria-nao-encontra-atos-ilicitos-de-lula-na-petrobras-2/. Se laranjas existissem, teriam sido nomeados e presos. Não há nada contra Lula e você sabe disso. Mas mesmo assim você tenta mistificar despudoradamente. Você não tem ideia do mal que está fazendo ao país. Ou talvez tenha.

      1. Não elogie esse pelego. O impacto de um imbecil como esse é desesperador, mas ele é só consequência da cultura apolítica que se cultiva desde sempre no Brasil dos golpes. Desornesto, coitado, é vítima imbecil do sistema que só isso sabe produzir.

      2. Lula é O CARA! O cara que ergueu o Brasil! Por isso a perseguição judicial, a serviço da embaixada ianque! Eles não querem competidores, querem serviçais.

    3. Ernesto: você é o retrato deprimente e deste país, que empresta seu orifícios para que se coloque toda sujeira que enlameia esse país. Mauro Santayana é um dos mais respeitados jornalistas do Brasil. Você deveria ser castrado para não corresmos o risco de encher o país de idiotas como você. Vá trabalhar e provar que presta para alguma coisa. Você é como farinha ao vento: não dá liga. Só espalha. Passar bem: o inferno e o abismo é o limite para você. Arre: muito despedício para seus poucos neurônios a serviço de 30 moedas de chumbo.

    4. Arnestinha

      Você tenta ser engraçada, mas seu senso de humor é uma bosta!
      Você escorrega do assunto covardemente, só ilações.
      Mostre essas provas pro Moro SALAFRÁRIO. Ele iria adorar !
      Não dá para discutir com você, cadelinha vadia!
      Prepare-se para a repetição dos meus comentários sobre você.
      Não peça ARREGO !
      Vagabunda !
      Otária !

    5. Arnestinha

      Segura o rabo nega !
      Pare de escrever MERDA !
      Você é um BOSTA !
      Você e seus argumentos são risíveis.
      Otária !
      Vagabunda !

    6. Você é um tonto. Das duas, uma: ou você frequenta blog de esquerda por masoquismo ou está recebendo pra isso. Vá à merda, otário! Veste uma camiseta da CBF e enfia o cabo da panela no rabo.

    7. gauchinha filha da puta,vá costurar teus vestidinhos fashion copiados da Donna.Política é para seres com capacidade cognitiva,vc é só um verme alimentado pelo antas-agonizam.
      .

    8. Cadê os laranjas no fundo da Caixa? Cadê os traços que ligam os laranjas ao Presidente Lula?

    9. Cadê o dinheiro, ô inteligência rara? Cadê as viagens e hotéis de luxos e compras em lojas caras, aulas de tênis… Ô, inteligência rara…

    10. Que Asnéstico mais asno.
      Que, pela grave ofensa, perdoem-me os asnos por comparar a eles um “coisa” tão imprestável quanto você!
      Vamos recuperar o Brasil, Asnéstico, agora ou em outubro.
      E, em outubro, de uma forma ou de outra, vamos votar com as forças progressistas, com Lula.
      Abaixo o fascismo.

  2. Bom dia,

    MP, MPF e assim vai tá pouco se fodendo com o povo! Aqui só guilhotina para todos até a sexta geração…

  3. Nada explica melhor o que foi o golpe e quem é o responsável por ele.
    Há dois anos o stf negou a Dilma o direito de indicar o Lula ministro.
    Hoje, ele, stf, é chamado para dar posse a cristiane brasil; para supremamente quebrar o galho do entrevero roberto jeferson versus temer. O temer “pediu” que ela, cristiane, renunciasse a indicação, e ela disse “não!”.
    Aí o temer aciona o stf.
    Precisa desenhar?
    Solução: decretar a anulação do golpe ao país e a Dilma, pedir desculpa, anistiar todos os político e renunciar coletivamente. E invalidar os extraordinários salários dos juizes. Não há outra coisa a fazer. Enquanto é tempo.

  4. Nada explica melhor o que foi o golpe e quem é o responsável por ele.
    Há dois anos o stf negou a Dilma o direito de indicar o Lula ministro.
    Hoje ele é chamado para dar posse a cristiane brasil; para supremamente quebrar o galho do entrevero roberto jeferson versus temer. O temer “pediu” que ele renunciasse a indicação, e ela, cristiane, disse “não”.
    Aí o temer aciona o stf. Será que vai para o plenário?
    Precisa desenhar?
    Solução: decretar a anulação do golpe ao país e a Dilma, pedir desculpa, anistiar todos os político e renunciar coletivamente. E invalidar os extraordinários salários dos juizes. Não há outra coisa a fazer. Enquanto é tempo.

  5. ERNESTO SEM CÉREBRO: quem são os laranjas do Lula e quais bens estão nos nomes deles? Seu problema é burrice ou canalhice?

  6. Santayana grita e adverte sobre o momento crucial para evitar o inferno. Quantos de fato entendem ou se importam com o grave momento é que é questão difícil para essa pobre nação triturada.

  7. Ernesto corre e vai buscar tua fantasia de Carnaval nega!!!! Aquela com o cabo da panela enfiado no teu butico com os dizeres: SOMOS MILHÕES DE CUNHAS!!!!

  8. “O povo brasileiro tem o direito de escolher, sem interferência de quem quer que seja, o candidato – qualquer que seja ele – que mais lhe aprouver nas próximas eleições. E de ver subir a rampa do Palácio do Planalto aquele que tiver mais votos”.
    JÁ que é assim, que tal termos o Eduardo Cunha, o Geddel, Zé Dirceu, Fernandinho Beira Mar, Vaccari Neto, Sérgio Cabral, Aécio e outros cidadãos desse naipe para concorrer á presidência?? Hein? hein?

  9. Solução final: Vamos matar os Trollers Coxinhas?
    Não precisamos de armas. É só ignorá-los.
    Morte aos trollers já!

  10. ernesto não é uma pessoa, portanto não podemos qualifica-lo com adjetivos destinados a seres-humanos, ernesto representa a desgraça da desinformação total que se abateu sobre o Brasil. Rpresenta a parcela mais abjeta do GOLPE , que não se contenta em roubar, mas que também precisa destruir a nação, destruir qualquer esperança, qualquer saída possível, seja pela via pacífica ou não.

    ernesto não é humano, trata-se apenas de um robot rpogramado para disseminar mentiras, ódio, protofascismo e todos seus subprodutos.

    Ler o que o robot escreve nos robotiza também, passemos ao largo e ele ficará reduzido ao vira-lata que ao passar um pneu corre latindo desesperadamente contra o que jamais poderá atingir, sendo o contrário, entretanto, bastante plausível e até provável.

    1. Tai o grande ex amigo do ernesto. Bufão cafajeste você é muito pior que o Ernesto, este pelo menos não pretende ser o que não é. MAL AMADO feio bufão. VAZA.

  11. Uma novela que ninguém jamais assistira na Globo, certamente teria o titulo de “Deus salve o rei dos votos do Brasil” o nosso, para desespero da coxinhada e das elites, Luis Inácio Lula da Silva. Mas o rei do golpismo brasileiro foi salvo graças a um acordão de bastidores já relatado aqui mesmo no tijolaço. Viva A Globo e suas negociatas cretinas.

  12. É incrível como nosso país está em decadência! Uma oportunidade imensa de surgir um partido novo, com gente nova, e ficam falando em Lula, Aécio, Dilma, Luciano Hulck, Alckmin, Bolsonaro! O povo tem que varrer essa corja que já demonstrou que só sabem afundar o país ou falar besteira!…. O pior, é que mesmo anulando o voto, um desses crápulas vai governar, ….mas eu não me lasco sozinho, todos vocês (a não ser que tenham laços estreitos com esses políticos), danar-se-ão juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.